Como escrever um plano de negócios vencedor para o e-commerce

Embora a espontaneidade possa parecer um ingrediente-chave na receita empreendedora bem-sucedida - não é. Antes de se apressar, é essencial que você crie um plano de negócios. Para isso, veja neste artigo as etapas que deve realizar

Como escrever um plano de negócios vencedor para o e-commerce

Embora a espontaneidade possa parecer um ingrediente-chave na receita empreendedora de sucesso - não é. Antes demais, é essencial que crie um plano de negócios. Sem um plano, está apenas a atirar barro à parede a ver se pega. Mas se nada der certo, a sua empresa irá cair com o seu capital e a confiança.

Criar um plano de negócios pode parecer intimidador, mas é mais fácil do que imagina. É basicamente um documento ativo que explica como vai fazer o seu negócio chegar do ponto A ao ponto B.

Agora, não faça o download de um modelo de plano de negócios de e-commerce e comece a conectar o que for necessário - isso levará ao tédio, exaustão, dores de cabeça e falta geral de contexto.

Abaixo, apresentamos 6 etapas simples que inspirarão o pensamento criativo, a pesquisa deliberada e a solução percetiva de problemas. No final deste artigo, terá um plano de negócios de e-commerce polido e prático em mãos, pronto para enfrentar o mundo digital.


1. Realize uma análise de mercado

A #principal razão para a falha na inicialização é a falta de uma necessidade do mercado. Não importa quão inovador seja o seu produto, se o mercado não o desejar ou precisar.

Por exemplo, Ivaylo (Ivo) Kalburdzhiev passou 3 anos e gastou $50.000 num volante para iPad que ninguém realmente queria - é o que estamos a tentar impedir que aconteça, ao criar um plano de negócios de e-commerce vencedor desde o início.

Analise o seu mercado. O que se destaca - O que não se destaca? Existe espaço no qual o seu produto seria adequado? Quais são os problemas do cliente que não estão resolvidos? Quais são os problemas que têm muitas soluções?

A sua empresa precisa não apenas acompanhar o setor, mas precisa encontrar maneiras de se antecipar à curva. Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? O que estão a vender atualmente e como estão a comercializar?

Competitors

Uma análise de mercado vai ajudar a ter uma ideia do ecossistema em que está a tentar entrar. É como visitar uma universidade antes de optar por participar - precisa visitar os dormitórios, visitar o refeitório, conhecer alguns alunos e outros mais. Só então irá sentir-se à vontade com a sua decisão de avançar.

Durante a sua análise de mercado, pode encontrar problemas (como ajuste do mercado do produto ou tendências na direção errada) que indicam que a sua ideia de negócio de e-commerce está destinada a falhar. Por outro lado, pode identificar sinais que validam a sua ideia de negócio.

2. Describe Your Business

Agora que sabe como é o mercado, é hora de analisar como será a sua empresa. Deixe as informações que descobriu na sua análise de mercado ditarem em que direção os seus negócios devem seguir.

Por exemplo, a sua análise pode ter revelado que os seus concorrentes já criaram um produto semelhante ao seu, mas pode ser muito caro para o seu mercado - é quando vai precisar resolver problemas para reduzir os seus preços.

Que problema a sua solução resolverá? Qual é a personalidade do comprador que procura e, porque eles escolherão a si em detrimento dos seus concorrentes? Qual é a proposta de venda exclusiva da sua empresa de e-commerce (USP)?

Este é um bom momento para realizar uma análise SWOT. Uma análise SWOT é uma técnica para avaliar as suas:

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This is a good time to perform a SWOT analysis. A SWOT analysis is a technique for assessing your:

  • Forças

  • Fraquezas

  • Oportunidades

  • Ameaças

Pontos fortes são as coisas que o seu negócio faz bem e o que o separa dos seus concorrentes. Isso pode incluir tecnologia proprietária, equipa experiente ou vantagens de marca..

Fraquezas são as coisas que a sua empresa precisa, mas não possui. Essas são as coisas que os seus concorrentes provavelmente fazem melhor que você.

Oportunidades são os buracos que identificou na sua análise de mercado. Esses são os motivos pelos quais a sua empresa está preparada para apostar no espaço de e-commerce e por que será bem-sucedida.

Ameaças são coisas que representam um risco para o sucesso e a sobrevivência do seu negócio. Isso pode ser, mudar regulamentos, novos concorrentes, evolução da tecnologia ou o surgimento de uma pandemia global.

SWOT

3. Determine os seus objetivos

Agora que sabe onde está a sua empresa, para onde quer que ela vá? Qual é o objetivo de iniciar este negócio? Quer ganhar dinheiro rápido e vender o mais rápido possível ou está nisso a longo prazo? Deseja concentrar-se numa única linha de produtos ou planeia dimensionar e diversificar o seu catálogo?

