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Como começar um negócio de dropshipping

Um negócio bem-sucedido com investimento limitado

Muitas pessoas que não estão muito familiarizadas com o termo dropshipping ainda fazem perguntas como Como é que o Dropshipping funciona? e Como começar um negócio de dropshipping?. Neste artigo, falamos sobre tudo o que precisa de saber antes de mergulhar no mundo do dropshipping.

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O que é Dropshipping?

Dropshipping é uma maneira de vender online, onde a loja serve como intermediário entre os fornecedores (que detêm o inventário), os vendedores e os compradores. Neste caso, o vendedor é apenas responsável por promover e vender, mas não gere o stock, nem a embalagem nem o envio.

Qual é a chave para este modelo? Ter um nicho bem definido, investir de forma inteligente no marketing digital, ter canais de comunicação eficazes com fornecedores e clientes e analisar dados para tomar decisões focadas no que o seu público-alvo exige.

Como funciona?

No modelo de negócios do dropshipping, a forma como é gerada a receita é a diferença entre o valor que paga pelo produto e o preço final pago pelo comprador. Para entender como funciona, vejamos em detalhe o que é a cadeia logística neste infográfico:

dropshipping

Qual é o calcanhar de Aquiles do dropshipping? Encontrar grossistas autênticos, fornecedores que servem como aliados para construir e manter a reputação necessária para a sua loja online prosperar.

Vantagens

  1. Baixo requisito de capital: Ao não ter que armazenar os produtos da sua loja ou lidar com os custos de embalagem e envio, pode começar com pouco dinheiro. Há até especialistas do setor que afirmam que os custos mensais podem estar abaixo dos $100. Pode dizer-se que o maior capital dispendido é o tempo que vai investir na determinação do seu nicho, escolha dos produtos, fornecedores e configuração da sua loja ou para fazer o upload dos produtos e as suas descrições.

  2. Fácil de iniciar: É fácil quando encontra fornecedores e tem um nicho claro para tentar. Os seus esforços serão focados na construção de um bom Produto Mínimo Viável (uma loja que é boa e segura o suficiente para sair) e na sua promoção. Na verdade, é recomendável começar com um único fornecedor e ver como funciona.

  3. Baixos custos: Pode começar com pouco dinheiro uma vez que não tem de pagar por armazenamento, custos de embalagem, todos os recursos relacionados à gestão de stock e à contabilidade. Quanto à publicidade, pode tentar investir alguns dólares (a partir de $40 por semana) em redes sociais como o Facebook e o Instagram, cuja maior vantagem é o nível de segmentação publicitária, para validar se as pessoas estão realmente dispostas a comprar o que oferece.

  4. Flexibilidade: Sendo um serviço que não possui presença física, tem a flexibilidade de escolher a localização na qual quer trabalhar. Para além disso, o facto de que pode experimentar sem ter que arriscar-se a comprar, permite que tome decisões rápidas e mude do produto à forma de promoção, na medida em que o comportamento dos seus clientes lhe dê mais informações.

  5. Diversidade de ofertas: Se fosse o fabricante de um produto, isso complicaria a diversificação da sua mercadoria. Contudo, neste caso, como apenas gere uma lista de produtos, pode ter várias marcas e fornecedores que atendem às necessidades do seu público-alvo.

  6. Escalabilidade: Se tivesse uma fábrica de calçado, venderia online numa cidade e quando quisesse enviar para outra, a expansão implicaria custos proporcionais. Por outro lado, ao fornecer o serviço de dropshipping, pode ir para mais regiões, desde que coordene bem com seus fornecedores, mantendo baixos custos operacionais.

Desvantagens

  1. Baixas margens: Existe uma alta competição no mercado, o que gera uma guerra de preços. A solução é que encontre um nicho de mercado adequado e se concentre no desenvolvimento de uma vantagem competitiva diferente do preço.

  2. Instabilidade do inventário: Como depende de vários fornecedores, se um deles estiver sem stock, deve mudar rapidamente a oferta na sua loja. Caso contrário, pode perder credibilidade.

