Como gerir os e-mails e notificações das suas encomendas
A Jumpseller disponibiliza as ferramentas de comunicação de que necessita para enviar e receber informações sobre encomendas. Essas ferramentas inc...
Neste artigo, explicaremos brevemente como pode gerir as encomendas da sua loja. Na página de Encomendas do seu Painel de Administração, pode visualizar o histórico de pedidos, assim como os seus estados, faturas e outras informações importantes.
Para ver todas as encomendas que já foram criadas, no seu painel de administração, vá a Encomendas > Todas as Encomendas
Aqui tem alguma informação sobre todas as encomendas, tais como: ID da encomenda, Data de criação, Nome do cliente, Método de pagamento, Estado de pagamento, Estado da expedição, e valor total da encomenda.
Para encontrar facilmente uma determinada encomenda, pode filtrar por nome da encomenda, data de criação da encomenda, método de pagamento, estado de pagamento, e estado da expedição.
Cada encomenda pode ter um de quatro possíveis estados de pagamento:
Abandonado - Quando um cliente abandona o processo de compra no momento de pagamento. Este estado é alterado pelo sistema e é feito através da ferramenta de recuperação de encomendas abandonadas.
Em aberto - Se o cliente completou a encomenda, foi redirecionado para a pagar, mas decidiu retroceder para a loja ou para alterar os produtos no carrinho de compras. Este estado é alterado pelo sistema para Abandonado, de acordo com o tempo de expiração que tenha definido nas definições de checkout da sua loja. O cliente ainda pode completar esta compra antes da mudança de estado mencionada.
Pendente - Se o cliente completou a compra, foi redirecionado para a pagar, mas o gateway de pagamento ainda não confirmou o pagamento.
Pago - Se a encomenda já foi paga.
Cancelado - Se a encomenda foi cancelada pelo comerciante.
Para ver mais detalhes em relação a uma certa encomenda, pode clicar no número da ordem ou clicar no botão “…” e em “Ver detalhes”.
Outras opções a que pode aceder são:
Pago / Cancelado - Pode alterar o estado de pagamento de uma encomenda para “Pago” ou “Cancelado”.
Expedição Manual - Abre uma janela para poder criar uma expedição manual. Mais informações podem ser encontradas aqui
Expedição Integrada - Abre uma página onde todos os detalhes já estão preenchidos e pode editá-los e escolher a empresa de expedição que fará o envio da encomenda.
Vá para a Página de Expedição - Se uma encomenda já tiver sido expedida, esta opção irá aparecer. Ao clicar na opção, irá redirecioná-lo para a página de expedições onde pode alterar o estado de expedição da encomenda.
Imprimir a informação da encomenda. Esta opção está sempre disponível.
Dentro da página de detalhes da encomenda pode encontrar as seguintes informações:
Lista de Produtos - Lista de todos os produtos comprados nesta encomenda (imagem, nome, SKU, quantidade, preço e desconto). Na última coluna, tem o preço total, o custo de envio, se alguma campanha de desconto foi aplicada nesta encomenda e os impostos (quando aplicável).
Informações da Encomenda - Exibe o nome do cliente, email, navegador, endereço IP, número de telemóvel e a data e hora em que a encomenda foi criada. Para além disso, também tem acesso às informações de pagamento e de referência. Existe ainda uma secção com informações adicional que só existe quando uma encomenda tem alguma informação adicional.
Endereço de Envio e Faturação - Exibe o endereço de envio e de faturação e um mapa de cada um dos endereços.
Expedição - Exibe o estado atual da expedição de uma encomenda.
As expedições podem ter um dos 6 estados seguintes:
Os comerciantes também podem “Cancelar a expedição”.
Quando a encomenda precisa de ser expedida, esta secção não é exibida e um botão “Expedir Encomenda” aparece no topo da página.
Quando a encomenda é expedida, aparece a informação de expedição, dependendo da empresa usada, e se a expedição foi realizada manualmente ou automaticamente.
Quando é realizada automaticamente, normalmente nesta área é possível ver um código de envio com um link para o website da empresa de envio, para acompanhar o percurso da encomenda.
Anexos do produto (produtos digitais) - Quando uma encomenda tem produtos digitais esta área existe em vez da área de expedições.
Histórico - Exibe o histórico da encomenda para verificar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isto ajuda-o a acompanhar o ciclo de vida da encomenda e se algo correu mal.
