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Como começar uma loja online (Um Guia Passo a Passo)

Dar vida às ideias

9 passos! É tudo o que precisa para começar a vender online! Muitas pessoas falham porque tentam planear para atingir a perfeição sem darem um único passo para atingirem os seus objetivos! Se estiver a ler este guia, é porque provavelmente chegou a um ponto em que está pronto para agir, portanto aqui ficam os passos que tem de dar para dar vida à sua ideia.

How to Start an Online Store


Conteúdo

  1. Descubra o Que Vender
  2. Entenda o Seu Público Alvo
  3. Crie a Sua Loja
  4. Adicione Produtos
  5. Imagem de Marca
  6. Métodos de Pagamento e Envio
  7. Procure a Otimização
  8. Configure Sistemas de Análise
  9. Publicitar o Seu Negócio

1. Descubra o que vender

Antes de entrar nos detalhes sobre como criar uma loja online, deve saber que produto ou serviço deseja vender. Pode observar o seu mercado local e tentar encontrar uma oportunidade, talvez tenha um produto digital (arte, tutoriais, banda desenhada, livros eletrónicos) que queira vender? Também pode encontrar inspiração na nossa lista de melhores produtos para vender em 2019.

Tem muitas opções aqui. Por exemplo, se estiver a pensar em "como começar uma loja online sem inventário?" talvez deva ficar a saber mais sobre Dropshipping. Diferentes produtos requerem diferentes serviços de logística e apoio. Configurar o envio de um produto de luxo é muito diferente de configurar o mesmo envio para produtos pouco dispendiosos. Estas são as questões que terá de se colocar mais cedo ou mais tarde e é melhor que sejam respondidas no início da sua jornada.


2. Entenda o Seu Público Alvo

Para quem está a vender? Antes de pensar em como publicitar o seu produto/serviço, conheça o seu público alvo, saiba quem são os seus clientes ideais, são essas pessoas que quer na sua loja online. Criar uma buyer persona, ou personagem-tipo dos seus compradores, pode ser muito útil. Não só dá mais informação sobre a sua base de clientes ideal, como uma melhor perceção sobre o seu comportamento, para que saiba onde os procurar e possa dar prioridade aos canais que usam mais.


3. Crie a Sua Loja

Agora que tem um melhor entendimento sobre o seu potencial cliente e os produtos/serviços que irá vender, está na hora de Criar a Sua Loja e selecionar um plano. Os planos da Jumpseller variam, temos planos para negócios em diferentes estágios de crescimento. Saiba qual dos planos da Jumpseller melhor se enquadra no seu negócio ao ler o nosso Guia de Planos. A seguir, terá de configurar algumas definições básicas, mudar a unidade monetária e garantir que definiu o nome certo para a loja.


4. Adicione Produtos

É muito fácil carregar produtos para a sua loja Jumpseller. Aqui tem opções para adicionar e editar produtos, assim como adicionar várias imagens por produto e controlar o inventário dos seus produtos. Se os seus produtos tiverem mais de 1 variante, também é fácil gerir as opções dos produtos e os campos personalizados.

Se tiver muitos produtos, pode dividi-los em várias categorias e Gerir o Seu Catálogo, dessa forma será mais fácil para si gerir e para os clientes navegarem no seu site. Tem a opção de adicionar, editar, eliminar e reordenar categorias. Também pode atribuir produtos a categorias, eliminá-los e reordená-los.

Dropshipping

Se estiver a seguir o modelo Dropshipping para a sua loja online, pode adicionar produtos usando a Importify App. Para tal, deve seguir os seguintes passos:

  • Crie uma loja Jumpseller.
  • Inicie sessão com a sua loja Jumpseller na Importify.
  • Instale a extensão Importify para o Chrome (é necessário o Google Chrome).
  • Selecione um fornecedor da lista.
  • Comece a adicionar produtos à sua loja (Para alguns sites, terá de subscrever um plano Importify em específico para adicionar Produtos).
  • Descubra mais instruções ao ver este guia em vídeo.

5. Imagem de Marca

É aqui que pode dar asas à sua Criatividade! Temos uma vasta gama de temas na nossa Galeria de Temas, apropriados para todos os tipos de negócios! Selecione o seu preferido! Também pode personalizar os Temas Jumpseller até ao mais ínfimo detalhe para ir de encontro ao seu sonho.

