Neste artigo, explicaremos brevemente como pode gerir as encomendas da sua loja. Na página de encomendas, pode visualizar o histórico de pedidos, assim como os seus estados, faturas e outras informações importantes. Quando estiver na secção de pedidos, verá a lista de pedidos da sua loja.

  • Aqui tem algumas informações sobre todos os pedidos, como: ID do Pedido, Data de Criação, Nome do Cliente, Método de Pagamento, Estado do Pagamento e Estado de Expedição.

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    • Imprimir as informações da encomenda.
    • Obter um URL para duplicar o carrinho usado no pedido.
    • Obter um URL para recuperar o carrinho e enviar um email para o cliente para que ele o possa recuperar. Esta opção só aparece quando o estado do pedido é abandonado ou cancelado.
    • Imprimir uma etiqueta quando fizer a expedição de uma encomenda. Esta etiqueta pode ser usada para enviar um pacote.
    • Existe ainda um botão no lado direito, onde é possível alterar o estado da encomenda. Ao lado desse botão é possível visualizar o estado de expedição.

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  • Se clicar numa encomenda, verá uma página com os seus detalhes.

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  • Lista de produtos

    • Aqui pode ver todos os produtos comprados na encomenda (imagem, nome, SKU, quantidade, preço, desconto). Na parte inferior, é mostrado o preço total, o preço do envio, se alguma promoção foi usada na encomenda e os impostos aplicados (quando eles existem).
  • Informação da Encomenda

    • Aqui pode ver o nome do cliente, e-mail, o número de telefone e a hora e data em que o pedido foi feito. Tem também as informações de pagamento e a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Há uma seção com informações adicionais que pode existir ou não.
  • Informação de Morada

    • Esta área mostra a morada de envio e a morada de cobrança, com uma localização no mapa.
  • Expedição da encomenda

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    • Cada encomenda pode ter um dos quatro seguintes estados de pagamento:
      • Abandonado: quando um cliente abandona o processo de compra no momento de pagamento. Esse estado é alterado pelo sistema e é feito através da ferramenta de Recuperar Encomendas Abandonadas.
      • Pagamento pendente: se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas o gateway de pagamento ainda não confirmou o pagamento.
      • Pago: se a compra já foi paga.
      • Cancelado: se a compra foi cancelada pelo utilizador.
    • O estado de expedição pode ter qualquer um dos 6 seguintes estados:
      • Expedida
      • Não expedida
      • Requisitada
      • Em trânsito
      • Entregue
      • Falha
    • Pode também cancelar a expedição.
  • Esta secção só aparece depois quando é feita a expedição de uma encomenda. Aqui é possível ver qual a empresa usada, se a expedição foi feita de forma manual ou automática, ver a etiqueta que foi gerada. Ainda dependendo da empresa usada, pode ser possível visualizar um tracking code. Veja mais detalhes em Expedição de Encomendas.

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  • Seção de produtos digitais

    • Quando a encomenda tem produtos digitais não é possível realizar expedição e então é nesta área que é possível ver, por exemplo, o número de downloads.

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  • Histórico da encomenda

    • Aqui pode visualizar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isso ajuda-o a acompanhar melhor todo ciclo de vida da mesma.

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Com o Jumpseller, tem a opção de adicionar links de compra direta às suas páginas de redes sociais. Isso permite que os utilizadores sejam redirecionados para o seu carrinho de compras por meio de uma fonte externa. Os utilizadores terão a chance de comprar os produtos diretamente deste link. Para ver mais detalhes sobre "como adicionar links de compra direta?", Leia o seguinte guia.


FAQ

Posso remover um pedido?

Não é possível remover pedidos, mas pode marcá-los como cancelados.

O que são ordens de pagamento pendentes?

O estado "Pagamento pendente" indica que o comerciante precisará de realizar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes isso acontece quando:

  1. O cliente adiciona um produto ao carrinho;

  2. Um cliente faz check-out selecionando o pagamento por transferência bancária ou pagamento manual semelhante;

  3. O pedido está agora pendente de pagamento;

  4. O comerciante precisará verificar o PayPal, Webpay, conta bancária etc. e alterar manualmente o estado do pedido para "Pago" ou "Cancelado".

O que acontece com o stock quando há um pagamento de pedido pendente?

Por exemplo, você tem um item com stock 2 e você vendeu 1. Quando a compra estiver concluída e aparecer como “Pendente” ou “Pago”, o stock do item será deduzido automaticamente, portanto aparecerá com stock de 1 unidade.

  • Se marcar este pedido como "Enviado", o stock será o mesmo (reduzido a 1), pois já foi descontado antecipadamente.

  • Se marcar o mesmo pedido como "Cancelado", o stock será revertido e o stock será de 2 unidades novamente.

Qual é a diferença entre pedidos "pendentes" e "abandonados"?

  • Um pedido de pagamento pendente indica que o pedido ainda pode mudar para Pago, automaticamente por meio de uma notificação do Gateway de Pagamento ou manualmente pelo comerciante (p. Ex. Para transferências bancárias).

  • Um pedido abandonado é um pedido incompleto ou abandonado. Estes podem ser recuperados, convidando o cliente (via e-mail) a concluir o processo de checkout do seu pedido.

Os pedidos podem ser importados ou integrados num sistema de faturação externo?

Usando a nossa API, pode fazer o download de todo o histórico de pedidos de sua loja on-line e integrá-lo ao seu sistema de faturação.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso suporte.