O que é uma Buyer Persona?

Criar um perfil preciso do seu Cliente/Comprador Médio através de uma extensa pesquisa e coleta de informações é uma atividade conhecida como criação de uma Buyer Persona, ou Personalidade do Comprador. Todos os negócios bem-sucedidos têm seu público claramente segmentado, eles sabem o que devem ou não fazer em relação a atingir os grupos segmentados.

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A segmentação pode consistir em muitos grupos que possuem traços comuns, no entanto, cada grupo não é exatamente o mesmo. Com a ajuda da Buyer persona, é possível compilar os traços comuns entre esses grupos e chegar a uma representação detalhada do seu público-alvo. Resumindo, a Buyer persona dá vida à sua segmentação!

Personas Negativas

Os clientes que você gostaria de evitar são os que provavelmente não comprarão seu produto ou serviço. Você também pode criar uma persona para eles, isso é chamado de persona negativa. Isso mostrará suas características e comportamento, o que ajudará você a adaptar sua estratégia de marketing para não segmentar esses grupos.


Por que criar Buyer Personas?

Acima de tudo, criar uma abordagem filtrada de marketing e vendas. Quando você cria uma Buyer persona, você define qual é seu público-alvo. Você pode alcançá-los melhor, pois estará mais familiarizado com os canais que eles estão usando, o que significa que agora você pode adaptar e direcionar suas estratégias de criação de conteúdo e marketing de acordo com isso.


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Criando uma Buyer Persona

Pesquisa interna

A criação de uma Buyer Persona deve começar a partir da pesquisa interna, se você tiver clientes existentes. Comece examinando seu banco de dados para descobrir padrões de comportamento do cliente, como eles estão recebendo seu conteúdo, quais são os elementos comuns entre os clientes, olhe para clientes repetidos e únicos.

Dica: Você pode criar formulários em seu site para coletar informações importantes sobre personas. Você também deve receber feedback dos departamentos de vendas e atendimento ao cliente sobre suas interações com os clientes para ver as generalizações que eles podem criar para seu grupo de clientes frequentes.

Entrevistas e pesquisas

O número de pessoas pode variar, mas comece com pelo menos 10, isso pode ser uma tarefa demorada e muitas vezes difícil de conseguir, pois muitas pessoas não gostam de fazer entrevistas. No entanto, se você puder fazer isso corretamente, isso pode lhe dar muitas informações! Ao criar a entrevista com clientes e clientes em potencial, certifique-se de que as perguntas e as categorias sejam muito claras e fáceis de entender. Entrevistas podem ser feitas pessoalmente ou por telefone.

Como as entrevistas, as pesquisas podem ser uma tarefa desafiadora. Mas ter uma pesquisa bem estruturada que faça as perguntas certas pode ser muito útil na criação de personas corretas.

Dica: Saiba mais sobre Como criar e estruturar as perguntas ideais para capturar informações sobre pessoas.


Usando uma Buyer Persona

Partilhe as informações

Depois de ter um artigo acabado em termos de uma Buyer Persona precisa, isso deve ser de conhecimento comum dentro de suas equipes de trabalho. Especialmente os encarregados de criar conteúdo e interagir com os clientes direta ou indiretamente.

Conteúdo sob medida

Crie conteúdo que atraia a sua Buyer persona, integre as coisas que você pode usar para motivar o público-alvo a escolher você ao invés de outras marcas. Faça com que eles se sintam como se seu produto ou serviço fosse aquele que eles estavam “procurando” e que seja a “combinação perfeita”. Basicamente, seu conteúdo deve estar alinhado com as descobertas do processo de criação da Buyer persona.

Marketing Direcionado

Este é o "tiro certeiro", depois de ter adaptado o conteúdo, você precisa fazer marketing direcionado. Concentre-se nos canais onde seus clientes passam mais tempo, seja no Facebook, no Instagram, no rádio, publicidade na TV, etc., e atue de acordo com sua preferência, para priorizar seus esforços de marketing para esses canais específicos.