Branding em 2022

Para muitos proprietários de empresas, determinar a história de uma marca pode ser um desafio. Está dividido entre a gestão de um negócio e os seus serviços ou inventário. No entanto, é importante conseguir a marca certa para a sua organização, pois é o factor decisivo entre o fracasso ou o sucesso no mercado.

Branding em 2022

Encontrar uma grande ideia de serviço ou produto é o primeiro passo crucial em qualquer negócio. Se ao menos tudo ficasse por aí!

Depois de decidir sobre o seu produto ou serviço, deve começar a armazenar o seu inventário, a divulgar as suas ofertas, e a desenvolver toda uma história da sua marca.

Para muitos proprietários de empresas, determinar a história da sua marca pode ser um desafio, pois estão demasiado ocupados com a gestão do seu negócio, dos seus serviços ou do seu inventário.

No entanto, é importante criar o branding certo para a sua organização, pois é um factor decisivo para o seu sucesso ou fracasso no mercado.

branding em 2022

O Conceito de Branding

De uma forma geral, quando falamos de branding, estamos a referir-nos ao “posicionamento da marca”. Este consiste no processo de definir onde e como os seus produtos ou serviços se enquadram em todo o ecossistema empresarial de grandes e pequenas marcas.

Antes da Internet, o branding representava uma grande despesa. Claro que o branding ainda pode ser caro, mas as redes sociais e outras estratégias publicitárias introduzidas pela Internet reduziram radicalmente os seus custos, oferecendo a muitas empresas uma forma de promover a sua marca dentro do seu orçamento e nos seus termos.

Vejamos abaixo alguns dos diferentes tipos de estratégias de branding.


Marcas líderes de mercado

marcas líderes

Ser uma marca líder de mercado é difícil, mas não impossível. Como marca líder, está na posição principal do nicho, o que lhe oferece muitas recompensas financeiras. Contudo, pode ser um desafio manter a presença no topo.

Existem algumas formas de fazer a sua marca liderar o mercado:

  • Ser o primeiro a entrar no nicho ou mercado com a sua ideia e lutar contra todos os outros concorrentes
  • Oferecer mais valor aos clientes do que os atuais líderes de mercado
  • Declarar simplesmente que é o líder de mercado e convencer os compradores de que o é de facto

Qualquer que seja a sua estratégia, lembre constantemente o seu público de que é o líder. A percepção da marca é tudo, e a percepção, aos olhos dos consumidores, é a realidade!


Opositores de marca

Oppositores de marca

Se não pode ser o líder de um nicho de mercado, considere definir-se em oposição à sua concorrência! Há muitas empresas de sucesso que se definem a si próprias em oposição a grandes corporações como a Nike, Reebok, e Fila.

Vejamos a Toms Shoes, por exemplo. Tal como a Nike, Reebok, e Fila, a Toms é uma empresa que vende sapatos, mas doa um par de sapatos a crianças necessitadas por cada par comprado pelos consumidores.

Há muitas empresas que vendem sapatos para caminhadas diárias, mas a Toms Shoes dá um passo extra na venda ao ajudar os clientes a sentirem que estão a fazer a compra certa pelas razões certas.

Embora existam marcas líderes, nem todos os consumidores concordam com essas marcas. Ao escolher proativamente definir-se a si próprio em oposição a uma marca, consegue ligar-se a um público que procura uma alternativa a essa empresa maior.


Marcas únicas

Marcas únicas

Não é preciso reinventar a roda para se ser único. Há muitas marcas únicas por aí. No entanto, faça um brainstorming para tentar descobrir como pode tornar a sua marca ainda mais única no mercado.

Ao explorar ideias, tente ir um passo mais longe! Por exemplo, há muitos serviços de assinatura para a preparação de refeições. Naturalmente, há menos opções para a preparação de refeições veganas, e ainda menos para a preparação de refeições veganas italianas.

Embora este mercado pareça incrivelmente específico, há consumidores que estão dispostos a ir mais longe e encontrar uma empresa que lhes forneça exatamente o que querem.

Estas empresas são tão únicas no mercado que a sua marca quase se encontra sozinha, e captam clientes ainda mais fiéis devido à especificidade do seu nicho de mercado.


Co-Branding

co-branding

Uma marca que se promove a si própria como uma co-marca ou como produto de outra empresa pode obter muitos benefícios. Pense no YouTube. Esta plataforma permite que outras empresas se promovam a si próprias sob a marca YouTube.

Há muitos canais no YouTube dedicados a dar masterclasses pagas sobre como começar a ganhar dinheiro nesta plataforma através do aumento de visualizações ou monetizando o seu canal.

As marcas que vendem este tipo de serviços e produtos ajudam a plataforma a crescer. Uma empresa como o YouTube permite que estas empresas utilizem a sua marca para divulgar os seus serviços, a fim de ganhar mais utilizadores na sua plataforma.


7 Tendências de Branding para 2022

Agora que já analisamos alguns dos métodos de branding, vamos dar uma vista de olhos sobre algumas tendências para promover a sua empresa em 2022.

Produtos de receita recorrente

Os produtos de receita recorrente são bens de consumo que requerem mais investimento após a compra inicial. Nespresso, Brita, e Gilette são os principais exemplos deste tipo de produtos.

