Suporte

Gestão de Encomendas

Como gerir as suas encomendas na sua loja Jumpseller

Neste artigo, explicaremos brevemente como pode gerir as encomendas da sua loja. Na página de encomendas, pode visualizar o histórico de pedidos, assim como os seus estados, faturas e outras informações importantes. Quando estiver na secção de pedidos, verá a lista de pedidos da sua loja.

  • Aqui tem algumas informações sobre todos os pedidos, como: ID do Pedido, Data de Criação, Nome do Cliente, Método de Pagamento, Estado do Pagamento e Estado de Expedição.

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    • Imprimir as informações da encomenda.
    • Obter um URL para duplicar o carrinho usado no pedido.
    • Obter um URL para recuperar o carrinho e enviar um email para o cliente para que ele o possa recuperar. Esta opção só aparece quando o estado do pedido é abandonado ou cancelado.
    • Imprimir uma etiqueta quando fizer a expedição de uma encomenda. Esta etiqueta pode ser usada para enviar um pacote.
    • Existe ainda um botão no lado direito, onde é possível alterar o estado da encomenda. Ao lado desse botão é possível visualizar o estado de expedição.

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  • Se clicar numa encomenda, verá uma página com os seus detalhes.

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  • Lista de produtos

    • Aqui pode ver todos os produtos comprados na encomenda (imagem, nome, SKU, quantidade, preço, desconto). Na parte inferior, é mostrado o preço total, o preço do envio, se alguma promoção foi usada na encomenda e os impostos aplicados (quando eles existem).
  • Informação da Encomenda

    • Aqui pode ver o nome do cliente, e-mail, o número de telefone e a hora e data em que o pedido foi feito. Tem também as informações de pagamento e a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Há uma seção com informações adicionais que pode existir ou não.
  • Informação de Morada

    • Esta área mostra a morada de envio e a morada de cobrança, com uma localização no mapa.
  • Expedição da encomenda

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    • Cada encomenda pode ter um dos quatro seguintes estados de pagamento:
      • Abandonado: quando um cliente abandona o processo de compra no momento de pagamento. Esse estado é alterado pelo sistema e é feito através da ferramenta de Recuperar Encomendas Abandonadas.
      • Em Aberto: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas decidiu retroceder para a loja ou para alterar os produtos no carrinho de compras. Este estado é alterado pelo sistema para Abandonado, de acordo ao tempo de expiração que tenha definido nas configurações do checkout da sua loja. O cliente ainda pode completar esta compra antes da mudança de estado mencionada.
      • Pagamento pendente: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas o gateway de pagamento ainda não confirmou o pagamento.
      • Pago: se a compra já foi paga.
      • Cancelado: se a compra foi cancelada pelo utilizador.
    • O estado de expedição pode ter qualquer um dos 6 seguintes estados:
      • Expedida
      • Não expedida
      • Requisitada
      • Em trânsito
      • Entregue
      • Falha
    • Pode também cancelar a expedição.
  • Esta secção só aparece depois quando é feita a expedição de uma encomenda. Aqui é possível ver qual a empresa usada, se a expedição foi feita de forma manual ou automática, ver a etiqueta que foi gerada. Ainda dependendo da empresa usada, pode ser possível visualizar um tracking code. Veja mais detalhes em Expedição de Encomendas.

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  • Seção de produtos digitais

    • Quando a encomenda tem produtos digitais não é possível realizar expedição e então é nesta área que é possível ver, por exemplo, o número de downloads.

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  • Histórico da encomenda

    • Aqui pode visualizar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isso ajuda-o a acompanhar melhor todo ciclo de vida da mesma.

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Com o Jumpseller, tem a opção de adicionar links de compra direta às suas páginas de redes sociais. Isso permite que os utilizadores sejam redirecionados para o seu carrinho de compras por meio de uma fonte externa. Os utilizadores terão a chance de comprar os produtos diretamente deste link. Para ver mais detalhes sobre "como adicionar links de compra direta?", Leia o seguinte guia.


FAQ

Posso remover um pedido?

Não é possível remover pedidos, mas pode marcá-los como cancelados.

O que são ordens de pagamento pendentes?

O estado "Pagamento pendente" indica que o comerciante precisará de realizar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes isso acontece quando:

  1. O cliente adiciona um produto ao carrinho;

  2. Um cliente faz check-out selecionando o pagamento por transferência bancária ou pagamento manual semelhante;

  3. O pedido está agora pendente de pagamento;

  4. O comerciante precisará verificar o PayPal, Webpay, conta bancária etc. e alterar manualmente o estado do pedido para "Pago" ou "Cancelado".

O que acontece com o stock quando há um pagamento de pedido pendente?

Por exemplo, você tem um item com stock 2 e você vendeu 1. Quando a compra estiver concluída e aparecer como “Pendente” ou “Pago”, o stock do item será deduzido automaticamente, portanto aparecerá com stock de 1 unidade.

  • Se marcar este pedido como "Enviado", o stock será o mesmo (reduzido a 1), pois já foi descontado antecipadamente.

  • Se marcar o mesmo pedido como "Cancelado", o stock será revertido e o stock será de 2 unidades novamente.

Qual é a diferença entre encomendas "pendentes" e "abandonadas"?

  • Uma encomenda de pagamento pendente indica que o estado da encomenda ainda pode mudar para Pago, automaticamente pela Gateway de Pagamento ou manualmente pelo comerciante (por exemplo no caso das transferências bancárias).

  • Uma encomenda abandonada é um pedido incompleto ou abandonado. Estes podem ser recuperados, convidando o cliente (via e-mail) a concluir o processo de checkout da sua encomenda.

Os pedidos podem ser importados ou integrados num sistema de faturação externo?

Usando a nossa API, pode fazer o download de todo o histórico de pedidos de sua loja online e integrá-lo ao seu sistema de faturação.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso suporte.