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9 Dicas de Publicidade para Pequenas Empresas

Se é uma pequena empresa, pode achar difícil espalhar a palavra sobre a sua empresa. Quer tenha acabado de lançar a sua loja ou site, ou se já existe há alguns anos, encontrar os caminhos certos para a publicidade ainda é um grande desafio para os proprietários de pequenas empresas.

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Abordaremos algumas dicas que pode usar hoje para melhorar a publicidade da sua pequena empresa. Se está à procura de ajuda, descontos ou promoções de grandes empresas, vamos abordar algumas dicas que pode usar hoje para melhorar a publicidade da sua pequena empresa.


1. Melhore o seu perfil do Google Meu Negócio

Uma ferramenta de publicidade local gratuita, o Google My Business - Meu Negócio é perfeito para dar à sua empresa a presença necessária nas pesquisas. O Google Meu Negócio afeta a forma como a sua empresa é exibida no Google Maps, na Pesquisa Google e no Painel de Conhecimento do Google.

Ao preencher as suas informações no Google, não ignore esse recurso. Pode destacar importantes características do seu negócio e inspirar confiança ao cliente.

Para obter mais informações sobre como melhorar o relacionamento da sua empresa com o Google, veja o nosso artigo aqui.


2. Aumente as Suas Classificações de Pesquisa Locais e Globais

Se deseja melhorar a presença digital da sua empresa, comece com o marketing para motores de busca. Subir na classificação pelos termos de interesse da sua empresa irá beneficiá-lo de mais formas do que apenas ter uma afirmação sobre o Google. Muitos visitantes da internet irão procurar o seu site em busca de informações úteis, eventualmente convertendo-se em clientes.

SEO tem dois focos principais: local e global. Se a sua empresa tem um local físico, terá de investir tempo no SEO local para ver o número de visitantes que deseja.

Se tem uma plataforma apenas na internet, ainda pode beneficiar da pesquisa local, mas deve ter em atenção as implicações do SEO global de forma mais ampla, a fim de otimizar o seu site para atrair visitantes de todo o mundo.

Se quiser saber mais sobre como ganhar SEO, leia o nosso guia detalhado aqui.


3. Faça Uso do E-mail Marketing

O e-mail marketing é talvez uma das formas de publicidade mais antigas e confiáveis. Pode alcançar as caixas de entrada dos seus clientes diretamente e não está preocupado com as impressões. Em muitos aspectos, o e-mail marketing foi o antecessor dos programas de fidelidade.

Se é uma pequena empresa, pode criar e-mails automatizados para quando os clientes se inscrevem na sua newsletter, dando-lhes as boas-vindas à sua plataforma/site.

Também pode enviar cupões e vendas para atrair mais compradores recorrentes à sua vitrina digital ou física. Supostamente, as pessoas verificam os seus e-mails até 15 vezes por dia - as probabilidades estão a seu favor!

Saiba como fazer um bom e-mail marketing no nosso nosso blog aqui.


4. Anuncie nas Redes Sociais

As redes sociais estão aqui para ficar. Se é uma empresa e não está a aproveitar as ferramentas das redes sociais, está a perder um enorme fluxo de receita. Verdade! Mais de 50% da receita em 14 indústrias é gerada apenas pelas redes sociais.

Se está a ter problemas para decidir em qual canal começar, veja onde a maioria dos seus clientes entra em contacto consigo. Facebook? Instagram? Quer começar com uma base sólida de seguidores, ou os seus leads mais calorosos.

Assim que tiver um processo de compra nas redes sociais determinado, anuncie para descobrir quais os clientes/personas convertem. Pegue nessas descobertas e continue a repetir o processo até que tenha um fluxo constante de clientes.

Está a tentar aproveitar ao máximo a sua estratégia das redes sociais? Aprenda os maiores erros que as empresas cometem ao vender no Instagram aqui.


5. Inicie um Programa de Fidelidade ou Recompensa

Quando está a iniciar a sua pequena empresa ou a tentar reter mais clientes, um método comprovado para fazer com que os clientes voltem é um programa de fidelidade. Na verdade, um aumento de 5% na retenção de clientes pode resultar num aumento de até 95% nos lucros.

Para uma loja local, pode considerar um sistema de cartão de pontos. Se é uma loja online, convém recompensar os clientes por gastar até certo valor.

