Support Center

Como sincronizar o Facebook e o Instagram com a sua Loja online

Criar uma loja de e-commerce com a Jumpseller é o primeiro passo para começar a publicar os seus produtos na Internet.

O passo seguinte consiste em associar canais de venda à sua loja para apresentar os seus produtos ou serviços em Marketplaces, Redes sociais e outras plataformas importantes.

Neste artigo, explicamos como associar a sua loja ao canal de vendas do Facebook e Instagram e Como identificar os seus produtos no Instagram.

Benefícios do canal de vendas do Facebook e Instagram

Com este canal de vendas, pode tirar proveito das seguintes funcionalidades:

  • Vender facilmente no Facebook e Instagram

    Vender os produtos a partir da sua loja online nestas plataformas sem ter de os carregar manualmente. Sincroniza automaticamente o seu catálogo a partir da sua loja com o Facebook e Instagram.

  • Análise comportamental dos seus clientes

    A Meta fornece ferramentas para medir e estudar as movimentações dos seus clientes na sua loja para ajudar a definir e criar campanhas de publicidade e melhorar o processo de compra para os seus clientes.

  • Publicidade no Facebook e Instagram

    Já reparou que às vezes parece que o Facebook ou Instagram leem os seus pensamentos ao apresentar anúncios de produtos que pesquisou online? Isto pode ser alcançado através de campanhas publicitárias direcionadas a clientes que visitaram os seus produtos. Com um píxel da Meta e a sincronização dos seus produtos, isto também é possível.


Como configurar o canal de vendas do Facebook e Instagram

Nota: só precisa de uma conta do Facebook, não há passos pré-requisitados. Tudo o que precisa para começar será criado durante o processo de instalação..

  1. No seu painel de administração, clique em “Canais de venda” > “Facebook & Instagram” > Instalar App

    painel administração


    instalar app
  2. Assim quer tiver autorizado a instalação, pode configurar a sua conta de administrador do Facebook.

    configurar conta facebook
  3. Inicie sessão na conta do Facebook associada ao seu negócio se ainda não o tiver feito. Clique em “Continuar” duas vezes e entrará no passo seguinte.

    setup facebook account
  4. Para utilizar o canal de vendas, tem de ter uma conta no Gestor de Negócios da Meta. Pode criar uma neste passo ou utilizar uma conta existente.

    setup facebook account


    setup facebook account
  5. Assim que tiver selecionado a sua conta do gestor de negócios, pode associá-la a uma Página do Facebook. Mais uma vez, tem a opção de criar uma página ou selecionar uma que já está associada à sua conta do Facebook.

    setup facebook account
  6. Adicione o seu perfil de Instagram para também poder sincronizar os seus produtos com o mesmo. Se não tiver nenhum perfil de Instagram disponível, clique em Adicionar perfil ou Skip connecting to Instagram.

    setup facebook account
  7. Em seguida, tem de selecionar um catálogo. De forma semelhante aos passos anteriores, tem a opção de criar um catálogo ou selecionar um existente.

    setup facebook account
  8. Em seguida, terá de associar uma Conta de anúncios, criando uma nova ou associando a uma existente.

    setup facebook account

    Nota: o Facebook tem um limite de número de Contas de anúncios que podem ser associadas a uma conta do gestor de negócios. Se tiver várias Contas de anúncios que pretende utilizar com a mesma conta do Facebook Business, entre em contacto com o suporte do Facebook.

  9. Por fim, deve selecionar um Píxel do Meta, que também pode ser associado ou criado neste passo.

    setup facebook account
  10. Depois de ter criado e selecionado todas as contas relevantes, clique em Continuar e aguarde a finalização do processo. Assim que estiver finalizado, clique em Seguinte e Concluído, a menos que pretenda criar de imediato um anúncio.

    setup facebook account


    setup facebook account


    setup facebook account
  11. Está pronto. Será redirecionado para a página de gestão de catálogos.

    setup facebook account

Sincronizar produtos após a configuração

  1. Para adicionar um produto individual a partir da sua loja ao catálogo do Facebook, selecione-o.

    setup facebook account
  2. Clique em Sincronizar tudo para sincronizar todos os seus produtos com o catálogo do Facebook.

    setup facebook account

    Nota: por predefinição, qualquer produto relacionado ou atualizado na Jumpseller, com o estado Disponível, será criado/sincronizado com o seu Catálogo do Facebook.

  3. Clique no botão Catálogo do Facebook para ver todos os produtos que sincronizou a partir da sua loja. Se clicar num produto, também pode ver os seus detalhes.

    setup facebook account


    setup facebook account
  4. De volta ao painel Facebook & Instagram, no menu do canto superior direito, pode aceder ao Meta Business Suite.

    setup facebook account


    setup facebook account
  5. Se clicar em Definições, pode voltar ao menu principal. Aqui, terá a opção de repor a aplicação se tiver de alterar a sua conta ou as definições iniciais. E está feito, a sua loja está agora associada ao Facebook!

    setup facebook account


    setup facebook account

Como identificar produtos no Instagram

Todos conhecemos a popularidade do Instagram. Com fotos e vídeos como o seu principal tipo de conteúdo, tende a crescer como o centro do e-commerce, especialmente com o investimento contínuo na secção Lojas.

