Os começos são sempre difíceis, mas ultrapassar o obstáculo de fazer a sua primeira venda poderá fazer as coisas parecerem muito mais positivas. Infelizmente, não é tão fácil quanto se pode imaginar. Reunimos uma lista de táticas que poderá utilizar, se se adequarem ao seu negócio de e-commerce, para obter aquela primeira venda.

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Conteúdos

Através do media social

Hoje em dia, os media sociais provavelmente parecem o lugar certo para enfrentar a sua primeira venda, mas que plataforma deve escolher? Depende.

1. Facebook O Facebook ainda é o gigante do mundo dos media sociais, e a sua enorme variedade de usuários contribui para um grande grupo de potenciais clientes. Pode configurar a sua loja no Facebook Marketplace, e fazer com que seus clientes nem precisem de deixar o Facebook para fazer a compra. O Facebook torna também muito fácil a exibição de anúncios para alvos demográficos específicos com base na localização, nos interesses, ou o que você definir.

2. LinkedIn Tenciona vender business to business? O LinkedIn pode ser a melhor opção para si! É uma das opções que muitas pessoas esquecem como uma oportunidade de vendas. É um ótimo lugar para criar conexões comerciais e potencialmente alcançar clientes.

3. YouTube Quem poderia prever a popularidade dos vídeos de unboxing? Não nós, mas é uma ótima maneira de alcançar potenciais clientes. Você pode criar um canal dedicado a avaliar e a fazer unboxing de seus produtos, ou pode contactar outros influenciadores no nicho do unboxing para fazê-lo.

4. Pinterest Para os amantes de DIY, conselhos e roupas esteticamente agradáveis, o Pinterest pode ser uma mina de ouro para certos tipos de empresas de e-commerce. Para usá-lo de forma eficaz, crie imagens bonitas e de alta qualidade do seu produto ou uma infografia útil e divertida sobre como o seu produto resolve um problema. Conecte-se com outras pessoas na mesma plataforma, re-pine os pins deles e comece a construir sua comunidade lá.

5. Instagram Falando de roupas esteticamente agradáveis, o Instagram tornou-se o belo sonho de muitas empresas. O Instagram realmente intensificou o seu jogo social de compras, implementando tags de compra, imagens patrocinadas pós-estilo e um link na sua página de perfil diretamente para o seu site. É também um dos focos para os influenciadores, então considere que Instagrammers populares podem ser bons para promover seu produto.

6. Influenciadores e Marketing de Afiliados Nós tocamos nisto um pouco acima, mas merece o seu próprio tópico. Influenciadores e marketing afiliado estão apenas ganhando terreno, e se assistiu a um vídeo no YouTube ou rolou pelo Instagram no último mês, já se terá apercebido. No entanto, provavelmente viu uns bem feitos... e outros não tão bem. Existem algumas maneiras de fazer isso com sucesso.

Uma maneira de o fazer é enviar um produto gratuito e pedir que eles o analisem. Isso nem sempre é garantido e pode ser desperdiçado nas pilhas de coisas que eles recebem. Outra maneira é contactá-los e negociar quanto custará uma resenha do seu produto.

Certifique-se que escolhe um influenciador que seja relevante para o seu produto - pincéis de maquilhagem e gurus da beleza, por exemplo. Além disso, em geral, quanto mais liberdade lhes der para revisar o seu produto de forma honesta, mais genuíno irá soar e melhor reacção irá ter junto dos espectadores.

Ser fácil de encontrar

Os seus clientes não podem comprar-lhe nada se não conseguirem encontrá-lo! Certifique-se que está disponível de algumas maneiras diferentes.

7. Google Maps Se você tiver uma loja física, não se esqueça de adicionar o local no Google Maps. Apesar do que possa imaginar, uma parcela decente de clientela prefere fazer compras em locais físicos, e muitos fazem uma mistura de compras on-line e presencial. Ao colocar a sua localização no mapa, você incentivará os visitantes e começará a acumular avaliações.

8. Otimizador de mecanismo de busca SEO não tem que significar a inclusão de tantas palavras-chave em cada frase quanto possível, e conhecer as melhores práticas é vital para configurar adequadamente sua loja on-line. Deve descobrir quais são as palavras-chave para o seu target (torná-las relevantes e claras) e ler sobre a melhor forma de implementá-las no seu site, desde o URL até o nome do ficheiro de imagem.

