TRABALHO DURO É IMPORTANTE

Muitas pessoas acham que construir uma loja on-line bem sucedida, ou qualquer outro negócio on-line, é menos trabalhoso do que todos os negócios tradicionais. Eles estão errados. A mesma quantidade de esforço e dedicação serão necessárias on-line, é só um meio diferente. Os comerciantes on-line mais bem sucedidos são aqueles que vêm mais vezes ao seu site, usam fotos nítidas, claras e atraentes, escrevem as suas próprias descrições completas dos produtos e promovem melhor on-line e off-line a sua loja. Em resumo: eles trabalham duro.

How to Start an Online Store

ESCOLHA O MERCADO CERTO

Há 2 bilhões de pessoas com acesso à Internet. É um mercado enorme e em rápido crescimento, mas, infelizmente, você não pode atender a ele todo. Na Internet, realmente não importa se você está fisicamente localizado a 1 km ou vive no outro lado do mundo. O que importa é sempre o seu produto. Seus clientes serão capazes de encontrar e rapidamente comprar algo que eles querem, mas não podem comprar perto de sua localização geográfica. Tão logo eles podem encontrar você, eles podem também visitar outros sites atuando no mesmo negócio e comprar lá ao invés de com você. É por isso que você precisa dominar o seu "nicho" de mercado. Com um público tão grande, há muito mais potenciais clientes para os produtos de "nicho", produtos que são únicos e competem em sua qualidade superior, design e funcionalidade do que você pode ter ao servir o mercado local. É sempre mais fácil tentar ser líder de varejo on-line do "Vinho do Porto Vintage" do que tentar fazer sucesso no mercado "Todo tipo de vinhos". Há muita concorrência, tanto on-line quanto off-line. Qual o benefício para qualquer pessoa em comprar um simples vinho tinto on-line e esperar por ele chegar se ele pode simplesmente comprá-lo em seu supermercado local no caminho de casa? A boa notícia é que começar um negócio completo on-line requer muito menos investimento do que um tradicional.

APOSTE ALTO NA SUA MARCA

O valor que o seu consumidor dá a seu produto está muito ligado à qualidade da marca e da imagem do seu site. Isto também é verdadeiro para a sua empresa inteira. As pessoas vão considerar sua empresa ruim se a sua loja on-line for mal feita. Ter um bom nome para a empresa e um domínio de Internet correspondente (como vintageport.com) é o primeiro passo de muitos outros. Começar seu negócio online centrando-se no software de carrinho de compras on-line em vez de sua empresa é muito provavelmente um erro, especialmente considerando as muitas soluções prontas disponíveis, como a nossa. Isto vai te libertar de investir fortemente em hardware de servidor, custos técnicos e de web design para o seu negócio já do início. Um modelo de loja totalmente correspondente à sua imagem corporativa, com um logotipo bem pensado irá proporcionar uma experiência mais consistente e notável para seus clientes, o que irá se converter em vendas mais tarde. Escolher um plano Plus de Jumpseller concede acesso a editar completamente seu código do modelo, incluindo HTML/CSS/Javascript. Mais uma vez, o ativo mais importante na sua loja on-line são os produtos, e o maior ponto de venda neles são suas imagens. Eles devem transmitir tanta informação quanto possível para seus clientes e ser claras e joviais. Para ter imagens decentes você não precisa ter uma câmera de última geração, uma câmera semiprofissional ou até mesmo a de um bom smartphone pode ser suficiente, o importante é encontrar um cenário de fundo adequado para o produto, evitando a reflexão da luz e sombras em seus artigos e com contraste adequado entre o fundo de sua loja on-line e o fundo das imagens do seu produto. As imagens do produto com fundo branco contra a cor de fundo branco do site funcionam melhor.

SEJA REALISTA E LEAL

Uma loja on-line traz algumas desvantagens para as lojas físicas. Você nunca pode saber o quão "real" uma loja é. Você não pode senti-la como você faz quando você entra em uma das lojas de seu bairro. É por isso que você deve tentar, tanto quanto possível, compartilhar fatos, opiniões, depoimentos, imagens de sua equipe, da construção e uma breve história de sua empresa com seus clientes on-line. Isso vai ajudar seus clientes a se sentirem mais relacionados com você e garantir que estão lidando com uma empresa autêntica e não um adolescente enviando caixas do seu quarto. Seja leal aos seus clientes, enviando-lhes cupons promocionais, recompensando-os com um pequeno presente em cada item comprado e confirme após cada venda que eles estão satisfeitos com seus produtos. Isto aumentará a lealdade dos clientes e transformar cada um de seus clientes em um fã.

