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Como instalar o Google Commerce

Criar uma loja de comércio eletrónico na Jumpseller é o primeiro passo para disponibilizar os seus produtos na internet.

O próximo passo é adicionar formas de trazer os seus produtos ou serviços para mais canais de venda como: marketplaces, plataformas de redes sociais, loja online entre outros.

Neste artigo, falamos sobre como mostrar os produtos da sua loja da Jumpseller na Google. Para isso, tem de instalar o Canal de Vendas Google Commerce e criar campanhas de smart shopping.

Google Commerce


Introdução ao Google Commerce

O Google Commerce permite aos utilizadores pesquisar por produtos nas lojas online e comparar preços entre diferentes vendedores.

Os clientes podem ir à página de pesquisa da Google para colocar uma questão, selecionar o separador de Compras abaixo da barra de navegação, ou ir diretamente à página inicial do Google Commerce.

Página de pesquisa da Google:

Resultados da Google

Depois de clicar na aba de Compras, o utilizador irá ver o seguinte:

  1. Os resultados de pesquisa mostram produtos patrocinados (anúncios pagos) no topo da página.

    Aba de compras

  2. Abaixo dos produtos patrocinados, outros produtos relacionados também aparecem nos resultados de pesquisa apesar de fazerem parte de listagens gratuitas. É por isso que é importante tornar os seus produtos fáceis de descobrir pela Google.

    Aba de compras listagens normais

Dica: Agora pode criar listas de produtos gratuitamente na aba do Google Commerce.

Conta de Google Merchant Center e Google Ads

Apesar de serem facilmente conectadas, o Google Merchant Center e os Google Ads têm diferentes contas. Após ter configurado a sua conta de Merchant Center com a sua aplicação de Google Commerce da Jumpseller, este passo não cria automaticamente uma conta de Google Ads.

Nota: Quando usar o Canal de Venda Google Commerce na Jumpseller, não pode usar uma conta de Merchant Center pré-existente.

Um utilizador que queira usar o Google Commerce, irá sempre obter uma nova conta criada pela Jumpseller assim que configurar a aplicação. Vamos explicar melhor:

Existem 2 tipos de contas:

  • Conta de Google Merchant Center

    O Google Merchant Center é onde pode criar o seu feed de produtos para serem usados no Google Commerce.

    Quando configura o seu Canal de Venda Google Commerce, uma conta de Google Merchant Center será criada para si. A nossa integração irá enviar os seus produtos no formato correto da conta de Google Merchant.

    Isto é realizado desta forma para evitar potenciais erros que possam surgir por misturar feeds de diferentes fontes.

    Pode conectar 1 conta de Merchant Center a múltiplas contas de Google Ads (no máximo 5 contas) e mudar qual está ligada, etc. Todas podem estar ativas, e todas podem estar a utilizar o mesmo feed de dados.

  • Conta de Google Ads

    Em comparação com os anúncios de texto, os anúncios do Google Commerce são um pouco diferentes. As palavras-chave são mais importantes para anúncios de texto. Quando cria campanhas e anúncios, tudo se concentra nas palavras-chave que selecionou.

    Com o Google Commerce, é a Google que determina se os anúncios de listagem de produtos aparecem. Similar ao SEO, a Google considera o seu website, feed e lances (valor das licitações nos leilões de anúncios da Google), para determinar quais as consultas de pesquisa que devem acionar os seus anúncios.


Configurar o Google Commerce e as campanha inteligentes do Shopping

Requisitos iniciais:

Primeiramente, precisa de ter uma página de Termos e Condições e de política de Devolução e de Reembolso. Pode fazer isto usando as nossas páginas modelo de Termos e Condições e Política de Reembolso e adicioná-las no Painel de Administração > Páginas > Legal.

Além disso, de forma a que o Google Commerce funcione devidamente, terá de reivindicar posse do seu website (ser-lhe-á pedido que o faça durante o processo de instalação).

Se tudo estiver bem com a sua loja, deverá ter a sua loja verificada dentro de 24 a 48 horas. Se a sua loja não cumprir com um certo requisito, receberá um email da Google a explicitar o porquê de a sua não ter sido aprovada.

Note: Precisa de ter um domínio personalizado antes de integrar com o Google Commerce.

  1. No seu painel de administração, vá a Canais de Venda > Galeria e junto à descrição do canal de venda Google Commerce clique no botão “Instalar”.

    Canais de Venda Lista

    Google Commerce Install

  2. Clique no botão “Yes, Authorize”.

    Authorization Approved

  3. Clique no botão “Entrar com a Google

    Prerequisites Google Commerce App

  4. Clique na caixa “Concordo com o Google Merchant Center” e clique no botão “Criar Conta”.

    Prerequisites Google Commerce App

  5. Escreva o seu número de telemóvel e clique em “Solicitar código via SMS”. Depois de receber o código, escreva no campo de verificação e clique em “Enviar código de verificação”.

    Prerequisites Google Commerce

    Prerequisites Google Commerce

  6. Selecione o principal país onde vai vender os seus produtos e clique em “Próximo passo”.

    Prerequisites Google Commerce

  7. Agora pode escolher “Conectar uma conta de Ads existente” ao merchant center ou “criar uma conta de ads” e conectá-la ao merchant center.

