8 Passos Simples para Melhorar a Navegação do Seu Website - A Sua Importância

Não importa se tem produtos bons, preços fantásticos e designs espetaculares! Se o seu website tem má navegação, será confuso e/ou pouco intuitivo. Leia as nossas recomendações para que consiga evitar os erros mais comuns.

8 Passos Simples para Melhorar a Navegação do Seu Website - A Sua Importância

Então já sabe qual é o seu produto e está pronto para construir a sua vitrine digital. Ótimo trabalho! Está a apenas alguns passos de vender online. Antes de se deixar levar por JavaScript sofisticado ou UX complicado para a sua loja, reserve um tempo para aprender mais sobre como melhorar a navegação no seu site.

Com os ajustes certos, pode realmente superar a concorrência, mesmo se estiver atrasado para o setor. Sem uma navegação adequada, no entanto, os seus clientes ficarão frustrados, confusos e escolherão os seus concorrentes. Imagine estar perdido num labirinto sem mapa. Não iria embora na primeira oportunidade? O mundo digital não é diferente! Vamos ver algumas dicas simples para integrar ótimas práticas de navegação no seu site.


1. Planeie as suas Páginas e Navegação

Antes de começar no seu site, reserve um tempo para criar um mapa do site. Ser capaz de ver tudo num ambiente ajudará a começar a pensar sobre como organizar o seu conteúdo em tópicos, ideias e categorias correspondentes.

Ao planear primeiro, terá uma vantagem sobre os seus concorrentes e poderá beneficiar-se com os seus erros. Use a pesquisa de mercado para preparar o seu processo de planeamento e fornecer aos visitantes uma experiência de navegação positiva.

Para isso, consulte as ferramentas do criador de mapas de sites para gerar rapidamente modelos de navegação do site. Ferramentas como GlooMaps, Octopus, e VisualSitemaps ajudarão na criação de uma experiência de navegação estelar.


2. Não Seja Experimental

A menos que a sua empresa esteja na vanguarda da navegação na web, não há razão para se desviar dos conceitos estabelecidos. A navegação no site deve concentrar-se mais na usabilidade do que na criatividade. Siga as práticas recomendadas de web design ou audite outros sites para desenvolver a linguagem visual do seu site.

Além disso, mantenha a consistência após estabelecer os seus padrões e sinais. Não tente experimentar apenas para fazer experiências, simplesmente estabeleça caminhos claros para os seus utilizadores. Não perca tempo a tentar criar um sistema de navegação diagonal ou um ícone de menu personalizado. Os visitantes da web são delicados e qualquer atrito no ciclo de compras pode custar-lhe vendas valiosas!


3. Otimize para Dispositivos Móveis

Estamos agora na era do desenvolvimento que prioriza os dispositivos móveis. O design responsivo é obrigatório. Ao projetar para computador, também deve se certificar de que está a criar designs para os seus visitantes que também estejam nos seus dispositivos móveis.

Teve que interagir com um pequeno menu? É difícil clicar, ler ou mesmo usar. Felizmente,os designs do Jumpseller são responsivos e prontos para uso e demonstram uma variedade de lojas otimizadas para dispositivos móveis que oferecem navegação fácil, limpa e moderna.


4. Maximize o Seu Menu de Navegação

Os menus de navegação são simples, mas são fáceis de ignorar como um recurso de destaque na maioria dos sites de e-commerce. Ao procurar um parceiro de site, certifique-se de que o seu fornecedor oferece recursos de navegação no site, para que não precise começar do zero.

A maioria das pessoas lembra-se do primeiro e do último item de uma lista, portanto, certifique-se de que o menu de navegação contenha as informações mais importantes no início e no final. Por exemplo, comece com “Produtos” e termine com “Compra”. Deseja que os seus clientes concluam as ações, portanto, certifique-se de que haja um CTA distinto no seu menu de navegação! para que não precise começar do zero.

A maioria das pessoas lembra-se do primeiro e do último item de uma lista, portanto, certifique-se de que o menu de navegação contenha as informações mais importantes no início e no final. Por exemplo, comece com “Produtos” e termine com “Compra”. Deseja que os seus clientes concluam as ações, portanto, certifique-se de que haja um CTA distinto no seu menu de navegação!


5. Obtenha o Máximo do Seu Rodapé

Se os seus leitores estiverem comprometidos, eles provavelmente irão até ao rodapé. Não perca mais uma excelente oportunidade de reconquistar os utilizadores. No rodapé, pode obter mais granularidade e destacar conteúdo adicional para o qual talvez não tenha espaço no menu de cabeçalho. Veja o nosso, como um ótimo exemplo de rodapé com o conteúdo certo.

Além disso, se o seu site tiver um layout complexo ou organização de tópicos, um rodapé pode ajudar a trazer tudo para a frente para que todos possam ver num só lugar. Um rodapé é o melhor lugar para uma coleção de links para todas as páginas importantes do seu site, desde que seja organizado - é claro. Finalmente, um rodapé pode ajudar no SEO e na presença nos motores de busca. Apenas certifique-se de incluir as palavras-chave no seu rodapé!


6. Integre a Pesquisa de Sites

Se tiver um excedente de produtos, serviços ou conteúdo, convém construir uma função de pesquisa de sites na sua propriedade da web. É uma ótima ideia. Os visitantes que usam a pesquisa no site são mais propensos a comprar ou agir de acordo com o seu conteúdo.

Todos os tipos de sites de e-commerce usam funções de pesquisa, como IKEA, AirBnB e Amazon. Faça anotações desses gigantes! Certifique-se de usar o ícone adequado para indicar que tem esse recurso disponível, como uma lente de aumento, bem como uma barra de pesquisa.


7. Públicos Diferentes? Menus Diferentes

Digamos que tem um mercado de produtos e um mercado de revendedores, como a Amazon. Não usaria a mesma navegação para os dois públicos, não é? Se respondeu não, observe: a Amazon não!

Ao criar experiências de navegação diferentes para os públicos correspondentes, os seus potenciais clientes têm uma experiência mais personalizada, incentivando-os a passar mais tempo e a navegar. Isso também tem efeitos positivos nos seus resultados de pesquisa. Falar a língua dos seus clientes e criar experiências que ecoem a sua familiaridade com diferentes assuntos pode impactar os seus negócios para melhor a longo prazo.


8. Use Princípios de Design para Segmentação

Ao definir o design para a navegação, certifique-se de usar os princípios e dicas de design corretos para separar áreas de navegação de maneira distinta. Se os seus utilizadores não conseguirem encontrar a sua navegação em primeiro lugar, provavelmente não se beneficiará com nenhuma das opções acima.

Além disso, certifique-se de que cumpre os requisitos de acessibilidade do seu país. Focar nisso não é apenas necessário para os visitantes com deficiência, mas também pode ser recompensador no Google!

Quanto mais centrada no utilizador for a sua navegação, melhor será seu ROI. Além de uma estratégia de conteúdo sólida, um menu de navegação forte pode ajudar a diferenciar o seu site e atrair mais visitantes e compradores para conversões.

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