No topo desta página pode imprimir a sua encomenda, definir o estado do pagamento da encomenda, expedir a encomenda (manualmente ou através do sistema integrado) e, depois de clicar no botão “…” > “URL para Duplicar Carrinho de Compras”.
Esta última opção permite gerar um link que pode enviar para o cliente de forma a poder comprar os mesmos produtos novamente (método de envio e de pagamento, copões e outros parâmetros são copiados para a nova encomenda).
Esta página exibe todas as encomendas que foram abandonadas antes de serem concluídas.
Cada encomenda abandonada exibe as seguintes informações:
ID da Encomenda
Data de criação da encomenda abandonada
Estado de Email - Caso um email de recuperação tenha sido enviado ao cliente, o estado muda de “Não enviado” para “Enviado”.
Estado de Recuperação - Caso um cliente volte ao website e complete a encomeda, o estado muda de “Não recuperada” para “Recuperada #XXXX” (número da nova encomenda criada).
Total - valor total da encomenda abandonada.
Pode facilmente filtrar por ID da encomenda, datta de criação da encomenda abandonada, estado do email de recuperação e estado da recuperação da encomenda.
Cada encomenda abandonada permite-lhe ver os seus detalhes clicando no seu número ou clicando no botão “…” > Ver detalhes.
Existe ainda a opção “URL de Recuperação de Carrinho de Compras” depois de clicar no botão “…”, que gera um link para poder enviar ao cliente, recuperar a encomenda e acabar o processo de checkout.
Dentro da página de detalhes da encomenda abandonada pode encontrar as seguintes informações:
Lista de produtos - Pode ver todos os produtos comprados nesta encomenda (imagem, nome, quantidade, preço, desconto). Na última coluna, aparece o preço total, custo de envio, se alguma promoção foi aplicada na encomenda e os impostos (quando aplicável).
Informações da encomenda - Exibe o nome do cliente, email, navegador, endereço IP, número de telemóvel e a data e hora em que a encomenda foi criada. Para além disso, também tem acesso às informações de pagamento e de referência. Existe ainda uma secção com informações adicional que só existe quando uma encomenda tem alguma informação adicional.
Endereço de Envio e Faturação - Exibe o endereço de envio e de faturação e um mapa de cada um dos endereços.
Histórico - Exibe o histórico da encomenda para verificar quando a encomenda foi criada e qual é o seu estado. Isto ajuda-o a acompanhar o ciclo de vida da encomenda e se algo correu mal.
No topo desta página pode imprimir a sua encomenda, definir o estado do pagamento da encomenda, expedir a encomenda (manualmente ou através do sistema integrado) e, depois de clicar no botão “…”:
Esta página exibe todas as expedições de encomendas criadas.
Cada expedição de encomenda exibe as seguintes informações: ID da encomenda, Data em que a expedição foi criada, Número de envio, Estado de envio, Empresa de expedição, Nome e Cidade do destinatário da encomenda e Manifesto de expedição (quando aplicável).
Pode facilmente filtar por número de encomenda, data de expedição, empresa de expedição e estado de envio.
Existem 6 estados de envio:
Se clicar no botão “…” junto a uma encomenda, tem acesso às seguinte opções:
Uma pickup de expedição é um serviço que algumas empresas de expedições têm para recolher um pacote num local à sua escolha, frequentemente dentro de um período de tempo por si seleccionado.
Esta página mostra todas as recolhas de encomencdas que criou.
Cada recolha de encomenda tem a seguinte informação: ID externo, empresa de transporte, serviço de transporte, data de recolha, e horário.
Pode criar uma nova recolha de encomendas, clicando em “Marcar recolha”. Saiba mais sobr esta funcionalidade clicando aqui.
Com a Jumpseller, tem a opção de adicionar links de compra direta às suas páginas de redes sociais. Isso permite que os utilizadores sejam redirecionados para o seu carrinho de compras por meio de uma fonte externa.
Os utilizadores terão a oportunidade de comprar os produtos diretamente através deste link. Para ver mais detalhes sobre “como adicionar links de compra direta”, leia o seguinte guia.
Pode exportar encomendas juntamente com a informação dos produtos ou pode exportar encomendas apenas com a informação básica das suas encomendas.
Filtrar as ordem que deseja exportar
Clicar no botão Exportar no canto superior direito da lista de encomendas
Selecionar o seu formato preferencial: Excel ou plain CSV, Simples (apenas detalhes das encomendas) ou com Informação dos Produtos.
