Centro de Suporte

Pedidos: explicar a expedição


Uma grande parte da venda on-line é através do envio de todas as compras que os seus clientes fazem. A Jumpseller oferece tudo o que precisa para poder fazer isso de uma maneira mais simples. Colocar um produto nas mãos do seu cliente é um processo que tem dois momentos específicos:

  • Aquele que corresponde ao que deve ser feito antes da compra: o cálculo do envio
  • O que tem a ver com o que deve ser feito a seguir: o despacho do pedido

Antes da compra: Estimativa de envios

O primeiro passo é a estimação dos preços de envio a cobrar ao seu cliente em cada compra. Para ler mais acerca das estimativas de envio, consulte o nosso artigo de suporte Como Configurar Métodos de Envio.


Depois da compra: Como processar a expedição do pedido

Pode ver o estado de processamento da expedição de cada encomenda entrando no Painel de Administração > Encomendas > Todos os Pedidos.

fulfillment status

Existem duas maneiras de processar o envio da encomenda: de forma manual ou automaticamente, através das nossas integrações de rastreamento de expedição.


Expedições Manuais

Numa expedição manual gera-se uma etiqueta com as informações de envio para colocar na embalagem (isso é algo tão simples quanto escrever à mão os dados de envio num papel e colá-los na embalagem). Em seguida, leve a embalagem ao escritório mais próximo do seu fornecedor e, depois de ter os dados com uma data aproximada de entrega e um número de rastreamento, envie esse despacho manualmente na sua loja, para fornecer essas informações ao seu cliente.

Para isso, no Painel de Administração da sua loja, aceda a Encomendas > Todos os Produtos e você pode clicar no número da encomenda à esquerda da data. Em seguida, deve inserir os dados da encomenda, selecionando a opção “Manual Fulfillment”.

order fulfillment

Aparecerá, então, uma janela pop-up, onde deve preencher os dados:

manual fulfillment

Pode escolher uma empresa de transporte da lista. Se a empresa que usa não estiver na lista, pode selecionar “Outro”. Esse tipo de processamento fornece um status de expedição “Expedida” à encomenda e o seu cliente recebe as informações correspondentes no seu e-mail.

Se o seu cliente desejar saber o estado de expedição deste pedido, ele pode rastreá-lo com o número correspondente no portal do provedor de serviços.

A expedição manual também é apropriada para processar Recolha na loja. Na mensagem que acompanha, pode escrever: “Recolha na loja”.


Expedições Automáticas

As expedições automáticas são feitas usando as nossas integrações. Estas permitem gerar e imprimir automaticamente uma etiqueta com os dados de envio do pedido, gerar um manifesto (prova de solicitação de serviço de envio), solicitar o levantamento das embalagens no endereço comercial (sujeito a condições), rastrear o despacho para envios e ver a sua alteração de estado (solicitado, processado e entregue) no próprio painel Jumpseller. Se deseja saber qual é o estado de entrega desse pedido, pode fazê-lo na loja.

O processamento de uma expedição automática é muito semelhante ao processamento de uma expedição manual.

  1. No seu Painel de Administração, clique na secção Encomendas > Todos os pedidos na barra lateral, onde encontrará a página abaixo. Aqui vê todos os detalhes das encomendas realizadas na sua loja, incluindo os status de Pagamento e Expedição. Como você vê na imagem abaixo, a encomenda mais recente encontra-se no estado “Não expedida” e o status do pagamento é “Pendente”.

    all orders
  2. Se a encomenda foi bem sucedida, você pode clicar no número da encomenda à esquerda da data (neste exemplo: 3764) e chegará à página abaixo. Aqui vê os detalhes desta encomenda específica. No canto superior direito, pode ver a aba “Pendente”, basta clicar nela e alterá-la para “Pago”. Depois, é necessário clicar no botão verde “Integrated Fulfillment”.

    order overview
  3. Na nova página que aparece, pode editar as dimensões do pacote clicando no botão “editar” e, quando terminar, clicar em “salvar”.

    packaging dimensions
  4. O formulário abaixo acerca das dimensões do pacote exibe as Informações de Remessa. Ele já vem preenchido por padrão com as informações fornecidas pelo cliente, mas pode editar cada campo.

    shipment information
  5. Depois de verificar os detalhes, clique em “Estimar Expedição” na parte inferior da página para ir para a próxima etapa.

    estimate fulfillment
  6. Nesta página, você pode escolher qual serviço da empresa de expedição deseja usar para o envio da encomenda.

