Comércio eletrónico: 10 produtos mais vendidos em Portugal em 2024

Descubra os 10 produtos mais vendidos em Portugal e crie uma loja online de sucesso. O crescimento do comércio eletrónico trouxe novas oportunidades. Saiba mais

Comércio eletrónico: 10 produtos mais vendidos em Portugal em 2024

Nos últimos anos, o comércio eletrónico tem tido um crescimento exponencial em Portugal. A inflação e o aumento generalizado do custo de vida, têm aumentado o volume de compras online.

De acordo com o relatório Statista Consumer Insights de 2024, o volume de negócios aumentou de 4.28 mil milhões de dólares, em 2022, para 4.83 mil milhões de dólares em 2023. O mesmo, reporta ainda que o volume de negócios deve crescer até mais de 7 mil milhões de dólares em 2028.

Os 10 produtos mais vendidos em Portugal

Segundo o CTT e-Commerce Report 2023, há uma entrada nova no top 3 das categorias de produtos mais comprados online em Portugal. O mesmo documento destaca que a maioria das categorias apresenta um crescimento de compra online, face a 2022.

Por outro lado, houve uma redução global de compras em algumas categorias acompanhado pelo crescimento das suas vendas online. Isto mostra que a preferência de compras está a mudar do ambiente físico para o ambiente digital.

Com a expressividade destes factos, importa conhecer quais são os produtos mais procurados e vendidos em Portugal. Neste artigo, apresentamos os 10 produtos mais vendidos em Portugal no setor de comércio eletrónico. Além disso, vai ficar a saber informações relevantes e recursos úteis para ajudá-lo a explorar o comércio eletrónico em Portugal.

1. Vestuário e calçado

Sem surpresas, o primeiro lugar na lista dos produtos mais vendidos no comércio eletrónico português é ocupado pela categoria de vestuário e calçado, tal como no ano anterior.

70% das pesquisas online em Portugal são feitas no âmbito destes produtos.

O relatório dos CTT também mostra que a categoria de vestuário e calçado é aquela onde os artigos em segunda mão mais cresceram face ao ano anterior. Descubra como tirar proveito da venda de produtos usados online.

vender vestuário e calçado

2. Equipamentos eletrónicos e informáticos

Os produtos eletrónicos e de informática, como smartphones, computadores e acessórios, representam o segundo maior segmento de vendas online em Portugal.

De acordo com o report dos CTT, houve uma redução no volume global de compras de equipamentos eletrónicos e informáticos. Apesar disto, o canal de compras online teve um crescimento de mais de 5% face ao ano anterior.

3. Higiene e cosmética

Atendendo às necessidades básicas e ao desejo de cuidarem do seu bem-estar, cerca de 45% dos compradores online adquiriu produtos de higiene e cosmética.

Esta é também uma boa opção de negócio, pois tanto serve necessidades recorrentes (higiene), como também atende a necessidades pontuais como, por exemplo, oferecer um presente.

Nesta categoria de produto, o bom embalamento e acondicionamento dos produtos assim como a rapidez de entrega são altamente valorizados.

4. Livros e filmes

Esta categoria desceu para a quarta posição entre os produtos mais vendidos no e-commerce em Portugal.

A compra de livros e filmes perdeu terreno, na preferência de compras de produtos novos, como de artigos em segunda mão.

Por outro lado, verifica-se que tem aumento a preferência dos consumidores pela FNAC, a única loja online que contrariou o recuo no volume de compras.

compras moveis

5. Eletrodomésticos

A tecnologia tem um peso bastante grande na vida dos portugueses. Logo, não será de estranhar que os eletrodomésticos sejam dos produtos mais comprados.

Esta categoria subiu 2 posições nas preferências de compras online e chegou a quinto lugar.

Hoje em dia, existe uma necessidade geral de possuir e atualizar os produtos tecnológicos e muitos destes equipamentos precisam de ser renovados com frequência devido a um ciclo de vida que se pode considerar curto.

Ter uma oferta diversificada e facultar uma descrição pormenorizada dos equipamentos acompanhada de boas fotografias é essencial para facilitar o processo de escolha e potenciar a compra.

6. Utensílios para o lar

Outra categoria que galopou nas preferências dos consumidores portugueses foi o segmento de utensílios para o lar. Produtos para casa, móveis, utensílios domésticos e artigos de decoração perfazem cerca de 33% das compras online, subindo mais duas posições face ao ano anterior.

Apesar do aumento generalizado de compras na categoria e no crescimento do consumo online, as vendas de produtos em segunda mão reduziram quase para metade.

Esta categoria de produto é muito versátil, pois pode ser combinada com a venda de acessórios especializados para uma divisão da casa, produtos artesanais ou produzidos localmente, ou em parceria com serviços complementares para a casa, como limpezas domésticas.

7. Acessórios de moda

No universo do comércio eletrónico em Portugal, os acessórios de moda conquistaram um lugar de destaque entre os 10 produtos mais vendidos online em 2024.

