Aprender

Como o TikTok Pode Ajudar a Sua Empresa

Social Media

O TikTok é uma das plataformas sociais mais comentadas atualmente. Desde o seu lançamento em 2017, a aplicação teve um crescimento estrondoso no mundo inteiro, agora oferece 75 idiomas disponíveis em 150 países. Em 2019, é a quarta aplicação com mais downloads a nível mundial, com uma estimativa de 800 milhões de utilizadores (logo atrás do Instagram com mil milhões de utilizadores).

tiktok

Como vimos este ano, a plataforma de vídeo móvel de formato reduzido continua a crescer, não apenas em número de utilizadores, mas também nas suas ofertas para empresas, facilitando melhor as suas habilidades de crescer e lucrar com a aplicação.

“A nossa interface de utilizador é otimizada para descoberta e prioriza o bom conteúdo sobre todo o resto.” - TikTok

Neste artigo veremos:

  1. O que o TikTok pode oferecer ao seu negócio
  2. Como planear uma abordagem eficaz
  3. Estudos de caso de sucesso
  4. Coisas a considerar

Sabia que?
Entre maio de 2018 e abril de 2019, houve um aumento de 500% nos gastos da aplicação, chegando a $7,4 mil milhões!


1. O que o TikTok Pode Oferecer ao seu Negócio

Com a taxa de participação dos utilizadores no TikTok numa média de 52,1%, é claramente um caminho que vale a pena explorar do ponto de vista do marketing de negócios, para ajudar a aumentar o conhecimento da marca. Em setembro de 2020, agora existe um plano de Programa de Parceiro de Marketing de Negócios em vigor, que pode ser usado por qualquer empresa, não importa quão grande ou pequena.

As soluções que o TikTok têm para oferecer incluem:

Anúncios In-feed

Esses anúncios de 5 a 60 segundos são otimizados para conversão e integrados perfeitamente nos feeds "Para Si" dos utilizadores. A plataforma de gestão de anúncios do TikTok permite-lhe coordenar os seus anúncios e monitorizar o tráfego e análises de conversão.

TopView & TopView Lite

A interface do utilizador foi projetada para assumir o controlo de tela inteira para que não haja outra distração. Essa opção também permite uma aquisição de 24 horas, em que o seu anúncio será o primeiro vídeo que os utilizadores verão ao abrir a aplicação. Finalmente, os links internos e externos são suportados para facilitar a conversão da página inicial.

Desafio de Hashtag da Marca

Na forma de uma campanha de marketing de seis dias, essa abordagem interativa aumenta a participação da marca. Depois de patrocinar um desafio de hashtag, o novo desafio é exibido na página Descobrir e é visto por milhões de utilizadores.

Os utilizadores podem clicar no seu banner personalizado para ver demonstrações de vídeo do desafio, que podem recriar usando a sua hashtag, promovendo posteriormente a sua marca por meio de conteúdo gerado pelo utilizador (UGC).

Desafio de Hashtag da Marca Mais

Para além do que dissemos anteriormente, a opção Mais permite fazer vendas da campanha através da aba Explorar vinculada à sua página inicial de hashtag.

Efeitos da Marca

A aplicação oferece a oportunidade de criar efeitos de marca 2D, 3D e AR que podem ser acionados apenas com gestos únicos. Enquanto estiver ativado, o seu filtro será incluído na lista das 10 principais tendências, e os utilizadores podem aplicar esses efeitos e filtros aos seus próprios vídeos, criando assim o reconhecimento da marca por meio do UGC.

Além dessas soluções na aplicação, o TikTok fornece suporte comercial adicional para melhorar a sua estratégia de marketing através de parcerias e financiamento. Agora é possível trabalhar com parceiros de marketing que se concentram em quatro categorias: gestão de campanha, medição, criativo e efeitos. Os parceiros têm experiência no setor nessas áreas e trabalham com a API de marketing da TikTok para atingir a melhor taxa de sucesso para a sua campanha.

Da mesma forma, as colaborações de criadores são possíveis para lhe ajudar a produzir o conteúdo de vídeo mais criativo com o máximo de envolvimento. As empresas podem navegar no Criador de Mercado para encontrar um criador ou influenciador mais adequado à marca e à estratégia de campanha, levando em consideração os seus dados demográficos e alcance, além de garantir que os seus valores estejam alinhados com a marca.

Por fim, o TikTok incentiva ativamente a criação de conteúdo estimulante e divertido ao lançar o Fundo para Criadores em agosto de 2020. O cálculo dos fundos é baseado em fatores como autenticidade, participação e número de visualizações, e o programa oferece ganhos tangíveis que os criadores podem levantar no final de cada mês.


