Dispor de um processo de expedição de encomendas eficiente é crucial para garantir o sucesso do seu negócio.
Para além de um bom catálogo de produtos e de uma plataforma de e-commerce atrativa, o envio atempado, e com custo reduzido, das encomendas é um fator de garantia de satisfação dos clientes com a sua loja online.
Muitos compradores abandonam encomendas devido a um tempo de expedição demasiado longo, ou por ausência de informação sobre prazos de entrega, ou, ainda, por surgirem custos extra associados ao envio no momento do checkout.
Como pode então evitar que situações destas ocorram e prestar aos seus clientes um serviço de expedição de encomendas de qualidade?
Para criar um processo de expedição de encomendas eficaz, é necessário ter em consideração vários aspetos do seu negócio.
Modelo de negócios
O primeiro passo é definir que tipo de negócio deseja criar: dropshipping, prestação de um serviço, venda de produtos de luxo, etc. O tipo de produtos tem um impacto significativo nos custos e condições de envio. Considere as seguintes variáveis:
- A distância entre o local de envio e o local de entrega.
- O peso do pacote.
- O tipo de mercadoria - se for algo que se pode danificar facilmente durante o processo de envio, terá naturalmente custos adicionais de embalamento para proteção extra.
- O valor do seu produto. Dependendo da transportadora, as taxas de envio podem aumentar de acordo com o valor dos artigos a transportar.
Empresas de envio
Um dos aspetos mais importantes na criação de um bom sistema de logística para o seu negócio é selecionar os parceiros certos.
Dependendo de onde se encontra no mundo, podem existir diferentes empresas de logística disponíveis, mas as mais populares globalmente são:
- DHL
- UPS
- FedEx
Lista de métodos de envio integrados com a Jumpseller
Dropshipping
Se estiver a criar uma loja de dropshipping, então o seu fornecedor irá tratar do envio das encomendas. Contudo, é boa ideia validar primeiro a qualidade do serviço prestado pelo seu fornecedor fazendo um pedido de um único produto ou até mesmo solicitando uma amostra.
Avalie a qualidade da embalagem, o tempo de entrega e o estado do produto para determinar se o fornecedor presta um serviço dentro dos padrões desejados.
Por último, certifique-se de que o fornecedor não inclui qualquer material de marketing próprio ao enviar os pedidos aos seus clientes.
Público-alvo
Os custos de entrega das suas encomendas também vão depender do seu público-alvo. Assim, ao negociar com as transportadoras os custos de envio das encomendas, siga estes passos:
- Verifique quais os países para onde pretende fazer envios de encomendas para os clientes.
- Solicite a diferentes empresas uma lista dos códigos de região e os preços para cada um dos seus serviços de envio.
- Depois de identificar as empresas de envio mais competitivas, tente negociar as taxas para obter descontos por número/frequência de envios ou descontos específicos para pequenas empresas.
Se tiver uma ideia de quantos envios fará por mês, será mais fácil negociar uma taxa melhor. Algumas plataformas, como a UPS, também permitem calcular os custos de envio em tempo real, o que significa que o processo de checkout está diretamente conectado à UPS e o cliente pode obter o valor exato do envio no momento da compra.
Confirmação dos pedidos
Ao processar o pagamento de uma encomenda, configure o envio aos clientes de um email de confirmação do pedido com o recibo da transação por e-mail. Se estiver a usar uma plataforma de vendas como a Amazon ou o eBay/PayPal, o envio do recibo será feito automaticamente.
Para lojas online em Portugal, por exemplo, a Jumpseller tem integração com o Invoicexpress, permitindo que sempre que um novo cliente compre na sua loja, seja automaticamente enviada a fatura relativa à compra.
Monitorização da performance
Para controlar a eficiência do processo de expedição de encomendas da sua loja online, deve monitorizar a performance do seu sistema de envios.
