ENCOMENDAS ABANDONADAS

Aumente as vendas enviando um email de recuperação

Conhece aquela sensação irritante, quando os clientes desistem mesmo antes de efetuarem o pagamento? Bem, não é o único! Uma Encomenda Abandonada é uma encomenda incompleta, é quando um visitante adiciona produtos ao carrinho de compras, mas não faz o pagamento para completar a transação.


Motivos Para Encomendas Abandonadas

Para minimizar as encomendas abandonadas, deve entender o que as causa e analisar como pode realizar correções/melhoramentos para eliminar/minimizar tais motivos.

  • Não ser claro com os preços.
  • Surpreender pessoas com os seus termos e políticas.
  • Adicionar custos extra perto do final (Por exemplo, Taxas Escondidas)
  • Não ser claro com as Taxas de Exportação.
  • Registo necessário para fazer uma compra.
  • Processo de checkout demasiado longo/complicado.
  • Demasiadas distrações na página de checkout.
  • Falta de opções de pagamento.
  • Erro do site ou cartão de crédito recusado.

Caso tenha acumulado muitas encomendas abandonadas, não tem, necessariamente, de fazer mudanças drásticas (apesar de ser boa ideia rever o seu site para ver se algo está a bloquear os visitantes de completarem as encomendas). Esperam-se sempre algumas encomendas abandonadas ao gerir uma loja online.

Na verdade, estima-se que 65% das encomendas sejam abandonadas em lojas online. Por outro lado, as encomendas abandonadas podem ser vistas como uma oportunidade, pois são pessoas que quase completaram uma compra na sua loja, portanto vamos ver como recapturar a sua atenção.


Quando as encomendas passam a ser Abandonadas

Na nossa loja Jumpseller, uma Encomenda Abandonada pode ser criada se mantivermos em mente as duas regras de agendamento que são aplicadas quando o email de recuperação de abandono é ativado.

Todos os casos envolvem Encomendas pendentes que são então convertidas em encomendas Abandonadas, as condições são diferentes para Pagamentos automáticos e Pagamentos manuais. Tal como pode ver na imagem abaixo, tem a opção de definir um limite temporal para ambas as formas de pagamento.

checkout

Além disso, a segunda regra será usada noutro caso, Carrinhos Abandonados. Digamos que certas encomendas têm um endereço de email e produtos no carrinho, mas sem qualquer pagamento devido (não foi escolhida qualquer opção de pagamento no checkout). Aqui, mais uma vez, a janela temporal a ser usada para enviar o email de recuperação será a segunda, 1 semana, neste caso.

Por exemplo, com a primeira opção, uma encomenda tornar-se-á Abandonada se o pagamento automático não avançar dentro de 1 hora e o estado da encomenda estiver Pendente nessa altura. O estado mudará para Abandonada e será enviado um email de recuperação para o Cliente.

No segundo caso, as opções temporais são mais demoradas, pois os métodos de pagamento são manuais, como uma transferência bancária. Após 1 semana, se o pagamento estiver por realizar e o estado da encomenda continuar Pendente, tornar-se-á uma encomenda Abandonada e será enviado um email de recuperação correspondente.


Recuperar encomendas abandonadas com a Jumpseller

Assim que otimizar os seus processos, o número de encomendas abandonadas deve começar a diminuir. Para aumentar as vendas, também deve usar um email de recuperação para encomendas abandonadas. NOTA: Esta funcionalidade está apenas disponível para utilizadores dos planos Pro ou Premium da Jumpseller.

  1. Pode ver as Encomendas Abandonadas na secção de Encomendas do painel de administração. Estas encomendas receberão o email de recuperação se a funcionalidade Recuperação de Encomenda Abandonada estiver ativada.

    abandoned orders 1

  2. Vá à página de administração e clique em Emails, no separador Definições, na barra do lado esquerdo. Nesta secção, verá um botão para o email de Recuperação de Encomenda Abandonada, poderá ativar ou desativar esta funcionalidade aqui.

    abandoned orders 2

  3. Assim que entrar em Recuperação de Encomenda Abandonada, poderá ver o email padrão definido para o email que será enviado. Também poderá Personalizar este email, se entrar nas definições de email de Recuperação de Encomenda Abandonada e clicar em Modificar email enviado.

    default email

    email edit

  4. Defina o calendário para enviar este email ao definir o tempo de expiração de encomenda pendente, pode configurar as definições de Checkout no painel de administração, na secção de Definições. O tempo definido pode diferir para pagamentos manuais (Por exemplo, Transferências Bancárias) e métodos de pagamento automáticos (por exemplo, PayPal).

    checkout

  5. A única forma de voltar ao Carrinho com produtos adicionados anteriormente (se o stock ainda estiver disponível) é através do email. O email é enviado ao cliente quando o estado da encomenda passa a ser Abandonada. Pode ver uma amostra do email enviado pelo sistema na imagem seguinte

    abandoned orders 3

  6. Também pode reenviar o email manualmente. Para o fazer, basta ir à secção de Encomendas Abandonadas e clicar na respetiva encomenda para a qual deseja enviar o email. Assim que estiver lá, desça até aos 3 pontos, na data que o email foi enviado, e verá a opção para, Reenviar Email.

    resend

Caso tenha alguma questão em relação a isto, pode contactar-nos a qualquer altura e teremos o prazer de o ajudar.