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5 Formas de Renovar a Sua Marca e Porque o Deveria Fazer

Os seus consumidores mudam ao longo do tempo e a sua marca deveria evoluir com eles. No entanto, não necessita de alterar completamente a sua marca para se manter atualizado e relevante com o seu público-alvo. Em vez disso, a sua marca de comércio eletrónico pode precisar simplesmente de ser atualizada.

Stephen Peate Diretor Criativo que trabalhou com a HBO e a Volvo, explica a diferença entre os dois conceitos:

“Enquanto uma atualização de marca é como dar à sua empresa uma nova pintura, um novo visual e um novo logo chique, uma ‘alteração de marca’ (rebranding) trata-se de mandar abaixo tudo o que construiu e começar do zero. Por outras palavras, uma é muito mais dramática que a outra.”

Isto significa que dá muito menos trabalho fazer uma atualização, apesar de apresentar uma cara nova para os clientes. Use estas ideias como ponto de partida para decidir que área da sua marca precisa de ser atualizada e como o fazer acontecer.


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A imagem da marca é crucial para qualquer negócio, especialmente no espaço concorrido do comércio eletrónico, onde provavelmente competirá com muitos revendedores que comercializam os mesmos produtos.

O seu logo é uma das primeiras impressões que um potencial cliente tem da sua marca, explica Elizabeth Smithson, da Branding Mag. Ela diz:

“O logo é o elemento mais importante da imagem de marca, especialmente no que a isso (reconhecimento) diz respeito, pois é essencialmente a face da empresa. É por isso que o design de um logotipo profissional deve ser poderoso e fácil de memorizar, para causar impressão à primeira vista.”

Isto faz com que o seu logo seja uma ótima área para se centrar ao atualizar a sua marca. A Hook Agency partilha exemplos de formas como algumas das empresas mais famosas por todo o mundo refrescaram os seus logos.

Poderá notar, em cada exemplo, que cada marca fez pequenas alterações para manter os seus logos modernos e elegantes, não deixando de ser reconhecíveis.


Refresque a Imagética das Suas Redes Sociais

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Fonte da Imagem: Coke Cola

Está a ligar-se a centenas, milhares de potenciais novos clientes nas redes sociais, todos os dias. Manter a sua presença fresca e ativa é crucial para aproveitar ao máximo esta oportunidade.

Ao atualizar a sua marca, considere como pode atualizar a imagética das suas redes sociais para serem atuais e atraentes para o seu cliente ideal, ao mesmo tempo que mantém a identidade da marca.

Dustin Hodgson, designer chefe da MyCreativeShop, sugere criar diretrizes visuais para a marca - se já não as tiver.

Um conjunto de diretrizes servem de mapa para a sua atualização, ao mesmo tempo que mantém a imagem da marca, tal como a conhece. Hogson diz que as diretrizes visuais da sua marca devem incluir:

  • Palete de cores

  • Fontes

  • Formatação e disposição

  • Logo

O apelo visual é especialmente importante para marcas de comércio online, que tentam vender um estilo de vida ou experiência, para além dos seus produtos.

Mantenha as suas diretrizes em mente ao criar novos gráficos para sites como o Pinterest e o Instagram, assim como durante sessões fotográficas de produtos, para garantir que a sua imagética remete para a sua marca, de forma poderosa e eficiente.


Remodele o seu Website

Apesar de, por vezes, ser necessária uma remodelação completa, muito frequentemente, como pode ver no exemplo abaixo da Toyota, não é necessária!

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Fonte da Imagem: midascreative

Em vez de gastar tempo e dinheiro numa mudança total de marca, centre-se numa atualização de marca - que, frequentemente, é menos intensiva e permite uma atualização rápida, sem os mesmos custos.

Considere pequenas mudanças que possa fazer que reflitam as necessidades e os desejos dos seus clientes atuais. Por exemplo, pequenas alterações ao processo de checkout, ou adicionar novas funcionalidades para visualizar produtos.

