O E-Commerce tem algumas especificidades não tão habituais nos negócios mais padronizados. Uma delas é o processo de Envio e taxas a ele associadas. Neste tutorial iremos explicar como poderá facilmente configurar as taxas de envio.

As Taxas de Envio são habitualmente definidas como preços cobrados pelo envio de um produto entre duas diferentes localizações. Para editar essas taxas no Jumpseller, deverá ir a Admin Panel > Configurações > Envio. Nessa secção terá então de completar dois passos para configurar corretamente as taxas de envio:

1. Países com Envio Permitido: esta secção permite definir para que países irá enviar os seus produtos. Existem três opções diferentes:

  • Enviar para todos os países: Se selecionar Sim, irá enviar os seus produtos para os E.U.A., Espanha, Reino Unido, Brasil, Japão e 213 outros países. All Countries

  • Países Selecionados: Se selecionar Não poderá definir os países para onde irá enviar os seus produtos, bastando para tal selecioná-los na lista de países. Selected Countries

2. Método de Envio: aqui pode selecionar os métodos de envio que estarão disponíveis para os clientes selecionarem durante o checkout. Existem quatro métodos diferentes:

  • Envio Grátis: método onde os custos de envio estão incluídos no preço do produto. Este tipo de método é usual em bens virtuais, como um bilhete para um espetáculo cujo levantamento se efetua na loja.

  • Taxa Fixa: é o método mais simples, pois não existem cálculos ou variações associadas. Por exemplo, todos os produtos enviados para os E.U.A. têm as mesmas tarifas: 50 USD. Flate Rates

    Pode definir dois diferentes tipos de tarifas: fixa, montante fixo por produto (p. ex. 50 USD) ou percentagem, percentagem definida do preço do produto (p. ex. 2%). Este tipo de método de envio é habitualmente utilizado no envio para países ou regiões específicas onde os custos de envio são praticamente iguais para todas as localizações.

  • Tabelas de Taxas: utilizando este método poderá definir preços diferentes por países (ou regiões dentro de um determinado país, p. ex. Texas (E.U.A.). Table Rates

As referidas definições são baseadas em três regras:

  • Número de Artigos: número total de artigos da encomenda;
  • Preço: a soma de todos os preços dos artigos adicionados à encomenda;
  • Peso: peso total da encomenda. Está dependente do peso dos produtos definido na página Detalhes do Produto.

Como pode ver, poderá definir intervalos para um determinado preço, por exemplo, para pesos entre 0-0.5kg ou 0.5-1kg os preços serão, respetivamente, 3 e 4 USD. Para definir este tipo de intervalos necessitará de inserir o maior valor do intervalo: caso esteja entre 0.3 e 0.5, apenas precisa de inserir o valor 0.5 e o intervalo entre 0.3 (ou o valor mais baixo, como 0.2, 0.1 ou 0.0) e 0.5 será criado automaticamente.

Pode encontrar o exemplo de uma tabela semelhante dos CTT. O procedimento para o número de artigos e preços é semelhante.

  • Poderá também adicionar tabelas específicas para diferentes países ou localizações. Primeiramente clique em Adicionar Nova Tabela de Envio por debaixo da tabela que se encontra a editar.
  • Nesta secção poderá então adicionar Países (que incluem todas as regiões) ou editar essas regra s de envio para Regiões específicas em cada país. New Table Rates

Caso não sejam definidas novas regras para os países selecionados como passíveis de envio, as taxas aplicadas serão as do “Resto do Mundo”;

  • Correios Brasil: para as lojas a operar no Brasil existe um sistema específico. Consulte o nosso tutorial com mais detalhes sobre Correios Brasil.

Importa referir ainda a importância de dar títulos apropriados a cada um dos métodos de envio, de modo a evitar erros. Todos esses nomes estarão visíveis no front-end da loja.

Como teve oportunidade de verificar, com apenas dois pequenos passos pode configurar as suas taxas de envio.