APARECER NO GOOGLE: SEO E VISIBILIDADE

Crescer Organicamente

Aparecer mais acima no Google está a tornar-se ultracompetitivo com a passagem do tempo. No entanto, ainda é muito possível, só precisa de alguma paciência e persistência! Como nos perguntam muitas vezes: "Como faço com que o meu negócio apareça no Google?" ou "Como posso aparecer mais acima nos resultados da Pesquisa do Google?", decidimos responder a estas questões de uma vez por todas. Então, vamos explicar-lhe os passos que tem de dar para aumentar a visibilidade da sua Loja Online e aparecer mais à frente.


Fatores de Sucesso para Negócios Online

Há um número de fatores que pode contribuir para a classificação orgânica de uma página ou negócio (loja física) nos resultados da Pesquisa do Google. Podemos dividir os fatores em cinco categorias principais:

1. Página (otimização)

A primeira coisa é verificar se a sua página está otimizada para os visitantes. Em relação a isto, deve verificar:

  • Velocidades de Carregamento: As suas imagens são demasiado grandes? Quanto tempo é que a sua página demora a abrir?

  • Crawlability: O Google pode rastrear (crawl) facilmente as páginas do seu site?

  • Usabilidade Móvel: A página trabalha bem em dispositivos móveis?

  • Ligação Segura: Os visitantes têm uma ligação segura quando chegam?

  • URLs: A URL é demasiado longa e faltam-lhes palavras-chave?

Quando tem uma loja com a Jumpseller, a maioria destes fatores é tratada pela nossa plataforma, que tem funcionalidades embutidas para otimizar SEO. No entanto, recomenda-se que as verifique pelo menos uma vez, pois alguns fatores (URLs, Velocidade de Carregamento, etc.) não são completamente do controlo da Jumpseller.

SEO: Compreender as Melhores Práticas.

2. Conteúdo

Ter conteúdo informativo e original é muito importante para o Google porque quer dar ao público as páginas mais adequadas à sua pesquisa. É por isso que, para aparecer mais acima, recomendamos que crie um blog com a sua Loja Online. As regras gerais a seguir para um bom conteúdo são:

  • Qualidade: Deve ser conteúdo Original e informativo.

  • Palavras-chave: Pesquise as palavras-chave mais relevantes, tente usar primeiro palavras-chaves de cauda longa (long-tail keywords), a classificação através delas é mais fácil.

  • Tópicos Atuais: Está a escrever sobre tópicos atuais? Verifique as últimas tendências.

  • Pormenores: Artigos curtos são mais difíceis de avaliar, procure ter guias/artigos abrangentes.

Criar Conteúdo de Alta-Qualidade.

3. HTML (uso correto de elementos HTML)

Numa questão um pouco mais técnica, por HTML queremos garantir que as suas páginas estão em sintonia para seguir o algoritmo Google (HTML é importante para a forma como o Google realiza as suas considerações ao compilar resultados de busca).

  • Tag de Título: Tem de ter a palavra-chave relevante.

  • Descrição: Deverá ser do tamanho recomendado e não repetir conteúdo.

  • Estrutura:: Está a utilizar Dados Estruturados? Isto irá melhorar os SERPS (Search Engine Result Pages / Resultados das Páginas de Motores de Pesquisa)

  • Títulos: Não deverão ser duplicados com o Título e deverá conter as palavras-chave(s).

  • Enchimento: Está a encher demasiado o seu conteúdo com palavras-chave? Não o faça! Isto irá prejudicar o seu ranking dado que o Google poderá possivelmente desconsiderar a sua página como enganosa.

  • Legibilidade: Verifique fatores como tipos e tamanhos de letra.

Possivelmente a parte mais difícil de SEO é ter backlinks de alta qualidade para as suas páginas. Se tens mais ligações a apontar para as suas páginas, isso informa o Google de que o seu conteúdo tem autoridade e faz com que seja mais provável aparecer mais acima em resultados de pesquisa.

  • Qualidade: Os backlinks são de páginas de alta qualidade ou apenas de páginas pouco interessantes e pouco movimentadas?

  • Quantidade: Quantos backlinks de qualidade tem?

  • Pagamento: Os seus backlinks que tem são de fontes pagas?

  • Spam: Estas ligações podem mesmo afetar negativamente a sua avaliação, evite-as a todo o custo.

De vez em quando, deve verificar alguns dos seus backlinks existentes. Backlinks mal classificados podem ter de ser ignorados manualmente em Ferramentas Google, ou pode ter de pedir a outros administradores de páginas para remover ligações para as suas páginas, pois estas podem baixar as suas avaliações.

Como ter backlinks de qualidade para a sua página.

5. Redes Sociais

Muitas vezes, um fator negligenciado no que toca a SEO são os perfis das redes sociais. Apesar de não influenciarem diretamente a sua avaliação, eles podem certamente ajudar. Assim sendo, o seu perfil das redes sociais deve ser tido em conta quando criar uma estratégia SEO.

  • Publicações Otimizadas: Use as mesmas Palavras-chave que usa no Conteúdo da sua Página. Certifique-se de que o seu perifl está completo.

  • Partilhas: Verifique quantas vezes as suas publicações são partilhadas.

  • Autoridade: Ao longo do tempo, se mantiver a qualidade de conteúdo nas redes sociais, constrói autoridade para o seu negócio. O que ajuda com SEO!

Definir redes sociais para aumentar SEO.

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Aparecer no Google (Negócios Físicos)

Se tiver um negócio físico, por exemplo, um restaurante, e não aparecer na Pesquisa Google, está a perder uma grande oportunidade de se publicitar. Hoje em dia, um grande número de pessoas pesquisa na Internet antes de fazer uma compra e ter críticas de clientes e aparecer cedo no Google, especialmente na sua área local, pode ser muito importante.

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Para isto, tem de ter um perfil Google My Business (GMB). Este Perfil Profissional aparece quando as pessoas pesquisam negócios como o seu na Pesquisa Google ou Mapa. O Google criou critérios rígidos para os negócios seguirem para serem listados no Mapa.

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Um pormenor importante a reparar aqui é que os negócios apenas online não são eligíveis para as listagens de Google My Business.

Reveja todos os requisitos da Google.

Por favor, entenda que o seu posicionamento de informação de negócios nos resultados de pesquisa irá variar! mas, ter informação correta, abrangente e atualizada é a forma mais eficaz/provável de garantir que recebe a melhor avaliação possível.


Conclusão

Hoje em dia, a avaliação no Google é muito importante para os negócios, sejam físicos ou apenas Online! Apesar das orientações e fatores de sucesso acima mencionados serem certamente uma grande ajuda para o alcançar, não são uma garantia! Como a competição é intensa para os lugares de topo no Google, tem de se agarrar aos seus pontos fortes e melhorar todos os dias para alcançar o topo!

Para mais pormenores reveja os Guias Google.

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