Como vimos em vários artigos, SEO é um processo essencial em qualquer loja online que queira receber visitantes através dos sites de busca. Se tentarmos dividir o SEO nas diferentes atividades que podemos implementar, podemos separá-lo em dois grandes grupos: ações na página e ações fora da página. O primeiro, como o nome diz, consiste em todas as atividades relacionadas à otimização das páginas da loja online, melhoria de títulos, descrições, etc., que podem gerar visitas, enquanto a segunda está relacionada a todas as atividades fora da loja que pode fornecer tráfego para o portal. Neste segundo grupo é onde os links para sua loja - backlinks - entram em efeito, e neste artigo falaremos sobre a importância dos links para sua loja e sobre como gerá-los.

Falando de forma simples, os links para sua loja são links diretos para seu e-commerce a partir de diferentes páginas, seja porque estão falando sobre sua loja ou simplesmente porque alguém colocou seu link porque você fez um bom trabalho. O SEO ajuda a aumentar o seu site nos sites de busca e, se falamos de backlinks, estes ajudarão os sites de busca a classificar melhor sua loja e também gerar tráfego direto de outras páginas.

O ato de obter links de outros sites é chamado de "link building" e é uma parte importante de uma estratégia de SEO que todas as lojas online devem implementar. Aqui estão alguns esclarecimentos sobre esses tipos de links que irão ajudá-lo a implementá-los de forma eficaz e rápida.

Google em um Laptop

Os links para sua loja são importantes, mas nem todos os links têm o mesmo valor na Internet. Um link que vem da BBC terá muito mais importância para os sites de busca que um link proveniente de um blog que cria pouco conteúdo. Portanto, enquanto você precisa de tantos backlinks quanto possível, é melhor redefinir esse objetivo e dizer que você precisa de tantos bons backlinks quanto possível.

Alguns dos elementos-chave para determinar o valor de um link para sua loja são:

Backlinks de sites de alto tráfego e altamente importantes são muito mais importantes do que aqueles provenientes de pequenos sites Novos links para sua loja são muito mais relevantes do que aqueles que aparecem nos sites onde você já foi mencionado anteriormente Se uma página tiver muitos links, cada um terá um valor relativo menor do que uma página onde não há muitos backlinks Se você quiser saber mais sobre a autoridade da sua loja online e o impacto que um link de um site externo pode ter, verifique Verificador da autoridade do site. Esta ferramenta lhe dará métricas interessantes para o seu site e você pode até mesmo compará-lo com outros na mesma indústria

Sempre dê privilégio a ter links de qualidade para sua loja. O pior que você pode fazer é comprar links em páginas de baixa reputação, porque de alguma forma, se você tentar manipular o sistema, o Google ou outros mecanismos de pesquisa saberão. Os backlinks são formas para os sites de busca validarem que sua loja online está fazendo um bom trabalho, que há pessoas que o recomendam, então eles estão sempre aperfeiçoando seus métodos para decidir qual link é real e qual não é.

  1. Crie conteúdo que as pessoas queiram compartilhar: No marketing de conteúdo, isso significa criar qualquer tipo de conteúdo que seja útil para um público que, por sua qualidade, será compartilhado em sua rede. Isso também se aplica a blogs que acham seu conteúdo e desejam compartilhá-lo com seu público.

  2. Comunicados de imprensa: prepare os comunicados de imprensa que você pode enviar para diferentes mídias falando sobre seus produtos, lançamentos ou funcionalidades de sua loja, bem, embora nem todos escrevam sobre isso, se você estiver relatando algo relevante, alguém escreverá sobre você.

  3. backlink do seu fornecedor: esta técnica é muito útil e muitos não a realizam corretamente. Se você tem um fornecedor que possui um site, envie as informações sobre sua loja online para colocar um backlink na seção de parceiros ou vendedores. Geralmente, essas páginas têm muitas visitas, o que aumentará a qualidade do link para sua loja.

  4. Escreva artigos como autor convidado: Se você sabe muito sobre um assunto relacionado ao e-commerce ou relacionado a seus produtos, ofereça-se para escrever artigos em blogs ou revistas online, e desta forma, você pode incorporar links para sua loja, já que você pode ocupar isso como uma história de sucesso pelo tema que você está falando. Simples, não é?

  5. Há pessoas que podem escrever sobre seus produtos: Uma maneira muito comum de gerar backlinks, mas que muitas vezes não é fácil de alcançar. Se você tem contatos em jornais, blogs ou revistas online relevantes, peça a um autor para escrever sobre seus produtos ou sua loja online. Tenha um arquivo pronto com todas as informações que ele ou ela possam precisar para escrever seu artigo.

Para começar, você quer se familiarizar com os blogs em seu nicho e verificar sua relevância e alcance. Por algum tempo, conhecer os autores e como eles escrevem suas postagens e conseguem permanecer visíveis.