O Brasil lidera o mercado de comércio eletrônico na América Latina, com um público consumidor que gasta 17% de seu consumo privado pessoal em compras online, de acordo com a Americas Market Intelligence. (AMI), enquanto a média para a América Latina é de apenas 8%.
Segundo a análise da AMI, a previsão é que o mercado de comércio eletrônico do Brasil registre um crescimento de 22% entre 2021 e 2025, passando a marca de 340 bilhões de dólares.
De acordo com o Relatório Setores do E-Commerce elaborado pela Conversion, em novembro de 2022, o e-commerce brasileiro registrou 2,63 bilhões de visitas, superando em 13% o melhor desempenho do ano (2,33 bilhões, em julho).
O relatório traz ainda o aumento na procura por eletrônicos e eletrodomésticos (39,3%), bem como nos segmentos de Esportes (43,7%) e o de Joias e Relógios, que experimentou o crescimento mais expressivo do relatório: 65%.
Outro segmento em alta foi o de Moda e Acessórios, que subiu 25% em tráfego durante novembro e se recuperou de uma sequência decrescente que já durava seis meses.
1. Alimentos e bebidas (delivery)
O delivery de alimentos e bebidas certamente está entre a preferência do consumidor brasileiro no que diz respeito às compras online.
O número de pedidos nesse segmento cresceu 128% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, revela o estudo da Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit.
São muitas as possibilidades para o segmento alimentício: pratos executivos, lanches, pizzas, doces e bolos, salgadinhos e muitos outros. Você pode ainda investir em uma culinária específica de algum país ou região, como culinária japonesa, italiana ou árabe, muito populares entre os brasileiros.
No entanto, o cuidado com esse tipo de mercado deve ser redobrado: preze por produtos frescos para o preparo, fique atento aos prazos de validade, preserve os pedidos com uma boa embalagem e garanta a entrega no menor tempo possível, de modo a manter o alimento ou bebida na temperatura ideal para o consumo.
Seja através dos sites ou aplicativos de entrega, aposte na venda de alimentos e bebidas, já que esse ramo dificilmente atravessa períodos de crise como em outros ramos do comércio.
Confira o nosso artigo sobre aplicativos de delivery de comida.
2. Eletrônicos
O consumidor brasileiro é muito atento às novas tecnologias e, sem dúvidas, gosta de manter-se atualizado quando novos produtos aparecem no mercado.
Esse setor inclui muitas possibilidades, mas com a nova era do home office, os notebooks foram sem dúvida o produto que mais teve aumento nas vendas. O consumo de celulares, televisões, leitores de livros digitais, dentre muitos outros itens eletrônicos, também apresentou relevante crescimento.
A desvantagem de se vender produtos de tecnologia, no entanto, é a necessidade de um fornecedor externo.
3. Vestuário
O mercado da moda é indubitavelmente um dos mais bem sucedidos no Brasil. Roupas, sapatos, acessórios, todos esses artigos são muito procurados pelos consumidores virtuais.
Grandes lojas antigas no ramo aderiram às plataformas online, justamente para abraçar esse público que prefere realizar suas compras de maneira virtual.
Além disso, as lojas online vêm se aperfeiçoando cada vez mais no sentido de fornecer aos consumidores maneiras para assegurá-los de que eles estão comprando o tamanho correto.
Várias lojas disponibilizam tabelas de medidas para que o cliente, mesmo que não experimente o produto desejado, chegue o mais próximo da realidade e obtenha sucesso na sua compra.
4. Livros
Apesar do baixo percentual de livros lidos por pessoa, o Brasil é um grande consumidor de livros. Tanto os livros físicos quanto os e-books tiveram um aumento em suas vendas.
Segundo a pesquisa “Painel do Varejo de Livros no Brasil”, realizada pela Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, no acumulado, o ano de 2022 registra a venda de 10 milhões de livros, índice significativamente superior ao de 2021.
Em receita, 2022 também se mostrou em ascensão com faturamento de R$ 469,7 milhões, número 18,7% superior ao registrado no começo de 2021.
Além disso, se você for um escritor independente ou iniciante, o mercado online lhe permite que você publique, distribua e venda seu livro com muito mais facilidade.
5. Produtos de Beleza
Os produtos de beleza e cosmética são sem sombra de dúvida uns dos mais adquiridos pela internet.