Um dos principais motivos por trás deste crescimento é a funcionalidade “Identificar produtos”, que permite aos comerciantes adicionar uma identificação de produto às suas publicações, para que os clientes possam clicar nas mesmas para ver o produto e comprá-lo.

setup facebook account

Também pode ter vídeos com Produtos identificados que terão o preço do produto, a descrição do produto e um link. Este link encaminhará os visitantes para uma nova secção ou site, onde podem realizar uma compra do produto.

Requisitos

Antes de começar a seguir os passos para poder identificar produtos no Instagram, tem de cumprir os seguintes requisitos:

  • Atualizar o Instagram para a versão mais recente;
  • O seu Instagram deve ser uma conta comercial.

Nota: caso tenha ignorado a associação a uma conta do Instagram durante a configuração da App do Facebook & Instagram, pode fazê-lo manualmente ao seguir a penúltima secção deste guia.

Criar uma loja do Instagram

  1. Aceda às Definições do negócio da Meta (certifique-se de que tem a conta de negócio certa selecionada) e clique em Fonte de dados > Catálogo. Copie o ID do catálogo que pretende associar à sua loja do Instagram e clique em “Abrir no Gestor de Comércio”.

    setup facebook account


    setup facebook account
  2. Aceda à secção Lojas e clique em Acede às lojas para iniciar o processo de criação da loja.

    setup facebook account
  3. A primeira página apresenta o conceito de Lojas do Facebook e Instagram. Clique em Seguinte. Se já tiver uma página do Facebook ou conta do Instagram associada, a maioria dos passos abaixo já estará preenchida. Caso não esteja:

    • Selecione Finalizar o pagamento noutro site.
    setup facebook account
    • Selecione uma página e/ou conta do Instagram que tenha associado à sua conta comercial.
    setup facebook account
    • Cole o ID do catálogo de produtos que copiou no passo 4 para associá-los às lojas.
    setup facebook account
    • Selecione os países para os quais pretende efetuar envios.
    setup facebook account
    • Por fim, marque a caixa e clique em Terminar configuração.
    setup facebook account

Assim que as submeter, o Facebook e o Instagram levarão alguns dias a rever as informações da sua loja antes de as mesmas serem aprovadas.

Se a sua loja for apresentada como “não aprovada”, o Facebook pode fornecer os motivos pelos quais não foi aprovada e como pode corrigir a situação. Consulte as nossas Perguntas frequentes para obter ajuda sobre como verificar o seu domínio e outros problemas.

Assim que for aprovada, aceda a Definições > Ativos do negócio > Instagram, clique em Editar, selecione Visível e Guardar.

setup facebook account


setup facebook account

A sua conta do Instagram irá agora mostrar a loja que criou e o catálogo associado.

Nota: se não encontrar a opção de compras nas definições do Instagram, é provável que a sua conta esteja sob revisão ou ainda não tenha sido aprovada para vender no Instagram.

Associar manualmente a conta do Instagram à Conta de negócios do Meta

  1. Aceda às Definições do negócio na Página do Gestor de Negócios do Facebook e clique em “Contas > Contas do Instagram”.

    setup facebook account
  2. Aceda a Comércio no Meta Business Suite e selecione a conta comercial à qual pretende associar um catálogo.

    setup facebook account


    setup facebook account
  3. Clique no ícone Definições do negócio e, na secção das contas, clique em Contas do Instagram e Adicionar. Anote os detalhes da sua conta do Instagram para associar à sua conta comercial. Está pronto.

    setup facebook account


    setup facebook account

Identificar um produto numa publicação no Instagram

  1. Crie uma publicação nova.

  2. Click “Marcar produtos

    Toque na imagem, pesquise e selecione o produto do seu catálogo. Publique e está feito.

    Eis o aspeto para um utilizador normal no Instagram:

Pode identificar produtos em publicações novas e existentes no seu perfil comercial do Instagram. Pode identificar até 5 produtos por publicações de imagem única ou 20 produtos em publicações com várias imagens.

Importante: pode editar ou eliminar produtos que tenha identificado em publicações de imagem única, mas, para publicações com várias imagens, não é possível editar ou eliminar produtos identificados após a publicação.

Se eliminar um produto da loja do Facebook ou do catálogo de produtos associados ao seu perfil comercial, o marcador associado será removido de qualquer publicação na qual o produto tenha sido identificado. Também perderá as estatísticas sobre o marcador associado que tiver sido eliminado.