    • O custo da expedição é exibido ao lado de cada opção para que possa comparar os preços entre as empresas.
    • À direita, no “Resumo do Pedido”, pode alterar a data de entrega estimada - isso será exibido no e-mail enviado ao cliente (a data pré-definida é baseada em dados de entrega anteriores).
    • Também pode ver o custo total da expedição (custo do serviço da empresa de expedição + taxa da Jumpseller) abaixo das opções de empresas de expedição. Antes de clicar no botão “Expedir” pode assinalar a caixa “Enviar email ao cliente com os detalhes de envio”, para que o cliente receba um e-mail com todos os dados.
    fulfillment companies
  7. Nesta última página, tem a visão geral dos detalhes da etiqueta e o seu status de expedição.

    label overview
  8. Por fim, pode voltar para a aba Encomendas (na barra lateral esquerda do seu Painel de Administração) e clicar em “Todos os pedidos” para ver os detalhes das encomendas atualizadas. Na coluna Expedição, o status da encomenda deve aparecer como “Expedida”.

    order fulfilled

Também pode usar o nosso Guia de e -mail markup para obter vantagens como Entrega de encomendas e Recibo de encomendas. A sua loja Jumpseller já está integrada à marcação schema.org para e-mails. Não precisa de fazer nenhuma configuração para ter essa marcação nos e-mails da sua loja.

Para saber mais sobre como configurar e usar integrações de expedição de acordo com o seu fornecedor de serviços, consulte a documentação de cada um deles:

Sobre as notificações de pedido enviado que chegam ao seu cliente

Depois de processar o envio, o seu cliente irá receber um e-mail com as informações do pedido enviado. Na Jumpseller é integrada a marcação schema.org a qual permite gerar e-mails avançados.


Contratos de serviço de expedição

Para usar essas integrações, deve decidir se deve usar o seu próprio contrato com os prestadores de serviços de envio ou usar a Jumpseller.

Usar o seu próprio contrato

Um contrato próprio é um contrato externo, realizado por si diretamente com a empresa de prestação de serviços de entregas. Neste caso, você será o responsável pelos pagamentos dos envios à empresa de entregas, tendo que pagar à Jumpseller uma taxa por usar o serviço.

As lojas que adotam essa opção fazem-no porque:

  • Têm a possibilidade de ter um melhor desconto nas taxas de envio.
  • Precisam ter um executivo dedicado ou suporte especial.
  • Querem pagar diretamente ao fornecedor de envios, em vez da Jumpseller.

Usando o contrato da Jumpseller

No caso de um contrato da Jumpseller, tudo é tratado por nós. Terá, então, que nos pagar quer o preço de envio como as taxas de utilização do nosso serviço.

As lojas que adotam essa opção fazem-no porque:

  • Recebem um desconto no total de envios por mês.
  • Têm menos trabalho ao nível de faturação porque a Jumpseller reconcilia os envios.
  • Monitorizam a entrega de pedidos no Painel de Administração da loja.
fulfillment

Sistema de impressão de etiquetas pré-pago

Existe um custo por impressão de etiquetas que varia de acordo com o plano em que está inscrito no Jumpseller. Verifique a tabela de preços.

Se não usar as nossas integrações de impressão de etiquetas e usar um método manual, não haverá cobrança adicional.

A Jumpseller está sempre a tentar melhorar a experiência dos nossos comerciantes, com isso em mente, consolidamos o nosso sistema de criação de etiquetas, de forma a ser mais rápido a imprimir, mais fácil de caber em qualquer tamanho de página e mais simples de gerir várias transportadoras.

