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Configure o Moloni na sua loja online

Importante: Para usar a a app do Moloni deve ter subscrito o Plano Flex ou Pro no Moloni.

O Moloni é uma aplicação de faturação para as empresas portuguesas. Permite gerar faturas e faturas-recibo de forma automática após cada compra na sua loja.


Funcionalidades

  • Depois do estado de uma encomenda ser definido como “Pago” no painel de administração da sua loja online, o processo automático começa com o documento a ser inserido na sua conta Moloni e enviado para o cliente por email.

  • Artigos, Clientes e Categoria “Jumpseller” são criados automaticamente no Moloni, ao gerar um documento.

  • O sistema está otimizado para as mais recentes leis e regulamentos dentro de Portugal.


Recomendações para começar:

  • Adicionar 23% (ou outro valor) como o imposto que afeta o valor do envio.

  • Durante os primeiros dias de operação, configure o Moloni para criar apenas “rascunhos” (editáveis).

  • Durante os primeiros dias de operação, configure o Moloni para não criar os documentos de forma automática, mas sim que possa criar manualmente cada uma das faturas rascunho e confirmar que todas as informações estão corretas.


Como utilizar

  1. Comece por criar uma conta no Moloni. Confirme se todas as informações inseridas estão corretas. Complete o registo acedendo ao email enviado pelo Moloni.

    your info
  2. No painel de administração da Jumpseller, aceda a Checkout > Impostos no menu lateral esquerdo. Poderá aqui definir o regime de impostos mais adequado para a sua loja. Para mais detalhes sobre o tipo de imposto a aplicar pode conferir a documentação.

  3. Após ter configurado os impostos, vá até à secção Aplicações no menu lateral. Aqui poderá encontrar a aplicação Moloni na categoria Faturação. Clique em “Instalar App” e de seguida em “Autorizar”.

    authorization
  4. Quando a instalação estiver concluída, deverá preencher o email e palavra-passe utilizados para criar a conta no Moloni. Escolha ainda a zona fiscal e o motivo de isenção de IVA caso se aplique. Após clicar em guardar, escolha a empresa que pretende conectar no Moloni.

    admin
  5. Defina a série de documentos, tipo de documentos e estado do documento. Pode selecionar o estado “rascunho” e criar algumas encomendas teste para confirmar que a faturação está a ser gerada corretamente. Selecione ainda os métodos de pagamento para os quais o Moloni irá gerar automaticamente as faturas/faturas-recibo e se pretende enviar as mesmas por email para o cliente.

    admin
  6. Depois de definir as configurações da aplicação Moloni, verá uma lista das encomendas pagas na sua loja Jumpseller

    orders
  7. Clique em “Criar Fatura” para criar uma fatura para uma encomenda específico. O botão mudará para “Ver Factura” se for bem.sucedida

    example
  8. Clique em “Ver Fatura” para ser redirecionado para o seu painel de controle do Moloni.

  9. Na barra superior, clique em “Documentos > Faturas”.

    settings
  10. Será redirecionado para uma lista contendo a fatura que criou anteriormente.

    complete
  11. Certifique-se que completa a “Configuração” na sua conta Moloni para ter acesso aos recursos completos de faturação da aplicação

    configuration

Perguntas frequentes

Ao integrar a App Moloni é possível sincronizar o stock entre minha loja online e o Moloni?

Não, sincronizar o stock entre o Moloni-Jumpseller, significa que, por exemplo, sempre que exista uma redução de stock no sistema de faturação Moloni, ou uma nova venda na sua loja Jumpseller, o stock mantém-se atualizado entre ambos os sistemas.

O Moloni não dispõem ainda de webhooks, pelo que as notificações de atualizações não são em tempo real. A gestão de stock terá de recorrer a leituras periódicas ao nivel de stock de cada producto via API.

Poderá realizar esta ligação através da API do Moloni, a API e Webhooks da Jumpseller. Existem várias empresas em Portugal com os conhecimentos para cumprir com este projecto.

Como gratificação, por parte da Jumpseller, poderemos extender o período de provas durante todo o período de desenvolvimento de integração. Solicite-o via email: marketing@jumpseller.com

Integrações com a Vendus e iGest incluem a sincronização automática de stock.

Como alterar as configurações do plugin?

Se pretender alterar as configurações do plugin da Jumpseller, poderá fazê-lo acedendo a Aplicações e clicando no Moloni. No topo da listagem de documentos e do lado esquerdo, encontra uma opção “Configurar”. Ao clicar, terá acesso às configurações do plugin e poderá efetuar as alterações que pretender.

Porque razão tenho que colocar a razão de isenção se os artigos não são isentos?

A razão de isenção selecionada é uma razão de isenção a ser usada por defeito. Se os seus artigos tiverem uma taxa de IVA associada na encomenda, a razão de isenção não será usada.

Como gero um documento?

O documento apenas é criado quando uma encomenda está paga. Dependendo das opções de configuração do plugin, o documento será criado automaticamente no Moloni ou terá de clicar para Criar Fatura na listagem de documentos acedendo a Aplicações e escolhendo o Moloni.

Como posso ter a certeza de que uma fatura foi gerada?

No histórico de cada encomenda tem a informação se a fatura foi desencadeada pelo sistema Moloni.

Porque aparece Categoria Jumpseller?

A Jumpseller cria uma categoria chamada Jumpseller para todas faturas, não mapeamos todas as categorias de uma loja.

Para mais informações, visite: Moloni Support

Se tiver alguma dúvida adicional, poderá sempre contactar-nos.

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