Google Tag Manager
Google Tag Manager é uma solução criada para gerir tags de forma apelativa ao utilizador. Por tags não só nos referimos a imagens customizadas e HT...
Já deve ter reparado que sempre que entra num website através de um anúncio ou de um link nas redes sociais, há sempre um grande URL na sua barra superior.
Se olhar com atenção para ele, poderá reconhecer algumas palavras no meio de todas as letras e números aleatórios. Essas palavras podem identificar a campanha ao qual o anúncio em que clicou pertence, a origem de onde veio (redes sociais, pesquisa na google, etc.), e muito mais.
Depois de saber como funcionam estes parâmetros, pode começar a recolher várias informações dos seus visitantes e clientes, que lhe permitirão tomar decisões melhores e mais informadas relativamente ao seu negócio.
Um parâmetro URL ou string de consulta é a parte do URL que normalmente precede o ponto de interrogação (?) e é utilizado para enviar dados juntamente com o URL. Estes podem ser parâmetros operacionais que alteram o conteúdo da página ou parâmetros passivos que são utilizados principalmente para rastrear e não alteram o conteúdo.
Consistem em pares de valores-chave. A chave indica os dados que serão enviados, e o valor representa os próprios dados. Normalmente aparece somente ?chave=valor , mas múltiplos pares podem ser separados por um “e comercial”(&), tais como: ?chave=valor&chave2=valor2.
Na Jumpseller, consideramos as ref chave, aff e todos os parâmetros das campanhas UTM.
UTM significa Urchin Tracking Module. O nome advém da Urchin Software Company, um dos primeiros desenvolvedores de software de métricas na internet. A Google comprou esta empresa em 2005 e criou o Google Analytics. Estes parâmetros UTM são o padrão de referência para a análise de métricas online.
Para compreender melhor, eis um exemplo:
Imagine que tem uma conta de Instagram e de TikTok e pretende monitorizar qual destes canais traz mais pessoas à sua loja online.
Se adicionar o URL da sua loja a ambos os seus perfis, será difícil de perceber quais encomendas e visitas vieram do TikTok ou do Instagram; O ideal seria criar diferentes URLs com parâmetros UTM específicos, tais como:
www.minhaloja.pt
www.minhaloja.pt?utm_source=tiktok
www.minhaloja.pt?utm_source=instagram
Pode ainda adicionar maior complexidade aos seus URLs para poder ser mais específico ainda.
www.mystore.com?utm_source=tiktok&utm_medium=organico_social&utm_campaign=primavera_desconto&utm_term=rede_social&utm_content=video
www.mystore.com?utm_source=instagram&utm_medium=organico_social&utm_campaign=primavera_desconto&utm_term=rede_social&utm_content=video
Estes parâmetros vão-se refletir nas métricas do Google Analytics e nas Ordens e Estatísticas da Jumpseller.
No seu painel de administração, vá a Encomendas > Todas as Encomendas > Selecione uma encomenda > Informações de referência.
Parâmetro | Finalidade | Exemplo |
---|---|---|
utm_source | Identifica que website enviou o tráfego para a sua loja online e é um parâmetro necessário para todo o tipo de métricas. | utm_source= google |
utm_medium | Identifica que link foi usado, tais como anúncios pagos (custo por clique), email, ou direto (o visitante digitou o URL diretamente). | utm_medium= cpc |
utm_campaign | Identifica uma promoção de produto específica ou campanha estratégica. | utm_campaign= primavera_desconto |
utm_term | Identifica termos de pesquisa. | utm_term= corrida+sapatilhas |
utm_content | Identifica onde os visitantes clicarem para serem redirecionados para o seu website: tais como banners, anúncios, ou links de texto. É frequentemente utilizado para testes A/B e anúncios orientados para o conteúdo. | utm_content= logolink or utm_content= textolink |
Uma funcionalidade adicional que a Jumpseller disponibiliza é um espaço reservado aos parâmetros ?ref e ?aff que são exibidos na página da encomenda. O parâmetro ref também é exibido quando se exportam as encomendas. Estes parâmetros são especialmente úteis se tiver um conjunto de influenciadores ou pessoas que estejam a promover o seu negócio, por exemplo.
Influenciador 1: www.minhaloja.pt?ref=influencer-1
Influenciador 2: www.minhaloja.pt?ref=influencer-2
Influenciador 3: www.minhaloja.pt?ref=influencer-3
Para além dos parâmetros passivos usados para monitorizar o resultado das campanhas, pode também gerar impacto usando estes parâmetros. Nesta secção irá ser explicado como adicionar um cupão de desconto diretamente através do URL da sua loja.
Utilize o Javascript de forma responsável: Se não tiver a certeza sobre o impacto deste código receba ajuda por parte da nossa equipa de suporte.
1º passo: Criar uma promoção com um código de cupão. Por exemplo, o código de cupão pode ser: CYBERSALE
2º passo: Cole este código no do seu tema: Temas > Editor de Código > Modelos > Layout, abaixo da linha que contém o texto </body> (Por favor note o símbolo / , a linha deve conter </body>, não <body>).
<script>
var callbackFunction = function() {
console.log("Coupon " + discount + " added")
}
var add_url_coupon = function() {
queryString = window.location.search;
urlParams = new URLSearchParams(queryString);
if (urlParams.has('discount')) {
discount = urlParams.get('discount')
Jumpseller.addCouponToCart(discount, {
callback: callbackFunction
})
}
}
$(document).ready(add_url_coupon);
</script>
Passo 3: Teste o código. Se a sua loja for www.minhaloja.pt
, o URL www.minhaloja.pt/?discount=CYBERSALE
vai adicionar automaticamente a promoção ao navegador que abriu o link.
Criar URLs com parâmetros para recolher a informação que quer é simples depois de perceber a sua lógica.
Existem várias ferramentas para o ajudar a criar este tipo de URLs sem precisar de se envolver muito com o lado técnico do processo, tal como o Criador de URLs de Campanha da Google ou o UTM Builder.
Crie uma loja com a Jumpseller e comece a analisar os resultados através do painel de controlo da sua loja para orientar as suas decisões e fazer crescer o seu negócio mais rapidamente.
Se tiver alguma dúvida em relação alguma parte deste artigo, pode contactar-nos a qualquer momento e nós iremos ajudá-lo.
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