Em vez de haver vários formatos de etiqueta para cada transportadora, nós criamos um formato padrão para todas.

Com este sistema, pode escolher o tamanho por defeito das suas etiquetas (4’’ x 6” ou 4” x 3.5”) antes de as criar e definir quantas etiquetas vão ser colocadas por página.

Isto reduz a quantidade de tempo, custos e impacto ambiental quando comparado com a solução anterior:

versão antiga das etiquetas

Como definir o tamanho padrão e número de etiquetas por página

Siga os seguintes passos:

  1. No painel de administração, vá a Definições > Expedição
  2. Depois de entrar na página, vai ver um campo chamado “Label Printing”.
definições da impressão de etiquetas

Aqui pode escolher o tamanho padrão de impressão (4’’ x 6’’ (101.6mm x 152.4mm) ou 4’’ x 3.5’’ (101.6mm x 88.9mm) para todas as suas etiquetas de expedição e o número de etiquetas que irão ser impressas por página.

Se tiver uma impressora de etiquetas, nós recomendamos que escolha 1 etiqueta por página. Para uma impressora normal pode escolher 3 por página (para as etiquetas 4” x 6”) ou 6 por página (para as etiquetas 4” x 3.5”).

Pode clicar num dos links abaixo de “Preview” para ver um exemplo de como as definições que escolheu vão ser aplicadas quando imprimir as etiquetas.

Nota: No caso dos CTT, para já as etiquetas ainda são impressas em A4, pelo que estas definições não têm nenhum impacto.

Impressão de etiquetas em massa

O nosso sistema permite que possa imprimir etiquetas facilmente para mais do que uma encomenda, para além de poder imprimir mais do que uma etiqueta por página, mesmo se forem de encomendas diferentes.

Por exemplo, numa folha A4, podem caber 3 a 6 etiquetas dependendo das definições escolhidas na página de impressão de etiquetas. Cada uma das seguintes etiquetas pertence a uma encomenda diferente:

três etiquetas na mesma página

Como fazê-lo:

  1. No menu lateral do painel de administração clique em Encomendas > Expedições. Depois, selecione todas as encomendas que queira imprimir as suas etiquetas, clicando na caixa quadrangular do lado esquerdo de cada encomenda.

    encomendas selecionads
  2. Vá ao botão de drop-down Ações e clique em “Imprimir em PDF” (funciona para todas as impressoras) ou “Imprimir em ZPL“(só funciona para impressoras de etiquetas). menu de ações
  3. Finalmente, será redirecionado para uma nova página onde as etiquetas de todas as encomendas selecionadas irão aparecer em formato pdf.

    pdf das etiquetas

    Neste caso as etiquetas aparecem cada uma na sua folha porque o dono desta loja definiu o número de etiquetas por página como 1.

Perguntas Frequentes

O que recomendam para imprimir etiquetas 4” x 6”?

R: Nós recomendamos que use a Dymo Labelwriter 4XL printer, mas outras impressoras também podem fazer o mesmo trabalho.

Posso imprimir etiquetas de transportadoras diferentes na mesma folha A4?

R: Sim, pode, desde que tenha selecionado a opção de ter mais do que uma etiqueta por página.

É possível imprimir etiquetas num formato diferente que não o pdf?

R: Sim, se tiver uma impressora que consiga ler a informação das etiquetas no formato zpl, pode imprimir nesse formato clicando em “imprimir etiqueta em zpl” em vez de clicar em “imprimir etiqueta em pdf” na secção de expedições.


Como faturamos as suas expedições automáticas

Depois de recebermos a fatura da transportadora e ajustarmos os valores, procederemos à emissão da fatura correspondente.

Considerando que deduzimos a quantidade estimada de envios uma vez por mês, enviaremos o valor real cobrado do fornecedor de serviços de entrega à Jumpseller após os envios efetuados. Nesse caso, será feita uma substituição no seu Painel de Administração dos valores estimados pelos faturados com o desconto da Jumpseller incluído.