Talvez não tenha todas as respostas para essas perguntas, e tudo bem - este é um bom exercício para estimular a sua criatividade e pensar em todas as possibilidades. Mais tarde, quando determinarmos como irá transformar os seus objetivos em realidade, poderá descobrir que algumas das suas aspirações não são realistas - se for esse o caso, sinta-se à vontade para voltar a esta etapa e reavaliar.

Lembre-se de incluir também um BHAG. Um BHAG é um grande objetivo audacioso, que captura o sonho de médio a longo prazo da sua empresa. Por exemplo, em 1990, o Wal-Mart estabeleceu um BHAG para se tornar numa empresa de $125 mil milhões até ao ano 2000. E nos anos 60, a Nike definiu uma BHAG para “Crush Adidas”.

4. Descreva como tornar os seus objetivos uma realidade

Esta etapa é quando começa a planear operacionais mais tangíveis. Se o seu objetivo é ganhar uma certa quantia de dinheiro, esmagar um concorrente ou gerar lucro numa determinada data, como fará isso?

Como vai se diferenciar dos seus concorrentes? Quais as táticas de marca, marketing digital e vendas que vai utilizar para encontrar, envolver e reter clientes? Como atribuir um preço ao seu produto para equilibrar a qualidade com acessibilidade?

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Esse processo de planeamento é onde passará a maior parte do tempo a desenvolver o seu plano de negócios de e-commerce - felizmente, é o aspeto mais divertido.

5. Crie o seu plano financeiro

A segunda maior causa de falha na inicialização são os problemas financeiros. Independentemente do ajuste do mercado do produto, dos pontos fortes da sua empresa e do momento, se não definir o seu plano financeiro, ela não durará muito.

Converse com fornecedores, faça algumas pesquisas no Google e calcule alguns números para estimar as suas despesas. Qual será a sobrecarga e qual CPV (custo dos produtos vendidos) que espera? Quanto será o ROI em cada unidade vendida - quanto precisará vender para atingir o ponto de equilíbrio?

Depois de ter uma ideia melhor da sua situação financeira prevista, é hora de decidir como obter o capital inicial necessário. A menos que tenha muito dinheiro no banco parado, provavelmente vai precisar de dinheiro adiantado para fazer os seus negócios avançarem. Quando se trata de capital circulante, tem algumas opções:

  • Empréstimo para pequenas empresas: SBA 7 (a) empréstimos, financiamento de equipamentos, linha comercial de crédito, cartões de crédito, empréstimos a prazo - se precisar de capital circulante, existe um empréstimo que pode fazer isso acontecer.

  • Financiamento de ações: pode negociar uma parte da sua empresa em troca de financiamento. No curto prazo, essa é uma maneira rápida de ganhar “dinheiro grátis”, mas o financiamento de ações quase sempre é mais caro do que um empréstimo a longo prazo.

  • Financiamento coletivo: use um site como Kickstarter, Indigogo, ou GoFundMe para fazer com que o público invista no seu site de e-commerce em troca de um produto futuro, reconhecimento ou outras recompensas.

  • Família e amigos: peça aos seus amigos e familiares que contribuam com dinheiro (sem juros) para iniciar o seu negócio de e-commerce. Misturar o seu negócio com a sua vida pessoal pode ser complicado, por isso pise levemente.

6. Elabore o seu resumo executivo

Isso ocorre no início do seu plano, mas não pode criá-lo até que preencha as etapas anteriores. O resumo executivo tradicional é um documento complicado que descreve profissionalmente todas as pesquisas e respostas que compilamos nas etapas 1 a 5. No entanto, dependendo do setor, da marca e de como planeia usar o resumo executivo, fique à vontade para atualizá-lo.

Por exemplo, se estiver a usar o seu plano de negócios de e-commerce para obter um empréstimo da SBA ou conquistar alguns investidores da velha escola, provavelmente irá usar o formato clássico de resumo executivo: declaração de missão, uma descrição do seu produto, histórico da empresa, vantagens competitivas, projeções financeiras, objetivos da empresa e a sua “pergunta”. No entanto, se estiver a usar o seu plano de negócios de e-commerce para inspirar os seus funcionários e direcionar os seus negócios para uma missão coletiva, use um formato moderno como um infográfico, póster ou 1-pager.

Depois de concluir as etapas de 1 a 6, estará pronto para compilar todos os seus planos no seu plano de e-commerce vencedor. Com o seu plano em mãos, estará preparado para enfrentar quaisquer desafios ou oportunidades que o mundo lançar a si e à sua empresa.

Fontes

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