A forma de consumo destes produtos é semelhante aos modelos baseados em assinaturas, na medida em que os clientes devem continuar a comprar artigos.

Por exemplo, necessita de cápsulas de café para a sua máquina Nespresso, se desejar continuar a utilizar o produto. Estes modelos de receitas recorrentes geralmente criam clientes vitalícios.

Adapte o seu logótipo

As marcas já não precisam de cativar com logótipos do tamanho de cartazes ou campanhas de marketing massivas. Por esta razão, as marcas procuram criar um logótipo principal, e reduzir esse logótipo com base nas diferentes plataformas que estão a utilizar para fazer publicidade.

Um anúncio impresso, por exemplo, pode apresentar o logótipo na íntegra, enquanto um logótipo para o Instagram ou o Facebook pode ter um aspeto completamente diferente (mantendo as directrizes da marca).

Designer gráfico

Se tiver alguns conhecimentos de design gráfico, considere a possibilidade de monetizá-los através da criação de impressões, gráficos para a web, ou mesmo fornecer serviços a empresas e agências. Para vender ainda mais, crie uma loja online de bens físicos e digitais.

Escolha a simplicidade

O minimalismo está sempre na moda. Os clientes estão a deixar de simplesmente comprar, interagindo agora com as marcas como se estas fossem um amigo ou membro da família.

Tenha em mente a enorme mudança para o modelo de serviço “customer-first” que se verificou nos últimos cinco anos com a invenção de tecnologias como o Messenger e o WhatsApp.

As marcas querem convencer os seus clientes de que comunicam com clareza, e simplificar o logótipo e a presença da sua marca é uma forma de o demonstrar.

Aposte no conteúdo visual

Ano após ano, a atenção dos utilizadores está cada vez menor. Com a Internet disponível na palma da mão, os textos longos podem tornar-se muito pesados para muitos clientes e, até, dissuadi-los de pesquisar mais sobre os seus produtos.

A solução? A comunicação visual! Infográficos, vídeos, e imagens são fundamentais para atrair os clientes para a sua marca. Utilizar conteúdo visualmente apelativo com uma marca subtil é a receita para o sucesso em 2022.

Sincronize as suas redes sociais

Existe uma infinidade de redes sociais à escolha: Instagram, TikTok, Facebook, WhatsApp, Twitter - a lista continua e continua. Já não é tendência ter uma estratégia única para todas estas plataformas.

Em vez disso, as marcas devem desenvolver uma estratégia única para cada rede! Tipos de conteúdo, frequência de publicação, interação com a audiência, e estratégias de conteúdo pagos serão fatores enormes a considerar ao longo de 2022.


Atualize-se em termos de tecnologia

A marca é muito mais do que a publicação de fotografias e logótipos na Internet. Os clientes anseiam por uma experiência de marca completa que vá ao encontro das suas necessidades.

Quer seja usando um chatbot para descobrir o que um cliente precisa antes da venda ou recorrendo à realidade aumentada para mostrar a um potencial comprador como o produto pode ser, as tecnologias inovadoras devem ser um fator chave na sua estratégia de marca.

Considere o seguinte: quase todas as grandes e médias marcas B2C têm a sua própria aplicação para vender produtos e serviços, e os clientes utilizam de bom grado estas aplicações para facilitar a sua vida. Com estas aplicações, pode aceder a dados que de outra forma não estariam disponíveis para si!

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é um método testado e comprovado que permite alcançar novos clientes, ou apelar aos clientes que possam estar indecisos quanto ao seu produto. Há uma razão pela qual estes influenciadores são tão frequentemente chamados de “Embaixadores da Marca”.

Se não sabe por onde começar, associe-se a um “micro-influenciador”; estes influenciadores têm geralmente um alcance de menos de 10 mil seguidores, mas proporcionam amplo acesso a uma rede de seguidores dedicados que valorizam as recomendações.

Com apenas alguns influenciadores na sua estratégia de marca, certamente começará a desenvolver uma rede de utilizadores entusiasmados com os seus produtos, que possivelmente até se verão a si próprios como embaixadores dos seus produtos!

Defenda uma causa

Com o aumento do interesse dos consumidores nos esforços de justiça social, cada vez mais marcas sentirão a pressão de representar os seus valores. A maioria das grandes marcas tem ligações a instituições de caridade ou causas sociais e os consumidores esperam que as marcas mais pequenas façam o mesmo.

Ao defender uma causa particular, é possível atrair mais clientes e fortalecer a sua marca.

Não tem a certeza de qual a causa? Se vende bens de consumo, considere uma parceria com uma empresa amiga do ambiente, ou investir na sustentabilidade.

É evidente que 2022 será o ano das marcas. Embora as tendências mudem sempre, estes são alguns dos factores-chave que determinam o comportamento dos consumidores.

Os clientes estão à procura de soluções para os seus problemas, não de anúncios comerciais ou de publicidade vistosa. As marcas que mantêm o seu cliente no centro de todos os seus esforços serão as que terão mais sucesso no novo ano.

Autor

Matthew Ellis Pritchard

Marketing Digital
Matthew Ellis Pritchard é um profissional de marketing digital, criador de conteúdo e nômade do trabalho remoto. Ele é sensível às tendências de marketing, práticas recomendadas de publicidade e está sempre procurando novas maneiras de otimizar o conteúdo da web.

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