Web Design de e-commerce: 12 erros cruciais a serem evitados
Dicas de Design
Atualmente, muitos vendedores de e-commerce enfrentam muitos desafios quando se trata de criar uma loja on-line exclusiva, interativa e envolvente.
É exatamente por isso que nunca deve cair na armadilha de cometer os erros mais comuns de um site e-commerce.
Felizmente, existem várias formas de otimizar o seu site de e-commerce, o que pode ajudá-lo a otimizar o seu processo de atendimento ao cliente. Sem mencionar que isso pode ajudar a aumentar as suas receitas e vendas.
Neste post, listamos 12 erros cruciais no web design de e-commerce que precisa evitar:
Navegação Pobre
Uma das principais razões pelas quais muitas pessoas deixam o site é por causa da complicada navegação.
Não conseguimos enfatizar isso o suficiente: uma ótima navegação é essencial para criar uma experiência mais positiva para o utilizador.
Se os utilizadores não conseguirem encontrar com precisão o que estão a procurar, é provável que eles simplesmente saiam e passem para os seus concorrentes. Tudo isso porque não os ajudou a encontrar a página certa que eles estavam a procurar.
É por isso que precisa usar uma função de pesquisa no local e organizar os seus produtos em diferentes categorias. Isso inclui itens em páginas de produtos individuais e outras formas úteis de os ajudar a navegar pelo site.
Portanto, aplique as melhores práticas de navegação e considere também o seguinte:
Forneça aos utilizadores categorias de nível superior de fácil acesso no menu.
Permita aos utilizadores escolher os produtos com base no preço, pontuação de avaliação, etc.
Qualquer coisa clicável no seu site deve ser grande o suficiente para ser usada no seu smartphone e em outros dispositivos móveis.
Processo de pagamento complicado
Ter um processo de pagamento longo e complicado é um dos erros mais prejudiciais que um site de e-commerce pode cometer.
O importante é facilitar o máximo possível para que os clientes entreguem as informações do cartão de crédito e concluam a compra.
Quanto mais etapas forem necessárias antes que eles possam comprar um produto, maior será a probabilidade de abandonar o carrinho.
Idealmente, a sua página de checkout deve ser apenas uma página, na qual os clientes podem verificar os itens adicionados no carrinho, além de inserir o nome, o endereço de entrega e os detalhes de pagamento.
As próximas páginas devem ser sobre como confirmar as informações dos seus clientes e clicar no botão "Comprar".
Qualquer outra coisa que coloque no meio já é considerado um obstáculo para que eles concluam o seu pedido. Portanto, siga esse modelo ideal o máximo possível.
Se precisar colocar outras páginas, facilite o preenchimento. Use layouts de duas colunas para secções específicas para tornar as páginas muito mais curtas.
Não dar uma proposta de valor clara
Outro fator que determinará se um cliente continuará a voltar ao seu site (ou nunca retornará) é a sua proposta de valor.
A sua proposta de valor caracterizará o grau de envolvimento da qualidade do seu produto para os seus possíveis compradores. Isso ajudará a mostrar os recursos exclusivos dos seus produtos e marca, o que permitirá que se destaque do resto da concorrência.
A sua proposta de valor deverá convencer os compradores por que eles devem gastar o seu dinheiro com os seus produtos ou por que deveriam comprá-los em primeiro lugar.
Aqui estão algumas características essenciais de uma proposta de valor razoável e persuasiva:
Conteúdo atraente e envolvente que mostrará as vantagens do uso dos seus produtos e transmitirá a mensagem da sua marca.
Fotos impressionantes que mostrarão e descreverão como usar o seu produto.
Outras vantagens, como descontos excecionais, entrega gratuita e assim por diante.
Página de carregamento lento
O tempo médio necessário para carregar uma página é inferior a três segundos. Qualquer coisa, além disso, corre o risco de o seu site ter uma taxa altíssima de rejeição.
Existem muitos fatores que podem afetar a velocidade de um site, incluindo velocidade da Internet, servidor de hospedagem, conteúdo da página, imagens e vídeos no site, etc.
Agora, entre esses fatores, o mais proeminente é o web design. Isso porque pode exigir algum trabalho, se considerar a velocidade da página. Portanto, verifique se o site é carregado o mais rápido possível, pois isso pode afetar o ranking do seu mecanismo de pesquisa.
Felizmente, os tempos de carregamento abaixo do padrão podem ser fixos. No final, tudo se resume a redimensionar e comprimir as imagens dos seus produtos.
Enquanto as fotografias de alta qualidade ficam ótimas quando impressas, algumas são maiores que o necessário, especialmente se as usar no seu site.
Fotografia de produto de baixa qualidade
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Porém, se for uma fotografia pixelizada e de baixa qualidade, isso poderá causar perda de conversões e vendas.