  • Personalização

Personalize cores, gráficos e textos ou crie o seu próprio tema personalizado.

  • Adicione um Favicon De seguida, pode concentrar-se nos pormenores, para garantir que a sua imagem de marca é forte e que a sua loja tem um aspeto completamente profissional, adicione um Favicon.

  • Tenha o seu próprio domínio Ter um URL personalizado também é importante, para dar um aspeto profissional ao seu negócio e mais projeção à sua marca. Além disso, se alguma vez decidir mudar de carrinho de compras, poderá manter o nome do seu domínio, que será a forma pela qual os seus clientes o conhecerão (Obtenha um domínio grátis).


6. Métodos de Pagamento e Envio

Escolha a forma mais cómoda para que o seu cliente lhe pague e como a configurar na sua loja. Assim que a loja estiver configurada, terá de passar para a importante questão de receber pagamento para o produto ou serviço que vende. Isto pode ser complexo, pois terá de considerar muitas variáveis, dependendo do seu país de operação. Terá de pesquisar os portais de pagamento mais populares, de seguida terá de considerar o seu mercado alvo e ver como estão dispostos a pagar, se preferem Transações Bancárias, Dinheiro na Entrega ou talvez um portal de Pagamento Digital, como o PayPal. Por vezes, terá mesmo de integrar mais de um.

Defina taxas de envio, envio grátis, taxas únicas ou uma tabela de taxas (de acordo com o número de artigos, peso ou preço total da encomenda). Poderá ter várias opções de envio disponíveis, por vezes a opção mais barata pode não ser a melhor. Terá de pensar na satisfação dos clientes e a entrega das encomendas é também muito importante. A Jumpseller tem integração com plataformas de envio populares, selecione as que mais se adequam às suas necessidades.


7. Procure a Otimização

Mesmo que tenha um bom produto ou serviço, se o site não for intuitivo, fácil de navegar, visualmente atrativo, rápido, etc., será difícil manter a atenção dos visitantes e transformar as visitas em vendas. Antes de avançar para a campanha publicitária da sua loja online e gastar dinheiro em anúncios, é sensato realizar testes, ver se está tudo a funcionar bem e se algo pode ser melhorado. Lembre-se, as primeiras impressões são importantes.

Com a Jumpseller também pode configurar facilmente a SEO - Otimização de Motor de Busca para o seu site, seja para as descrições de produto ou para o seu blog! Utilize esta funcionalidade estruturando devidamente os conteúdos da sua loja para que seja mais fácil para o Google classificar a sua loja online nas pesquisas.


8. Configure Sistemas de Análise

Algo que todos os bons negócios fazem é analisar os hábitos dos seus clientes e aprender com eles. Pode gerir facilmente as Encomendas no seu painel de administrador e no Painel da sua Loja terá todas as Estatísticas importantes para o ajudar a fazer crescer o seu negócio!

Se quiser criar uma revisão e análise detalhadas, tem à sua disposição ferramentas grátis, como Google Analytics, que pode usar para ver dados que, de outra forma, não seriam visíveis. Pode especificar o seu público, ver como chegaram ao seu site, o meio mais popular utilizado, etc. Isto ajudá-lo-á a entender onde investir o seu orçamento de publicidade.


9. Publicitar o Seu Negócio

Depois de lançar a sua loja, inicialmente, é melhor usar os Google Ads para começar a atrair clientes e começar a reunir informações sobre os comportamentos e preferências dos seus clientes. Outra forma popular de Publicitar o seu negócio com um orçamento limitado é através da utilização de Redes Sociais e a Jumpseller tem a Facebook App que permite ligar a sua Loja Online à sua Loja no Facebook.

Pode criar Promoções especiais para aliciar os visitantes a fazerem uma compra, aumentar o tráfego através da criação de páginas de conteúdo e aumentar as vendas com códigos de desconto.


Conclusão

Prestar atenção aos detalhes é bom. No entanto, no que diz respeito a abrir uma loja online, não se deixe prender por pequenos detalhes! É verdade que, por vezes, poderá não conseguir corrigir certas coisas imediatamente, mas nem tudo tem que ser perfeito na sua loja online. Portanto, não espere para lançar um produto perfeito, pois o timing pode também ser um fator importante para o sucesso de um negócio.

Use o Período Experimental Grátis da Jumpseller e comece já a vender online.

Esteja à vontade para nos contactar a qualquer altura.