Como gerar renda extra: os melhores side hustles para 2023

Já ouviu falar em side hustle? Talvez o nome seja estranho, mas neste artigo vamos abordar tudo sobre esta atividade cada vez mais comum entre aqueles que querem fazer uma renda extra. Após a leitura você se sentirá mais confiante e incentivado a aderir a esta prática.

Como gerar renda extra: os melhores side hustles para 2023

Side Hustle, segundo o dicionário Cambridge, é um trabalho ou emprego pelo qual você é remunerado, em adição àquele seu trabalho ou emprego principal. Ou seja, um complemento à sua renda principal.

Apesar do nome complicado, o brasileiro já conhece essa atividade há muito tempo: poderíamos dizer que side hustle é aquele “extra” para fechar as contas do mês ou visando juntar dinheiro para um objetivo específico a médio ou longo prazo.

Além disso, side hustle pode significar um projeto pessoal que vai além das atividades do trabalho.

Já passou o tempo em que as pessoas eram treinadas para exercer um único ofício; nos dias de hoje, aqueles com multitalentos são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Ter um side hustle é uma tendência entre os profissionais que buscam explorar novas áreas e exercitar a criatividade.


Dentre as inúmeras vantagens de se ter um side hustle, podemos citar:

1. Maior liberdade criativa

Talvez você esteja em um emprego, o qual não lhe permite explorar toda a sua criatividade, inovações e ideias. Através do side hustle, você pode deixar a sua imaginação aflorar e trabalhar com algo com o qual se identifica, podendo ser alinhado com o seu trabalho principal ou totalmente diferente.

2. Renda extra

Conforme dito anteriormente, a renda extra é um grande atrativo para aqueles que decidem ter um side hustle. O custo de vida está cada vez mais caro e esse tipo de renda extra pode trazer um maior alívio financeiro.

3. Possibilidade de aprender outros conhecimentos

Muitas pessoas se sentem “presas” nos seus empregos ou trabalhos, e acabam descobrindo uma nova paixão, um novo hobbie, o qual muitas vezes se revela rentável.

O side hustle possibilita você a ir atrás de novos conhecimentos. Essa atividade pode dar tão certo, que algo que começou como extra, pode se tornar a sua principal fonte de renda!

Side Hustle

Confira abaixo 3 passos para você criar um side hustle:

1. Identifique áreas de seu interesse e habilidades

O primeiro passo é encontrar algo pelo qual você tenha muito interesse, paixão e vontade de realizar. O seu side hustle deve permitir com que você explore as suas habilidades, experiências e seus interesses para que essa forma de fazer uma renda extra obtenha o êxito tão almejado. Reservar um tempo de qualidade para analisar suas características, aquilo que você deseja e o tipo de side hustle ideal para você é uma das chaves para o sucesso.

2. Crie um plano de negócios com objetivos, metas e prazos

O segundo passo é tão importante, senão mais importante ainda que o primeiro. Enquanto no primeiro, você pode dar asas à sua imaginação e aos seus desejos, nessa fase da criação de um side hustle, você precisa ter os pés no chão para criar um plano de negócios.

Um plano de negócios eficaz requer planejamento, objetivos, metas e prazo.
Procure ter objetivos específicos, realistas e alcançáveis, pois eles ajudam a otimizar a gestão de projetos. Através desse planejamento, a motivação e o interesse pelo seu projeto se manterão vivas.

3. Faça uma pesquisa de mercado

Por fim, o terceiro passo é conhecer o mercado no qual você atuará. Uma pesquisa minuciosa sobre sua concorrência, pessoas e empresas que já atuam no ramo fará com que você saia na frente e identifique pontos fracos e fortes do negócio.

Uma forma de realizar essa pesquisa é através das redes sociais. Siga perfis relacionados, conheça as melhores práticas e o seu público. Por fim, a pesquisa de mercado não se encerra quando seu side hustle estiver em andamento.

É certo que você precisará se manter atualizado sempre sobre novas tendências, gosto do público e o que a sua concorrência tem feito de inovador. É um trabalho contínuo, mas que vai garantir aprimoramento e sucesso!

Work from home

Separamos também algumas opções de side hustles em alta no ano de 2023:

Inicie uma loja de comércio eletrônico - Se você tem um espírito empreendedor e quer ter o seu próprio negócio, a criação de uma loja virtual pode ser o ideal para você.

Sem as desvantagens de uma loja física, com a infotecnologia como sua aliada e o parceiro de solução de e-commerce certo, você pode atingir um público tão grande quanto a internet pode te fornecer.

A Jumpseller é esse parceiro ideal para a construção da sua loja online. Temos profissionais extremamente habilitados que vão te ajudar no passo a passo para a realização do seu sonho.

Outras opções de side hustle:

  1. Torne-se um influenciador – muitas pessoas conseguem gerar uma renda extra através de tutorial de maquiagem, dicas de filmes, livros e séries, mundo fitness, dentre outros. Pense em um assunto que você domine e gosta ou uma habilidade que te diferencia dos demais e use-os a seu favor.

  2. Faça parte do ensino online – a internet democratizou o empreendedorismo. Se você é versado em um determinado assunto e sabe como passar o seu conhecimento de forma didática, você pode dar aulas online e atender alunos de vários lugares do país ao mesmo tempo.

  3. Comece um blog – os blogs fizeram grande sucesso no início dos anos 2000, mas não se engane, o público para esse tipo de conteúdo ainda é muito grande. Se você tem essa veia escritora, um blog é um side hustle ideal para você.

  4. Torne-se um assistente virtual – assistente virtual é uma espécie de assistente que oferece assistência administrativa, técnica, criativa ou apenas assistência para clientes de maneira remota, ou seja, em home office.

  5. Crie um curso online – seguindo a mesma ideia do item 3 da lista, outra opção muito interessante é a criação de cursos online. Cursos de maquiagem para iniciantes, cursos de idiomas, cursos sobre marketing, enfim, as opções são as mais variadas. Criar um curso te dará a credibilidade necessária para chamar a atenção do público.

  6. Dropshipping - esta é uma outra maneira de vender online, na qual a loja que vende os produtos serve como intermediária entre os fornecedores (que detêm o estoque) e os compradores. Confira nosso artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre essa atividade que cresce cada vez mais no país.

Sell online

Bom, se você não encontrou o seu side hustle na lista acima, não se preocupe! Listamos acima apenas algumas das muitas atividades em alta no mercado. No entanto, muito mais que dicas, as práticas destacadas são para você se inspirar, refletir e encontrar um side hustle ideal.

Com entusiasmo, planejamento e a parceria certeira da Jumpseller, o seu side hustle vai trilhar o caminho do sucesso e vai aumentar sua renda!

Comece a vender connosco!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.