Se você tem experiência com marketing, você deve ter se deparado com o termo Marketing de influenciadores. Embora o termo em si seja bastante antigo, o conceito evoluiu ao longo dos anos, especialmente com o advento das redes sociais' Mas, assim como qualquer tendência emergente popular, não se deve ir direto ao ponto sem pesquisa e um maior entendimento. Neste artigo, falamos sobre o conceito de Marketing de Influenciadores e discutimos algumas dicas e truques para ajudá-lo a implementar essa estratégia corretamente.


Conteúdo

  1. O que é Marketing de Influenciadores
  2. Por que Marketing de influenciadores
  3. Dicas e truques
  4. Conclusão

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O que é Marketing de influenciadores

Este é um mundo de celebridades da Internet, pessoas que têm um grande número de seguidores e são capazes de influenciar seus seguidores a tomar decisões potencialmente importantes. Você pode contratar essas pessoas, elas podem ajudá-lo a vender seu produto / serviço e construir sua reputação de marca. Como os influenciadores têm um certo nível de confiança entre seus seguidores, as empresas podem aproveitar isso e se associar a eles para atingir seu público-alvo. Para resumir, as empresas utilizam os influenciadores para aumentar o reconhecimento da marca e divulgar seus produtos/serviços, levando a potenciais clientes.


Por que o Marketing de Influenciadores

Estudos (Veja: Forbes) sugerem que o marketing de influenciadores está superando os anúncios digitais. Os canais populares incluem; Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter. No entanto, não pense que é tudo sobre mídia social, existem outras opções por aí agora, muitas empresas fazem parceria com podcasts, webinars, escolas virtuais e outras formas de publicidade de e-commerce.

A melhor coisa sobre o Marketing de influenciadores é que você não precisa construir confiança, ela já existe. Se você tiver a estratégia certa, ela ajudará você a aumentar a conscientização e difundir a palavra com bastante facilidade, em comparação à execução de uma campanha de marketing do zero através de outros canais. Muitas empresas usam isso para preencher lacunas em sua própria estratégia de conteúdo, pois chega um momento em que as empresas ficam sem conteúdo criativo e precisam de algum tempo para criar novo conteúdo interessante. Nesse caso, se você estiver trabalhando com um influenciador, ele preencherá essa lacuna com o conteúdo, desde que você escolha o influenciador certo.

De acordo com a pesquisa, um número incrível de 94% das marcas disseram que trabalhar com influenciadores foi um sucesso. Finalmente, no mundo moderno, você deve saber que, embora os acordos de endosso de celebridades ainda existam, eles não são mais a única maneira de fazer com que seu produto/serviço seja associado a pessoas influentes. É realmente a época das celebridades da internet.


Dicas e truques

influenciador

O influenciador certo

Veja quem seu influenciador atrai. Não escolha alguém que se tornou uma máquina de vendas, se eles estão mostrando apenas anúncios, há uma boa chance de os usuários ficarem irritados e irem embora. Além disso, você deve ler e entender o conteúdo do influenciador, ele se relaciona ao produto / serviço que você oferece? Se não, e você só olha para os seguidores deles e o alcance deles, você acaba mirando no público errado.

O canal certo

Assim como encontrar o influenciador certo, selecionar o canal certo também é crucial! Por exemplo, diferentes plataformas de mídia social atraem diferentes perfis, se você estiver procurando por um público mais jovem (de 13 a 24 anos), você provavelmente deve buscar um influenciador no Snapchat, se você procura pessoas um pouco mais velhas, você deve focar no Instagram. Marcas B2B vão com o LinkedIn e o Facebook, enquanto o envolvimento de vloggers e bloggers é importante para todos os tipos de empresas.

Estratégia de longo prazo

Buscar um relacionamento de longo prazo é uma boa ideia quando se trata de Marketing de influenciadores. Os próprios influenciadores preferem ter um contrato de longo prazo e uma parceria estável com uma marca, em vez de saltar entre as marcas e confundir o público. Além disso, o marketing de influenciadores é algo que está aqui para ficar, há postos de trabalho projetados especificamente para lidar com marketing de influenciadores em muitas grandes empresas.

Tamanho do Influenciador

O tamanho do influenciador é muito importante! Se você é uma empresa startup, você provavelmente deve ter como alvo pessoas que são grandes o suficiente para ser influenciadores, pequenas o suficiente para ser amigos e capaz de ter uma conversa pessoal. Isso faz com que seus seguidores se envolvam ativamente, o que significa que há uma chance maior de que eles confiram seu produto / serviço e acabem como possíveis clientes. Além disso, esses influenciadores provavelmente serão mais baratos!

Não seja muito controlador

Pode haver uma linha tênue entre alinhar o tom dos influenciadores com a voz de marketing de sua própria marca e se tornar muito controladora. Nosso conselho é, deixar as decisões criativas para o influenciador, se você viu o conteúdo anterior e é relacionado ao seu produto / serviço, eles encontrarão uma maneira de traduzir esse denominador comum para o público. Além disso, isso lhes dá a oportunidade de serem mais sinceros e comercializar o seu produto de acordo com a melhor forma como se sentem ao estilo deles. No final do dia, o que importa é o quão interessante é o conteúdo do influenciador.

Acesso VIP

Convide influenciadores para seus eventos para que eles gravem vídeos / mostrem fotos / escrevam sobre a experiência deles para seus seguidores e ajudem a criar uma imagem de marca para você. Eles podem se tornar embaixadores da sua marca, oferecendo acesso ao público e ajudando você a crescer.

Meça o impacto

A campanha do influenciador deve estar alinhada com a estratégia e a imagem de conteúdo maior da sua empresa. Você precisa conhecer os objetivos que deseja alcançar dessa campanha e observar os indicadores, como o alcance do público, as vistas, o engajamento, o aumento de seguidores e as vendas, etc., para acompanhar o progresso.

Cuidado com os impostores

Isso é importante! Não desperdice dinheiro e atrapalhe seu marketing contratando impostores. Cuidado com esses 'aspirantes a influenciadores’, eles podem usar bots para parecer populares ou até comprar seguidores. Você tem que fazer sua pesquisa e conferir o seu trabalho anterior para descobrir se eles são verdadeiros ou falsos.

Ofereça descontos especiais

Essa é uma boa maneira de construir um relacionamento com o influenciador. Você pode dizer-lhes para se tornar um afiliado e/ou você pode oferecer descontos/ofertas especiais que eles podem dar ao seu público. Isso provavelmente lhe dará um impulso instantâneo nas vendas e fomentará um relacionamento não apenas com o influenciador, mas também com seus seguidores confiáveis.

Clientes existentes

Segundo estudos, as pessoas tendem a confiar mais em seus familiares e amigos do que em anúncios. Seus clientes também são seus influenciadores, peça que eles falem sobre seu produto / serviço em seus círculos.


Conclusão

Se você tem tido dificuldades para ganhar atenção, o marketing de influenciadores pode ser o caminho para você acelerar para o sucesso. Antes de selecionar um influenciador, faça sua pesquisa e certifique-se de que ele/ela são perfeitos para você. Muitas vezes, isso pode funcionar mais rápido do que as técnicas convencionais de marketing. Por fim, você pode usar uma plataforma como Klear para se conectar com os influenciadores sociais adequados.