A excelente fotografia de produtos vai além de apenas fornecer aos clientes informações básicas sobre a aparência de um produto.
Idealmente, deve despertar a imaginação dos clientes para que eles possam imaginar como será o produto se o usarem. Da mesma forma, também pode fornecer sabor contextual e a estética do produto.
Atualmente, como a maioria das pessoas já têm câmaras digitais de alta qualidade nos seus telemóveis, não há desculpa para não apresentar os seus produtos com imagens de alto padrão.
Também é uma ótima ideia ser mais criativo com a fotografia do seu produto. Não precisa se restringir a fotos dos seus produtos com fundos brancos chatos.
Pode torná-la interessante para os seus potenciais clientes usando um plano de fundo exclusivo ou a imagem num contexto envolvente e surpreendente.
Descrição confusa do produto
As descrições dos produtos são um dos aspetos mais importantes de um site de e-commerce. Isso ajudará o seu cliente a entender tudo relacionado ao produto porque ele deve comprar ou usá-lo em primeiro lugar.
Confira o nosso guia sobre Como criar descrições de produtos que vendem
Esconder o botão CTA
Quando um cliente chega à sua página de produto, a primeira coisa que ele deve ver imediatamente é o botão "Adicionar ao carrinho".
Os botões de CTA devem sempre ser os mais visíveis na sua página.
No entanto, alguns sites irão fornecer atributos complexos e descrições de produtos para fornecer aos utilizadores todas as informações essenciais antes que um utilizador possa fazer uma compra.
Embora isso possa pavimentar o caminho para que os utilizadores tomem decisões mais informadas antes da compra, isso cria uma confusão desnecessária sobre as ações a serem tomadas na página.
Esta foi projetada para ser uma página informativa ou pode comprar lá os produtos?
Portanto, embora seja importante fornecer uma descrição abrangente e extensa do produto, este não deve ser exibido na íntegra em todas as páginas. Em vez de mostrar a descrição inteira, reduza a cópia e adicione um botão CTA mais visível.
Fazer login antes da compra
Pode ser um aborrecimento forçar os seus utilizadores a fazer login antes de efetuarem uma compra. Quase todas as pessoas odeiam ser solicitadas a fazer algo, especialmente quando não quer fazer isso.
Portanto, alguns utilizadores preferem sair antes de fazer o que querem, que é comprar um produto imediatamente.
Portanto, tente tornar as coisas mais flexíveis para os seus clientes, permitindo que eles comprem produtos sem precisar fazer login no sistema. Com o tempo, se eles realmente amam a sua marca e o que tem a oferecer, eles fazem login voluntariamente.
Mesmo que não, o fato é que eles compraram. E pode aproveitar para transformar compradores únicos em clientes fiéis e assíduos.
Escolher a plataforma de hospedagem errada
O seu site é a base do seu negócio e reflete a sua marca. Se escolher a plataforma de hospedagem errada, estará a preparar-se para um desastre.
Ao escolher a melhor plataforma de hospedagem, considere o seguinte:
Verifique se eles têm métodos de pagamento que podem ser integrados ao comércio móvel.
Veja quanto controlo tem sobre a sua loja on-line.
Verifique se há opções de envio direto ou de terceiros.
Verifique se há limitações de software e hardware.
Sem compromisso social e avaliações
Hoje em dia, se deseja ter uma base sólida de clientes, precisa ter uma forte base de seguidores e páginas de redes sociais animadas.
A incorporação de redes sociais no seu site permite que construa confiança na sua comunidade, aprimore o tráfego e aumente os seus esforços de SEO para o seu site de e-commerce. Portanto, mantenha os seus botões de redes sociais visíveis.
Não é compatível com dispositivos móveis
Segundo dados da Statista, mais de metade do tráfego da Internet agora vem de dispositivos móveis.
Com a maioria dos utilizadores a visualizar a sua loja a partir dos seus smartphones e outros dispositivos móveis, é importante ter uma versão móvel do seu site que funcione bem com telas pequenas.
Mau Atendimento ao Cliente
Os clientes são cruciais para o seu crescimento. Mas mantê-los não é fácil, principalmente se tiver um mau atendimento ao cliente.
O mau atendimento ao cliente pode destruir a reputação da marca que constrói há anos.
Em relação a isso, os clientes gostariam de resolver quaisquer problemas que encontrassem o mais rápido possível. Portanto, seria melhor que eles pudessem entrar em contato consigo através de vários canais com facilidade.
É por isso que todo o site de e-commerce deve ter um atendimento impecável ao cliente.
É comum cometer erros ao criar uma loja on-line. Porém, com a nossa lista acima, esperamos que tenha entendido como isso pode afetar negativamente os seus negócios e também como evitá-los. Boa sorte!