Melhores Produtos para Vender Online em 2023

Como empreendedor digital, é fundamental estar atento às tendências de consumo e identificar os melhores produtos para vender online em 2023. Descubra quais.

Melhores Produtos para Vender Online em 2023

O mercado está em constante mudança. Como empreendedor digital, é fundamental estar atento às tendências de consumo e identificar os melhores produtos para vender online em 2023.

Ao conhecer os produtos mais procurados pela sua audiência, vai ao encontro das principais necessidades dos consumidores e aumenta as suas vendas.

A pensar nisso, preparamos este artigo com o objetivo de identificar os melhores produtos para vender online, em 2023. Para isso, tivemos em consideração as 3 principais tendências de consumo para este ano, assim como, as categorias que mais cresceram em 2022, em Portugal.


3 Principais Tendências de Produtos para e-commerce em 2023

O comércio eletrónico tem crescido rapidamente nos últimos anos e é bem provável que assim continue em 2023.

No entanto, é importante ter em conta que os consumidores estão cada vez mais cautelosos com os seus gastos.

Isto acontece devido a diversos fatores. A incerteza económica gerada pela inflação, as constantes oscilações nos preços dos combustíveis e o aumento generalizado das taxas de juro, são apenas alguns deles.

Apesar disso, muitos consumidores continuam a preferir comprar online devido à conveniência, variedade e, sobretudo, devido à facilidade na comparação de preços de produtos.

Por estes motivos, uma das principais tendências a ter atenção é a experiência online do cliente.

Oferecer produtos com uma boa relação qualidade/preço e opções claras de entrega rápida e segura é um ponto a favor para as suas vendas.

Aliado a métodos de pagamento convenientes e a um bom serviço de apoio ao cliente, tem a possibilidade de criar uma grande vantagem para o seu negócio online.

Por este motivo, esta é uma tendência permanente, à qual todos os empreendedores online devem estar atentos, seja em 2023, ou 2024 em diante.

Adicionalmente há 3 tipos de produtos que estão a ganhar cada vez mais tração, internacionalmente, em 2023. Descubra quais.

Organizar encomendas

1. Produtos sustentáveis

Entre 2020 e 2022, a produção de resíduos conheceu um aumento exponencial. Sobretudo no caso dos resíduos de produtos de uso único.

A atenção mediática sobre as Cimeiras do Clima, das Nações Unidas, também contribuiu para tornar o consumidor mais consciente para as questões da sustentabilidade ambiental do planeta.

Deste modo, os compradores online estão cada vez mais atentos à pegada ecológica deixada pela sua loja online.

Seja por via da embalagem, do transporte ou dos materiais usados na produção, o fator sustentabilidade tem muito peso. E vai continuar a pesar na decisão do consumidor, sobretudo nas camadas das faixas etárias mais jovens.

Importante: Alerta aos empreendedores, a partir de Setembro de 2023 entra em vigor a lei de cobrança de taxas sobre o uso de embalagens de alumínio. Esta medida pode ter impacto nos portes de envio dos seus produtos e, consequentemente, no desempenho das suas vendas.

A comercialização de produtos sustentáveis traz uma série de benefícios para as próprias marcas de e-commerce:

  • Aumento da lealdade do cliente: Ao oferecer produtos sustentáveis, uma marca apela aos consumidores que se preocupam com opções amigas do ambiente e que podem ser mais propensos a comprar a uma marca que se alinhe com os seus valores. Isto pode levar a uma maior lealdade do cliente e à repetição de negócios, o que conduz a um menor custo de aquisição de cliente.

  • Melhoria da reputação da marca: Oferecer produtos sustentáveis pode ajudar a melhorar a reputação de uma marca, através do compromisso com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Isto pode ser especialmente apelativo para os consumidores que se preocupam com o impacto ambiental das suas compras.

  • Diferenciação: Num mercado altamente competitivo, a oferta de produtos sustentáveis pode ajudar uma marca a destacar-se e a diferenciar-se da sua concorrência.

Produtos sustentáveis que pode vender online em 2023

  1. Sacos de compras reutilizáveis feitos de algodão orgânico ou de materiais reciclados;
  2. Utensílios e talheres de bambu;
  3. Brinquedos de madeira ou produzidos com materiais reciclados;
  4. Roupa de fibra natural, como algodão orgânico ou bambu;
  5. Produtos de limpeza não tóxicos e biodegradáveis;
  6. Produtos de papel reciclado, tais como cadernos e envelopes;
  7. Carregadores a energia solar;
  8. Lâmpadas de iluminação LED;
  9. Produtos de cosmética produzidos apenas com ingrediente orgânicos;
  10. Café, chá e outros consumíveis de origem ética e de comércio justo.
Produtos e embalagens de origem sustentável

2. Produtos inovadores

A inovação é crucial para as empresas de e-commerce porque pode ajudar a destacar-se num mercado bastante competitivo. Ao oferecer produtos únicos ou melhorias sobre produtos já existentes, as lojas online podem diferenciar-se dos seus concorrentes e atrair novos clientes.

Ao apostar em produtos inovadores, pode utilizar uma estratégia de redes sociais para a sua loja online, rica em conteúdo para TikTok. Sobretudo através de vídeos de curta duração a demonstrar a forma de utilização dos seus produtos.

Ao oferecer produtos inovadores de alta qualidade, as empresas de e-commerce podem diferenciar-se dos seus concorrentes e atrair mais clientes. Desta forma, pode ver as suas vendas altamente impulsionadas.

