Depois de descobrir o que deseja vender e (criar uma loja online), já completou metade da jornada no seu caminho para o sucesso! No entanto, a metade difícil está à sua frente. A próxima pergunta que vem à cabeça é Como crescer com um orçamento de marketing pequeno? E a resposta para isso é Marketing Digital. Os principais objetivos agora são tornar a sua loja visível, obter tráfego e, eventualmente, conseguir conversões.


Conteúdo

  1. Marketing de Conteúdo
  2. Motores de Busca
  3. Search Engine Optimization
  4. Conversion Rate Optimization
  5. Redes sociais
  6. YouTube
  7. Outras Plataformas importantes
  8. Marketing de Influenciador
  9. Marketing de Email
  10. Backlinks e Inbound Marketing
  11. Afiliados
  12. Marketing em dispositivos móveis

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo valioso (de alta qualidade) e consistentemente relevante para o seu campo para atrair e reter um público claramente definido com o objetivo final de causar uma ação rentável do cliente.

Uma boa maneira de obter tráfego para o seu site e ajudar o ranking do Google é através da criação do seu próprio conteúdo. Deve começar por investigar o que o público-alvo está à procura, isso não diz respeito ao seu estado no processo de vendas. Os clientes costumam passar algum tempo a pesquisar antes de tomar uma decisão e comprar. É aí que eles devem encontrar o seu conteúdo para os ajudar a decidir. De facto, conteúdos informativos como blogs podem fazer maravilhas durante a fase inicial de consciencialização da marca. No longo prazo, se criar conteúdo suficiente de alta qualidade, pode tornar-se um especialista no seu campo particular.

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Motores de Busca

Ter uma boa estratégia para usar um mecanismo de busca a seu favor é uma boa maneira de obter tráfego. Embora tenhamos o Bing e o Yahoo, quando se trata de motores de busca, o mais importante é o Google. Ele oferece muitas possibilidades de campanhas publicitárias, por exemplo, usar o Google Ads (o Google Ads é a forma mais importante de Pay Per Click) pode ser uma maneira eficiente de alcançar o seu público-alvo.

Quando se trata do Google, existem dois tipos de formatos de classificação que é importantes entender: orgânicos e pagos. "Orgânico" é difícil de alcançar, uma vez que exige que você crie o seu conteúdo e crie tráfego durante um período de tempo antes que o Google comece a classificar melhor a sua loja online. Considerando que "Pago" é a opção mais fácil, no entanto, pode custar muito se for usado extensivamente. É sempre melhor ter uma mistura de ambos, mas a longo prazo, o orgânico é o mais importante.

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Nota: o Google Adwords, os Anúncios Bing e o Facebook oferecem frequentemente vales para testar as suas plataformas.


Search Engine Optimization

Mesmo que você tenha uma loja virtual bonita e apelativa, se não for visível para o seu público-alvo, não irá vender muito! É aí que o Search Engine Optimization (SEO) entra. A maioria das pessoas vira-se para os motores de busca como o Google para procurar os produtos e serviços que desejam. Mas raramente vão além das primeiras páginas dos resultados da pesquisa. Portanto, é imperativo que trabalhe para obter um ranking cada vez mais alto nessas pesquisas. Com a ajuda do SEO, pode melhorar o ranking do seu site, dando-lhe uma melhor hipótese de ser visitado.

Tenha em mente que os resultados não serão instantâneos e o mecanismo de busca deve ver a sua loja como valiosa antes de classificá-la bem. Nos primeiros meses da sua loja, geralmente, terá uma classificação baixa, mas ao longo do tempo, criando um conteúdo excelente e tendo links de sites externos, a sua classificação aumentará.

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Conversion Rate Optimization

Para obter lucro, o mais importante é conseguir conversões! Existem diferentes tipos de conversões. O ideal, claro, é que os visitantes façam uma compra. No entanto, existem outras metas que pode configurar para que os visitantes tenham impacto no seu site, o que levaria a completar uma compra. Estas metas podem ser, por exemplo, um cliente a inscrever-se para uma versão de avaliação gratuita, subscrever a sua newsletter ou atualizações por email.

Ao pensar em otimizar taxas de conversão, deve saber o quê, onde e quem. O que significa, o que otimizar, onde otimizar e quem o está a otimizar? Para responder a essas perguntas, precisa de ter dados. A recolha de dados pode-lhe dar uma grande visão sobre o seu público e poderá procurá-los melhor. Um dos métodos mais populares é fazer testes A/B na sua loja, para tornar a sua página de início otimizada para obter melhores conversões.

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Redes sociais

Tornou-se uma das ferramentas mais importantes para marketing e publicidade. Evidentemente, quando tem um orçamento de marketing pequeno e está nos passos iniciais do início do seu negócio, devido ao grande alcance e à oferta barata, as plataformas sociais são o caminho a seguir. Atualmente existem muitas plataformas de redes sociais, mas as mais importantes, nas quais se deve concentrar, são as seguintes:

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • LinkedIn

Tenha em mente que, nas plataformas de redes sociais, a concorrência é feroz! Tem que ser criativo e original para chamar a atenção do público. Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para criar publicações visualmente atraentes e direcionadas. Pode usar o canva para criar as suas publicações no Facebook, o que é uma maneira fácil de fazer publicações atraentes. Tente misturar um pouco, usando gifs, imagens e vídeos e tente não se repetir.

Quando se trata do Facebook, não se esqueça de segmentar grupos relevantes do Facebook! Se encontrar um grupo que tenha discutido o seu produto ou serviço, participe e faça parte dele.

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Leia o guia completo para saber tudo sobre ferramentas de redes sociais.


