Sua loja é criada, os produtos estão lá, seu design é impecável, você cria conteúdo em redes sociais, mas por algum motivo ninguém vem à sua loja. Os motivos podem ser muitos, mas neste artigo falamos sobre a otimização que você pode fazer nas redes sociais para torná-las um dos seus principais canais de vendas.

O número de pessoas que usam redes sociais está aumentando como parte de suas vidas diárias e muitos preferem interagir, além de seus amigos, com marcas nessas novas mídias sociais digitais. É por isso que as redes sociais se tornaram uma opção que traz grandes vantagens para as empresas que pensam em promover um produto ou loja online e pode ser a maneira de obter os primeiros clientes de forma rápida e econômica.

Vender com seu laptop

SEO Social, uma estratégia relativamente nova.

Esta é uma tendência relativamente nova, dado o crescimento das mídias sociais e a adaptação dos mecanismos de busca para incorporar as informações criadas nesses portais em seus resultados de pesquisa. O SEO social contempla a fusão do posicionamento web e das mídias sociais, ou seja, a criação de conteúdo otimizado em redes sociais para que você seja encontrado pelos sites de busca e indicado nos resultados de pesquisa. Portanto, isso consiste em usar o potencial das redes sociais para melhorar o posicionamento da sua loja online, aplicando técnicas de SEO. Levando em consideração um estudo de Search Metrics, podemos observar que, dentre os principais fatores que são levados em consideração para o posicionamento dos resultados da pesquisa, os primeiros estão diretamente relacionados ao SEO Social, sendo o Google + o mais importante (faz sentido considerando que o Google é o mecanismo de pesquisa mais importante):

Vantagens desta estratégia.

Graças às recentes atualizações do Google e ao seu novo compromisso com conteúdo e redes sociais de qualidade, podemos dizer que algumas das vantagens da realização de SEO social são:

Vendas melhoradas: Assim como uma boa estratégia de marketing de conteúdo fará com que mais pessoas visitem seu site, ela também trará interações sociais (Retweets, menções, Likes, +1, etc.) e sua relevância nas redes sociais também aumenta, fazendo com que as pessoas sigam seus perfis e visualizem o que você compartilha (notícias, ofertas, novos produtos, etc.), o que oferece mais oportunidades de vendas

Melhore sua reputação nas redes sociais: Ter um perfil otimizado e em sincronia com o seu site cria mais confiança para seus clientes, dando uma imagem mais profissional e atual.

Relevância nos sites de busca: Todo o tráfego e relevância social adicionais se traduz em um aumento na visibilidade e autoridade do site no Google, Bing e outros motores de busca

Aqui está uma série de dicas que lhe permitirão melhorar seu posicionamento do mecanismo de busca orgânico pela otimização de SEO nas redes sociais:

Escolha cuidadosamente quais redes sociais usar, conheça o "Perfil de Comprador".

Muitos empresários pensam que, se você tiver um negócio online, você deve estar em todas as redes sociais, mas isso não é verdade. A primeira coisa que você tem a fazer é reconhecer quem são seus clientes, onde eles vivem, como é sua vida diária, quantos anos eles têm, e assim por diante. Então, com esse "Perfil de comprador" que você criou, você pode identificar as principais redes sociais que você deve usar. Lembre-se sempre de usar as redes sociais necessárias, porque cada uma exige uma abordagem diferente que nem todas podem dar na forma correta se o esforço for diluído em pequenas redes transcendentais para seu cliente.

Otimize seu conteúdo e também as imagens.

Realize uma revisão dos seus perfis criados nas redes sociais, otimize as descrições da mesma forma que você otimize seu conteúdo para SEO, adicione palavras-chave e esteja ciente da forma como as inclui, obviamente, sem copiar, porque isso afetará seu resultado nas buscas.

Outro aspecto importante são as imagens. Muitas lojas online tendem a usar as mesmas fotos de sua loja nas redes sociais e não sabem que cada rede social ocupa um tamanho específico. Neste link, você pode baixar um infográfico que compreende todos os tamanhos de imagens para diferentes redes sociais que podem ser relevantes para você Infográfico

Botões de redes sociais na sua loja online.

Isso é mais comum, mas ainda precisa ser feito. Adicione botões para que o conteúdo que você crie e os produtos que você crie possam ser facilmente compartilhados pelos visitantes, além de monitorar sua operação correta constantemente, uma vez que atualizações são comuns.

Mantenha as contas dinâmicas e sempre no seu estilo.

Mostre conteúdo de qualidade, de acordo com o que sua marca e estilo desejam expressar. Não abuse demais dos descontos e promoções nas redes sociais, as pessoas não querem ver isso o dia todo, a menos que você seja uma página de indexação de cupons. O Google recompensa o conteúdo que teve maior importância nas redes sociais, portanto, não se esqueça de que o conteúdo que você compartilha deve ser otimizado para o SEO.

Não se esqueça, embora seja importante usar redes sociais para mostrar seus produtos, serviços, marca e outros atributos de sua empresa, você sempre deve considerar que o que você compartilha nas redes sociais agora mais do que nunca tem significância nos resultados de pesquisas em Google e outros sites de busca. Os sites de busca são a principal fonte de vendas para lojas online, por isso, se você melhorar seu SEO nas redes sociais, você melhorará seus resultados de pesquisa e, portanto, melhorará as vendas, eu prometo!