Como usar hashtags para fazer o marketing da sua empresa

Encontre clientes ideais, seja notado, aumente as vendas e muito mais

Seja a representar um movimento com #metoo ou uma mensagem para as pessoas para provocar mudanças como #YesWeCan, o poder das hashtags é inegável! E nos dias de hoje as hashtags estão por toda a parte; vemo-las no Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook e várias outras plataformas.

hashtag

E a questão com as hashtags é que não há limitações para as usar, qualquer um pode criar as suas próprias hashtags, e elas vêm em vários formatos. Então, isso significa que o mundo das hashtags é caótico? Bem, não exatamente. Mesmo neste mundo aparentemente caótico há certos princípios que se pode seguir para fazer uma melhor utilização das hashtags, ter um objetivo definido para cada uma delas e desenvolver uma estratégia para executá-las e geri-las. Vamos falar sobre as importantes utilizações de Hashtags.


Consciência da marca

A sua própria hashtag pode ser um slogan para o seu produto/serviço ou até mesmo apenas o nome da sua empresa. Tem que ser cativante e criativa para que as pessoas também possam participar e usá-la! As hashtags podem definir a sua empresa nas redes sociais, pois funcionam como a sua frase mais emblemática. O objetivo desta hashtag é criar um envolvimento do utilizador que leve ao reconhecimento da marca para a sua empresa.

Dica: Evite hashtags longas e complicadas. Devem ser algo que quer que as pessoas se lembrem, então, seja simples! Para além disso, faça alguma pesquisa, verifique se a hashtag já não está a ser usada.

Por exemplo: Se você é um retalhista de joias de luxo, use algo como #Designsdejoias. Não use #nóstemososmelhoresdesignsdejoias. Um ótimo exemplo de como usar uma hashtag é o da Nike, que usa uma simples #justdoit nos seus posts.

nike-ba


Filtre resultados da pesquisa

As pesquisas nas redes sociais incorporam hashtags, na maioria dos casos, quando uma pesquisa é feita, uma hashtag correspondente é exibida. Na verdade, algumas pessoas acreditam que as hashtags são o futuro dos algoritmos de pesquisa. Na imagem abaixo pode ver como as hashtags são mostradas no Twitter, Instagram e LinkedIn. Uma coisa boa sobre aparecer nos resultados de pesquisa para hashtags é que se está a conectar com o público relevante, já interessado no seu produto/serviço.

Dica: Evite marcar cada palavra nos seus posts; #não#use#hashtag#a#cada#palavra#de#sua#postagem. Muitas hashtags fazem com que os seus posts pareçam pouco atraentes e difíceis de ler.

pesquisa-hashtags


Hashtags de campanha

Hashtags de campanha têm-se tornado recentemente o uso mais comum de hashtags. Neste tipo de hashtag, está apenas a anunciar uma determinada campanha, geralmente no curto prazo. Uma palavra ou frase que faz uma promoção cativante e única. Às vezes, pode ser uma boa ideia fazer um concurso para começar um burburinho e fazer com que o público interaja consigo.

Dica: Embora seja possível atingir várias metas numa campanha de marketing nas redes sociais, seria melhor usar uma única meta por campanha. Um objetivo bem delimitado também o ajudará a criar as melhores hashtags.

Por exemplo: A marca Lay's acertou em cheio ao fazer uma campanha #DoUsAFlavor (Faça-me um sabor) para lançar um novo sabor de salgadinho.

hashtag-campanha


Hashtags de tendência

Para participar em conversas de tendência (Trendjacking), use hashtags de tendência. As pessoas estão sempre a observar as tendências de hashtags, portanto, se as estiver a usar, há uma boa possibilidade do seu post ser visto por um grupo maior que os seus contactos e seguidores. Certas hashtags são usadas todos os anos, como #Halloween, #diadosnamorados, #feliznatal, #felizanonovo e assim por diante.

Dica: Uma boa maneira de criar hashtags criativas e divertidas para essas ocasiões é planear com antecedência! Para além disto, lembre-se de ser relevante! Se a sua marca não se encaixa com uma determinada hashtag, não a force!

Por exemplo: Dunkin’ Donuts criou uma boa maneira de participar da discussão sobre o casamento real.

tendência-hashtag


Hashtags de conteúdo

Estas são as hashtags relevantes para o conteúdo que está a ser publicado, não precisam de definir a sua empresa, a sua campanha ou até mesmo a sua tendência. Só precisam de se encaixar bem no post que está a fazer, aumentando a atratividade do conteúdo. As hashtags de conteúdo também são valiosas quando as pessoas fazem pesquisas gerais para encontrar informações sobre um assunto específico. Nesse sentido, as hashtags de conteúdo melhoram o SEO do seu post e fazem com que as suas atualizações sejam vistas por pessoas que estão para além do seu círculo de clientes.

Dica: Se decidir usar uma hashtag longa, coloque em maiúscula a primeira letra de cada palavra para evitar confundir o público.

Por exemplo: O restaurante Domino’s usa os ingredientes da pizza como as suas hashtags e, em seguida, pergunta ao público sobre as suas preferências para os envolver na discussão.

hashtag-conteúdo


Tags de tendência de nicho

Estas são hashtags muito específicas que às vezes podem ser bastante incomuns. Mas, ao usar uma boa hashtag de nicho, pode ter uma segmentação melhor e fazer com que o seu post seja visto por pessoas com gostos mais parecidos. Como essas hashtags não são usadas por muitas pessoas, também são menos competitivas e tem mais hipóteses de aparecer em posições mais altas nas pesquisas. Algumas categorias populares de hashtags de nichos são: hashtags de produto, hashtags de estilo de vida, hashtags de evento e hashtags de localização.

Dica: Certifique-se que verifica a configuração nas suas contas das redes social, os seus posts devem ser abertos ao público e não apenas para os seus seguidores!

Por exemplo: A Ferrari usou aqui #VintageCar para mostrar os seus modelos clássicos, alcançando assim tipos específicos de pessoas com esta hashtag.

tag-nicho-ferrari


Hashtags de call-to-action (CTA)

Incentive a comunidade online a realizar uma ação específica envolvendo a sua marca. É um conceito tradicional de marketing aplicado às redes sociais. Quando uma hashtag do CTA funciona bem, verá postagens em plataformas sociais a envolver pessoas que tomam as medidas adequadas. As pessoas gostam de ter um sentimento de participação, publicando com uma certa hashtag.

Dica: Não tente uma ação que é quase impossível! Muito provavelmente não estará a envolver o seu público e também não repetirá a mesma hashtag várias vezes no mesmo post.

Por exemplo: A Coca-Cola usou o CTA de uma maneira realmente eficaz com a sua campanha #ShareACoke (partilhe uma Coca-Cola).

coca-cta-tag


Outros usos

  • Mudando o foco da conversa: Geralmente, quando há negatividade numa marca, para ela recuperar, pode ser uma boa ideia mudar o foco da conversa usando hashtags. As hashtags positivas devem ajudar a reverter uma conversa e transformá-la numa conversa positiva ao longo do tempo.

  • Construindo uma comunidade: Muito útil para criar uma marca e criar boas relações públicas, as hashtags de construção da comunidade podem ser usadas para incentivar as pessoas a unirem-se para alcançar um bem maior dentro de uma comunidade ou para evidenciar problemas específicos enfrentados por uma comunidade.