Aprender

Explicar as compras no Instagram

Marcação de Produtos, Checkout e muito mais!

No que diz respeito a marketing e vendas online, o Instagram é um instrumento a sério. Para além de ter mais de mil milhões de utilizadores mensais, há mais de 800 milhões de compradores, 241 milhões de vendedores e 25 milhões de negócios no Instagram. Não se equivoque, está destinado a tornar-se num centro de comércio eletrónico!

Neste artigo, explicaremos as funcionalidades do Instagram Shopping e como funcionam.

Algumas destas funcionalidades ainda estão em fase beta, ou só estão disponíveis em alguns países.


Produtos Marcados

tagged

Muitos negócios já usam esta funcionalidade. Agora, pode ter produtos marcados nas suas publicações, o que permite que os utilizadores comprem a partir da publicação. Numa publicação onde um ou vários produtos estiverem marcados, aparecerá um ícone de um saco de compras. Os utilizadores podem carregar na publicação para ver os produtos marcados e depois clicar numa marcação para ver:

  • A foto do produto

  • O nome do produto

  • Variantes do produto

  • Preço

  • Botão do checkout (De momento, apenas para o mercado dos EUA) ou um botão Compre Agora que redireciona para um site.

Como Marcar Produtos no Instagram


Checkout

O checkout no Instagram encontra-se em fase beta para negócios e só está disponível para pessoas nos EUA.

instagram checkout

Fonte da Imagem: Checkout no Instagram

A nova funcionalidade que provocou falatório na internet é a funcionalidade Checkout no Instagram, que permite que as pessoas façam uma compra sem terem de sair do Instagram. Isso mesmo! Sem redirecionar para o site e sem páginas de descrição.

Assim que clicar no produto que deseja, pode simplesmente carregar no botão "Checkout no Instagram" e poderá selecionar a partir de várias opções, como tamanho e cor, e seguir para o pagamento. Apenas terá de preencher a sua informação de envio e pagamento.

É assim tão simples. Para além disso, só tem de preencher a informação da primeira vez, a partir daí torna-se num processo integrado, pois a informação será guardada para compras futuras. Também receberá notificações sobre o envio e a entrega dentro do Instagram! Para seguir a sua compra.


@shop está agora aberta

loja instagram

Fonte da Imagem: Instagram @shop

Uma adição recente ao Instagram é a nova conta @shop. Aqui, basicamente, encontrará uma variedade de produtos de marcas em ascensão por todo o globo. Todos estes produtos terão marcadores de produto, para que possa facilmente carregar e fazer uma compra.

A conta é gerida pela equipa do Instagram. Não é bem claro como aparecer nesta conta, o Instagram diz que a conta é uma "reflexão dos interesses da nossa comunidade nas principais categorias de compras, como moda, beleza, decoração e mais."

Basicamente, com isto o Instagram está a tentar atrair e motivar os pequenos negócios a usar a plataforma e crescer mais depressa. O conteúdo nesta conta @shop é inspirado pela comunidade de compradores do Instagram.


Compre diretamente em Perfis Comerciais

perfis de negócios instagram

Fonte da Imagem: Instagram Press

Agora, o Separador Comprar em Perfis Comerciais permite-lhe ver todos os produtos das suas respetivas publicações de compras! Portanto, agora pode rapidamente procurar produtos quando estiver num Perfil de Negócios em particular, basta Carregar no botão Shop e verá todos os seus produtos e detalhes, tais como nome do artigo e preço.


Botão Shop no Explore

Quando aceder à página Explore no Instagram verá um Separador Shop no topo. Se clicar neste separador, terá acesso a publicações de produtos marcados. Estes produtos baseiam-se nas marcas que uma pessoa segue ou algo que o Instagram considere que o utilizador vai achar interessante, de forma semelhante ao funcionamento do Explore para publicações normais.

Isto faz com que seja muito fácil para as pessoas comprarem enquanto veem o seu Instagram.

botão shop instagram

Assim que clicar no Separador Shop, não só verá publicações a partir das quais poderá fazer compras, como no cimo também terá a opção de ver as "Marcas que segue" e uma "Lista de Desejos" guardada.

produtos marcados instagram


Lista de Desejos

lista de desejos instagram

Fonte da Imagem: Instagram Press

Crie uma lista de compras para mais tarde! Pode armazenar todos os seus artigos desejados (criar uma lista de desejos) na sua Coleção de Compras e visitá-los quando quiser. É muito simples, depois de clicar num marcador de produto numa Insta story ou no feed, clique no ícone Guardar que aparecerá no canto inferior direito para o adicionar e guardar na sua Coleção de Compras. Pode aceder facilmente à sua Coleção de Compras a partir do seu perfil.


Compre diretamente a partir de Vídeos do Feed

videos do feed instagram

Fonte da Imagem: Instagram Press

Ao visualizar vídeos do Feed dos seus comerciantes preferidos, pode agora Carregar num Ícone de Compras no canto inferior esquerdo e ver os produtos apresentados no vídeo, assim como conseguir acesso imediato aos seus detalhes.


Comprar aos Criadores

instagram ronaldo nike

Esta é a funcionalidade na qual pessoas influentes e celebridades como Ronaldo entram em jogo. Basicamente, Comprar aos Criadores significa que as pessoas no Instagram poderão comprar visuais inspiradores dos criadores que adoram e idolatram sem saírem do Instagram.

Isto permite que criadores como a Nike se aliem a figuras públicas, como Ronaldo, para criar um apelo de marca global e tornar mais fácil que as pessoas comprem instantaneamente os produtos que veem as suas celebridades preferidas a usar.

Para os compradores online, também torna os produtos mais atingíveis e faz com que seja mais fácil identificarem-se com eles, pois estão a ver alguém a usá-los e estão a apenas alguns cliques de distância.

Saiba mais sobre Shopping for Creators


Anúncios

Os anúncios no Instagram podem ser uma ótima forma de aumentar as vendas e as conversões. Agora até tem a opção de criar Anúncios de História Comerciáveis, o que significa que a funcionalidade do Produto Marcado é combinada com os Anúncios do Instagram.

anúncios instagram

Fonte da Imagem: Instagram Press

No total, tem as seguintes opções para publicitar no Instagram:

  • Anúncios de histórias

  • Anúncios de fotos

  • Anúncios em vídeo

  • Anúncios Carrossel

  • Anúncios de coleção

Para saber mais sobre os anúncios, visite: Anúncios Instagram


Estética

Assim que tiver a sua conta preparada, pode usar a sua criatividade para criar belas publicações de compras que se integrarão perfeitamente no seu feed de Instagram, assim como na marca em geral.

Poderá criar publicações de compras no Instagram a partir do feed do seu perfil ou as suas Instagram Stories e personalizá-las escolhendo uma imagem ou um vídeo de que goste para publicação de compras. Até pode mudar a cor do seu sticker antes de partilhar a história, portanto preste atenção as detalhes!

Instagram shopping usa o mesmo catálogo para comérco eletrónico que a Facebook Shop. Pode aprender mais como o configurar com o nosso guia Como marcar produtos no Instagram.