YouTube

Óbvio, mas eficaz! O YouTube é uma ótima maneira de alcançar potenciais clientes, no entanto, os anúncios do YouTube são pagos e pode ser cobrado muito dinheiro. Outra maneira de usar o YouTube é criar o seu próprio canal. Um ponto importante é focar-se na qualidade em vez da quantidade: em vez de ter centenas de vídeos no seu canal, tente ter 10 a 15, mas com uma qualidade muito alta. Isso não só irá obter mais visualizações, mas irá ajudá-lo a criar uma imagem de marca para a sua empresa. Todos os seus vídeos não devem apenas ter um ótimo conteúdo, mas a edição e a apresentação devem parecer profissionais.

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Outras Plataformas importantes

Muitas vezes, o marketing de pessoas online tem plataformas como o Reddit e o Quora. Plataformas como estas são uma ótima maneira de obter tráfego para o seu site. Muitas vezes, em locais comunitários como o Reddit e o Quora, os utilizadores tendem a fazer perguntas sobre todos os tipos de tópicos, e não importa o produto ou serviço que está a vender, é mais do que provável que tenha sido discutido nesse fórum, tornando importante criar leads a partir dessas discussões.

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Certifique-se que participa em discussões relevantes, sessões de perguntas e respostas e, sempre que possível, adicione o link ao seu site. Estes não só o ajudam na obtenção de potenciais clientes, mas também o ajudam a associar o produto ou serviço específico à sua marca e, por último, isso também pode ser importante para o ranking do Google. Nem precisa de se preocupar em gastar dinheiro, é gratuito! Tudo o que precisa fazer é gastar um pouco de tempo e fazer algumas pesquisas.

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Marketing de Influenciador

Um influenciador é alguém que tem uma forte presença nas redes sociais e usa isso para influenciar o público. É semelhante aos patrocínios de celebridades, a diferença de influenciadores de redes sociais, geralmente não são celebridades reais, mas têm um grande alcance. As empresas costumam usar as Campanhas de Marketing de Influenciadores para aumentar o reconhecimento da marca e espalhar a palavra sobre os seus produtos/serviços, levando a potenciais clientes.

A campanha de influenciador deve alinhar-se com a maior estratégia de conteúdo e a imagem da sua empresa. Precisa de conhecer os objetivos que deseja alcançar nessa campanha e observar os indicadores, como o alcance do público, as visualizações, o aumento de seguidores e as vendas, etc., para acompanhar o progresso. Antes de selecionar um influenciador, faça a sua pesquisa e certifique-se de que ele ou ela é a pessoa perfeita para si. Use uma plataforma como a Klear para se ligar a influenciadores sociais adequados. Deixe o influenciador fazer a maior parte do trabalho criativo, pois eles saberão melhor como se aproximar do público.

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Marketing de Email

Ao lado das redes sociais, as pessoas também são muito ativas nas suas contas de email. O Marketing de Email é uma das estratégias de marketing mais eficazes que pode usar. A maneira mais simples de fazer isso é usando "emails de ciclo de vida". Esta é uma técnica automatizada que começa logo após o cliente ter realizado uma ação na sua loja. Por exemplo, se eles se inscreveram na sua newsletter, apenas fizeram uma compra ou ainda não terminaram a compra, o envio de emails (automatizados) irá informá-los de novas promoções, dar uma visão geral dos detalhes da encomenda ou irá lembrar o cliente para terminar processo de compra.

Tente configurar os seus emails com schema.org markup. Com este marcação de email, terá mais emails com melhores informações e apresentação. Isto permite aos utilizadores fazer interações diretas, agir ou visualizar informações sem ter que abrir o email e procurar o conteúdo.

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O Mailchimp, o Marketo, o Sendgrid e o Hubspot são alguns exemplos de ferramentas de email automatizadas.


Esta estratégia concentra-se em permitir que o seu público-alvo o encontre e chegue à sua loja online com base no conteúdo que eles recebem de uma fonte diferente da sua loja online ou mesmo de mecanismos de pesquisa. Como é que isso é feito? Primeiro, deve encontrar fontes externas relevantes de alta qualidade que possa usar para redirecionar os utilizadores para chegarem à sua loja online. Algumas dessas fontes populares incluem:

  • Blogs e artigos

  • Webinars

  • Vídeos de demonstração

  • Infográficos

  • Podcasts

Uma boa maneira de fazer isso é começar a pensar em escrever ou receber artigos de convidados em plataformas populares dentro do seu nicho. Assim, quando as pessoas se depararem com um determinado artigo, vídeo ou podcast, etc., e em algum lugar existir um link estrategicamente colocado, eles provavelmente visitarão a sua loja online.

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Afiliados

Outro método para obter algum tráfego e possíveis conversões é através do marketing de afiliados. É bastante simples: a sua loja, produto ou serviço, é recomendada por outro terceiro elemento e, se esse visitante em particular fizer uma compra, quem o recomendou recebe uma recompensa.

Existem muitas maneiras de criar um programa de afiliados, usando um código de afiliado exclusivo para encaminhar o tráfego para o site alvo, links de texto, banners etc., através dos quais apenas o código deve ser copiado e colocado no site parceiro/afiliado para se começar a referir tráfego.

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Marketing em dispositivos móveis

No futuro, prevê-se que o marketing móvel superará os mercados de marketing tradicionais. Para alcançar o público-alvo nos seus smartphones, tablets e/ou outros dispositivos móveis, você precisa elaborar uma estratégia clara e definir quais destas ferramentas irá usar:

  • Sites

  • Email

  • SMS e MMS

  • Redes sociais

  • Aplicações

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Um conselho final para si, independentemente de qual das ferramentas acima utilize, garanta a relevância do seu conteúdo e teste sempre antes de o enviar para uso comercial, uma vez que tem que ser de alta qualidade, pois não terá outra hipótese de fazer uma boa primeira impressão.