Em Gestão, existe uma famosa frase de W. Edwards Deming que diz que não se gere o que não se mede . Apesar de alguma controvérsia em torno desta máxima, a nossa equipa acredita que as métricas são muito importantes na gestão de negócios, principalmente de negócios online.

De forma a ajudá-lo a tirar o máximo partido das nossas estatísticas do Painel de Controlo, decidimos escrever este artigo para, desta forma, ajudá-loa aumentar as vendas da sua loja.

No Jumpseller, as Estatísticas do Painel de Controlo são a chave para medir e compreender o comportamento dos consumidores. Utilizando o exemplo anterior da loja virtual de roupa, imagine que está a repensar a estratégia de marketing da sua loja e, para descobrir qual a melhor forma de aumentar as suas vendas, pretende analisar qual foi a performance da loja no passado.

No separador do Painel de Controlo, vai encontrar um gráfico:

Jumpseller Dashboard Graph

Neste gráfico poderá encontrar dois tipos diferentes de medidas:

  • Subtotal: o valor total de vendas num dia específico (barras verticais a verde);
  • Visitas: número de visitantes que visitaram a loja num dia específico (linha azul) ;

Analisando este gráfico pode facilmente identificar as tendências das suas vendas e notar em que dia foi capaz de converter mais visitantes em compradores e, consultando o histórico de encomendas, descobrir qual a razão por detrás desse resultado (por ex. promoção de um produto) que poderá ser replicada mais tarde. De forma a verificar como este comportamento do consumidor evoluiu durante um determinado período, poderá selecionar o período de tempo desde um único Dia, a uma Semana, um Mês ou um Ano. Numa segunda secção poderá encontrar outras métricas para avaliar a performance da sua loja e uma linha verde para cada métrica. De notar que a referida linha é uma linha temporal baseada no período temporal selecionado anteriormente (por ex. semana ou mês) e o valor dessa métrica, a média dos valores desse período.

Jumpseller Dashboard Graph

  • Taxa de Conversão - razão de visitantes que, depois de verem as páginas, categorias ou produtos da loja, se convertem em clientes ao comprarem pelo menos um produto. Quanto mais elevada, melhor.
  • Taxa de Abandono do Carrinho - percentagem de clientes que saem da sua loja depois de adicionar um ou mais produtos ao seu carro de compras. Quanto mais baixa, melhor.
  • Média de Encomendas - media do total das encomendas por dia.

Jumpseller Dashboard Graph

  • Páginas/Visita - número de páginas visitadas por um único utilizador num determinado período de tempo pré-selecionado. Quanto mais elevado, melhor.
  • *Taxa de Rejeição * - percentagem de utilizadores que acedem à sua loja mas não interagem com ela. Saem alguns segundos depois de entrarem. Quanto mais baixa, melhor.
  • Tempo Médio no Site - o tempo médio que um único utilizador permanece na sua loja. Quanto mais elevado, melhor.

Através destas estatísticas poderá identificar possíveis formas de incrementar as suas vendas. Regressando ao nosso exemplo, uma Taxa de Balanço poderá indicar que a disposição dos seus produtos não está a resultar e deverá considerar uma reorganização dos mesmos ou adicionar algumas novas fotos da última coleção de t-shirts. Da mesma forma, se notar uma razão baixa Páginas/Visitas deverá começar a considerar novas formas de chegar a novos clientes (por ex. adicionando diferentes palavras-chave no Google Ads)

Como foi possível verificar, poderá retirar muitas perceções sobre o comportamento dos seus clientes utilizando as estatísticas do painel de controlo.

Caso tenha alguma questão adicional sobre este tema ou sugestões para um outro tópico, não hesite em contactar-nos.