  3. Complexidade nos envios: Tendo vários fornecedores, os custos de envio podem variar e isso pode ser complexo para lidar com o consumidor final.

  4. Numerosos fatores fora de controlo: Qualquer erro no envio ou no produto afeta a reputação da sua loja online, e não quem a fornece. Portanto, mais uma vez, a chave para a sustentabilidade deste modelo de e-commerce é encontrar bons fornecedores.

  5. Devoluções: Um dos principais obstáculos ao usar dropshipping são as devoluções, uma vez que os fornecedores raramente concordam em aceitar devoluções e, mesmo que as aceitem, geralmente você como loja não recebe a notificação quando eles recebem o item.

  6. Reembolsos: Lidar com os reembolsos não é fácil porque os fornecedores geralmente se opõem à emissão de reembolsos. Provavelmente, eles justificam que o pedido já foi emitido ou que eles oferecem a opção de reenviar. Os riscos aumentam proporcionalmente com o aumento das vendas.

Se está disposto a tentar por si mesmo e tirar as suas próprias conclusões, é fundamental que saiba que o mais importante para começar é a definição do nicho, ao mesmo tempo que procura grossistas autênticos.


Começar um Negócio Dropshipping

A escolha dos produtos para vender

  1. Estude quais são os produtos mais vendidos nos mercados mais populares. É recomendado que verifique a secção de Mais Vendidos da Amazon, que é atualizada a cada hora. Este mercado global tem presença direta nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e China, e atende clientes na maioria dos países do mundo.

  2. Investigue as tendências das indústrias em crescimento no mercado local: Ao ter um negócio online, pode chegar a lugares onde seria fisicamente difícil para si, cada país tem um mercado diferente e características regulatórias. Se quer começar, faça isso num mercado que conhece.

  3. Pense na logística: Saiba quais são as características que têm os serviços de logística do seu país e quais são os custos associados à embalagem e envio. Para começar, é aconselhável que comece com produtos menores e, com o crescimento das vendas, pode negociar melhores preços mais tarde.

  4. Procure produtos que têm menos possibilidade de serem devolvidos: Como o envio é uma questão complexa, ter produtos com baixas taxas de devolução pode evitar muitas dores de cabeça.

  5. Margens altas: Não é obrigatório, mas é uma escolha inteligente, descartar produtos com margens muito baixas.

  6. Pense em produtos que necessitem de substituição ou compra repetitiva: Sabe-se que as grandes empresas de tecnologia, por exemplo, geram mais receita de acessórios do que de produtos mais caros.

  7. Pense em produtos que são populares, mas não são fáceis de encontrar.

  8. Produtos que pode oferecer com valor agregado na experiência online. Quais os produtos que podem ser mais agradáveis para comprar online do que fisicamente?

  9. Considere o potencial de cobertura na imprensa: tem algum produto que pode ser novo e capturar atenção dos media?

  10. Use as informações sobre os mais procurados do Google: Se vai vender online, um dos canais mais fortes para encontrar a sua loja será o Google. Nele tem informações muito relevantes sobre o que é mais procurado pelas pessoas na Internet. Tem duas ferramentas para fazê-lo: uma é o Google Trends que mostra as tendências de busca e outra é o planeador de palavras-chave do Google Adwords.

  11. Faça um teste rápido e veja os resultados: No negócio, a validação do cliente excede todas as projeções do mercado. Então, passe algum tempo a tentar descobrir se existe um grupo interessado de pessoas que querem comprar os seus produtos.

  12. Verifique as tendências das redes sociais para os produtos que restringiu, há algum burburinho à volta deles? O que é que as pessoas estão a perguntar sobre esses produtos especificamente?

Produtos ideais para vender em 2018

Como encontrar os grossistas certos?

  • Marketplaces: Alibaba, Aliexpress, e hubba têm um enorme catálogo de grossistas e produtos para escolher, tornando significativamente mais fácil encontrar os produtos certos para vender.

  • Pesquisar no Google: Atualmente, o modelo de dropshipping é bem conhecido e há muita informação na Internet, para que possa pesquisar diretamente pelos grossistas que distribuem os produtos que deseja vender.

