15 maneiras de fazer aquela primeira venda

Fazer a primeira venda pode ser difícil, mas torna-se menos intimidador se usar uma das abordagens que já provaram ter sucesso. Aprenda aqui algumas das formas mais usadas para o conseguir, após o qual poderá descobrir o que funciona para si e ajustar a sua estratégia de marketing.

15 maneiras de fazer aquela primeira venda

Os começos são sempre difíceis, mas ultrapassar o obstáculo de fazer a sua primeira venda poderá fazer as coisas parecerem muito mais positivas. Infelizmente, não é tão fácil quanto se pode imaginar. Reunimos uma lista de táticas que poderá utilizar, se se adequarem ao seu negócio de e-commerce, para obter aquela primeira venda.


Através das redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais provavelmente parecem o lugar certo para enfrentar a sua primeira venda, mas que plataforma deve escolher? Depende.

  1. Facebook O Facebook ainda é o gigante do mundo das redes sociais, e a sua enorme variedade de utilizadores contribui para um grande grupo de potenciais clientes. Pode configurar a sua loja no Facebook Marketplace e fazer com que seus clientes nem precisem de deixar o Facebook para fazer a compra. O Facebook torna também muito fácil a exibição de anúncios para alvos demográficos específicos com base na localização, nos interesses, ou no que for definido por si.

  2. LinkedIn Tenciona vender business to business? O LinkedIn pode ser a melhor opção para si! É uma das opções que muitas pessoas se esquecem como uma oportunidade de vendas. É um ótimo lugar para criar conexões comerciais e potencialmente alcançar clientes.

  3. YouTube Quem poderia prever a popularidade dos vídeos de unboxing? Não nós, mas é uma ótima maneira de alcançar potenciais clientes. Você pode criar um canal dedicado a avaliar e a fazer unboxing de seus produtos, ou pode contactar outros influenciadores no nicho do unboxing para fazê-lo.

  4. Pinterest Para os amantes de DIY, conselhos e roupas esteticamente agradáveis, o Pinterest pode ser uma mina de ouro para certos tipos de empresas de e-commerce. Para usá-lo de forma eficaz, crie imagens bonitas e de alta qualidade do seu produto ou uma infografia útil e divertida sobre como é que o seu produto resolve um problema. Conecte-se com outras pessoas na mesma plataforma, re-pine os pins deles e comece a construir a sua comunidade lá.

  5. Instagram Falando de roupas esteticamente agradáveis, o Instagram tornou-se o belo sonho de muitas empresas. O Instagram realmente intensificou o seu jogo social de compras, implementando tags de compra, imagens patrocinadas pós-estilo e um link na sua página de perfil diretamente para o seu site. É também um dos focos para os influenciadores, então considere que Instagrammers populares podem ser bons para promover o seu produto.

  6. Influenciadores e Marketing de Afiliados Apesar de ter sido falado anteriormente, merece o seu próprio tópico. Influenciadores e marketing afiliado estão apenasa começar a ganhar terreno, e se assistiu a um vídeo no YouTube ou rolou pelo Instagram no último mês, já se terá apercebido. No entanto, provavelmente viu uns bem feitos… e outros não tão bem. Existem algumas maneiras de fazer isso com sucesso.

    Uma maneira de o fazer é enviar um produto gratuito e pedir que eles o analisem. Isso nem sempre é garantido e pode ser desperdiçado nas pilhas de coisas que eles recebem. Outra maneira é contactá-los e negociar quanto custará uma resenha do seu produto.

    Certifique-se que escolhe um influenciador que seja relevante para o seu produto - pincéis de maquilhagem e gurus da beleza, por exemplo. Além disso, em geral, quanto mais liberdade lhes der para revisar o seu produto de forma honesta, mais genuíno irá soar e melhor reacção irá ter junto dos espectadores.

    Ser fácil de encontrar

    Os seus clientes não podem comprar-lhe nada se não conseguirem encontrá-lo! Certifique-se de que está disponível em algumas maneiras diferentes.

  7. Google Maps Se tiver uma loja física, não se esqueça de adicionar o local no Google Maps. Apesar do que possa imaginar, uma parcela decente de clientela prefere fazer compras em locais físicos, e muitos fazem uma mistura de compras online e presencial. Ao colocar a sua localização no mapa, incentivará os visitantes e começará a acumular avaliações.

