Com a multiplicidade de ofertas no mercado, escolher a plataforma de e-commerce para lançar ou atualizar a sua loja online pode revelar-se uma árdua tarefa. Contudo, esta decisão deve ser tomada de forma ponderada, após analisar as várias opções disponíveis, já que precisa da plataforma certa para alicerçar o sucesso do seu negócio online.
A plataforma de e-commerce que escolher será a base da sua loja virtual e vai ditar a sua capacidade de promover o seu negócio, atrair clientes, potencializar e maximizar as vendas, oferecer uma boa experiência de compra e fidelizar os seus clientes.
Precisa, por isso, de uma solução que lhe ofereça os recursos essenciais para potencializar o seu negócio, desde integrações com vários canais de venda até à disponibilização de vários métodos de envio e pagamento.
Embora existam vários fatores a considerar, de entre eles, o valor do serviço, sugerimos que faça uma análise mais abrangente de acordo com o perfil do seu negócio e apresentamos os aspetos que consideramos cruciais para a escolha da melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.
Principais tipos de plataformas de e-commerce
Soluções SaaS
As plataformas de e-commerce SaaS operam no modelo software-as-a-service, o que quer dizer que o software é disponibilizado como um serviço acessível através da internet.
Esta solução disponibiliza o software completo ao lojista, pronto a utilizar e com várias funcionalidades de vendas e gestão. Normalmente, estes serviços são contratados mediante subscrição. A Jumpseller, por exemplo, disponibiliza a sua plataforma de e-commerce neste modelo.
Open Source
As soluções open source são disponibilizadas em código aberto. Na prática, qualquer pessoa pode utilizar a sua estrutura como base para criar uma loja virtual e personalizá-la.
Por norma, o download e o uso do código são gratuitos. No entanto, é comum haver custos de implementação e customização associados à codificação e bancos de dados.
Dentro desta categoria, existem dois tipos de solução: código totalmente aberto e código aberto para instalar módulos dentro de um site que permite vendas.
On-premise (plataformas licenciadas)
As soluções on-premise são criadas por empresas de software como a IBM e a Oracle e cedidas através de uma licença de utilização. Neste caso, os lojistas adquirem a propriedade da plataforma, que é instalada nos seus servidores e desenvolvida pela sua equipa.
Devido ao seu preço elevado e custos de implementação e manutenção, são geralmente recomendadas a grandes empresas apenas.
Aspetos a considerar na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce
1. Temas personalizáveis/versáteis
O layout do seu e-commerce funciona como uma montra para a sua loja, contribuindo de forma determinante para a experiência de compra. Assim, é necessário torná-la atrativa e personalizada para atrair e encantar os visitantes e convertê-los em clientes.
A disponibilização de temas versáteis que podem ser modificados e personalizados é essencial para ter imagem da sua loja online alinhada com a identidade da sua marca.
2. Integrações locais de qualidade
Outro aspeto importantíssimo na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce é a quantidade/qualidade das integrações disponibilizadas ao nível das gateways de pagamento, ERP, CRM, WMS, marketplaces, redes sociais e ferramentas de reporting.
No caso das plataformas SaaS, como a Jumpseller, as integrações mais comuns são desenvolvidas pelas próprias plataformas e disponibilizadas na forma de aplicações ou módulos.
Especialmente a disponibilização de métodos de envio e pagamento locais, que normalmente são um factor decisivo para um comprador não abandonar o carrinho de compras a meio do pedido e ter confiança na marca.
A escolha dos parceiros para integração deve, por isso, ser também avaliada no sentido de se perceber qual o valor acrescentado das opções disponíveis.
3. Suporte
Outro aspeto crucial para garantir o bom funcionamento da sua plataforma de e-commerce e evitar - ou resolver rapidamente - qualquer perturbação da experiência dos clientes, é o tipo de suporte oferecido.
Para usufruir de um serviço de qualidade e sem falhas, é necessário contar com uma equipa de suporte empenhada e disponível para ajudar com rapidez e eficácia. A Jumpseller, por exemplo, dispõe de uma equipa especializada e multilíngue (dispersa por vários continentes), e tem uma taxa de satisfação dos clientes de mais de 90%.
Sendo o e-commerce uma atividade centrada no cliente, contar com este nível de suporte para garantir o contínuo bom funcionamento da sua loja online certamente fará toda a diferença na hora de fidelizar os seus clientes.
4. Canais de Venda
Uma boa estratégia para maximizar o potencial do negócio online, atraindo e convertendo mais clientes, passa por alargar a presença da sua marca através de uma variedade de canais disponíveis para promover os seus produtos em diferentes mercados.
A Jumpseller, por exemplo, oferece-lhe a possibilidade de conectar facilmente o seu catálogo com várias plataformas de redes sociais e marketplaces (Facebook, Google Commerce, WhatsApp Business, OLX e Instagram).
5. Gestão do e-commerce
As ferramentas de gestão do seu e-commerce são igualmente importantes. O acesso a um dashboard intuitivo, que disponibilize relatórios de vendas e outros dados e insights do seu negócio online é essencial para tomar decisões informadas e ajustar a sua estratégia.
6. Otimização para SEO
As iniciativas de marketing são importantes para alcançar e atrair clientes. Dispor de bons produtos e um serviço ao cliente de excelência de nada servirão se a sua loja online não aparecer nos resultados de pesquisa quando os clientes procuram os produtos que tem no seu catálogo.
Assim, é essencial assegurar a otimização da sua loja online para SEO, cumprindo todos os requisitos para conseguir o melhor posicionamento nos motores de pesquisa: fazendo a devida estruturação dos diferentes elementos das páginas, definindo meta tags, fazendo a correta construção dos urls, etc.
7. Infraestrutura e segurança
A segurança de uma loja online é uma preocupação não apenas dos lojistas, mas também dos clientes. Como o aumento exponencial dos ataques cibernéticos e do roubo de dados pessoais e financeiros dos utilizadores, é importante proteger o seu negócio e os seus clientes.
Tenha em atenção, portanto, os sistemas e protocolos de segurança utilizados pelos fornecedores que está a avaliar e verifique como é garantida a integridade da rede e o alojamento do serviço.
A juntar a esta equação, segue-se a infraestrutura que é igualmente importante no momento de escolher a sua plataforma de e-commerce. Para o bom funcionamento da sua loja online, mesmo em situações de pico de tráfego (como é comum ocorrer em alturas como a Black Friday ou o Natal), necessita de uma plataforma que ofereça alta estabilidade.
Considere ainda a periodicidade com que são lançadas atualizações e novas funcionalidades, garantindo que opta por uma solução que se manterá, à partida, atualizada.
Conclusão
A escolha da plataforma de e-commerce certa é essencial para o sucesso do seu negócio online. Na hora de tomar a sua decisão, além de todos os aspetos acima referidos, verifique também as avaliações e os testemunhos de atuais clientes das plataformas que está a ponderar.