Support Center

O que é o Google Avaliações do Consumidor?

Para uma loja online, uma forma fácil de se destacar e aumentar a credibilidade é através do Google Avaliações do Consumidor (ou Google Customer Reviews)! O Google é o motor de pesquisa mais utilizado e quase todos os compradores que efetuam compras online começam a sua compra a partir da barra de pesquisa do Google. Com o Google Commerce, tornou-se cada vez mais importante incorporar os Serviços do Google na sua loja online, especialmente os que são gratuitos!


O que é o Google Avaliações do Consumidor?

O Google Avaliações do Consumidor é um serviço gratuito do Google que permite aos logistas recolher feedback relevante dos clientes que efetuaram compras na sua loja online. Este feedback pode ser exibido como uma classificação, e esta classificação pode ser mostrada em Google Search Ads e no Google Shopping.

Estas avaliações são recolhidas através de questiários enviados por e-mail. Na página de confirmação de uma compra, será perguntado aos clientes se gostariam de receber este inquérito.

O mais importante é que o processo de avaliação se baseie exclusivamente nas opiniões dos prórpios clientes.

logo

As principais funcionalidades do Google Avaliações do Consumidor são:

  • Opção de avaliação de clientes do Google (Opt-in) Os clientes que optarem por aderir ao questionário após o checkout receberão um e-mail do Google Avaliações do Consumidor a pedir que avaliem a experiência com a sua loja.

  • Selo do Google Avaliações do Consumidor (opcional): Um selo no seu site pode ser uma forma visual de ajudar os seus clientes a indentificarem facilmente a marca Google. Esta distinção pode ser colocada em qualquer página do seu site e exibe uma pontuação de 1 a 5 estrelas.

  • Questionário de avaliação do Google (opcional): Um questionário breve é enviado por e-mail aos clientes, permintindo-lhes avaliar a experiência de compra na sua loja.

  • Classificações do vendedor: Uma classificação agregada aparece nos Anúncios de Pesquisa e Anúncios do Shopping, bem como no Selo do Google Avaliações do Consumidor.

O Google Avaliações do Consumidor também está disponível nos sites mobile com a mesma opção ‘Opt-In’.


Como configurar o Google Avaliações do Consumidor na sua loja online?

  1. Para permitir avaliações, é necessário ter uma conta no Google Merchant Center.

  2. Assim que a sua conta esteja configurada, faça log in na sua conta do Google Merchant Center a partir do painel de administração da Jumpseller > Canais de Venda > Google Commerce. Na nova página, no menu lateral esquerdo, clique em Crescimento e depois Gerenciar Programas > Avaliações do consumidor.

    programa de Google Merchant
  3. Leia e assine o Contrato do Programa de Opiniões de Clientes da Google.

  4. Depois, deverá obter o seu Merchant ID. O número exibido no topo da página será o seu ID.

    customer reviews habilitado
  5. Depois de obter o seu ID regresse ao painel de administração da Jumpseller > Definições > Geral > adicione o seu Merchant ID e clique em Gravar.

    Merchant_ID
  6. Depois vá a Definições > Checkout, onde encontrará a opção de ativar o Google Customer Reviews para a sua loja. Pode escolher o número exato de dias entre o pagamento do seu cliente e a receção do questionário. Neste exemplo, definimos 14, o que significa que o cliente irá receber o questionário de avaliação exatamente 14 dias após o pagamento. É importante enfatizar que número de dias é definido a partir do dia do pagamento e não da entrega da encomenda. Nota importante: Isto só funciona no checkout v2.

    Google reviews checkout

Para adicionar o símbolo GCR ao seu website:

Para adicionar o símbolo do Google que será exibido na sua loja, por favor siga os seguintes passos:

insignia
  1. Vá à sua conta do Google Merchant Center > Definições > Configuração de Avaliações do Consumidor:

    GCR code editor
  2. Clique em Configurações:

    settings
  3. Encontre a secção de Integração do Símbolo no fundo da página e copie o seguinte código que irá colar no seu Painel de Administração da Jumpseller, como exemplificado no passo 4:

    badge
  4. No seu Painel de Administração da Jumpseller, vá a Temas > Editor de Código > Modelos > Layout. Cole o código mesmo antes da tag </body>

    code-editor

Tenha em consideração que se tiver menos de 100 avaliações, o seu símbolo do Google Customer Reviews mostrará ‘Classificação não disponível’ ou 0 estrelas até que atinja o número mínimo de avaliações.


Avaliações de produto

As avaliações de produtos no Google Shopping estão disponíveis nos países onde o Google Shopping está disponível. Consulte a lista aqui.

As avaliações de produtos mostram o número de estrelas atribuído a um produto nos anúncios do Google Shopping, e em alguns casos nas listagens de produtos do Google.

Estas avaliações auxiliam os compradores a tomar melhores decisões, conduzindo-os para as páginas com os produtos melhor classificados. Por favor tenha em consideração que as avaliações dos produtos não estão relacionadas com a sua loja ou negócio, mas sim com produtos específicos.

As classificações de produtos são exibidas com base num sistema de classificação de 1-5 estrelas e uma contagem total de classificações dos utilizadores.

Estas avaliações representam uma pontuação agregada e uma revisão dos dados do produto, compiladas a partir de múltiplas fontes, incluindo comerciantes, avaliações agregadas de terceiros, sites editoriais e consumidores.

Para ser elegível para as Avaliações de Produtos, deve primeiro cumprir os seguintes requisitos:

  • Atualizar o seu feed de avaliações de produto: Exige pelo menos 50 comentários em todos os seus produtos. Uma vez enviado o formulário de interesse e completado o processo de onboarding, poderá carregar o seu feed através da sua conta no Merchant Center.

  • Usar um agregador de avaliações: Se estiver a trabalhar com um agregador de classificação de produtos aprovado, contacte-os directamente ao submeter as Classificações de Produtos. Tenha em mente que este serviço só está disponível para os comerciantes do Google Shopping.

  • Google Avaliações do Consumidor: Pode juntar-se ao programa adicionando linhas de código opcionais para recolher avaliações de produtos.

Uma vez cumpridos todos os requisitos, pode inscrever-se para a Avaliação do Produto, submetendo o Formulário de interesse de classificação de produtos.

Leia mais sobre classificações de produtos.

Leia mais sobre o painel do Google Avaliações do Consumidor.

Se tiver questões adicionais, por favor consulte as Perguntas frequentes sobre o Google Avaliações do Consumidor.

Para mais informações sobre o Google Avaliações do Consumidor, por favor leia este guia do Google.

Comece a vender no Google Commerce com Jumpseller

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.