2. Como Planear Uma Abordagem Eficaz

Ao contrário de outros canais de redes sociais, o TikTok não trata da perfeição planeada, mas sim de ser autêntico e simplesmente divertido. Mesmo que o seu negócio pareça normalmente sério e profissional, o TikTok oferece a oportunidade de mostrar um lado mais humano do negócio, um lado mais lúdico e criativo.

A primeira questão a considerar é se o seu grupo demográfico já está no TikTok e, se não, para quem deseja expandir a sua audiência e como pode apresentá-los à sua marca? Humor, animais e jovens são os vídeos mais populares, portanto, criar vídeos à volta desses temas tem maior probabilidade de atrair o público do TikTok.

Como mencionado antes, é bom envolver-se em desafios de hashtag; tanto criando o seu próprio quanto respondendo a outros desafios. Isso inicia a conversa e o envolvimento entre o utilizador e a sua marca. O conteúdo em voga está sempre a mudar e é bom monitorar e imitar esse conteúdo para se conectar com o que o público deseja.

A melhor coisa sobre o TikTok é que os utilizadores navegam principalmente por um feed aberto "Para Si" com base nos seus interesses, ao contrário de outras plataformas de redes sociais onde os utilizadores geralmente navegam pelas pessoas que seguem. Isso significa que pode alcançar um público mais amplo de pessoas que podem não segui-lo ainda, mas têm interesses semelhantes aos que a sua marca representa.


3. Estudos de Casos de Sucesso

Nike

Ser uma marca tão grande e conhecida é uma vantagem aqui, pois a Nike é capaz de oferecer suporte a um feed preenchido por UGC. Com tantos utilizadores a criar conteúdo utilizando produtos da Nike e a hashtag da Nike, isso fornece publicidade gratuita para a marca.

Além disso, desafios de hashtags de marca, como #TheReplay, têm sido muito populares entre atletas e utilizadores com ideias semelhantes.

Washington Post

Embora sejam conhecidos pelas suas reportagens sobre política, negócios e notícias mundiais, o feed do TikTok do jornal mostra um lado muito diferente da empresa.

Usando o porta-voz principal, Dave, o Washington Post partilha vídeos engraçados e realistas que estão de alguma forma relacionados às notícias atuais, mas com uma abordagem incrivelmente humorística.

Alguns dos vídeos que ganharam muitas visualizações e envolvimento fazem referência a cenas populares de filmes como The Titanic e The Notebook, este último também participando de um desafio de hashtag.

Netflix

Frequentemente em parceria com atores de programas na Netflix, esses vídeos de parceria são uma mistura de vídeos caseiros do dia a dia, perguntas e respostas curtas e desafio de respostas, abrindo uma conversa mais pessoal com o seu público.

A Netflix também partilha clipes engraçados de programas e filmes na sua plataforma, às vezes também criando vídeos meme a partir desses clipes.

Fortnite

Um ótimo exemplo de como as empresas estão a ser criativas e a permanecer representativas da sua marca é o videojogo online Fortnite, da Epic Games.

Apresentando personagens animados, o seu feed é preenchido com vídeos de danças populares e desafio de respostas. Eles também criaram desafios como #emoteroyalecontest, com o utilizador vencedor a ser recompensado por ter os seus movimentos de dança apresentados no jogo real.

Chipotle

Além do UGC, a Chiptole cria os seus próprios vídeos de receitas, respostas aos comentários de outros utilizadores e reações ao que é tendência e popular.

Numa campanha específica que teve sucesso por ser o desafio TikTok da marca de maior desempenho nos Estados Unidos, eles reviveram um videoclipe que se tornou viral em 2010 e utilizou-o para criar um desafio de hashtag interativo e divertido, #GuacDance.

Tudo foi cronometrado de forma impecável, já que o desafio da hashtag foi lançado juntamente com a promoção oferecendo aos clientes guacamole grátis com as suas refeições quando eles encomendassem do Chipotle no Dia Nacional do Abacate 2019.


4. Coisas a Considerar

Tão inovador e divertido como o TikTok é, tem havido alguma controvérsia e preocupações em torno da segurança da aplicação, privacidade e segurança online em vários países em todo o mundo.

A aplicação já teve proibições e restrições temporárias implementadas na Índia, Hong Kong e Indonésia, e quase foi banido no Japão, Paquistão e EUA. Atualmente propriedade da empresa de tecnologia chinesa ByteDance, há preocupações de que eles possam estar a juntar dados pessoais para usos fora dos benefícios da aplicação.

Enquanto a Microsoft procurava comprar a TikTok com planos de implementar medidas de segurança mais rigorosas, a TikTok, em vez disso, assinou uma parceria com a empresa multinacional de tecnologia Oracle no dia 14 de setembro de 2020.

Por enquanto, é difícil dizer como isso afetará as operações da aplicação, no entanto, é bom estar ciente da posição do governo sobre a aplicação no país em que a sua empresa está registrada e onde o seu público-alvo está localizado enquanto planeia a sua campanha e estratégia.

Fontes