As pessoas dizem que é difícil tornar ideias realidade, mas se sua ideia é criar uma loja online, isso não se aplica a si. Se encontrar a plataforma de comércio eletrónico certa, metade do trabalho já está feito! Criar uma loja online nunca foi tão fácil e neste artigo, aprenderá sobre os princípios básicos que precisa de seguir para o fazer rapidamente e com sucesso.

How to Start an Online Store


Contents

  1. Decidir o que vender
  2. Definir o seu modelo de negócio
  3. Sem necessidade de especialistas
  4. Escolher o carrinho de compras certo
  5. Obtenha o seu domínio
  6. Descobrir métodos de pagamento
  7. Optimizações
  8. Testar a loja
  9. Configurar Analytics
  10. Obsessão com detalhes
  11. Não gastar uma fortuna
  12. Passar a palavra
  13. Conclusão

Decidir o que vender

Antes de começar a criar a sua loja online, deve ter alguma ideia do produto ou serviço que deseja vender. Não precisa de já saber tudo, mas pelo menos ter uma opção reduzida ajudaria a concentrar-se e a facilitar o processo de criação de loja.

Saiba como escolher os melhores produtos para vender online


Definir o seu modelo de negócio

Que tipo de negócio vai executar? Precisará de um inventário? Está à procura de Dropshipping? Que tipo de produto/serviço é esse? Um luxo, uma mercadoria ou outra coisa. Estas são as perguntas que terá de perguntar mais cedo ou mais tarde, e é melhor tê-las respondidas no início da sua jornada. Isso ajudará a reduzir o layout da sua loja, descobrir as opções de envio, selecionar métodos de pagamento, projetar sua loja e muito mais.


Sem necessidade de especialistas

Se acha que está preocupado por não ter qualquer conhecimento de linguagem de programação técnica, posso lhe dizer agora, isso não é um obstáculo. Claro, ter conhecimentos de programação ajuda ao iniciar uma loja online, no entanto, não é um requisito! A menos que precise de algum tipo de personalização especial, a maioria das vezes pode usar os temas e as ferramentas fornecidas pelos carrinhos de compras online.


Escolher o carrinho de compras certo

Provavelmente o passo mais importante na lista, escolher o carrinho de compras certo. Isso também é importante a longo prazo, porque nem sempre é fácil mudar para outra plataforma, uma vez que o negócio cresce. Ao selecionar um carrinho de compras, faça a sua pesquisa, veja se a plataforma é bem suportada, tem os recursos que precisa, tem uma variedade de temas de qualidade, é barato, flexível para fazer personalizações básicas e, mais importante, funcionar de forma consistente em todos os tipos de produtos de dispositivos: computadores, telefones, tablets etc.

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Obtenha o seu domínio

Ter um URL personalizado também é importante, para dar ao seu negócio um aspeto profissional e uma marca. Além disso, se decidir trocar de carrinho de compras, consegue manter o seu nome de domínio que é como os seus clientes o irão conhecer (Obtenha um domínio gratuito). A longo prazo, se tiver um URL personalizado, será mais fácil para os seus clientes se lembrarem e se relacionarem com ele.


Descobrir métodos de pagamento

Depois de ter a configuração da loja, precisa de descobrir a questão importante de cobrar os pagamentos pelo produto ou serviço que vende. Isso pode ser complicado, já que muitas variáveis devem ser consideradas, dependendo do país em que opera. Deve verificar que tipos de gateways de pagamento são mais populares, e também deve considerar o seu mercado-alvo e ver como eles estarão dispostos a pagar, se preferem a operação bancária, entrega em dinheiro ou talvez um gateway de pagamento digital como o PayPal. Às vezes, pode até ter que integrar mais do que um.

Veja nosso guia para métodos de pagamento.


Optimizações

A optimização da loja é realmente importante. Mesmo se tiver um bom produto ou serviço, se o site não for fácil de usar, fácil de navegar, visualmente atraente, rápido, etc, será difícil manter a atenção dos visitantes e fazer conversões. Além disso, trabalhe em optimização de SEO e estruture corretamente o conteúdo da sua loja para tornar mais fácil a classificação do Google na sua pesquisa de lojas online. Para lojas online, é muito importante ter um bom tráfego, porque se não tiver visitas, não irá vender.


Testar a loja

Antes de prosseguir com a campanha de marketing da sua loja online e gastar dinheiro em anúncios, é sensato testá-la, veja se tudo está funcionando como esperado e se algo pode ser melhorado. Lembre-se, as primeiras impressões são importantes.


Configurar Analytics

Algo que todas as boas empresas fazem é acompanhar os hábitos dos clientes e aprender com eles. A vantagem de ter uma loja online é que possui ferramentas gratuitas como Google Analytics que pode usar para ver dados que de outro modo não seriam visíveis. Pode segmentar o seu público, ver como eles chegaram ao seu site, qual o meio mais popular que eles usam, etc. Isso também o ajudará a entender onde investir o seu orçamento de marketing.


Obsessão com detalhes

Prestar atenção aos detalhes é uma coisa boa, no entanto, quando se trata de iniciar uma loja online, não deixe os pequenos detalhes atrapalharem-no! Claro, haverá coisas que não pode corrigir imediatamente, mas não precisa de ser tudo perfeito na sua loja online. Tente fazer o seu melhor ao criar uma loja, no entanto, não espere para lançar um produto perfeito, pois o tempo também pode ser um fator importante no sucesso ou na fracasso de um negócio.


Não gastar uma fortuna

Criar uma loja online não exige muito investimento monetário. Na verdade, é mais sobre ser persistente e dar-lhe algum tempo. A maioria das plataformas de comércio eletrónico, como a Jumpseller, oferece uma versão gratuita de 14 dias (extensível no caso do Jumpseller), o que pode ser suficiente para que o negócio evolua.


Passar a palavra

Depois de iniciar sua loja, certifique-se de fazer alguns anúncios para começar a trazer clientes e começar a recolher informações sobre os comportamentos e preferências dos seus clientes. Lembre-se de que criar uma loja online não é o fim da jornada, é apenas o começo!

Nota: Google Adwords, Anúncios Bing e Facebook oferecem cupões durante várias alturas para testar as suas plataformas. É uma ótima maneira de começar a anunciar com um pequeno orçamento.


Conclusão

Se você está a planear iniciar uma loja online, não espere para sempre. Siga o manual do Jumpseller para aprender a criar uma loja online e começará a vender num instante!