  8. Otimizador de mecanismo de busca SEO não tem que significar a inclusão de tantas palavras-chave em cada frase quanto possível, e conhecer as melhores práticas é vital para configurar adequadamente a sua loja online. Deve descobrir quais são as palavras-chave para o seu target (torná-las relevantes e claras) e ler sobre a melhor forma de implementá-las no seu site, desde o URL até o nome do ficheiro de imagem.

  9. Compatível com dispositivos móveis Apesar de cerca de 99% da população dos EUA possuir telefones, um número chocante de sites de comércio eletrônico (e sites em geral) não tem um design responsivo e otimizado para dispositivos móveis. Ponha-se na linha da frente do jogo e abra-se tanto para os compradores móveis quanto para os compradores de desktop, certificando-se de que ambos adoram a experiência de navegar pelos seus produtos.

    Impulsionar a sua reputação

    As pessoas não compram em empresas nas quais não confiam, por isso concentre-se em construir uma reputação para si mesmo como um negócio bem informado e legítimo.

  10. Blogging Escrever artigos e blogs é uma ótima maneira de começar a aumentar a reputação do seu site no algoritmo do Google e aumentar a sua autoridade de domínio. É também a oportunidade perfeita para atrair um público maior e converter um desses leitores num cliente! Escreva sobre tópicos relacionados com o seu negócio e comece a posicionar-se como um especialista no seu campo.

    Como um bónus adicional, oferece uma excelente oportunidade para as publicações de convidados. Uma vez que tiver ganho alguma tração no seu blog, poderá entrar em contacto com outras empresas no seu campo (mas não competindo, é claro) e oferecer a troca de postagens de convidado - assim, idealmente, pode partilhar um pouco da sua base de espectadores e talvez conseguir uma venda nesse novo público.

  11. Participe em Fóruns Os fóruns são uma forma mais interpessoal de interagir com os potenciais clientes, e podem ser bem-sucedidos, desde que se tornem genuínos e não tenham muito spam. O Quora é um bom exemplo disso. Encontre pessoas que façam perguntas que você possa responder e dedique muita atenção e energia a fornecer uma resposta profunda e útil. Reddit é outro site do estilo de um fórum onde se poderá juntar a sub-comunidades do seu nicho. Concentrar-se na venda deverá, contra-intuitivamente, ficar para segundo plano. Se a sua prioridade for construir uma relação com a comunidade e ajudar as pessoas, as compras seguirão naturalmente.

    Visando e atraindo espectadores

    Às vezes, a maior dificuldade é fazer com que as pessoas cliquem, seja clicando num link para o seu site ou na compra de um produto. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-los pressionar o grande botão vermelho.

  12. Campanhas Publicitárias A condução de uma campanha publicitária pode ajudá-lo a estimular o compromisso, atingir um público mais amplo e começar a investigar quem serão os seus clientes. Você pode fazer uma campanha de reconhecimento de marca para divulgar o seu nome ou fornecer incentivos para o compromisso.

  13. Códigos de Desconto e Promoções Por falar em incentivos, os códigos de desconto e as promoções podem ajudá-lo a convencer as pessoas que, de outra forma simplesmente percorreriam ao longo da publicação, a clicar e navegar no seu site. Pode incluir um código de desconto com a sua campanha de publicidade ou anunciar uma promoção que está a acontecer por um tempo limitado.

  14. Email Marketing Não só o e-mail marketing é severamente negligenciado por muitas empresas, mas também é a maneira perfeita de obter uma segunda oportunidade com um cliente que clicou para sair. Se conseguir que alguém se inscreva para obter mais informações, poderá usar isso para enviar newsletters, oferecer atualizações e exclusivos da loja, e vendas direcionadas. Qualquer coisa para os fazer voltar ao site!

  15. Oferecer envio grátis Por fim, tente oferecer envio grátis. Isso pode ser feito oferecendo envio totalmente grátis, grátis acima de um certo mínimo ou envio terrestre grátis (pague mais para chegar mais rápido). O envio gratuito parece ser um desses bilhetes dourados para fazer com que os clientes se comprometam, e quando torna grátis a partir de um certo mínimo, poderá ter a vantagem adicional de fazer dessa primeira venda uma venda de vários produtos.


Sobre o autor

Jake Rheude é o diretor de marketing da Red Stag Fulfillment, um armazém de processamento de comércio eletrónico que nasceu do comércio eletrónico. Tem anos de experiência em comércio eletrónico e desenvolvimento de negócios. No seu tempo livre, Jake gosta de ler sobre negócios e partilhar a sua própria experiência com os outros.

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