Este segmento abrange uma ampla gama de produtos, desde lenços, chapéus, óculos de sol e carteiras. É uma categoria de produtos predominantemente feminina, mas com uma tendência crescente nos acessórios masculinos, sobretudo em artigos como pulseiras e anéis.

Segundo o CTT e-Commerce Report, mais de 33% dos inquiridos admitiram ter realizado uma compra online, nesta categoria, nos últimos 12 meses.

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8. Material de desporto

Material de desporto é outra categoria a ver um aumento na sua preferência online, com mais 1.4% dos inquiridos a confirmar que fizeram compras neste segmento, face a 2022.

A prática de desporto continua a ser essencial para estar em forma, tanto física como mentalmente.

Tendo em conta que existe uma enorme variedade de modalidades que requerem tanto diferentes tipos de equipamento como de vestuário e calçado, esta pode também ser uma excelente aposta para abrir a sua loja online.

Neste caso, trabalhar com marcas e influenciadores pode fazer toda a diferença.

9. Refeições prontas entregues em casa

Em 2023, 30% dos inquiridos pelo CTT e-Commerce Report confirmaram ter feito compras online nesta categoria.

Apesar do decréscimo pelo segundo ano consecutivo, a encomenda de refeições online para entrega em casa, continua a figurar entre os 10 produtos mais vendidos online em Portugal.

Além de ser um serviço bastante conveniente, veio permitir o acesso a uma alimentação mais variada - e até mais saudável - dada a oferta de diferentes tipos de cozinha.

A rapidez na entrega e o correto acondicionamento e transporte são bastante importantes para o seu negócio ser bem sucedido.

10. Produtos e Acessórios para Animais

A fechar o top 10, uma entrada nova. O segmento de produtos e acessórios para animais tem vindo a conhecer um aumento significativo na sua procura, sobretudo durante o último ano.

Esta é uma categoria de produtos em que o serviço de assinatura pode representar uma excelente oportunidade para o seu negócio online.

Adicionalmente, é relativamente resistente a recessões, uma vez que os animais de estimação fazem parte da família dos consumidores.

vender online

A importância da experiência de compra online

De uma forma geral, os compradores online em Portugal confiam nos serviços digitais e nas lojas online, existindo cada vez menos receio na sua utilização. No entanto, o sucesso da sua loja online está diretamente dependente da experiência oferecida ao comprador.

No momento de projetar a sua loja online, é crucial considerar aspetos como a facilidade de uso, eficácia dos métodos de pagamento, a descrição dos produtos, a transparência da informação, os métodos de entrega e a flexibilidade do carrinho de compras.

O e-Commerce Report dos CTT aponta como principais fatores na escolha de uma loja online:

  • Facilidade de compra na utilização do canal online - Este é um dos fundamentos que vai ditar o sucesso da sua loja online. A clareza de informação, tanto dos produtos quanto às políticas de utilização vai estabelecer uma relação de confiança com o seu cliente;

  • Preço mais baixo - A oferta de promoções pode vir a acelerar a decisão de compra, enquanto que cupões podem aumentar a taxa de recorrência do cliente. Assim, estes têm sido fatores decisivos junto dos consumidores, sendo referidos por cerca de 62% dos inquiridos do CTT e-Commerce Report 2023;

  • Possibilidade de fazer a compra a qualquer hora - este é um fator importante, também referido por mais de 60% dos consumidores. Uma loja online capaz de se adaptar aos diferentes ecrãs e dispositivos é obrigatória, hoje em dia. Com a maioria das compras online feitas em smartphone, é importante garantir uma boa experiência do cliente em dispositivos móveis;

  • Informação detalhada sobre os seus produtos - Para haver uma compra online bem sucedida é essencial que descreva com clareza e detalhe os seus produtos. Além de melhorar a relação de confiança com o cliente, vai estar a colmatar a necessidade de compra do seu cliente;

  • Avaliações de compradores - A sua loja online deve conter testemunhos e experiência de utilização de outros compradores. A validação da credibilidade da sua loja é validada pela experiência de anteriores clientes, o que reforça a confiança de visitantes mais indecisos;

  • Entrega dos produtos em casa dos clientes - O mercado online continua com a tendência de valorizar as empresas que cuidam da experiência do comprador do início ao final do processo. O e-buyer quer receber as compras em casa, em segurança, com comodidade e confiança.

Comece já a vender

A adesão expressiva às compras online reflete uma das mudanças nos hábitos de consumo que passaram a fazer parte da vida dos portugueses.

Com o crescimento das vendas online, os consumidores portugueses têm aderido cada vez mais às compras pela internet. Tanto que se prevê que o crescimento do mercado online atinja 4.3%, representando mais de 10 mil milhões de euros em vendas, em 2023.

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Autor

Nuno Soares

Content Writer
Com 6 anos, o Nuno perdeu-se na redação de um jornal. Apesar de perdido, encontrou o seu propósito, escrever. O Nuno escreve para aproximar as marcas das pessoas. Adora escrever sobre marketing digital, seguros, finanças, automóveis e stand-up.

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