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Encomendas Abandonadas

O abandono é um termo usado no E-Commerce para descrever quando os visitantes de um site saem do mesmo antes de completarem a ação desejada. Exemplos de abandono incluem:

  • Abandono em visita: o visitante visita o site, vê produtos e categorias, mas sai antes de adicionar algo ao carrinho.

  • Abandono de carrinho: o visitante adiciona artigos ao carrinho de compras, mas sai sem completar a compra.

  • Abandono de encomenda: o visitante adiciona artigos ao carrinho de compras, introduz a informação para completar a compra, seleciona o método de pagamento, mas sai sem completar o pagamento.

Existem ferramentas para voltar a ativar todos esses visitantes, como oferecer promoções, enviar lembretes de carrinho ou inquéritos a perguntar porque não completaram a encomenda.

O Abandono em Visita e alguns Abandonos de Carrinhos não podem ser ativados diretamente, pois em alguns casos o visitante, até este ponto, não forneceu a informação de contacto à loja. No entanto, usando ferramentas como o Facebook Pixel e Google Ads, pode colocar anúncios noutros sites para os convidar a completar a encomenda.

Este guia mostrar-lhe-á como ativar o Abandono de Encomenda e o Abandono de Carrinho de clientes autenticados na sua Loja Jumpseller usando a funcionalidade Encomendas Abandonadas.


Motivos Para Encomendas Abandonadas

Para minimizar as encomendas abandonadas, terá de entender o que as causa e analisar como poderá fazer correções/melhoramentos para eliminar/minimizar esses motivos.

  • Não ser frontal com o preço.

  • Surpreender pessoas com os termos e políticas.

  • Adicionar custos adicionais no final (Por exemplo, Taxas Escondidas)

  • Não ser frontal com as Taxas de Expedição.

  • Registo necessário para efetuar uma compra.

  • Processo de checkout demasiado longo/complicado.

  • Demasiadas distrações na página de checkout.

  • Falta de Opções Pagamento.

  • Erro de site ou cartão de crédito recusado.

Se tiver acumulado um grande número de encomendas abandonadas, não tem necessariamente de efetuar mudanças drásticas (apesar de ser boa política rever o site para confirmar se existem obstáculos para os visitantes ao completarem encomendas). Quem gere uma loja online terá sempre de esperar um certo número de encomendas abandonadas.

Na verdade, em relação a lojas online, estima-se que 65% das encomendas fiquem abandonadas. Por outro lado, as encomendas abandonadas podem ser vistas como uma oportunidade, pois, afinal, tratam-se de pessoas que quase completaram uma compra na sua loja, portanto vamos ver como recapturar a sua atenção.


Quando as Encomendas Recebem o estado de Abandonadas

Na sua loja Jumpseller, uma Encomenda Abandonada pode ser criada tendo em mente duas regras de agendamento que são aplicadas se o e-mail de recuperação de abandono estiver ativado.

Todos os casos envolvem encomendas Pendentes que são depois convertidas em encomendas Abandonadas. As condições de expiração são definidas em separado para Pagamentos automáticos e Pagamentos manuais. Como pode ver na imagem abaixo, tem a opção de definir um limite temporal para ambas as opções de pagamento.

checkout

Além disso, o segundo tempo de expiração nas definições será usado para Encomendas sem um método de pagamento para criar Encomendas Abandonadas. Digamos que existem encomendas que têm um endereço de e-mail e produtos no carrinho, mas nenhum pagamento está em falta (não foi escolhida qualquer opção de pagamento no checkout). Aqui, mais uma vez, a janela temporal usada para enviar o e-mail de recuperação será a segunda, por exemplo, 1 semana, neste caso.

Por exemplo, com a primeira opção, uma encomenda tornar-se-á Abandonada se o pagamento automático não for processado dentro de 1 hora e o estado da encomenda estiver Pendente até lá. O estado mudará para Abandonada e será enviado um e-mail de recuperação ao Cliente.

No segundo caso, aqui as opções temporais são demoradas porque os métodos de pagamento são manuais como uma transferência bancária. Após 1 semana, se o pagamento for devido e o estado da encomenda ainda se encontrar Pendente, tornar-se-á numa encomenda Abandonada e o e-mail de recuperação correspondente será enviado.


Quando os E-mails de Recuperação NÃO São Enviados

Mesmo que tenha ativado o e-mail de Recuperação de Abandono, existem certas condições que impedirão o e-mail de ser enviado ao cliente.

  • Se o cliente tiver definido que não pretende receber emails de marketing.

  • Se um cliente criar mais do que uma Encomenda Abandonada seguida, apenas será enviado um e-mail a esse potencial cliente.

  • Se um cliente criar uma ou mais Encomendas Abandonadas e depois completar uma compra antes do primeiro e-mail de recuperação ser processado, o e-mail não será enviado.

  • Se ocorreu um erro de processamento de pagamento quando o cliente tentou completar o checkout, o e-mail não será enviado (Nestes casos, a encomenda provavelmente tornar-se-á Cancelada com um erro, e não Abandonada).

  • Se nenhum dos produtos da Encomenda Abandonada estiver disponível para compra (sem stock, por exemplo), o e-mail não será enviado.

  • Se a Encomenda Abandonada tiver sido despachada.


Recuperar Encomendas Abandonadas com o Jumpseller

Assim que tiver otimizado os seus processos, o número de encomendas abandonadas deverá começar a diminuir. Para aumentar as vendas, também deverá usar um e-mail de recuperação para encomendas abandonadas. NOTA: Esta funcionalidade só está disponível para membros dos planos Pro ou Premium do Jumpseller.

  1. Pode ver as Encomendas Abandonadas na secção Encomendas no painel de administração. Estas encomendas receberão o e-mail de recuperação se a funcionalidade Recuperação de Encomenda Abandonada estiver ativada.

    abandoned orders 1
  2. Na página de administração situado no lado esquerdo clique em Definições seguido de E-mails. Nesta secção, irá ver um botão para o e-mail de Recuperação de Encomenda Abandonada, poderá ativar ou desativar esta funcionalidade aqui.

    abandoned orders 2
  3. Assim que entrar na Recuperação de Encomenda Abandonada, poderá ver o modelo padrão definido para o e-mail que será enviado. Também pode Personalizar este e-mail através das definições do e-mail de Recuperação de Encomenda Abandonada, clicando em Modificar o e-mail enviado.

    default email email edit
  4. Defina o prazo para enviar este e-mail através do tempo de expiração de encomenda pendente, pode configurar as definições de Checkout no painel de administração, na secção Definições. O tempo definido pode diferir para métodos de pagamento manuais (Por exemplo, transferências bancárias) e pagamentos automáticos (Por exemplo, PayPal).

    checkout
  5. A única forma de voltar ao carrinho com produtos previamente adicionados (se o stock ainda estiver disponível) é através deste e-mail. O e-mail é enviado ao cliente quando a encomenda se torna Abandonada. Pode ver uma amostra do e-mail enviado pelo sistema na imagem seguinte.

    abandoned orders 3
  6. Também pode reenviar o e-mail manualmente. Para tal, basta ir à secção Encomendas Abandonadas e clicar na respetiva encomenda para a qual pretende reenviar o e-mail. Nessa secção pode carregar nos três pontos na data que o e-mail foi enviado mais abaixo na página, e verá a opção para Reenviar o E-mail.

Caso surja alguma dúvida não hesite em contactar-nos a qualquer altura, teremos todo o gosto em ajudar.

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