Ao criar toda uma nova procura por um produto que resolva um problema que os seus clientes não tinham sido capazes de resolver antes, pode trazer muito interesse e gerar, consequentemente, novas vendas.

A isto chama-se uma estratégia do oceano azul. Este conceito baseia-se na ideia que há espaço de mercado aberto, com oportunidades inexploradas em áreas onde há pouca ou nenhuma concorrência.

O objetivo é atingir níveis elevados de crescimento e rentabilidade, com foco na inovação e na criação de valor, em vez de tentar competir nos mercados existentes, onde a concorrência já está saturada.

8 Produtos inovadores para vender online em Portugal

  1. Eletrodomésticos inteligentes, com ecrãs tácteis incorporados e conectividade com o smartphone;
  2. Sistemas avançados de segurança em casa, como fechaduras inteligentes;
  3. Impressoras 3D;
  4. Artigos desportivos avançados, como, por exemplo, tacos de golfe com sensores incorporados;
  5. Bicicletas e scooters eléctricas;
  6. Dispositivos de localização GPS para bicicletas e outros acessórios para equipamentos de mobilidade suave;
  7. Alimentadores e bebedouros inteligentes para animais de estimação que podem ser controlados e programados através de smartphone;
  8. Brinquedos para animais de estimação que podem ser controlados remotamente ou que utilizam inteligência artificial para se adaptarem ao estilo do animal de estimação.
Casa com eletrodomésticos inteligentes

3. Produtos personalizáveis

Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos que possam ser personalizados de acordo com as suas preferências pessoais.

Oferecer opções de personalização, como escolha do tamanho, cor ou design de um produto, pode aumentar o interesse dos consumidores. Além disso, os produtos feitos por encomenda, como roupas ou jóias, também podem ser bastante procurados.

Muitas lojas online apostam neste tipo de produtos, através de uma estratégia de personalização em massa.

Este modelo de negócio permite oferecer uma vasta gama de opções personalizáveis aos clientes, o que permite customizar produtos ou serviços de acordo com as preferências ou necessidades individuais.

No contexto do comércio eletrónico, a personalização em massa pode ser vista em negócios de print on demand e muitos outros que permitam ao cliente escolher uma variedade de opções, tais como cores, tamanhos, materiais, ou características, quando colocam uma encomenda.

Há várias vantagens na personalização em massa para as empresas de comércio eletrónico.

Ao oferecer produtos personalizáveis, as empresas podem diferenciar-se dos seus concorrentes através do valor acrescentado trazido pela customização dos seus produtos.

A personalização em massa pode também levar a uma maior satisfação do cliente, uma vez que ao criar um produto à medida é possível garantir que são cumpridas as necessidades específicas de cada um.

Além disso, a personalização em massa pode ajudar as empresas a reduzir os custos de inventário, uma vez que só precisam de armazenar um número limitado de produtos de base e podem produzir produtos personalizados a pedido.

Contudo, a implementação da personalização em massa pode também ser um desafio. Requer um elevado nível de coordenação entre as diferentes partes da cadeia de fornecimento, bem como a integração de tecnologias mais avançadas de fabrico, como a impressão 3D ou linhas de produção automatizadas.

5 produtos altamente personalizáveis para vender em 2023

  1. Vestuário personalizado, com oferta de opções de personalização, como o tipo de corte, a escolha do tecido e estilo de uma peça de roupa;
  2. Acessórios de moda personalizados, sobretudo no caso de jóias, onde é possível dar ao cliente a possibilidade de escolher o metal, a pedra e o desenho da sua peça de joalharia;
  3. Capas de telemóvel personalizadas, também com diferentes materiais, padrões, texturas e até mesmo níveis de resistência.
  4. Equipamentos desportivos personalizados, tais como bolas à medida, acessórios customizados ou equipamento personalizado;
  5. Decoração à medida, desde objetos de parede com dimensões e padrões personalizados, até mobiliário à medida, produzido com recurso a impressão 3D.
Capa de telemóvel vermelha

Categorias de Produtos que mais cresceram em Portugal

Durante o último ano, o relatório de e-commerce dos CTT estima que o valor médio por compra online cresceu para os 55,00€, em 2022. Contudo, este aumento não impede que tenha acontecido redução no volume global de artigos comprados em várias categorias, face ao ano anterior.

Um exemplo é o caso dos Equipamentos Eletrónicos e Produtos Informáticos. Apesar de continuar a ser a segunda categoria mais procurada online, pelos portugueses, foi a que conheceu a maior redução no volume de compras, em relação a 2021.

Já a categoria de Produtos de alimentação (excluindo supermercados), foi a única que manteve o mesmo volume global em ambos os períodos

Em contraciclo, as categorias de produtos que mais cresceram online, em Portugal, foram:

  1. Vestuário e calçado
  2. Viagens e estadias
  3. Bilhetes
  4. Produtos frescos
  5. Artigos de bebé e Puericultura

Conclusão

Ao comercializar os principais produtos para 2023 conte com muito sucesso em vendas.

Um excelente exemplo é ter em conta que mais de 60% dos portugueses fizeram compras online, em 2022.

Tendo em conta as principais tendências do mercado online e as categorias de produtos com maior crescimento, está à frente da sua concorrência.

Sobretudo se identificar oportunidades de mercado inexploradas com as dicas deste artigo.

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