As informações de produtos nos marcadores e na página de detalhes dos produtos apresentarão a unidade de moeda e o idioma do seu catálogo a um público global.

É recomendado que utilize as Estatísticas no seu Perfil comercial para compreender o seu público e utilizar o catálogo que contém a moeda e o idioma mais relevante para o seu público.

Para pré-visualizar publicações ou guardar um rascunho de uma publicação, clique em Pré-visualizar produtos marcados ou Guardar rascunho na página que lhe permite adicionar uma legenda à sua publicação por baixo de Identificar pessoas e Identificar produtos.

Perguntas frequentes

Como posso associar/anular a associação da minha conta do Instagram ao meu perfil do Facebook?

Siga os passos descritos na página Ajuda do Instagram para anular a associação. Para associar, deve ser fazê-lo através da Configuração de canais de venda do Facebook & Instagram.

Como posso verificar um domínio no Facebook?

Para verificar a propriedade de um domínio encontrado na Jumpseller, aceda a https://business.facebook.com/settings/owned-domains/ e selecione na lista de opções de verificação Atualizar o registo DNS TXT com o teu registador de domínios.

O Facebook irá indicar um registo DNS do tipo TXT no passo 2, semelhante o seguinte:

facebook-domain-verification=xxxxxxxxxxxxxxx

setup facebook account

Deve seguir este procedimento:

  1. Aceda ao Painel de Administração > Definições > Domínios.

    setup facebook account
  2. Selecione o domínio e desça até à secção Configuração DNS avançada.

  3. Crie uma nova entrada. O Nome tem de estar em branco, o Registo tem de ser TXT e o conteúdo tem de ser o código do Facebook que copiou na Página do Facebook.

    setup facebook account
  4. Guarde as alterações, volte à página do Facebook e clique em “Verificar domínio”. O Facebook pode levar alguns minutos a reconhecer as alterações de DNS.

Não consigo configurar a aplicação do Facebook

Certifique-se de que desativa bloqueadores de anúncios no seu browser e ative a opção para guardar e ler cookies no seu browser, enquanto configura a aplicação do Facebook.

O meu Píxel da Meta apresenta alguns erros ou não funciona corretamente

Enviamos todos os eventos padrão do Facebook automaticamente após a configuração do canal de vendas. Esteja ciente de que, embora estejamos constantemente a monitorizar e melhorar o sistema, não podemos garantir uma exatidão total dos eventos. Contudo, se algo for importante para si ou se um erro se destacar, não hesite em abrir um pedido no nosso suporte.

Por que motivo a secção das lojas não é apresentada na minha Página do Facebook?

Verifique se alguma informação é apresentada no Comércio do Facebook. Pode não ter sido aprovado pela respetiva equipa de revisão. Contacte o Suporte do Facebook Business para obter informações sobre os passos seguintes. Também pode consultar os Termos e Políticas de Comerciante do Facebook.

Por que motivos os meus produtos não são sincronizados com o Facebook ou não são apresentadas as imagens dos meus produtos?

O Facebook fornece algumas recomendações para a maior probabilidade de serem aprovados.

Existem requisitos relativos às imagens?

  1. É necessária, pelo menos, uma imagem para cada produto.
  2. Cada imagem deve ser do produto em si. Não pode ser uma representação gráfica (por exemplo, uma ilustração ou um ícone) do produto.
  3. Utilize imagens que:
    1. São fáceis de compreender e mostram todo o produto.
    2. Têm uma resolução de 1024 x 1024 ou superior.
    3. Têm um formato quadrado.
    4. Mostram o produto de perto.
    5. Têm fundos brancos.
    6. Captam o produto em situações da vida real.
  4. Não utilize imagens que contenham:
    1. Texto (por exemplo: calls-to-action, códigos promocionais).
    2. Conteúdo ofensivo (exemplo, nudez, linguagem explícita, violência).
    3. Material promocional ou publicidade.
    4. Marcas de água.
    5. Informações urgentes (por exemplo: reduções de preço por um período de tempo limitado).

Há requisitos específicos para as descrições dos produtos?

  1. Forneça apenas informações diretamente relacionadas com o produto.
  2. Seja compreensível (por exemplo, utilize frases curtas e/ou listas com marcas).
  3. Destaque funcionalidades únicas dos produtos.
  4. Utilize gramática e pontuação corretas.
  5. As suas descrições não devem ter:
    1. Números de telefone ou endereços de e-mail.
    2. Títulos longos.
    3. Pontuação excessiva.
    4. Todas as letras em maiúscula ou minúsculas.
    5. Spoilers de livros ou filmes.
    6. Ligações para sites externos.

Se precisar de ajuda, pode sempre entrar em contacto com a nossa equipa de suporte.

Comece a vender no Facebook Commerce com Jumpseller

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.