Tenha em mente que a credibilidade e o nível de excelência destes não são necessariamente refletidos nas suas páginas web, uma vez que, em geral, eles não estão focados nisso. Portanto, seja paciente e não confie na primeira página que aparece na sua pesquisa.

  • Contacte diretamente os fabricantes: pode pesquisar os fabricantes dos produtos que deseja oferecer e solicitar informações aos grossistas com quem eles trabalham. Repita isso e depois de contactar 5 a 10 fabricantes, poderá saber quem são os grossistas populares nesse mercado.

  • Investigue a concorrência: Além disso, pode solicitar um produto da concorrência que acha que usa dropshipping e, quando o produto chegar, pode rastrear o endereço de entrega original para encontrar o fornecedor.

  • Inscreva-se num diretório: Outra maneira é procurar diretórios online e filtrar informações inúteis para tornar visíveis os grossistas autênticos.

Testar grossistas

Agora, antes de assumir um risco e fazer um pedido grande, pode fazer um teste e ver na prática quão bom ou mau é o serviço oferecido pelo fornecedor.

Sinais de bons fornecedores

  • Têm bons executivos de vendas, comunicação rápida e processos simples. Imagine que terá que defender esses fornecedores e lidar com reclamações dos clientes. Em face desses possíveis cenários complexos, é vital que tenha uma pessoa confiável e ágil que possa ajudá-lo a resolver os problemas no menor tempo e com a menor burocracia possível.

  • Não cobram taxas mensais. Alguns fornecedores pedem uma quantia mensal fixa de dinheiro simplesmente para que possa fazer negócios com eles. Este é um sinal comum de que ele não é um grossista legítimo.

  • Têm tecnologia integrada. Embora não seja uma característica comum de grossistas, será sempre uma qualidade relevante que facilita os processos. Ex: inventário em tempo real e catálogo online.

  • Pode fazer pedidos por e-mail.

  • Pedem confirmação de que a sua empresa está legalmente constituída.

  • Cobram taxas por pedido, uma vez que o custo de embalagem e envio é diferente do produto.

Importar Produtos

Depois de descobrir o que deseja vender, é hora de criar a sua loja online. Use o seu período de teste gratuito de 14 dias para se familiarizar com a plataforma. Em seguida, tem que importar produtos para a sua loja online.

Para isso, pode usar a aplicação Jumpseller Importify! Com esta aplicação, será capaz de importar os produtos mais vendidos de várias plataformas para a sua loja na Jumpseller.

Branding

A melhor e mais sustentável maneira de construir um negócio de longo prazo é desenvolver a sua marca.

Use a Galeria de Temas da Jumpseller para selecionar o tema mais adequado para o seu produto, a sua loja online será a sua única interação com os seus clientes potenciais, deve parecer profissional e deve dar aos visitantes uma sensação de confiança.

Tenha um logotipo bonito e, se possível, um slogan apelativo para a sua marca. Faça com que os visitantes tenham uma experiência memorável e que os faça voltar para novos negócios. Preste atenção aos detalhes, tenha boas descrições de produtos e imagens de produtos de alta qualidade.

Use o Marketing Digital para vender online

Marketing Digital refere-se ao Marketing por meio de todos os canais digitais, como email, redes sociais, marketing de conteúdo, redes móveis e mecanismos de busca.

A melhor coisa sobre marketing digital é o facto de que pode ser livre e eficaz ao mesmo tempo, no entanto, isso não significa que seja fácil. Criar uma estratégia para vender online requer tempo e reflexão; felizmente, criamos este guia, que será o seu atalho para o paraíso do Marketing Digital.

Leia Marketing Digital 101

Feedback

Uma vez que a sua loja esteja online, não pense que o seu trabalho está feito, procure sempre melhorar, pois o dropshipping é uma indústria muito competitiva e provavelmente enfrentará muita concorrência. Preste muita atenção ao feedback dos seus clientes e às tendências sociais e adapte-se de acordo.