Comércio eletrónico: 10 produtos mais vendidos em Portugal

Descubra os 10 produtos mais vendidos em Portugal e crie uma loja online de sucesso. O crescimento do comércio eletrónico trouxe novas oportunidades. Saiba mais.

Comércio eletrónico: 10 produtos mais vendidos em Portugal

Nos últimos anos, o comércio eletrónico tem tido um crescimento exponencial em Portugal. A inflação e o aumento generalizado do custo de vida, têm aumentado o volume de compras online.

De acordo com o inquérito Statista Consumer Insights de 2022, 67% dos consumidores pesquisa na Internet primeiro o produto antes de o comprar. O que resulta em 1 em cada 5 portugueses a comprar online.

Com a expressividade destes números, importa conhecer quais são os produtos mais procurados e vendidos no país. Neste artigo, apresentamos os 10 produtos mais vendidos em Portugal no setor de comércio eletrónico. Além disso, vai ficar a saber informações relevantes e recursos úteis para ajudá-lo a explorar o comércio eletrónico em Portugal.

Os 10 produtos mais vendidos em Portugal

Segundo o CTT e-Commerce Report 2022, apenas uma das 3 categorias de produtos mais comprados online em Portugal teve um crescimento face ao ano anterior. No entanto, o mesmo documento destaca o aumento da relevância do mercado de artigos em 2ª mão.

O mercado de 2ª mão pode mesmo ser um nicho a explorar na maioria das categorias de produtos, que vamos falar em seguida.

1. Vestuário e calçado

Em primeiro lugar na lista dos produtos mais vendidos no comércio eletrónico português está o vestuário e calçado. Esta categoria representa o interesse de cerca de 73% dos das pesquisas online realizadas em Portugal, tendo tido um aumento de 10% no volume de compras online, em 2022.

O relatório dos CTT também mostra que a categoria de vestuário e calçado é aquela onde os artigos em segunda mão têm maior representatividade. Descubra como tirar proveito da venda de produtos usados online.

vender vestuário e calçado

2. Equipamentos eletrónicos e informáticos

Os produtos eletrónicos e de informática, como smartphones, computadores e acessórios, representam o segundo maior segmento de vendas online em Portugal.

Apesar do decréscimo em relação ao ano anterior, esta categoria figura na segunda posição do interesse dos portugueses, para compras online.

3. Livros e filmes

Esta categoria ocupa a terceira posição entre os produtos mais vendidos no e-commerce em Portugal. A compra de livros e filmes tem vindo a ganhar terreno, sobretudo no mercado de segunda mão.

Esta categoria tem sido potenciada pela auto publicação de autores e pelas redes sociais. Tendências como o BookTok têm vindo a dinamizar bastante a compra destes produtos.

4. Higiene e cosmética

Atendendo às necessidades básicas e ao desejo de cuidarem do seu bem-estar, cerca de 45% dos compradores online adquiriu produtos de higiene e cosmética.

Esta é também uma boa opção de negócio, pois tanto serve necessidades recorrentes (higiene), como também atende a necessidades pontuais como, por exemplo, oferecer um presente.

Este também é um setor que se caracteriza como um dos mais pesquisados e onde o comprador vai “comparar mais preços”.

Nesta categoria de produto, o bom embalamento e acondicionamento dos produtos assim como a rapidez de entrega são altamente valorizados.

vender produtos cosmética

5. Refeições prontas entregues em casa

Em 2022, esta categoria representou um total de 38% do volume de compras online. Apesar de um ligeiro decréscimo, face ao ano anterior, este é um dos hábitos de consumo que veio para ficar no mercado português.

Além de ser um serviço bastante conveniente, veio permitir que muitos portugueses fizessem uma alimentação mais variada - e até mais saudável - dada a oferta de diferentes tipos de cozinha.

A rapidez na entrega e o correto acondicionamento e transporte são bastante importantes para o seu negócio ser bem sucedido.

6. Viagens e estadias

Portugal ocupa o 16º lugar no The Travel & Tourism Competitiveness Index 2021 (WEF), entre 117 países em todo o mundo.

Em 2022, o segmento do turismo em Portugal explodiu. O setor cresceu mais de 52% face ao ano anterior, tendo sido realizadas cerca de 5.5 milhões de viagens só no 2º trimestre desse ano.

A maioria diz respeito a viagens internas, com locais portugueses como destino.

Aqui, os fatores críticos de sucesso estão relacionados com a experiência do cliente.

7. Bilhetes

O setor da cultura, especialmente a venda de bilhetes online, tem vindo a acompanhar o crescimento do turismo. Aliás, este foi um dos setores que também conheceu um crescimento exponencial em 2022.

Experiências únicas e eventos exclusivos têm tido uma grande capacidade de mobilização das pessoas.

De acordo com dados do Pordata, o número de festivais e eventos culturais representou um mercado de quase 28 milhões de euros, em 2021.

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8. Eletrodomésticos

A tecnologia tem um peso bastante grande na vida dos portugueses. Logo, não será de estranhar que os produtos eletrónicos e os computadores sejam dos produtos mais comprados online (33%).