O surgimento de blogueiras, influenciadoras digitais e até mesmo celebridades que fazem publicações e propagandas sobre esses produtos fez com que esse mercado crescesse muito, principalmente entre as mulheres.
Mas muitos homens passaram a cuidar mais de sua aparência e passaram também a adquirir produtos para a barba, cabelo, e até de rotina de skincare.
Outro produto muito procurado pelos brasileiros é o perfume. Sejam os importados ou nacionais, a venda desse artigo está sempre em alta.
6. Artigos fitness ou de esporte
Com o crescimento do mercado fitness, vários produtos relacionados a esse nicho tiveram um boom no mercado online.
Roupas para academia, tênis para corrida ou caminhada, halteres, tapetes de yoga, há uma variedade imensa de artigos para vender na internet.
Muitas pessoas passaram a se dedicar a um estilo de vida mais saudável, tendo em vista que os cuidados com a saúde e bem-estar tiveram que ser redobrados por conta da pandemia, mas mantiveram esse estilo no período pós-pandêmico.
7. Infoprodutos
Outro ramo promissor no e-commerce é a comercialização de infoprodutos. Infoprodutos são produtos digitais como ebooks, audiobooks, videoaulas, podcasts, revistas eletrônicas, cursos online, apostilas digitais, entre outros.
Os infoprodutos estão muito ligados ao e-learning, que é o aprendizado online, de maneira remota. A internet possibilitou que você crie conteúdo e ofereça a um número ilimitado de pessoas, de forma online e autônoma.
8. Produtos para Pets
Espera-se que o mercado mundial de pets supere a marca de 270 bilhões de dólares em 2025. As pessoas que adotam bichinhos de estimação crescem cada vez mais, e não é mais para que apenas “cuidem e vigiem a casa”.
Na sua maioria, esses fiéis companheiros são considerados parte da família e, como tal, devem ser cuidados e amados.
O aumento nesse setor se deve à infinidade de opções de produtos, desde camas, escovas, brinquedos, acessórios de limpeza, coleiras, roupas etc.
9. Dispositivos vestíveis
Além de computadores e smartphones, outro tipo de mercadoria que aparece na lista de mais vendidos na internet são os dispositivos vestíveis, também conhecidos como wearables.
São aparelhos que se mostram como soluções tecnológicas para o dia a dia das pessoas e que se apresentam em formatos de acessórios, como smartwatches, óculos de realidade virtual, pulseiras para monitoramento cardíaco, fones de ouvido bluetooth, dentre muitos outros.
10. Games
O Brasil é o maior mercado de games da América Latina com uma receita estimada de R$11 bilhões em 2021 e um crescimento de 6% previsto para 2022, segundo mostra a consultoria Newzoo.
Ainda de acordo com a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), foi apontado um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior, com 74,5% da amostragem da população do Brasil que afirmou jogar em 2022.
O mercado de games é bem amplo, você pode trabalhar com a venda de softwares, de periféricos especializados para jogos e até mesmo no desenvolvimento desses games.
Teste do produto
A seleção da mercadoria certa vai assegurar o crescimento das suas vendas e o êxito do seu negócio online. E uma das etapas para a escolha ser bem sucedida é testar o produto antes de lançá-lo na sua loja virtual.
Leia o nosso artigo sobre o teste do produto, pesquisa de mercado e como isso é fundamental para garantir uma excelente performance nas suas vendas.
Como escolher a melhor plataforma para vender online em 2023
Mergulhar no mundo do comércio eletrônico é um grande e intimidador desafio. É realmente um universo de possibilidades e informações, que sem a orientação correta, pode frustrar o seu sonho de sucesso.
Por isso, a escolha de um parceiro para essa empreitada é fundamental! A Jumpseller facilita o processo de empreender do seu negócio online com uma plataforma completamente autogerenciável.
Há anos no mercado, a Jumpseller oferece a você tudo aquilo que é necessário para iniciar o seu e-commerce. Desde os mais variados temas para a sua loja online, integrações com apps e redes sociais, métodos de pagamento ou envio, além de um acervo que conta com dezenas de artigos em nosso blog.
Faça o seu teste gratuito dessa plataforma de comércio eletrônico e comece hoje o crescimento do seu negócio virtual!
Para qualquer dúvida ou comentário, pode entrar em contato conosco através do support@jumpseller.com / Facebook / Twitter / Instagram