Como usar hashtags para fazer o marketing da sua empresa

A estratégia de hashtags é essencial para se destacar nas redes sociais e começar a interagir com as pessoas. Vamos ver os princípios do marketing de hashtag. Hashtags podem aumentar o alcance de seu conteúdo, ampliar a sua marca, ajudar a segmentar o seu mercado, melhorar o seu SEO e muito mais.

Como usar hashtags para fazer o marketing da sua empresa

Seja a representar um movimento com #metoo ou uma mensagem para as pessoas para provocar mudanças como #YesWeCan, o poder das hashtags é inegável! E nos dias de hoje as hashtags estão por toda a parte; vemo-las no Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook e várias outras plataformas.

hashtag

E a questão com as hashtags é que não há limitações para as usar, qualquer um pode criar as suas próprias hashtags, e elas vêm em vários formatos. Então, isso significa que o mundo das hashtags é caótico?

Bem, não exatamente. Mesmo neste mundo aparentemente caótico há certos princípios que se pode seguir para fazer uma melhor utilização das hashtags, ter um objetivo definido para cada uma delas e desenvolver uma estratégia para executá-las e geri-las.


Consciência da marca

A sua própria hashtag pode ser um slogan para o seu produto/serviço ou até mesmo apenas o nome da sua empresa.

Tem que ser cativante e criativa para que as pessoas também possam participar e usá-la!

As hashtags podem definir a sua empresa nas redes sociais, pois funcionam como a sua frase mais emblemática.

O objetivo desta hashtag é criar um envolvimento do utilizador que leve ao reconhecimento da marca para a sua empresa.

Dica: Evite hashtags longas e complicadas.

Devem ser algo que quer que as pessoas se lembrem, então, seja simples! Para além disso, faça alguma pesquisa, verifique se a hashtag já não está a ser usada.

Por exemplo: Se você é um retalhista de joias de luxo, use algo como #Designsdejoias. Não use #nóstemososmelhoresdesignsdejoias. Um ótimo exemplo de como usar uma hashtag é o da Nike, que usa uma simples #justdoit nos seus posts.

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Filtre resultados da pesquisa

As pesquisas nas redes sociais incorporam hashtags, na maioria dos casos, quando uma pesquisa é feita, uma hashtag correspondente é exibida.

Na verdade, algumas pessoas acreditam que as hashtags são o futuro dos algoritmos de pesquisa.

Na imagem abaixo pode ver como as hashtags são mostradas no Twitter, Instagram e LinkedIn.

Uma coisa boa sobre aparecer nos resultados de pesquisa para hashtags é que se está a conectar com o público relevante, já interessado no seu produto/serviço.

Dica: Evite marcar cada palavra nos seus posts; #não#use#hashtag#a#cada#palavra#de#sua#postagem. Muitas hashtags fazem com que os seus posts pareçam pouco atraentes e difíceis de ler.

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Hashtags de campanha

Hashtags de campanha têm-se tornado recentemente o uso mais comum de hashtags.

Neste tipo de hashtag, está apenas a anunciar uma determinada campanha, geralmente no curto prazo.

Uma palavra ou frase que faz uma promoção cativante e única.

Às vezes, pode ser uma boa ideia fazer um concurso para começar um burburinho e fazer com que o público interaja consigo.

Dica: Embora seja possível atingir várias metas numa campanha de marketing nas redes sociais, seria melhor usar uma única meta por campanha. Um objetivo bem delimitado também o ajudará a criar as melhores hashtags.

Por exemplo: A marca Lay’s acertou em cheio ao fazer uma campanha #DoUsAFlavor (Faça-me um sabor) para lançar um novo sabor de salgadinho.

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Hashtags de tendência

Para participar em conversas de tendência (Trendjacking), use hashtags de tendência.

As pessoas estão sempre a observar as tendências de hashtags, portanto, se as estiver a usar, há uma boa possibilidade do seu post ser visto por um grupo maior que os seus contactos e seguidores.

Certas hashtags são usadas todos os anos, como #Halloween, #diadosnamorados, #feliznatal, #felizanonovo e assim por diante.

Dica: Uma boa maneira de criar hashtags criativas e divertidas para essas ocasiões é planear com antecedência! Para além disto, lembre-se de ser relevante! Se a sua marca não se encaixa com uma determinada hashtag, não a force!

Por exemplo: Dunkin’ Donuts criou uma boa maneira de participar da discussão sobre o casamento real.

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Hashtags de conteúdo

Estas são as hashtags relevantes para o conteúdo que está a ser publicado, não precisam de definir a sua empresa, a sua campanha ou até mesmo a sua tendência.

Só precisam de se encaixar bem no post que está a fazer, aumentando a atratividade do conteúdo.

As hashtags de conteúdo também são valiosas quando as pessoas fazem pesquisas gerais para encontrar informações sobre um assunto específico.

Nesse sentido, as hashtags de conteúdo melhoram o SEO do seu post e fazem com que as suas atualizações sejam vistas por pessoas que estão para além do seu círculo de clientes.

Dica: Se decidir usar uma hashtag longa, coloque em maiúscula a primeira letra de cada palavra para evitar confundir o público.

Por exemplo: O restaurante Domino’s usa os ingredientes da pizza como as suas hashtags e, em seguida, pergunta ao público sobre as suas preferências para os envolver na discussão.

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Tags de tendência de nicho

Estas são hashtags muito específicas que às vezes podem ser bastante incomuns.

Mas, ao usar uma boa hashtag de nicho, pode ter uma segmentação melhor e fazer com que o seu post seja visto por pessoas com gostos mais parecidos.

Como essas hashtags não são usadas por muitas pessoas, também são menos competitivas e tem mais hipóteses de aparecer em posições mais altas nas pesquisas.

Algumas categorias populares de hashtags de nichos são: hashtags de produto, hashtags de estilo de vida, hashtags de evento e hashtags de localização.

Dica: Certifique-se que verifica a configuração nas suas contas das redes social, os seus posts devem ser abertos ao público e não apenas para os seus seguidores!

Por exemplo: A Ferrari usou aqui #VintageCar para mostrar os seus modelos clássicos, alcançando assim tipos específicos de pessoas com esta hashtag.

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Hashtags de call-to-action (CTA)

Incentive a comunidade online a realizar uma ação específica envolvendo a sua marca.

É um conceito tradicional de marketing aplicado às redes sociais.

Quando uma hashtag do CTA funciona bem, verá postagens em plataformas sociais a envolver pessoas que tomam as medidas adequadas.

As pessoas gostam de ter um sentimento de participação, publicando com uma certa hashtag.

Dica: Não tente uma ação que é quase impossível! Muito provavelmente não estará a envolver o seu público e também não repetirá a mesma hashtag várias vezes no mesmo post.

Por exemplo: A Coca-Cola usou o CTA de uma maneira realmente eficaz com a sua campanha #ShareACoke (partilhe uma Coca-Cola).

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Outros usos

  • Mudando o foco da conversa: Geralmente, quando há negatividade numa marca, para ela recuperar, pode ser uma boa ideia mudar o foco da conversa usando hashtags. As hashtags positivas devem ajudar a reverter uma conversa e transformá-la numa conversa positiva ao longo do tempo.

  • Construindo uma comunidade: Muito útil para criar uma marca e criar boas relações públicas, as hashtags de construção da comunidade podem ser usadas para incentivar as pessoas a unirem-se para alcançar um bem maior dentro de uma comunidade ou para evidenciar problemas específicos enfrentados por uma comunidade.

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