Pode ver os detalhes dos seus envios em Painel de Administração> Subscrição e verá algo parecido com isto:

billing-records

Cada vez que recebermos a fatura do fornecedor de serviços de envio e ajustarmos os valores, verá um registo descritivo dos movimentos ajustados e também alguns ícones que permitirão que Faça o download de um arquivo detalhado de movimentos do Excel:

fulfillment-bill

Ao clicar no link do número dos movimentos ajustados, pode ver um detalhe de cada um deles.

Ao colocar o rato sob o valor de uma transação específica (sublinhada por uma linha pontilhada), é possível ver os detalhes descritivos recebidos pela transportadora.

detailed-billed-record

Isto é importante porque as diferenças entre os valores estimados e os valores reais podem ser apresentadas aqui. Os campos-chave são o peso OT (calculado pelo fornecedor de envio ou a tabela de taxas da sua loja) e o peso físico (que é o peso real calculado quando o pacote é passado pelo classificador na empresa de envio).


Perguntas Frequentes

Como funciona o processo de Estimação da Data de Entrega?

A figura a seguir explica melhor o processo de Estimação da Data de Entrega:

expectedarrival

Preciso usar o envio automático? É necessário?

Não precisa de usar o envio automático para enviar os seus pedidos, no entanto, esses recursos irão ser úteis para gerir os seus pedidos, evitar erros humanos, economizar tempo e, se usar o nosso contrato, também economizará dinheiro, principalmente se enviar uma quantidade de pedidos consideráveis por dia.

Preciso adicionar saldo se tiver o meu próprio contrato?

Não, deduzimos o valor das etiquetas geradas no cartão de crédito automaticamente.

Não entendo a diferença entre Expedição e Envio no meu painel de administração.

As Expedições são envios automáticos feitos através da plataforma Jumpseller, que informam a transportadora que a sua loja tem encomendas para serem levantadas na sua loja/armazém e entregues diretamente ao cliente. Envio são configurações para estimar os preços na página de checkout da sua loja para cobrar ao cliente na compra.

Tenho desconto se usar integrações de expedição?

Se usar o contrato Jumpseller, será oferecido um preço desconto para os seus envios em vez dos preços normais. Estamos a trabalhar com empresas com as quais já integramos para incluir descontos para todos os nossos clientes.

Como posso adicionar as minhas próprias taxas de serviço de envio à loja? Posso importá-las?

Não é possível importar uma tabela de taxas de maneira automatizada; para isso, deve usar uma tabela de taxas que constrói usando a interface do seu Painel de Administração > Definições > Envio > Tabela de taxas. Se tiver dúvidas sobre a montagem de uma contacte-nos.

Por que devo ter saldo pré-pago para usar integrações de expedição?

Esta é uma garantia de que os pedidos que está a enviar serão pagos, uma vez que é a Jumpseller quem deve pagar à transportadora o valor total de envios.

Posso adicionar saldo pré-pago com o meu cartão de crédito ou PayPal em vez de transferência?

Neste momento só pode fazer transferências para a nossa conta, mas num futuro próximo pretendemos enviar automaticamente esses valores para o cartão de crédito associado à sua loja.

Quanto tempo leva para creditar o saldo dos envios depois de enviar o comprovativo de transferência?

Pode levar até 48 horas para ajustar o valor transferido no saldo da sua loja.

Recebo uma fatura desses saldos pré-pagos?

Sim. Pode fazer o download de todas as suas faturas em Painel de administração > Subscrição.

Quais as vantagens ao usar o contrato Jumpseller?

Ao usar o nosso contrato, recebe descontos especiais nas taxas de envio.

Como podem os meus clientes ver o histórico e estado das suas encomendas?

Os clientes que se registarem no seu website podem aceder ao histórico e estado das suas encomendas iniciando sessão. Para além disso, também podem seguir as suas encomendas e verificar a data de entrega prevista.

O que acontece se eu gerar uma etiqueta e decidir processar a envio manualmente?

O valor da etiqueta gerada será descontado da mesma forma que o saldo pré-pago para expedições.

Se tiver alguma dúvida, entre em contacto conosco a qualquer momento.

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