    Prerequisites Google Commerce

  8. Clique no botão “Aceitar convite” e depois de ser redirecionado para uma nova página, preencha a informação de faturação (pagamento). Após ter acabado de preencher e gravado as informações, volte à página da Jumpseller e clique no botão “próximo passo”.

    Prerequisites Google Commerce

  9. Para criar uma campanha de smart shopping, escreva o “Nome da campanha”, “selecione o país” onde quer vender, ative ou desative o “estado da campanha” e “defina um orçamento diário”. Por fim, clique no botão “Criar campanha”.

    Prerequisites Google Commerce

  10. Após a sua campanha ter sido criada, pode clicar em “continuar para o Menu” e será redirecionado para a página inicial do canal de vendas Google Commerce.

    Prerequisites Google Commerce

Otimizar o Feed de Produtos

Para ter a melhor oportunidade de fazer uma venda pelo Google Commerce, é sempre aconselhável otimizar o seu feed de produtos!

Aqui está uma lista de coisas que pode otimizar:

  • Otimizar os seus títulos - Tente ter uma estrutura que inclua Marca + Tipo de produto + Atributos, como nos exemplos seguintes:

    • Marca + Atributo + Tipo de produto + Modelo #

      Exemplo: LG A++ Frigorífico Wifi (KG49NXIEPG)

    • Marca + Género + Tipo de produto + Atributos (cor, tamanho, material)

      Exemplo: Adidas Homem T-shirt - Azul escuro, Tamanho M, 100% algodão

  • Otimizar as suas descrições - Imagine a descrição do seu produto como o seu “anúncio”. O seu objectivo deve ser o de se concentrar em ter a informação mais relevante sobre ele. Além disso, deve também esforçar-se por ter palavras-chave e informações relevantes da sua página inicial.

  • Otimizar as suas imagens - Uma grande imagem pode comunicar tudo o que se deseja transmitir ao seu potencial cliente. Assegure-se de que as suas imagens são de alta qualidade e relevantes.

  • Adicione especificações dos produtos - Pense nos atributos recomendados como informação extra que, embora opcional, pode ajudar os compradores a comparar produtos. Antes de adicionar extensões como avaliação de produtos e informações de expedição ao seu feed de produtos, tem de adicionar a informação pedida.

Com a Jumpseller, alterar os títulos, descrições e imagens é simples, basta fazer estas alterações na página de produtos e atualizaremos os produtos no Google Commerce em tempo real.

Enviar os seus produtos para o Google Merchant Center

  1. O canal de vendas listará todos os seus produtos da loja, para que sejam publicados e prontos para anunciar precisa fazer com que o indicador de status fique verde.

  2. Para enviar, pode simplesmente clicar no botão “ativar” para o produto que deseja enviar. Em seguida, ele será enviado ao Google Commerce para revisão. Também pode “Ativar Todos” os produtos clicando no botão na parte superior.

    verify products Google Commerce

  3. Assim que os produtos forem avaliados pelo Google, pode clicar em “Verificar Tudo” e atualizar as cores do estado de todos os seus produtos. Se quiser ver os detalhes de um produto específico, pode clicar no botão “Verificar Novamente” e serão exibidos os detalhes dos avisos e erros do Google.

Selecione os produtos que deseja enviar para o feed ativando apenas o botão.

Ativar ou desativar o produto irá inserir, ou remover automaticamente o produto do feed.

Nota: todos os produtos que são carregados por padrão estão desativado.


Produtos e Aprovação de Conta

Após enviar os seus produtos ao Merchant Center, o Google irá iniciar um processo de revisão que inclui:

Se clicar no botão de verificação próximo do seu produto, ele irá consultar o Google Merchant Center sobre o estado do seu produto. Um produto pode ter estes estados:

  • Verde e Ativado: a configuração do produto está correta e o produto é exibido no feed do Google Commerce.

  • Vermelho e Ativado: a configuração do produto não está correta, mas o produto aparece no feed do Google Commerce.

  • Vermelho e Desativado: o produto não aparece no feed do Google Commerce.

  • Azul: o produto ainda está a ser avaliado pelo Google.

Pedido de Revisão: se desejar solicitar uma revisão, pode fazê-lo em Produtos > Diagnósticos > Problemas de Contas no seu Google Merchant Center.


Campanhas inteligentes do Shopping

Google Smart Shopping Campaigns Example

As campanhas inteligentes do Shopping permitem que exponha os seus produtos nas várias redes ligadas à Google - Pesquisa, Shopping, Imagens, Lens, YouTube, Gmail e outras.

Dica: Para ter acesso a uma explicação mais detalhada do que são as campanhas inteligentes do Shopping e as suas vantagens, assista ao nosso webinar realizado em parceria com a Google.

Agora que os seus produtos estão prontos e o seu site foi verificado e já criou a sua primeira campanha inteligente do Shopping, vamos explorar melhor estas campanhas.

