Sabemos que, às vezes, nossos usuários têm que lidar com mudanças inesperadas em seus pedidos e, para ajudá-lo com esta tarefa, temos trabalhado arduamente para simplificar o processo de gerenciamento de pedidos.

  1. Como gerenciar pedidos
  2. Links diretos de compra
  3. Perguntas frequentes

Como gerenciar pedidos

Imaginemos que você tenha uma loja online de roupas e alguém pediu um novo par de sapatos. Há alguns minutos, você recebeu um e-mail de seu cliente cancelando seu pedido.
Neste tutorial, explicaremos brevemente como você pode lidar e gerenciar essas situações.

  1. Vá para a guia Pedidos e encontre a Lista de Pedidos
    pedidos

  2. Clique em um pedido específico para acessar suas informações detalhadas. Você verá os seguinte detalhes:

    • Lista dos produtos pedidos (SKU, Nome, Quantidade e Preço) e todas as informações gerais do pedido (Preço Total e Subtotal, Custos de Envio e Impostos);
      Produtos e informações gerais
    • Detalhes de contato do cliente fornecidos durante o processo de compra;
    • Informações sobre o pedido incluindo data, status, método de pagamento e método de envio;
      Detalhes de contato e informações do pedido
    • Endereços de cobrança e de envio fornecidos pelo seu cliente no processo de compra;
    • Informação de pagamento (neste caso, informações necessárias para concluir a transferência bancária) e uma exibição de mapa automático, um recurso que permite localizar facilmente onde você enviará seu produto.
      Informações de pagamento
    • Histórico de pedidos Você pode visualizar o histórico de pedidos para verificar quando o pedido foi criado e qual é o status dele. Isso ajuda você a acompanhar o ciclo de vida do pedido.
      Histórico de pedidos

  3. Cada pedido pode ter um dos seguintes quatro status possíveis:

    • Abandonado: se o seu cliente completou o pedido, mas decidiu deixá-lo sem pagar. Esse status só pode ser definido pelo sistema e é usado pelo recurso Recuperar pedidos abandonados.
    • Pagamento pendente: se seu cliente completou o pedido, foi redirecionado para pagar o pedido, mas o gateway de pagamento não confirmou ainda o pagamento
    • Pago: se o pedido já foi pago
    • Cancelado: se o pedido foi cancelado pelo usuário.
  4. O envio, por sua vez, pode ter qualquer um dos seguintes 6 status

    • Atendido
    • Não atendido
    • Solicitado
    • Em trânsito
    • Entregue
    • Falhado

      O objetivo é, obviamente, atender os pedidos. Então, você precisa clicar no botão Atender pedido. Você verá o seguinte menu:
      3
      Se o pagamento foi feito com sucesso, você pode preencher todos os detalhes sobre os pedidos. E o status será atualizado para Atendido.
      Veja mais detalhes sobre o Atendimento de pedidos
  5. Considerando que, em nosso caso, o pedido foi cancelado, basta clicar no botão Marcar como cancelado ** no canto superior direito da aba.

    Você verá uma mensagem de sucesso abaixo. O status do pedido será alterado para **Cancelado
    e o inventário do produto “Sandálias” é revertido para a quantidade anterior. Quando um item estiver sem estoque, uma mensagem Fora de estoque é exibida e os usuários não poderão comprar mais desses itens até que o estoque seja reabastecido.
    Status de pedidos Jumpseller

  6. Se você deseja imprimir o pedido, clique no menu suspenso Ações no canto superior direito e depois clique em Imprimir.
    Histórico de pedidos


Com Jumpseller, você tem a opção de adicionar Links diretos de Compra às suas páginas de mídia social. Isso permite que os usuários sejam redirecionados para o carrinho da sua loja por meio de uma fonte externa. Os usuários terão a chance de comprar os produtos diretamente deste link. Para ver mais detalhes regading como adicionar links diretos de compra? leia o seguinte guia.


Perguntas frequentes

O que são pedidos com pagamento pendente?

O status "Pagamento pendente" indica que o comerciante precisará executar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes, isso acontece quando:

  1. O cliente adiciona um produto ao carrinho;
  2. O cliente faz o pagamento selecionando o método de transferência bancária ou outra forma de pagamento manual;
  3. O pedido agora está pendente de pagamento;
  4. O comerciante precisará verificar o seu PayPal, WebPay, conta bancária, etc. e alterar manualmente o Status do Pedido para "Pago" ou "Cancelado".

O que acontece com o estoque quando há um pedido com pagamento pendente?

Por exemplo, você tem um item com estoque 2 e vendeu 1. Quando a compra é feita e aparece como "Pendente" ou "Pago", o estoque do item é deduzido automaticamente, portanto o estoque desse produto será 1.

Se você apontar esse pedido como "Enviado", o estoque será o mesmo (reduzido para 1), já que já havia sido descontado antecipadamente.

Se você apontar o mesmo pedido como "Cancelado", o estoque será revertido e o estoque será 2 novamente.

Qual a diferença entre os pedidos "Pendentes" e "Abandonados"?

Um pedido com pagamento pendente indica que o pedido ainda pode mudar para Pago. Seja automaticamente através de uma notificação do Gateway de pagamento. Ou manualmente pelo comerciante (por exemplo, para transferências bancárias).

Um pedido abandonado é um pedido abandonado ou incompleto. No futuro, estes pedidos podem ser recuperados convidando o Cliente (via e-mail) a completar os processos de checkout de pedidos.

Os pedidos podem ser baixados ou integrados com sistema de faturamento externo?

Usando nossa API, você pode baixar todo o histórico de pedidos de sua loja online e integrá-la ao seu sistema de faturamento.

Posso excluir um pedido?

Não é possível excluir pedidos, mas você pode marcá-los como cancelados.