Como Implementar uma Campanha de Redirecionamento para o seu E-Commerce

O que é retargeting? Retargeting é uma estratégia de marketing digital que facilita a devolução de clientes que já estavam na sua loja online e, assim, comprar os seus produtos. Saiba como aumentar a taxa de conversão de compra através do retargeting neste artigo.

Como Implementar uma Campanha de Redirecionamento para o seu E-Commerce

Agora que configurou a sua loja online, tudo o que tem de fazer é esperar que as pessoas comecem a comprar, certo? Errado. Até 98% dos visitantes não se convertem da primeira vez que visitam um website.

Mesmo que o seu potencial cliente realmente acrescente algo ao seu carrinho de compras, mais de dois terços dessas pessoas não irão prosseguir. Como lembrar essas pessoas para regressarem ao seu site?

Usando um método designado redirecionamento, pode implementar uma série de incentivos através da internet que chame a atenção dos utilizadores para o seu website.

75,6% dos visitantes abandonam seu pedido

O redirecionamento pode ser, de entre as estratégias de marketing, uma das mais eficientes disponíveis dado que permite que escolha apenas os utilizadores que já estão familiarizados com o seu site e interessados nos seus produtos.

Para criar uma campanha eficaz, concentre-se em exibir produtos específicos para as pessoas que já os visualizaram repetidamente, ao invés do marketing para todos os que já visitaram o seu site.


O que é o redirecionamento?

O redirecionamento é uma maneira de restabelecer a ligação com os visitantes do seu site para lembrá-los para regressarem ao seu site e, eventualmente, converter os mesmos.

Embora possa imaginar que cada cliente que chega ao seu site seguirá um trajeto desobstruído abaixo do seu funil, a maioria dos clientes precisarão de se tornar familiares com a sua empresa antes que façam uma compra.

41% das pessoas que abandonaram sua ordem disseram que não estavam prontas para comprar

Por exemplo, um cliente potencial pode encontrar o seu site ao ler um dos seus blogs. Depois, fecham o navegador e não regressam durante dois meses. Baixam o seu e-book com base na recomendação de um amigo, em seguida, navegam nos seus produtos, e, eventualmente, voltam para comprar o que precisam. Neste cenário, tem muito pouco controlo sobre o seu percurso.

Agora imagine se pudesse seguir esse cliente potencial depois de deixar o seu site, lembrando-o através de anúncios subtis que deve regressar para completar as suas compras.

O redirecionamento faz exatamente isso, geralmente é implementado um “pixel” discreto ou cookie nos computadores das pessoas que visitam o seu site.

Esse pequeno pedaço de código permite que siga os seus utilizadores através da web e que deixe dicas para que eles devam regressar ao seu site usando anúncios do Facebook, banners de anúncios, ou campanhas do Google Adwords.

A imagem a seguir do Retargeter explica como o redirecionamento funciona visualmente.

retargeting story

Onde implementar uma campanha de redirecionamento

Embora qualquer pequena empresa possa usar o redirecionamento para se manter relevante para potenciais clientes, esta estratégia de marketing digital é particularmente adequada para sites de comércio eletrónico.

Por exemplo, se alguém adicionar um produto ao seu carrinho de compras e depois sair por algumas horas ou mesmo alguns dias, pode enviar um e-mail (link da encomenda do artigo abandonado) ou publicidade direcionada para os lembrar que devem regressar.

Se ainda estiverem em torno das compras, o seu incentivo pode ser o suficiente para fazê-los regressar à sua loja online e continuar com a compra.

Existem três principais plataformas onde pode usar anúncios redirecionados para trazer clientes para o seu site: Google, Facebook e e-mail. O Facebook atualmente é uma das opções mais populares porque é fácil de configurar uma campanha usando uma linha de código Javascript no seu website.

O que são ordens abandonadas?


5 passos para configurar uma campanha de redirecionamento do Facebook

Use estas cinco etapas para configurar a sua primeira campanha de redirecionamento do Facebook, para começar a direcionar os clientes a voltarem ao seu site.

1. No seu Gestor de Anúncios do Facebook, crie uma Audiência Personalizada.

Se já tiver uma página no Facebook para o seu negócio, entre na secção Gestor de Negócios no canto superior esquerdo do ecrã. Escolha as audiências no menu para começar a criar a sua campanha.

No canto superior esquerdo do seu ecrã, clique em Criar Audiência para construir a nova campanha. Escolha audiências personalizadas para poder direcionar as pessoas que visitaram o seu website.