Se a sua promoção gerar valor suficiente para os seus compradores, provavelmente verá um aumento no número de visitantes, devido à palavra de boca. Se realmente deseja aumentar, certifique-se de anunciar a sua nova promoção nas redes sociais!

Procura inspiração para o seu próximo programa de fidelidade? Leia sobre como vender mais usando promoções aqui.


6. Junte-se aos Grupos do Facebook & Fóruns do Quora

Apesar de todas as suas peculiaridades, o Facebook e o Quora podem ser ótimas plataformas para descobrir novos leads. Usar essas estratégias sociais certamente fará com que as pessoas pensem que a sua marca é líder no seu mercado.

Se aderir aos grupos certos do Facebook, poderá promover o seu conteúdo e responder a perguntas de todo o mundo. Imagine que vende produtos especiais para animais de estimação.

Existem muitos grupos de memes relacionados a cães e gatos no Facebook que podem gostar de verificar os seus produtos para animais de estimação. Ou melhor ainda, pode oferecer alguns conselhos sobre questões relacionadas a animais de estimação de um grupo no Facebook.

Para o Quora, a estratégia é semelhante. Preencha o seu perfil e decida em quais indústrias deseja se especializar. Assim que estiver configurado, as perguntas irão aparecer no seu painel e pode ajudar a respondê-las.

Digamos que vende brinquedos infantis. Pode responder a todos os tipos de perguntas sobre os brinquedos infantis, desde o design até por que as crianças os adoram. Se fornecer uma resposta bem estruturada, as pessoas votarão positivamente na sua resposta e chegará ao topo - semelhante ao Google Search Rankings.

Não importa o que faça, não promova o seu conteúdo aleatoriamente em qualquer plataforma. Na verdade, tira valor da sua marca e afeta negativamente as comunidades das quais afirma querer fazer parte.

É um ato de equilíbrio delicado, mas adie sempre a venda nesses contextos. Dê a resposta certa da melhor maneira possível e, provavelmente, as pessoas certas o seguirão.


7. Crie Materiais de Marketing Atraentes

Infográficos, blogs e ferramentas interativas são ferramentas poderosas de publicidade. As pessoas adoram partilhar conteúdo visual e fácil de entender. Partilhar conteúdo é a melhor forma de aumentar o tráfego de referência e backlinks de maneira orgânica, o que ajuda a aumentar a sua presença no Google em geral.

Embora existam muitos designers caros por aí que se especializam em infográficos relacionados a negócios, talvez consiga compensar um pouco essa falha.

Existem muitos kits, pacotes e outras ferramentas diferentes que fornecem os elementos artísticos para fazer um infográfico impressionante - só precisa fornecer o conteúdo.

Se deseja educar o seu público, comece visualmente! Aprenda a criar conteúdo de alta qualidade aqui.


8. Familiarize-se com o Marketing de Influência

O Marketing de Influência é uma das melhores plataformas de publicidade no cenário digital atual. Ao fazer parceria com um influenciador, já está a exibir os seus produtos/serviços para um nicho de mercado.

Mais de 70% dos profissionais de marketing concordam que a qualidade dos clientes e do tráfego do marketing de influência é melhor em comparação com outras fontes, como anúncios gráficos, e-mail marketing e até mesmo marketing em redes sociais.

O que a sua pequena empresa ganha com influenciadores é a confiança e a reputação positiva da marca. Certifique-se de trabalhar com um influenciador perfeito para sua marca!

Leia mais sobre como envolver influenciadores aqui.


9. Desenvolva um Programa de Referência do Cliente

Já usou UberEats, AirBnb ou DropBox? Todas essas empresas oferecem aos seus clientes uma coisa: referências. Quer seja um mês de serviço gratuito, um produto gratuito ou simplesmente dinheiro, recompensar os seus clientes atuais por trazerem novos clientes ao seu site é um método de publicidade que simplesmente funciona.

Mais do que qualquer outra forma de publicidade, o boca a boca é um material poderoso. Amigos contam a amigos sobre a sua empresa e pode resultar em maiores ganhos com o tempo.

Confira a nossa secção sobre afiliados e referências aqui.

Se é uma loja física que vende produtos, recomendamos abrir uma loja digital! É uma outra ótima maneira de proteger os negócios e pode realmente funcionar como uma plataforma de marketing sólida para a sua localização física.

Se já vende on-line, esperamos que essas dicas ajudem a definir a estratégia de publicidade da sua empresa.