Algumas ideias que partilhei recentemente com MyTotalRetail para atualizar o seu site:

  • Apresentações e funcionalidades: Atualize imagens dos seus produtos mais populares; melhor ainda, adicione vídeos que proporcionem uma visão a 360 graus do artigo.

  • Otimize o checkout: Existem formas de reduzir o número de passos no seu processo de checkout? Execute testes A/B nesta página como parte do processo de atualização.

  • Aumente a velocidade do site: Não é apenas importante para a SEO (Otimização de Motor de Busca), como também é crítico para os clientes. Se o seu site for lento, eles irão a outro lado.

  • Jogue com novas táticas de desconto: Talvez uma parte da atualização da sua marca seja uma nova forma de oferecer descontos aos compradores; com base no tamanho do carrinho ou número de vezes que um cliente já lhe comprou algo.

  • Instale bots de chat: Os consumidores exigem mais atenção. Mostre-lhes que a atualização da sua marca tem como objetivo as suas necessidades, ao instalar e testar bots de chat.


Pense Melhor nas Suas Mensagens

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Fonte da Imagem: SEJ

As suas mensagens são a forma de se ligar ao seu público. O que diz e a forma como o diz são o que ditará se os seus clientes sentem uma ligação emocional à sua marca. Isto, por sua vez, dita se se tornam clientes leais. Na realidade, em muitos casos, as decisões de compra são feitas com base em emoções.

"Foi estudado vezes sem conta; Testes por fMRI mostraram que quando os sujeitos avaliam produtos ou marcas, os seus sistemas límbicos (que dão origem aos nossos sentimentos, memória e julgamentos de valor) acendem-se, enquanto os centros de análise e processamento de dados dos seus cérebros ficam, em grande parte, por estimular. Por outras palavras, a maioria das decisões de compra que as pessoas tomam são emocionais, não práticas," explica Dan Baum, especialista em marketing e meios de comunicação da Impact.

A imagética é importante, mas o que diz, e como isso se liga com o seu público-alvo, é fulcral para incentivar a criação de uma ligação emocional que encoraje os clientes a comprar. Ao atualizar as suas mensagens, use as seguintes diretrizes para entender como o seu público-alvo funciona.

  • Veja os hábitos de compra passados; Do que gostam?

  • Do que gostam de falar? O que os deixa felizes e furiosos? Que tom de voz será mais apelador para este público-alvo?

  • Sarcástico e atrevido, ou sério e educacional? Qual o maior desafio dos seus clientes? Como é que a suas mensagens podem transmitir que entende esse desafio?

Estas mensagens passarão depois em publicações nas redes sociais, publicações em blogs, campanhas de marketing e textos no seu site - em qualquer local em que se dirija a potenciais clientes.


Refina e Reestruture os Seus Produtos

Se passou por um período de crescimento extensivo, pode ter "crescido demasiado" para a categoria do seu produto inicial. Algumas marcas de comércio eletrónico ramificam para novas linhas de produto, mas, a dado ponto, é importante pensar no que são esses produtos e como se enquadram todos na mesma marca.

Tracy Lloyd, da Emotive Brand, chama a isto "Reenquadramento por Categoria" e explica: "A sua marca tem de se encaixar na estrutura de uma categoria de marca que as pessoas entendam e com a qual se relacionem, de forma a "compreenderem" realmente a sua marca... Escolher a categoria correta ou definir uma nova é crucial para posicionar a sua marca de uma forma que enquadre o seu valor e que o torne relevante para os seus clientes."

Este processo adiciona clareza à sua marca e aos seus clientes, o que os "ajuda a clarificar e definir as perceções, sentimentos e atitudes acerca da sua marca," diz Lloyd. Se cresceu bastante nos últimos anos, esta deve ser uma área importante da sua atualização, acima de tudo o resto.

Se houver confusão acerca de quem é e o que vende, tudo o resto cairá por terra.