SERVIÇO DE QUALIDADE, SEMPRE

Nem todo mundo compra na Internet. Aqueles que compram estão acostumados a uma qualidade superior de serviço, vai facilitar a sua vida comprando de você sem um catálogo de produtos impresso, descartar assistentes de loja e fornecer-lhe seus detalhes de cartão de crédito, assim você pode processar as suas encomendas mais facilmente e mais rapidamente. Trate-os de acordo. São tempos modernos em que vivemos e há dezenas de operadoras de transporte marítimo internacional, então, não faça-os esperar duas semanas por seus itens. Três dias é mais que suficiente. Se possível, inclua os custos de transporte no preço total e forneça vários métodos de pagamento. Responda às suas perguntas dentro de um dia. Grande parte dos negócios são perdidos devido à indiferença dos comerciantes. Tenha um número de telefone de vendas publicado em seu site. As pessoas vão querer contatá-lo diretamente, com dúvidas, queixas ou mais vendas. Isso também vai construir mais confiança neles sobre você. Uma pessoa que é se aventura a conceder-lhe seus detalhes de cartão de crédito e comprar produtos que nunca viram ou tocaram deve ser gratificada com um serviço de grande qualidade. De todos os seus clientes, eles serão os mais propensos a dizer a todos os seus amigos sobre o quão bom foi comprar, dizendo coisas como "vocês imaginam, eu comprei um Porto Vintage 2003 de um site e recebi ele no dia seguinte, até mesmo com uma saca-rolhas incluídos". Isso significará mais novos clientes e vendas para você. Surpreenda seus clientes on-line num dia e eles vão surpreendê-lo no dia seguinte.

ESPALHANDO A PALAVRA

A primeira pergunta que nossos clientes fazem é "como faço para fazer minha loja aparecer no Google". Parece uma pergunta trivial, mas não é. Ser indexado pelo Google normalmente leva 1-3 semanas. Ter uma classificação alta no Google pode demorar uma vida inteira, dependendo de quão especializado é o conteúdo de sua loja on-line (textos de descrição de produto, categorias, etc.). Há várias coisas que você deve fazer para trazer tráfego para seu site e, finalmente, classificá-lo melhor no Google:

  • Conteúdo

O conteúdo é o fator mais importante para qualquer mecanismo de busca como o Google, isto determina o quão bem seu site será classificado e com quais palavras-chave ele será listado. Uma loja on-line de "Lembranças de casamento" deve ter conteúdo, não só sobre "Lembranças de casamento", mas também sobre como criar suas próprias lembranças de casamento, histórias sobre lembranças de casamento; para que alguém pesquisando na internet sobre "como fazer lembranças de casamento em casa" vai ser apontado pelo Google para a loja on-line "Lembranças de casamento".

  • Backlinks

Um backlink é qualquer link normal, de qualquer site de terceiros apontando para seu site. O Google mantém controle sobre os backlinks que apontam para você. Sua classificação dependerá de quantos backlinks você tem e quão importante eles são (quanto mais importante o site apontando para você, melhor) Para obter seus primeiros backlinks você pode manualmente enviar seu site para diretórios de sites, como o Yahoo Directory. Por último e mais importante, você deve ter sites relacionados, com conteúdo semelhante à sua loja on-line, linkando para você. por exemplo a loja on-line "Lembranças de casamento" poderia se beneficiar de backlinks de um site "Vestidos de noiva". Você também pode propor acordos de troca de links por backlinking também para o site "Vestidos de noiva".

  • **Publicidade on-line

Comprar publicidade é a forma típica de conseguir tráfego para seu site, com a diferença que na Internet está muito claro que os anúncios que você comprou se relacionam com o tipo certo de pessoa e qual a porcentagem de seu investimento em publicidade é convertida em vendas. O líder em publicidade dirigida é o Google AdWords, que exibe anúncios em conformidade com as palavras-chave que as pessoas estão procurando. Por exemplo, se uma pessoa procura por "Barras de Chocolate" no Google é muito provável que você verá anúncios de empresas no setor de chocolate. Isso é porque essas empresas frases contratam essas palavras-chaves como "barra de chocolates" para que as pessoas que procuram por elas sejam tentadas a comprar algumas de suas barras de chocolate. Você deve, em primeiro lugar, identificar as palavras-chave mais relacionadas ao seu negócio e então ofertar nelas para obter uma melhor taxa de conversão de vendas. Se sua empresa vende barras de cereais, é melhor apostar na palavra-chave "barra de cereais de chocolate" do que sobre a palavra-chave mais geral "chocolate". No último você vai competir contra todos as indústrias de barras de chocolates. Além disso, aposto que as pessoas à procura de "barras de cereal de chocolate" são mais propensas a comprar uma barra de cereais do que aqueles que buscam por "barras de chocolate".

