Uma das partes mais importantes do comércio eletrônico que também dá muito medo aos empresários é como avaliar os produtos que eles desejam vender na internet. Sua importância reside no fato de que o preço irá definir se um produto gerará renda e a margem necessária para que o negócio se sustente. Esse medo surge da falsa crença de que o preço deve ser perfeito: "se o preço não for perfeito, meu negócio não tem futuro". Em primeiro lugar, definir um preço é uma arte e também uma ciência. Requer a criação de uma mentalidade aberta à experimentação e ao aprendizado rápido.

Comércio eletrônico definir um preço para meu produto

Em segundo lugar, muitas pessoas não sabem que os preços devem estar de mãos dadas com a estratégia de marca da sua loja e o posicionamento desejado nas mentes dos consumidores. Se você vender a um custo baixo, você pode ter números negativos até o final do mês, mas você também posiciona sua loja como um lugar para comprar produtos baratos. Venda produtos caros e talvez você possa posicionar sua loja como um site exclusivo de alta qualidade, mas as vendas serão menores. Existe um equilíbrio a alcançar.

"Definir um preço é uma arte, mas também é uma ciência. Requer a criação de uma mentalidade aberta à experimentação e ao aprendizado" Em terceiro lugar, além da relação entre preço e marca, o equilíbrio entre preço e volume deve ser muito claro. Preços baixos e altos volumes ou preços altos e baixo volume de vendas? Ambas são maneiras viáveis de construir uma loja online bem-sucedida, mas a jornada será muito diferente. Não existe um modelo único que funcione para todos. Neste artigo, falaremos sobre os diferentes modelos de preços para qualquer produto. O desafio é entender cada um deles e escolher o que faz mais sentido com base no tipo de produto ou serviço, nas características do mercado e na concorrência.

A fórmula

Antes de começar a falar sobre diferentes estratégias de preços, é essencial começar com o básico: aprender a calcular o preço final do produto, considerando os custos do produto e as margens ou lucros que desejamos obter. A fórmula é assim: Preço de venda = 100 x (Custo ÷ (100 - margem)) Desta forma, se quisermos vender óculos de sol custando $ 100 e queremos um lucro de 40%, o preço de venda seria calculado assim:

Preço de venda = 100 x (100 ÷ (100 - 40)) = 100 x (100 ÷ 60) Preço de venda = $166,6 arredondado para $166 Desta forma, teremos um lucro de US $ 66 por unidade vendida, equivalente a 40% do preço final do produto. Simples, não?

Preço base

O Preço Base é uma estratégia de preços muito comum no comércio eletrônico, bem como no varejo tradicional. Mais do que uma estratégia para calcular o preço, é uma regra seguida por muitos vendedores. Consiste em duplicar o custo do produto para calcular o preço de venda. Assim, para os mesmos óculos de sol custando $100, nosso preço de venda seria de $200. Se aplicarmos a fórmula a este novo número, nossa margem de margem seria 50%! Esta técnica é muito comum devido à sua simplicidade, mas não faz muito sentido para muitos vendedores on-line. Dobrar o custo pode tornar o produto muito caro. Para outros, dobrá-lo é muito pouco, pois eles têm um custo inicial muito alto. Isso significa ter que triplicar o custo para obter o preço de venda.

"O objetivo principal ao criar uma loja online é que o cliente adicione o produto ao carrinho de compras. Usar o preço errado pode ser trágico a este respeito."

Preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP)

Você verá este termo sendo amplamente utilizado no comércio eletrônico. Existem fornecedores que indicam aos revendedores o preço de venda de seus produtos como forma de tornar os preços iguais em todas as lojas. Se este for seu caso, o fornecedor ditará o preço de venda sugerido e você pode decidir se o usa ou não. Mesmo que seja um "preço sugerido", algumas lojas são obrigadas a vender seus produtos com eles, mas essa prática está se tornando cada vez menos comum.

Preços menores que os da concorrência

Muitos vendedores de comércio eletrônico pensam nesta estratégia se eles estiverem posicionados em um mercado onde a concorrência é feroz e os clientes podem mudar as lojas facilmente seguindo melhores ofertas. Se decidimos usá-la, devemos verificar os preços que estão sendo utilizados pela nossa concorrência e colocar o nosso logo abaixo deles. É muito importante monitorar constantemente os preços de mercado para que isso funcione, enquanto, ao mesmo tempo, verificar se nossas margens estão dentro de um alcance que nos permitirá ter um negócio interessante.

Preços maiores que os da concorrência

Por que alguém definiria seus preços acima dos da concorrência? Boa pergunta! Muitas vezes, o desafio para uma loja online é se separar do resto das lojas da internet e do varejo tradicional. Uma boa estratégia é concentrar-se em clientes com mais poder de compra. Se nos concentrarmos neste segmento, ter preços mais elevados do que outras lojas no mercado pode ajudar a definir nossa marca como "mais luxuosa" ou tendo "melhor atendimento" do que o resto. Parece simples, mas para isso, devemos ter produtos que combinem com o preço que oferecemos (boa qualidade), ao mesmo tempo que temos uma experiência de compra que supera as expectativas do cliente. É uma estratégia amplamente utilizada no comércio eletrônico nos dias de hoje e há muitas oportunidades para implementá-la na América Latina.

Aspectos psicológicos do preço

Tendo um preço final calculado com a fórmula que usamos anteriormente, podemos ver que os números são um pouco estranhos, certo? Estudos mostram que o último dígito de um preço é de grande importância quando a decisão de comprar o produto ou não está sendo tomada. No nosso caso anterior, o preço de venda dos óculos de sol era de $166. Entre essas 3 alternativas: $164, $169 e $170, qual você acha melhor? Várias observações no comportamento de consumidores em todo o mundo, tanto em lojas físicas quanto online, mostram que, se o último dígito for ímpar, há uma percepção de "preço melhor". Desta forma, $169 é a melhor escolha, mesmo que $164 seja menor! No próximo artigo, continuaremos a falar sobre outros métodos de preços. Como observamos, não existe o preço perfeito. A decisão final deve levar em conta o produto, o mercado, a concorrência e o que queremos que nossa loja comunique: preços mais baratos, luxo ou algo intermediário. O importante é saber como queremos ser reconhecidos pelos nossos clientes, só então podemos pensar em quais preços usaremos.


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