2. Escolha o Website Traffic ou Customer File.

Para construir uma campanha de redirecionamento simples, selecione a opção “Website Traffic” da lista. Este plano permite que direcione apenas aquelas pessoas que visitaram o seu site. Dentro da seleção, pode também focar especificamente as pessoas que pararam numa determinada página, ou aqueles que já visitaram uma página um determinado número de vezes.

Pode também direcionar as pessoas que já tenham interagido mais intensamente com o seu site: clientes potenciais que já lhe facultaram os seus e-mails.

A secção de Customer File permite-lhe importar contactos do Hubspot, MailChimp ou outro programa CRM, que corresponde com as contas do Facebook para exibir anúncios direccionados.

No entanto, as taxas de correspondência podem ser tão baixas quanto 30%, por isso basear-se na lista de redirecionamento pode ser menos eficaz, dependendo da plataforma que utiliza.

3. Selecione o seu público-alvo do menu.

Dentro da secção Website Traffic, verá várias opções para o público alvo. Estas incluem:

  • Pessoas que visitam o seu website

  • Pessoas que visitam páginas específicas

  • Pessoas que visitam páginas da web específicas, mas não as outras

  • Pessoas que ainda não visitaram numa quantidade específica de tempo

  • Uma combinação personalizada da sua escolha

Pode também segmentar a sua audiência com base na localização geográfica, sexo, língua, e outros fatores. Crie um nome para este segmento de público, para que possa usá-lo novamente para futuras campanhas.

4. Crie e instale o seu código de pixel personalizado para iniciar o rastreamento.

Se não tiver um pixel instalado no seu website, terá de fazer isso antes de rastrear as suas leads.

O código é um pixel invisível de 1x1 no seu website, que segue qualquer pessoa que o “veja”. Depois do seu cliente potencial passar por essa página, o pixel será capaz de rastreá-lo.

Para configurar o seu pixel, encontre a sua campanha na secção Ads Manager da sua página de negócio.

Clique em Actions e selecione o View Panel no menu. Esta secção irá exibir o seu código de pixel, o qual você ou o seu programador pode instalar facilmente no seu site.

5. Seja criativo e projete a sua campanha!

Depois de configurar o pixel e o seu público ideal, estará pronto para criar a sua campanha publicitária.

Escolha um produto e um negócio que considere que pode levar as pessoas a voltar ao seu site, como um desconto ou um cupão.

Use uma foto atrativa e diga ao Facebook para direcionar cliques para o seu site.

Pode criar um link personalizado UTM para rastrear as pessoas que o visitam através do anúncio.

Antes de iniciar, defina um orçamento (comece por algo pequeno e teste várias opções!) e envie a sua campanha.


Métodos alternativos de redirecionamento

Se tem um pouco de experiência com redirecionamentos, ou se o seu público não está ativo nas redes sociais, pode tentar o redirecionamento via e-mail ou anúncios do Google.

O e-mail pode ser extremamente eficaz para sites de comércio eletrónico, especialmente na primeira hora depois de alguém sair do seu site. O gráfico a seguir por Rejoiner mostra a eficácia dos anúncios de redirecionamento depois do regresso de um potencial cliente.

rejoiner

A melhor altura para voltar a entrar em contacto com uma ligação que tenha saído do seu site é dentro de uma hora.

Envie um e-mail imediatamente se alguém abandonar o carrinho de compras e, em seguida, acompanhe novamente um dia depois.

Se não regressarem, tente mais uma vez no espaço de uma semana e, depois, deixe o cliente ir.

Poderá ver a sua conversão de taxas saltarem em média de 3% para 41%, se direcionar a pessoa certa na hora certa.

Se o redirecionamento ainda parecer intimidador, existem dezenas de sites de terceiros que podem ajudá-lo a criar sistemas para acompanhar os seus clientes.

Empresas como Retargeter, PerfectAudience, e AdRoll podem implementar o seu redirecionamento através das redes sociais, web e e-mail, para que se possa sentar e assistir à conversão das suas leads.

O redirecionamento é mais eficaz quando voltar a entrar em contacto com o seu potencial cliente com a informação certa no momento certo.

Enviando-lhes um incentivo dado que exploram a internet, pode direcionar o tráfego para o seu site, mostrar-lhes o valor do seu produto e aumentar as conversões, sem ter que contratar mais vendedores.

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