Pode ver os detalhes de cada campanha que criou clicando no menu “Campanha Smart Shopping”. E clicando no botão “editar campanha” em qualquer uma das suas campanhas.

Google Smart Shopping Campaigns Example

Google Smart Shopping Campaigns Example

Aqui pode editar o nome da sua campanha e o orçamento diário. Para além disso, pode ver o sumário do desempenho da campanha. Para ver dados mais detalhados, clique no botão “Ver estatísticas”.

Google Smart Shopping Campaigns Example

O que o levará à seguinte página:

Google Smart Shopping Campaigns Example


Erros Mais Comuns do Google Merchant Center e Como Corrigi-los

De forma a ajudá-lo com as melhores práticas e a melhorar a qualidade dos seus produtos , elaboramos um ranking com os erros de Google Merchant Center mais comuns e como os pode corrigir:

Revisão Inicial Pendente

Após carregar itens na sua conta pela primeira vez, há uma revisão inicial que demora até 3 dias úteis.

Se os itens que estão a ser revistos também forem desaprovados por outros problemas, é recomendado que corrija primeiro esses problemas.

Finalmente, se após resolver os erros, os itens ainda surgirem com “revisão pendente”, por favor contacte o suporte da Google.

Leia mais informação no Guia da Política de Violação da Google.

Informações de Envio em Falta

Siga as Instruções da Google sobre como configurar os custos de envio.

Sobreposição publicitária na imagem

Isto acontece quando alguns dos seus artigos têm imagens com texto promocional (por exemplo, os logótipos da sua loja ou chamadas à acção) ou elementos que obstruem, tais como marcas de água.

Pode corrigir automaticamente as suas imagens se ativar a opção “melhorias automáticas de imagem” (Este processo totalmente automatizado pode nem sempre ser bem sucedido. Se uma imagem não puder ser melhorada, o produto permanecerá desaprovado.).

Para verificar e corrigir as suas imagens manualmente, siga o Guia da Google

Valor GTIN inválido ou em falta

Um GTIN é um identificador único e reconhecido internacionalmente para um produto.

Para encontrar o seu, consulte o código de barras na embalagem do seu produto.

Se não conseguir encontrar o GTIN, pode sempre entrar em contato com o seu fornecedor ou fabricante do produto para solicitá-lo.

Nem todos os produtos exigem um GTIN, por exemplo, produtos personalizados, como camisolas personalizadas ou arte, não precisam de um.

No entanto, se o seu produto tiver um GTIN e não o submeter na listagem, o desempenho do produto nas pesquisas pode ser limitado.

Leia mais informações no Guia GTIN do Google

Diferença entre SKU e código de barras (GTIN)

O SKU é um valor interno do seu negócio, mas o GTIN é um valor internacional associado a um produto específico.

Se o seu código de barras não estiver em conformidade com o padrão GTIN indicado pela Google: Guia GTIN do Google é melhor deixá-lo em branco.

Também pode ver aqui as especificações dos dados dos produtos

Categoria Google do Produto em falta

Nas configurações de produto da Loja Jumpseller, adicione a categoria Google do seu produto. Guia de Categorias da Google

Configurar os Portes de Envio

Configure os portes de envio com base nas suas tabelas. A informação dos custos que envia para o Merchant Center têm de corresponder aos custos que cobra no seu site. Se não for possível definir valores iguais, sobre-estime os valores enviados ao Merchant Center.

Esta informação poderá levar a que mais pessoas cliquem nos seus produtos quando estiverem à procura. Guia de Configurações de Envio

Conta suspensa devido à violação da política: política de devolução e reembolso

Certifique-se de que a política de devolução e reembolso está claramente disponível no seu site: esta deve ser facilmente detetável e não deve estar em falta.

Crie uma política no seu Painel de Administração > Páginas > Legal e adicione-a a um dos menus de navegação no seu Painel de Administração > Navegação.

Conta suspensa devido à violação da política: compra restrita

Certifique-se de que os produtos enviados para o seu feed do Google Commerce são permitidos pela Google e que produtos restritos, como bebidas alcoólicas, orientação para adultos, saúde, jogos de azar e conteúdo político seguem as políticas de anúncios de compras.

Remover o uso excessivo ou confuso de letras maiúsculas

Alguns dos artigos podem ter títulos que apresentam muitas letras maiúsculas. O uso excessivo de letras maiúsculas é comum nos e-mails de spam. Assim, os utilizadores podem considerar os anúncios dos produtos pouco confiáveis. Guia de alteração das Letras Maiúsculas

Outras Recomendações

Certifique-se de que tem um endereço comercial que seja apresentado corretamente no Google Maps, um número de telefone comercial ativo e que está disponível durante o horário comercial normal.

Veja se o site exibe informações idênticas para todos os utilizadores, em todos os locais, independentemente de quaisquer detalhes específicos do utilizador, como endereço IP, navegador, agente de utilizador, etc., e atende aos requisitos de idioma do país de destino.

Se tiver mais alguma questão, pode sempre entrar em contacto connosco. Se tiver perguntas específicas sobre o Google Merchant Center ou Anúncios, entre em contato com o Suporte da Google: ads-support@google.com

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