Aprender

Usar o Twitter para promover a sua Loja Online

Redes Sociais

"Parte dos seguintes pontos foram extraídos de um estudo global realizado em 23 mercados que esta rede social realizou em conjunto com a Kantar Media para entender o que leva ao uso do Twitter."

  • A maioria dos utilizadores têm entre 35 e 49 anos de idade.
  • 67% vão ao Twitter para ler noticias.
  • Eles gostam de serem os primeiros a experimentar coisas novas
  • 88% gostam de dar a opinião sobre coisas que sabem ou que têm interesse
  • Eles são uma fonte de informação para os amigos e familiares que procuram conselhos quando querem comprar algo
  • É o lugar onde as pessoas se envolvem, falam e fazem perguntas diretamente à marca
  • O alcance desta rede social é tão poderoso que em 2018, depois de um tweet lançado pela Kylie Jenner, o Snapchat perdeu mais de 1,000 milhão de euros depois das suas ações no mercado bolsista terem caído 6%.

KJ


O que o Twitter oferece a um E-commerce?

  1. Conexão: Pois consegue ver sobre o quê, que os clientes falam e participar na conversa. Aqui não necessita de pedir permissão para seguir alguém e como uma rede de contactos de trabalho, poderá fazer solicitações de negocio a desconhecidos.

  2. Reputação: O Twitter é o meio em que as pessoas se queixam mais das marcas e também compartilham opiniões positivas.

  3. Informação em tempo real: Este é o melhor canal para comunicar noticias sobre a sua loja, especialmente em eventos como o CyberDay, onde necessita de estar mais ativo que nunca em relação à entrega de mensagens e às respostas dos seus clientes.

  4. Vender: Com uma estratégia bem direcionada e medida, ficará bem posicionado para vender. Os utilizadores do Twitter fazem compras online pelo menos 6.9 vezes por mês, enquanto aqueles que não utilizam fazem 4.3 vezes por mês.

Além disso, 49% dos compradores na plataforma, afirmam ter sido influenciados na decisão após verem um conteúdo nessa rede social.


Dicas para a sua estratégia de marketing

Comece por mostrar interesse. A palavra chave desta rede social é “informar”, lembre-se que 67% dos utilizadores vão ao Twitter para encontrar noticias.

Mas tenha em atenção que as pessoas no Twitter têm um tempo de atenção muito curto por serem constantemente bombardeadas com novas informações.

  • Participe em conversas relevantes sobre a sua industria usando hashtags (#).

  • Eduque e ofereça entretenimento através de memes, GIF, conteúdo de blogs, vídeos, etc.

  • Publique as novidades da sua empresa, mesmo que pareçam menos relevantes, como por exemplo uma mudança na decoração, ou um novo membro na equipa, etc.

  • Crie hashtags para as campanhas: únicos, relevantes, simples e inesquecíveis. Essas são as características de uma boa hashtag.

Se quiser ver criatividade no Twitter, eu recomendo que vá à conta do Burger King Argentina.

Com a campanha #StackeRTweet, eles conseguiram 54.000 retweets e venceram a melhor campanha do ano.

Eles apresentaram em vários tweets a ordem dos ingredientes dos seus hamburgers "Stacker" e as pessoas tinham que fazer o retweet na mesma ordem para ganhar um hamburger grátis.

Os cupões esgotaram em duas horas.

  • Direcione tráfego para o seu site, incluindo os links das suas publicações.

Neste exemplo existe um plano de ação claro com um desconto atraente direcionado ao site Merqueo.

  • Siga a regra do 80/20, em que o seu conteúdo é 80% de dicas úteis, conteúdo de outras pessoas, retweets e conversas e 20% de vendas diretas e comunicação da marca.

Exemplos de marcas que o fazem muito bem:

1. Bed Bath & Beyond

bedandbath

2. Headspace

headspace

  • Apoie-se nos influenciadores: Essa é uma das melhores maneiras de promover produtos online. A chave é que seja de uma forma criativa e espontânea, e que não pareça como um roteiro que uma marca deu a uma celebridade.

Para isso, procure por pessoas que estejam relacionadas com os valores da sua marca. Algumas ferramentas para fazê-lo; Commun.it, Little Bird, Buzzsumo, Klear, Kred, BrandWatch, Iconosquare, KeyHole, SocialRank and Heepsy.

  • Use o chat: Tire partido das mensagens diretas para resolver os problemas dos seus clientes, responder a dúvidas sobre os seus produtos e conhecê-los melhor.

Um exemplo de uma campanha muito criativa, foi uma que a Samsung fez na Austrália oferecendo aconselhamento personalizado aos seus clientes através de mensagens diretas para comprarem televisores conforme os seus gostos e necessidades.

samsung

  • Aprenda com a sua concorrência: Analise a sua concorrência, crie uma lista deles. A partir daí, pode monitorar que tipo de conteúdo eles estão twittando, com que frequência, que formatos eles usam e quais as reações dos seus seguidores.

  • Demonstre os diferentes usos dos seus produtos: Incluindo fotos de grande qualidade dos seus produtos com os seus vários usos.

  • Tenha a sua voz: Com que tom quer transmitir? Tente não usar o tom monocórdico que muitas marcas usam. Como ultrapassar o medo de fazê-lo? Procure exemplos de marcas de sucesso que o alcançaram como Burger King Argentina.

  • Invista em publicidade: Mas evite desperdiçar dinheiro analisando muito bem as métricas. Nós recomendamos que verifique a página de Anúncios do Twitter diretamente para saber qual deles atende melhor às suas necessidades. No entanto, em termos gerais estas dicas não falham:

    • Você tem no máximo 2 segundos para ter atenção das pessoas. Seja breve, mesmo 140 caracteres podem ser muito.
    • Não abuse de emojis e hashtags só para encher. Use só, se eles fizerem a diferença.
    • Use imagens idealmente personalizadas, não de bancos de imagem. O texto deve complementar a mensagem, não deve ser redundante.
    • Concentre-se na chamada à ação. Não tenha medo de expressar diretamente o que quer que os seus utilizadores façam: clique, download, comprar, etc.
    • Experimente através da criação de testes A / B nos seus anúncios e divulgue diferentes tipos de mensagens orgânicas para observar as reações dos seus seguidores.
  • Crie campanhas exclusivas para o Twitter: especialmente em datas como CyberDay ou CyberMonday, isto incentivará os seus seguidores a estarem atentos aos seus tweets.

  • Siga as dicas do Twitter: ninguém conhece melhor a plataforma que a própria equipa. Para ter dicas siga a conta @TwitterBusiness e oiça o podcast "Character Count" em Inglês, onde eles entrevistam líderes com opinião sobre vários tópicos relacionados ao marketing nesta plataforma.


Análise De Perfis & KPI'S

Pode ver todos estes indicadores chave clicando no seu perfil e em seguida em "Analytics".

  • Interações: Cliques, retweets, respostas ou mesmo o número de vezes que a hashtag da marca foi tweetada.

  • Desempenho: Refere-se às reações do seu público ao longo do tempo.

  • Crescimento: Não fique obcecado com a quantidade, mas sim com a qualidade dos seus seguidores, que são as pessoas que fazem parte dos seus publico estratégico.

  • ROI: Este é o que gerará mais alegrias a uma empresa porque mede as conversões dos tweets.

Em conclusão, o Twitter é o rei das informações noticiosas entre as redes sociais, portanto, além de partilhar conteúdo, serve para construir e observar o que acontece no ambiente digital da sua marca.

E apesar de parecer atrativo, não é necessário recomendar que se questione se os seus potenciais clientes estão lá.