  • **Publicidade tradicional

Se você possui uma loja física você deve pensar sobre sua loja on-line como uma extensão do seu negócio existente. Uma loja que fica aberta 24 horas por dia, convertendo internautas em clientes. Imprima a URL da sua loja em todos os cartões de visita e marketing da empresa e cada vez que você investir em publicidade tradicional, não se esqueça de mencionar seu site. Por último mas não menos importante, os esforços em espalhar a palavra sobre sua loja on-line em primeiro lugar irão se traduzir em mais pessoas visitando seu site, mas isso não implica em vendas. Finalmente, você deve focalizar principalmente na conversão de visitantes em clientes e não apenas em tráfego.

BAIXE OS PREÇOS, LIQUIDE E LANCE SEUS PRODUTOS

Como dito antes, o custo em administrar um negócio on-line é substancialmente menor do que os tradicionais, portanto, uma boa maneira de obter novos clientes (e até aumentar seu lucro) é refletir esses custos mais baixos em menores preços nos seus produtos. É também uma estratégia de marketing muito inteligente e eficaz, em comparação com a compra de anúncios. Desta forma você está evitando gastar dinheiro com pessoas que olham seus anúncios, mas no final não são convertidos em compradores. Através de uma redução dos preços como uma estratégia de marketing, você só "gasta" dinheiro quando uma venda é efetuada. Em suma, você está se concentrando em investir em clientes, não em público. Na sua loja física, na maioria das vezes, você está limitado a seu mercado local, regional ou nacional, por vezes saturado com concorrentes no mesmo mercado (como a venda de Champagne Premium na França ou flores na Holanda) e vender grandes quantidades pode ser difícil. Este fato não diz respeito ao mercado on-line e sua loja on-line pode ser uma boa maneira de vender todo o seu estoque a preços mais baixos e assim conseguir mais clientes que não comprariam com os preços originais. Seus clientes on-line são os seus melhores clientes e uma maneira para apelar a eles e fazê-los se sentir mais especiais é lançar novos produtos somente/primeiramente em sua loja on-line. Como uma nova linha de produtos em um segmento superior ou uma edição limitada. Em troca, eles vão espalhar o amor e compartilhar a palavra entre seus colegas e amigos.

MELHORIA CONTÍNUA

Como você estima quanto vendas sua loja terá esta semana? Eis uma pergunta para você: quanto tempo você já passou trabalhando na sua loja? Há uma forte correlação entre o esforço contínuo de um comerciante e o desempenho de sua loja. Lojas on-line que são constantemente atualizadas com novos produtos e novos artigos tendem a vender mais. Os clientes sentem quando alguém está tomando conta de uma loja ou a deixando abandonada. Ter um feed do Twitter ou Facebook exibindo suas últimas mensagens nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar a confiança de seus clientes.

CONSTRUA, ESPERE, MONITORE E MELHORE

Paciência também é necessária neste negócio. Existem casos de sucesso da noite para o dia, mas na maioria das vezes as coisas começam lentamente e continuam melhorando ao longo do tempo. Amazon, a maior loja varejista de livros on-line, demorou vários anos antes de sequer chegar à rentabilidade e o mesmo acontece com as empresas mais bem sucedidas na Internet. Concentre-se na construção de uma loja on-line inteligente, em consonância com a sua imagem empresarial, faça upload de seus primeiros produtos e faça sua primeira tentativa de marketing on-line. Em seguida, analise os resultados que você conseguir em termos de visitantes, conversão de clientes e vendas e melhore este ciclo através da compra de um template ou da contratação de um web-designer profissional para construí-lo, melhorar as descrições de seus produtos e a qualidade de suas imagens, por exemplo, comprando uma "caixa de luz", selecionando palavras-chaves mais eficazes e segmentar melhor o público de suas campanhas de marketing. Iterando esse ciclo seu negócio online vai crescer constantemente representando uma parte cada vez maior de sua receita da empresa.

Todas as coisas boas levam tempo.