ID | Descrição |
---|---|
Payment Status | Status de pagamento da encomenda |
Shipment Status | Status de expedição da encomenda |
Date | Data da primeira conclusão da encomenda. Uma encomenda é concluída quando é paga ou cancelada. Se o status da encomenda for Abandonado ou Pendente, Data é a data de criação |
Email do cliente | |
Phone | Telefone do cliente |
Subtotal | Subtotal da encomenda |
Shipping | Preço de envio da encomenda |
Tax | Taxas da encomenda |
Discount | Desconto total da encomenda |
Total | Preço total pago pelo cliente |
Currency | Moeda da Loja |
Product Name | (Somente com informações do produto) Nome do produto seguido dos detalhes da variante. Exemplo: Camisa (Cor: Verde, Tamanho: XL) |
Product SKU | (Somente com informações do produto) SKU do produto encomendado |
Product Barcode | (Somente com informações do produto) Código de barras do produto |
Product Qty | (Somente com informações do produto) Quantidade do produto encomendado em unidades |
Product Price | (Somente com informações do produto) Preço do produto encomendado |
Product Discount | (Somente com informações do produto) Desconto do produto encomendado |
Product Tax | Imposto sobre o produto encomendado |
Shipping Municipality | Endereço de entrega - Município |
Shipping Name | Endereço de entrega - Nome e sobrenome do destinatário da encomenda |
Shipping Address | Endereço de entrega - Linha de endereço |
Shipping City | Endereço de entrega - Município |
Shipping Region | Endereço de entrega - Região |
Shipping Postal Code | Endereço de entrega - Código Postal |
Shipping Country | Endereço de entrega - País |
Shipping Tax ID | Endereço de entrega - ID da taxa do destinatário da encomenda |
Shipping Name | Método de envio - Nome do método de envio selecionado pelo cliente |
Shipping Tracking Number | Método de envio - Número de rastreamento da encomenda |
Shipping Tracking Company | Método de envio - Nome da empresa de envio |
Billing Municipality | Endereço de cobrança - Município |
Billing Name | Endereço de cobrança - Nome e sobrenome do comprador |
Billing Address | Endereço de cobrança - linha de endereço |
Billing City | Endereço de cobrança - Cidade |
Billing Region | Endereço de cobrança - Região |
Billing Postal Code | Endereço de cobrança - Código Postal |
Billing Country | Endereço de cobrança - País |
Billing Tax ID | Endereço de cobrança - ID da taxa |
Payment Name | Nome do Método de Pagamento |
Payment Information | Informações de pagamento fornecidas pelo processador de pagamento |
Extra Checkout Fields | Todos os campos personalizados adicionados no Painel de Administração: Definições > Checkout |
Posso remover um pedido?
Não é possível remover pedidos, mas pode marcá-los como cancelados.
O que são ordens de pagamento pendentes?
O estado “Pagamento pendente” indica que o comerciante precisará de realizar uma revisão manual do pagamento. Na maioria das vezes isso acontece quando:
O cliente adiciona um produto ao carrinho;
Um cliente faz check-out selecionando o pagamento por transferência bancária ou pagamento manual semelhante;
O pedido está agora pendente de pagamento;
O comerciante precisará verificar o PayPal, Webpay, conta bancária etc. e alterar manualmente o estado do pedido para “Pago” ou “Cancelado”.
O que acontece com o stock quando há um pagamento de pedido pendente?
Por exemplo, se tem um item com stock 2 e vendeu 1. Quando a compra estiver concluída e aparecer como “Pendente” ou “Pago”, o stock do item será deduzido automaticamente, portanto aparecerá com stock de 1 unidade.
Se marcar este pedido como “Enviado”, o stock será o mesmo (reduzido a 1), pois já foi descontado antecipadamente.
Se marcar o mesmo pedido como “Cancelado”, o stock será revertido e o stock será de 2 unidades novamente.
Qual é a diferença entre encomendas “pendentes” e “abandonadas”?
Uma encomenda de pagamento pendente indica que o estado da encomenda ainda pode mudar para Pago, automaticamente pela Gateway de Pagamento ou manualmente pelo comerciante (por exemplo no caso das transferências bancárias).
Uma encomenda abandonada é um pedido incompleto ou abandonado. Estes podem ser recuperados, convidando o cliente (via e-mail) a concluir o processo de checkout da sua encomenda.
Os pedidos podem ser importados ou integrados num sistema de faturação externo?
Usando a nossa API, pode fazer o download de todo o histórico de pedidos de sua loja online e integrá-lo ao seu sistema de faturação.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso suporte.
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