9. Compatível com dispositivos móveis Apesar de cerca de 99% da população dos EUA possuir telefones, um número chocante de sites de comércio eletrônico (e sites em geral) não tem um design responsivo e otimizado para dispositivos móveis. Ponha-se na linha da frente do jogo e abra-se tanto para os compradores móveis quanto para os compradores de desktop, certificando-se de que ambos adoram a experiência de navegar pelos seus produtos.

Impulsionar sua reputação

As pessoas não compram de empresas nas quais não confiam, por isso concentre-se em construir uma reputação para si mesmo como um negócio bem informado e legítimo.

10. Blogging Escrever artigos e blogs é uma ótima maneira de começar a aumentar a reputação do seu site no algoritmo do Google e aumentar sua autoridade de domínio. É também a oportunidade perfeita para atrair um público maior e converter um desses leitores em um cliente! Escreva sobre tópicos relacionados ao seu negócio e comece a se posicionar como um especialista no seu campo.

Como um bônus adicional, oferece uma excelente oportunidade para as publicações de convidados. Uma vez que tiver ganho alguma tração no seu blog, poderá entrar em contato com outras empresas no seu campo (mas não competindo, é claro) e oferecer a troca de postagens de convidado - assim, idealmente, você pode compartilhar um pouco de sua base de espectadores e talvez conseguir uma venda desse novo público.

11. Participe em Fóruns Os fóruns são uma forma mais interpessoal de interagir com os clientes potenciais, e podem ser bem-sucedidos, desde que se tornem genuínos e não tenham muito spam. O Quora é um bom exemplo disso. Encontre pessoas que façam perguntas que você possa responder e dedique muita atenção e energia a fornecer uma resposta profunda e útil. Reddit é outro site em estilo de fórum onde se poderá juntar a sub-comunidades em seu nicho. Concentrar-se na venda deverá, contra-intuitivamente, ficar para segundo plano. Se a sua prioridade for construir uma relação com a comunidade e ajudar as pessoas, as compras seguirão naturalmente.

Visando e atraindo espectadores

Às vezes, a maior dificuldade é fazer com que as pessoas cliquem, seja clicando em um link para o seu site ou na compra de um produto. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-los pressionar o grande botão vermelho.

12. Campanhas Publicitárias Condução de uma campanha publicitária pode ajudar você a estimular o engajamento, atingir um público mais amplo e começar a investigar quem serão seus clientes. Você pode fazer uma campanha de reconhecimento de marca para divulgar seu nome ou fornecer incentivos para engajamento.

13. Códigos de Desconto e Promoções Por falar em incentivos, os códigos de desconto e as promoções podem ajudá-lo a convencer as pessoas que, de outra forma, simplesmente percorreriam ao longo da publicação, a clicar e navegar em seu site. Pode incluir um código de desconto com sua campanha de publicidade ou anunciar uma promoção que está acontecendo por um tempo limitado.

14. Email Marketing Não só o e-mail marketing é severamente negligenciado por muitas empresas, mas também é a maneira perfeita de obter uma segunda chance com um cliente que clicou para sair. Se conseguir que alguém se inscreva para obter mais informações, poderá usar isso para enviar newsletters, oferecer atualizações e exclusivos da loja, e vendas direcionadas. Qualquer coisa para os fazer voltar ao site!

15. Oferecer envio grátis Por fim, tente oferecer envio grátis. Isso pode ser feito oferecendo envio totalmente grátis, grátis acima de um certo mínimo ou envio terrestre grátis (pague mais para chegar mais rápido). O envio gratuito parece ser um desses bilhetes dourados para fazer com que os clientes se comprometam, e quando torna grátis a partir de um certo mínimo, poderá ter a vantagem adicional de fazer dessa primeira venda uma venda de vários produtos.


Sobre o autor

Jake Rheude é o diretor de marketing da Red Stag Fulfillment, um armazém de processamento de comércio eletrónico que nasceu do comércio eletrónico. Ele tem anos de experiência em comércio eletrónico e desenvolvimento de negócios. No seu tempo livre, Jake gosta de ler sobre negócios e partilhar a sua própria experiência com os outros.