Além da necessidade geral que as pessoas têm hoje em dia de possuir e atualizar os seus produtos tecnológicos, muitos equipamentos têm por si mesmos um ciclo de vida que se pode considerar curto.

Ter uma oferta diversificada e facultar uma descrição pormenorizada dos equipamentos acompanhada de boas fotografias é essencial para facilitar o processo de escolha e potenciar a compra.

9. Utensílios para o lar

Produtos para casa, móveis, utensílios domésticos e artigos de decoração também são populares no comércio eletrónico em Portugal, e perfazem 27% das compras online. Com 5% das vendas a resultarem do mercado em segunda mão.

Grande parte destas vendas são potenciadas pelos conteúdos “home hacks” nas redes sociais.

Esta categoria de produto é muito versátil, pois pode ser combinada com a venda de acessórios especializados para uma divisão da casa, produtos artesanais ou produzidos localmente, ou em parceria com serviços complementares para a casa, como limpezas domésticas.

10. Material de desporto

A fechar o top 10 de produtos mais vendidos em Portugal, temos os materiais de desporto. Com 34% das vendas online, a prática de desporto continua a ser essencial para estar em forma, tanto física como mentalmente.

Tendo em conta que existe uma enorme variedade de modalidades que requerem tanto diferentes tipos de equipamento como de vestuário e calçado, sem descurar o mercado em 2ª mão, esta pode também ser uma excelente aposta para abrir a sua loja online.

Neste caso, trabalhar com marcas e influenciadores pode fazer toda a diferença.

vender online

A importância da experiência de compra online

De uma forma geral, os compradores online em Portugal confiam nos serviços digitais e nas lojas online, existindo cada vez menos receio na sua utilização. No entanto, o sucesso da sua loja online está diretamente dependente da experiência oferecida ao comprador.

No momento de projetar a sua loja online, é crucial considerar aspetos como a facilidade de uso, eficácia dos métodos de pagamento, a descrição dos produtos, a transparência da informação, os métodos de entrega e a flexibilidade do carrinho de compras.

O e-Commerce Report dos CTT aponta como principais fatores na escolha de uma loja online:

  • Facilidade de compra na utilização do canal online - Este é um dos fundamentos que vai ditar o sucesso da sua loja online. A clareza de informação, tanto dos produtos quanto às políticas de utilização vai estabelecer uma relação de confiança com o seu cliente;

  • Telemóvel como dispositivo a usar nas compras online - A possibilidade de compra a qualquer momento é um fator importante. Uma loja online capaz de se adaptar aos diferentes ecrãs e dispositivos é obrigatória, hoje em dia. Com a maioria das compras online feitas em smartphone, é importante garantir uma boa experiência do cliente em dispositivos móveis;

  • Preços reduzidos e promoções - A oferta de promoções pode vir a acelerar a decisão de compra, enquanto que cupões podem aumentar a taxa de recorrência do cliente. Assim, estes têm sido fatores decisivos junto dos consumidores, sendo referidos por cerca de 60% dos inquiridos do CTT e-Commerce Report 2022;

  • Motores de busca e marketplaces - São cada vez mais canais de venda que têm vindo a ganhar relevância. A possibilidade de comprar em websites com mais variedade, além dos canais mais tradicionais, contribui para a diminuição do abandono na fase da pesquisa, o que pode representar mais volume de negócio para a sua empresa;

  • Operadores de logística e entregas fiáveis - Um dos fatores críticos de sucesso dos e-sellers é o estabelecer boas parcerias com operadores logísticos;

  • MBWay como método de pagamento - No domínio dos pagamentos o MbWay é a forma de pagamento que tem tido maior aumento junto dos consumidores online, tendo ajudado a reduzir a taxa de abandono no checkout;

  • Políticas de devolução satisfatórias - Embora o mercado tenha assistido a um aumento no número de devoluções em 2022. O sucesso do seu negócio pode passar por ter uma política de devoluções clara. Além de fidelizar o cliente, vai contribuir para a confiança do e-buyer e o seu retorno;

  • Informação detalhada sobre os seus produtos - Para haver uma compra online bem sucedida é essencial que descreva com clareza e detalhe os seus produtos. Além de melhorar a relação de confiança com o cliente, vai estar a colmatar a necessidade de compra do seu cliente;

  • Avaliações de compradores - A sua loja online deve conter testemunhos e experiência de utilização de outros compradores. A validação da credibilidade da sua loja é validada pela experiência de anteriores clientes, o que reforça a confiança de visitantes mais indecisos;

  • Entrega dos produtos em casa dos clientes - O mercado online continua com a tendência de valorizar as empresas que cuidam da experiência do comprador do início ao final do processo. O e-buyer quer receber as compras em casa, em segurança, com comodidade e confiança.

Comece já a vender

A adesão expressiva às compras online reflete uma das mudanças nos hábitos de consumo que passaram a fazer parte da vida dos portugueses.

Com o crescimento das vendas online, os consumidores portugueses têm aderido cada vez mais às compras pela internet. Tanto que se prevê que o crescimento do mercado online atinja 57,35 % em 2027. E em 2023 é expectável que as vendas online tenham um aumento na ordem dos 5%.

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