O objetivo final das conversões é que um cliente faça uma compra e a etapa final de fazer uma compra é completar o processo de checkout. Se um cliente na sua loja online chegou à secção de checkout e pagamento, a boa notícia é que já fez a parte difícil. No entanto, as coisas ainda podem correr mal se a sua loja não tiver um bom processo de checkout. Neste artigo, encontrará algumas dicas para otimizar a experiência de checkout para os seus clientes.


Contents

  1. Bloqueios
  2. Registos
  3. Processo breve e simples
  4. Design Otimizado
  5. Call to Action
  6. Redirecionamentos
  7. Distrações
  8. Soluções fáceis
  9. Segurança e privacidade
  10. Impressão duradoura
  11. Conclusão

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Bloqueios

Esta é a regra mais importante para a criação de uma boa página de checkout, evitando bloqueios desnecessários, como anúncios pop-up e formulários a serem preenchidos. Certifique-se de que não vai reunir imensa informação! Mantenha-o apenas para o essencial. Uma vez que a compra esteja concluída, pode pedir aos clientes para se inscrever para atualizações de e-mail ou uma newsletter informativa para mantê-los informados sobre atualizações e ofertas especiais.


Registos

A maioria dos proprietários de lojas online quer que todos os visitantes estejam registados. Embora os registos possam ser úteis, os registos obrigatórios nunca são uma boa ideia. É certo que os utilizadores registados terão principalmente acesso a um processo de compra mais rápido, pois as suas informações de envio e faturação já serão preenchidas e é fácil fazer o redirecionamento.

No entanto, algumas pessoas vêem o registo como fonte de aborrecimento. Eles podem associar o registo a serem bombardeados com campanhas publicitárias, e-mails, spam, etc. Portanto, quando se trata do processo de pagamento, não é essencial registar-se apenas para fazer uma compra, a menos que a sua empresa o exija. Irá assustar muitos potenciais clientes, porque nem todos os clientes querem divulgar as suas informações, alguns só querem fazer a compra. Segue um bom exemplo de como a Nike oferece aos seus visitantes a possibilidade para comprar como convidado:

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Processo breve e simples

Quanto mais tempo levar para que os clientes completem a compra, mais hipóteses de eles duvidarem da compra. A falta de indicação de um processo com fim pode gerar uma sensação de incerteza. É altamente recomendável torná-lo o mais simples possível e mostrar claramente as etapas restantes.


Design Otimizado

Deve haver um equilíbrio entre o design da página e a facilidade da funcionalidade! Embora seja sempre bom ter uma página de seleção visualmente atraente, é aconselhável não exagerar e tornar as coisas confusas. Tente ter consistência no design em toda a sua loja online. Uma coisa que poderá fazer é deixar clara a visibilidade dos produtos no carrinho de compras, assim os clientes sabem sempre o que estão a comprar.


Call to Action

Deve haver uma clara call to action e botões como "encomenda completa", "checkout" ou "pagamento completo" devem ser claramente visíveis e bem colocados na página. É importante que o cliente nunca se sinta perdido e não saiba como completar a compra. Use cores complementares que chamem a atenção para que seja fácil de encontrar.


Redirecionamentos

Quando usa redirecionamentos, os clientes podem ficar confusos sobre a origem da sua compra. Eles querem ter certeza de que sabem qual a marca, loja ou empresa de onde estão a comprar. Se encontrarem redirecionamentos, podem não voltar a fazer a compra apenas porque não têm a certeza de onde estão.


Distrações

Geralmente, na etapa de pagamento, os clientes estão a preencher informações importantes e necessárias no que diz respeito ao pagamento e envio. Portanto, é fácil cometer erros e criar um processo de checkout tedioso. No pior dos casos, os seus clientes podem ficar frustrados se o processo de compra não for fácil de concluir. É por isso que, neste momento, todas as distrações devem ser eliminadas e os clientes devem poder enviar as suas informações de envio, endereço, nome, etc., de forma transparente. A secção de pagamento deve ser claramente reconhecível, indicando as opções disponíveis. Um bom exemplo de uma página de pagamento simples e precisa é a da Kärcher.

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Soluções fáceis

Muitas vezes, ao comprar online as pessoas podem cometer erros, podem inserir o endereço errado, ou a quantidade de produto maç, ou mesmo um endereço de e-mail incorreto. Neste caso, deve ser fácil corrigir esses erros, idealmente, devem ser levados diretamente para o local específicio onde a correção precisa de ser feita. Isso não só torna o processo mais fácil para o cliente, mas também cria confiança e aumenta a hipótese de futuras compras.


Segurança e privacidade

Embora nunca seja bom sobrecarregar o cliente com muita informação, é sempre bom tranquilizar os clientes sobre a privacidade e a segurança de seus dados e a transação que ocorreu. Isso aumenta a confiança do cliente e torna uma nova compra mais provável. Mas tenha cuidado para não fornecer uma descrição completa de todas as leis que segue, um resumo da sua política de privacidade como um pop-up pode fazer bem esse trabalho.


Impressão duradoura

A última coisa que o cliente fará é concluir o checkout e o pagamento, e aí precisa de garantir que a sua empresa deixa uma impressão duradoura. Pode mostrar uma mensagem calorosa quando a compra for concluída. Desta forma, os clientes deixam a sua loja online com uma nota positiva.


Conclusão

O processo de checkout é fundamental para que as suas vendas sejam concluídas. Se um cliente executa um processo lento e complicado ao tentar comprar algo, pode perder muitas potenciais vendas. Um processo de compra eficaz permite que os clientes façam os seus pagamentos de forma rápida e intuitiva, no menor número de etapas possíveis.