Muitas vezes, a descrição de um produto ou serviço faz ou quebra uma compra. Parece uma coisa simples para fazer, mas neste mundo competitivo de lojas online, cada detalhe é importante. Então, como apresentar a descrição perfeita do que está a vender? Examinemos alguns princípios e exemplos que lhe podem dar alguma inspiração.


Contents

  1. Fazer perguntas
  2. Público-alvo
  3. Apresentação
  4. Brand Persona
  5. Conclusão

Fazer perguntas

Embora seja um facto que nem todos os produtos são iguais, há um conjunto de perguntas que pode fazer a si mesmo para apresentar a melhor descrição de todos os produtos ou serviços. Ao escrever uma descrição, pergunte a si mesmo o seguinte:

  • Está a ser muito técnico? Apesar de querer ter uma descrição simples e suficiente que possa ser entendida por um leigo, também é importante não parecer condescendente, há que encontrar um equilíbrio.

  • Está a descrever adequadamente e com precisão todos os recursos e benefícios? Normalmente, é bom ter a mentalidade de que nem todos os visitantes da sua loja estão familiarizados com o seu produto ou serviço para que a descrição cubra os recursos e os benefícios de uma forma fácil de entender.

  • Está a escrever uma longa descrição? Embora seja importante ser criativo e envolver o visitante, ter uma descrição muito longa também pode ser um ponto negativo, fazendo com que os seus visitantes escapem. Tente sempre ser curto e conciso.

Abaixo está um exemplo de um bom produto e uma descrição precisa:

rolex


Público-alvo

É sempre mais fácil vender quando sabe a quem está vendendo! Faça a sua pesquisa, e verifique se está familiarizado com o seu público-alvo.   - Identificar a sua demografia como sexo, idade, estilo de vida.

  • Descreva os seus atributos de produto ou serviço em conformidade e tente capturar a imaginação do comprador.

  • Fale sobre "porquê o seu produto"? Porque é especial e/ou melhor do que os seus concorrentes?

  • Não copie/cole a partir de concorrentes ou do Google. Seja original!

De seguida está um exemplo de como criar uma imagem na imaginação do comprador com a descrição do produto:

product page to sell shoes


Apresentação

Digamos que escreveu uma excelente descrição do produto. No final de contas, se a sua apresentação não for boa o suficiente, será difícil manter a atenção do cliente.

  • Tire fotos profissionais.

  • Adicione gráficos (Destaque de recursos principais).

  • Um vídeo, se o produto/serviço exigir uma demonstração para vender melhor.

  • Uma lista de pontos pode ser fácil de ler, mas não é ideal para descrições, é melhor para especificações/atributos.

  • Se possível, desenvolva uma história de produto, pode ser um pequeno parágrafo.

  • Certifique-se de que há um equilíbrio de imagens e texto.

  • Às vezes, pode ser uma boa ideia adicionar uma secção de avaliação e/ou classificação à descrição do produto, eles podem ajudar a criar confiança.

  • Se for útil, adicione uma secção de comparação de produtos.

Segue um exemplo perfeito de uma descrição suave do produto:

product page to sell energy bars

Abaixo está um exemplo de uma descrição de produto com classificação:

selling jeans online

E finalmente um exemplo de comparação de produtos:

product comparison


Brand Persona

Todas as marcas de sucesso têm uma voz!

Algo que se traduz nos seus produtos ou serviços. Deve tomar algum tempo e pensar sobre o que é a sua personalidade da marca e como se destaca entre os concorrentes, e depois tentar colocar isso na descrição do seu produto. Isso criará fidelização dos clientes, eles irão identificar-se com os seus produtos e, em alguns casos, também podem ser um símbolo de status. Lembre-se de alinhar os seus produtos ou serviços com a imagem da marca.


Conclusão

Ter uma descrição bem pensada do produto dá-lhe uma vantagem sobre a sua concorrência. Aumenta a confiança dos compradores, o que lhes dá uma melhor hipótese de fazer uma compra, diminui a taxa de pedidos abandonados, gera menos perguntas pelos potenciais clientes, podem ajudar a aumentar a sua classificação em pesquisas orgânicas e, em geral, torna mais fácil a venda!