Seguem alguns dos indicadores que o podem ajudar:
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Custo do transporte - Para saber qual a percentagem da sua faturação que está a ser utilizada para suportar os custos das entregas, some todos os gastos com transporte e divida pela faturação registada no período em causa. Por último, multiplique por 100.
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Mercadoria danificada durante o transporte - Para saber qual a percentagem de custos com encomendas danificadas durante o transporte em relação ao valor total pago pelo transporte, divida o valor gasto com o transporte das encomendas danificadas pelo valor total dos transportes no período em causa. Depois, multiplique por 100. Idealmente, o valor deve ser o mais baixo possível.
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Eficácia da entrega - Para saber qual a percentagem de encomendas que conseguiu entregar dentro do prazo comunicado ao cliente, divida a quantidade de encomendas entregues dentro do prazo pela quantidade total de encomendas. Por último, multiplique por 100.
Ao analisar regularmente estes indicadores, pode obter informação relevante que lhe permitirá tomar ações com vista a melhorar o seu processo de expedição de encomendas - se necessário -, quer seja através da renegociação de taxas ou mudando de operador logístico com melhor qualidade de serviço, por exemplo.
Como configurar os envios na sua loja online Jumpseller
No seu painel de administração, pode aceder às opções de envio em Definições > Envio..
Aqui, pode definir o valor da taxa de entrega de acordo com os métodos de envio disponíveis. Tem as seguintes opções de envio à escolha:
A CTT, DPD, são alguns dos serviços de expedição disponíveis, dependendo do país onde tem a sua loja. Ao selecionar uma destas opções, os preços são definidos automaticamente e apresentados aos clientes no carrinho de compras.
Assim que tiver adicionado um método, terá a possibilidade de ativar a opção Expedir para Todos os Países.
Se preferir, pode optar por selecionar países específicos e até regiões específicas de um país em particular.
Quando terminar, verá a indicação do número de regiões que selecionou de entre o número total disponível.
Logística
Se tiver o Plano Premium com a Jumpseller, terá a vantagem adicional de usar o serviço de logística. Este serviço ajuda os comerciantes a enviar os seus produtos aos clientes de forma fácil e simples.
A UPS, a ShipIT, os CTT, etc, definem as taxas de envio automaticamente, através de serviço online, pelo que não precisa de se preocupar em definir manualmente o custo das entregas. Apenas tem de deixar as encomendas no estabelecimento da transportadora ou agendar a recolha numa morada (pode ser na sua empresa, armazém ou outro local onde tenha o seu stock guardado).
Por Exemplo: Em Portugal, com os serviços de logística integrada dos CTT, pode gerar automaticamente etiquetas com os dados de envio dos pedidos, colá-las nas embalagens e deixar as encomendas num posto dos CTT para que sejam enviadas aos clientes sem papelada adicional. Pode também optar pelo serviço de Levantamento CTT, ou seja, quando gera uma etiqueta e a cola na embalagem, pode pedir a recolha da encomenda e os CTT fazem o seu levantamento, sem necessidade de sair da sua empresa.
Recolhas
De forma a poder agendar levantamentos de encomendas por parte dos CTT à porta da sua empresa ou noutra localização que lhe seja conveniente, siga os seguintes passos:
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No painel de administração da sua loja vá a Definições > Localizações > Clique em “Adicionar lugar” > Preencha a informação do local onde quer que os CTT vão recolher as suas encomendas (assegure-se de que coloca uma morada em Portugal) > Clique em “Gravar”.
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Caso ainda não tenha adicionado os CTT como método de expedição, vá a Definições > Expedição > selecione “CTT” e clique no botão “Adicionar”.
Nota: Clicando em CTT pode personalizar os serviços que pretende utilizar.
Agora pode começar a marcar recolhas quando precisar, indo a Encomendas > Recolhas > clicando em “Marcar recolha” e selecionando o local para levantar (que foi criado no 1º passo), data de recolha, horário de recolha, serviço e quantidade de caixas a serem recolhidas.
Finalmente, clique em “Criar” > “Criar”.
Nota: Depois de agendar a recolha não a poderá cancelar.