O conceito de marketing por influenciador

Estará a perder uma oportunidade de crescimento?

Se tem experiência com marketing, já se deve ter deparado com o termo Marketing de Influenciadores. Embora o termo em si seja bastante antigo, o conceito evoluiu ao longo dos anos, especialmente com a chegada das redes sociais. Mas, assim como qualquer tendência emergente popular, não se deve ir direto ao ponto sem ser feita alguma pesquisa e um maior entendimento. Neste artigo, falamos sobre o conceito de Marketing de Influenciadores e discutimos algumas dicas e truques para ajudá-lo a implementar essa estratégia corretamente.


Conteúdo

  1. O que é Marketing de Influenciadores
  2. Porquê Marketing de influenciadores
  3. Dicas e truques
  4. Conclusão

principal


O que é Marketing de influenciadores

Este é um mundo de celebridades da Internet, pessoas que têm um grande número de seguidores e são capazes de influenciar os seus seguidores a tomar decisões potencialmente importantes. Pode contratar essas pessoas, elas podem ajudá-lo a vender o seu produto / serviço e construir a reputação da sua marca. Como os influenciadores têm um certo nível de confiança entre os seus seguidores, as empresas podem aproveitar isso e associar-se a eles para atingir o seu público-alvo. Para resumir, as empresas utilizam os influenciadores para aumentar o reconhecimento da marca e divulgar os seus produtos/serviços, levando a potenciais clientes.


Porquê o Marketing de Influenciadores

Estudos (Veja: Forbes) sugerem que o marketing de influenciadores está a superar os anúncios digitais. Os canais populares incluem; Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter. No entanto, não pense que é tudo sobre redes sociais, existem outras opções por aí agora, muitas empresas fazem parceria com podcasts, webinars, escolas virtuais e outras formas de publicidade de e-commerce.

A melhor coisa sobre o Marketing de influenciadores é que não precisa de construir confiança, ela já existe. Se tiver a estratégia certa, esta irá ajudá-lo a aumentar a conscientização e difundir a palavra com bastante facilidade, em comparação à execução de uma campanha de marketing do zero através de outros canais. Muitas empresas usam isto para preencher lacunas na sua própria estratégia de conteúdo, pois chega um momento em que as empresas ficam sem conteúdo criativo e precisam de algum tempo para criar novo conteúdo interessante. Neste caso, se estiver a trabalhar com um influenciador, ele preencherá essa lacuna com o conteúdo, desde que escolha o influenciador certo.

De acordo com a pesquisa, 94% das marcas disseram que trabalhar com influenciadores foi um sucesso. Finalmente, no mundo moderno, deve saber que, embora os acordos de endosso de celebridades ainda existam, estes já não são a única maneira de fazer com que o seu produto/serviço seja associado a pessoas influentes. É realmente a época das celebridades da internet.


Dicas e truques

influenciador

O influenciador certo

Veja quem é que o seu influenciador atrai. Não escolha alguém que se tornou uma máquina de vendas, se eles só estiverem a mostrar anúncios, há uma boa hipótese de os utilizadores ficarem irritados e irem embora. Além disso, deve ler e entender o conteúdo do influenciador, verificar que este se relaciona com o produto / serviço que oferece. Se não, e só olha para os seguidores deles e o alcance deles, irá acabar por alcançar o público errado.

O canal certo

Assim como encontrar o influenciador certo, selecionar o canal certo também é crucial! Por exemplo, diferentes plataformas de media social atraem diferentes perfis, se estiver à procura de um público mais jovem (de 13 a 24 anos), provavelmente deve procurar um influenciador no Snapchat, se procura pessoas um pouco mais velhas, deve focar no Instagram. Marcas B2B vão com o LinkedIn e o Facebook, enquanto o envolvimento de vloggers e bloggers é importante para todos os tipos de empresas.

Estratégia de longo prazo

Procurar um relacionamento de longo prazo é uma boa ideia quando se trata de Marketing de influenciadores. Os próprios influenciadores preferem ter um contrato de longo prazo e uma parceria estável com uma marca, em vez de saltar entre as marcas e confundir o público. Além disso, o marketing de influenciadores é algo que está aqui para ficar, há postos de trabalho projetados especificamente para lidar com marketing de influenciadores em muitas das grandes empresas.

Tamanho do Influenciador

O tamanho do influenciador é muito importante! Se é uma empresa startup, provavelmente deve ter como alvo pessoas que são grandes o suficiente para ser influenciadores, pequenas o suficiente para ser amigos e capazes de ter uma conversa pessoal. Isto faz com que os seus seguidores se envolvam ativamente, o que significa que há uma hipótese maior de que eles confiram o seu produto / serviço e acabem como possíveis clientes. Além disso, esses influenciadores provavelmente serão mais baratos!

Não seja muito controlador

Pode haver uma linha tênue entre alinhar o tom dos influenciadores com a voz de marketing da sua própria marca e se tornar muito controladora. O nosso conselho é deixar as decisões criativas para o influenciador, se viu o conteúdo anterior e é relacionado com o seu produto / serviço, eles encontrarão uma maneira de traduzir esse denominador comum para o público. Além disso, isso dá-lhes a oportunidade de serem mais sinceros e comercializar o seu produto de acordo com a melhor forma como se sentem ao estilo deles. No final do dia, o que importa é o quão interessante é o conteúdo do influenciador.

Acesso VIP

Convide influenciadores para os seus eventos para que eles gravem vídeos / mostrem fotos / escrevam sobre a experiência deles para os seus seguidores e ajudem a criar uma imagem de marca para si. Estes podem tornar-se embaixadores da sua marca, oferecendo acesso ao público e ajudando-o a crescer.

Meça o impacto

A campanha do influenciador deve estar alinhada com a estratégia e a imagem de conteúdo maior da sua empresa. Precisa de conhecer os objetivos que deseja alcançar dessa campanha e observar os indicadores, como o alcance do público, as visitas, o engajamento, o aumento de seguidores e as vendas, etc., para acompanhar o progresso.

Cuidado com os impostores

Isto é importante! Não desperdice dinheiro e atrapalhe o seu marketing ao contratar impostores. Cuidado com esses 'aspirantes a influenciadores’, eles podem usar bots para parecer populares ou até comprar seguidores. Tem que fazer a sua pesquisa e conferir o seu trabalho anterior para descobrir se eles são verdadeiros ou falsos.

Ofereça descontos especiais

Essa é uma boa maneira de construir um relacionamento com o influenciador. Pode dizer-lhes para se tornarem um afiliado e/ou pode oferecer descontos/ofertas especiais que eles podem dar ao seu público. Isto provavelmente irá dar-lhe um impulso instantâneo nas vendas e fomentará um relacionamento não apenas com o influenciador, mas também com os seus seguidores confiáveis.

Clientes existentes

Segundo estudos, as pessoas tendem a confiar mais nos seus familiares e amigos do que em anúncios. Os seus clientes também são os seus influenciadores, peça-lhes que falem sobre o seu produto / serviço nos seus círculos.

Por fim, pode usar uma plataforma como Klear para se conectar com os influenciadores sociais adequados.