O Brasil lidera o mercado de comércio eletrônico na América Latina, com um público consumidor que gasta 17% de seu consumo privado pessoal em compras online, segundo a Americas Market Intelligence (AMI), enquanto a média para a América Latina é de apenas 8%.
Segundo a análise da AMI, a previsão é que o mercado de comércio eletrônico do Brasil registre um crescimento de 22% entre 2021 e 2025, passando a marca de 340 bilhões de dólares.
Já a Ecommerce Trends 2024 Ecommerce Trends 2024, uma pesquisa realizada pela Octadesk e OpinionBox, revelou perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor e trouxe dados muito interessantes:
- Frequência: 33% dos entrevistados compram online uma vez por mês e 23% uma vez a cada duas semanas. 3 em cada 10 pessoas, compram pelo menos uma vez por semana. Sendo entre 2 a 5 compras para 62% dessas pessoas.
- Local preferido para as compras: outro fato importante é que a pesquisa aponta que 63% dos compradores realizam as suas compras online em sites e lojas virtuais.
Abaixo listamos 10 produtos que são sucesso de vendas no Brasil e que podem te direcionar a escolher um segmento certeiro para o sucesso da sua loja virtual.
Top 10 dos produtos mais vendidos online para 2024 Conteúdo
- Vestuário
- Eletrônicos
- Alimentos
- Livros
- Eletrodomésticos
- Produtos de beleza
- Infoprodutos
- Produtos para pets
- Games
- Produtos sazonais
1. Vestuário
O mercado da moda é indubitavelmente um dos mais bem sucedidos no Brasil. Roupas e calçados são os grandes campeões de vendas quando se fala no perfil do consumidor brasileiro.
Grandes lojas antigas no ramo aderiram às plataformas online, justamente para abraçar esse público que prefere realizar suas compras de maneira virtual.
Além disso, as lojas online vêm se aperfeiçoando cada vez mais no sentido de fornecer aos consumidores maneiras para assegurá-los de que eles estão adquirindo exatamente o produto que desejam.
São muitas as lojas que estão investindo em facilitar a experiência com tecnologias como provadores virtuais, filtros virtuais ou tecnologia 3D, por exemplo, que possibilitam a interação com o produto mesmo que ele não esteja ali, ao vivo e ao toque do cliente.
2. Eletrônicos
Os produtos eletrônicos continuam sendo uma categoria em alta nas vendas online. Os consumidores brasileiros são bastante atentos às novas tecnologias e têm interesse em manter-se atualizados com os lançamentos no mercado.
Esse setor inclui muitas possibilidades. Podemos destacar o estilo de trabalho em home office, que trouxe um boom nas vendas dos notebooks. Bem como o consumo de smartphones, smartwatches e fones sem fio que estão sempre em alta, já que os próprios fabricantes investem em inovações para atrair o público para o seu modelo mais recente.
Outro mercado sempre muito promissor é o mercado de games. Os consoles e jogos de videogame são sucesso para um público que varia desde crianças até adultos. O mercado de games é bem amplo, você pode trabalhar com a venda de softwares, de periféricos especializados para jogos e até mesmo no desenvolvimento desses games.
3. Produtos de higiene e limpeza
Talvez ainda como resultado de um aprendizado da pandemia recente, o consumo de produtos relacionados à limpeza e higiene se mostrou em alta na pesquisa Ecommerce trends 2024. Sabonetes, álcool em gel, lenços umedecidos são alguns produtos relacionados à higiene pessoal que fazem parte do consumo rotineiro.
Já em relação à limpeza, o mop, um tipo de vassoura com esfregão que permite realizar a limpeza dos ambientes com mais profundidade e rapidez, também se tornou um queridinho nas compras do lar.
Outra opção são os kits de limpeza, que contam com diferentes peças, como vassoura, rodo, pá, entre outros, e é uma boa opção para quem já quer comprar logo todos os itens juntos.
4. Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos também se mantiveram em uma boa posição no ranking da Ecommerce trends 2024, representando 37% dos itens escolhidos para compra.
Podemos destacar um item que se mostrou versátil, mais saudável e muito prático na hora de preparar os alimentos: a air-fryer. No ramo da limpeza, um eletrodoméstico que conquistou o consumidor brasileiro, foram os robôs aspiradores de pó. Cada vez mais inteligentes e autônomos, eles facilitam a vida das pessoas na hora da faxina.
E por fim, não podemos deixar de citar o ar-condicionado, um item essencial quase no Brasil inteiro. As temperaturas muito elevadas fazem com que esse eletrodoméstico permaneça no topo da preferência nacional na hora da decisão de compra.
5. Alimentos e bebidas (delivery)
O delivery de alimentos e bebidas certamente está entre a preferência do consumidor brasileiro no que diz respeito às compras online.
São muitas as possibilidades para o segmento alimentício: pratos executivos, lanches, pizzas, doces e bolos, salgadinhos e muitos outros. Você pode ainda investir em uma culinária específica de algum país ou região, como culinária japonesa, italiana ou árabe, muito populares entre os brasileiros.
No entanto, o cuidado com esse tipo de mercado deve ser redobrado: preze por ingredientes frescos para o preparo, fique atento aos prazos de validade, preserve os pedidos com uma boa embalagem e garanta a entrega no menor tempo possível, de modo a manter o alimento ou bebida na temperatura ideal para o consumo.
Seja através dos sites ou aplicativos de entrega, aposte na venda de alimentos e bebidas, já que esse ramo dificilmente atravessa períodos de crise como em outros ramos do comércio.
Confira o nosso artigo sobre aplicativos de delivery de comida.
6. Livros
Apesar do baixo percentual de livros lidos por pessoa, o Brasil é um grande consumidor de livros. Tanto os livros físicos quanto os e-books seguem entre os produtos preferidos na hora da compra online.
A facilidade de encontrar o livro procurado nas diversas plataformas virtuais, bem como o preço muito mais acessível são dois grandes atrativos desse mercado.
Além disso, se você for um escritor independente ou iniciante, o mercado online lhe permite que você publique, distribua e venda seu livro com muito mais facilidade.
7. Produtos de Beleza
Foto: Bella Hair Cosméticos
Os produtos de beleza e cosméticos são sem sombra de dúvida uns dos mais adquiridos pela internet, pois o brasileiro em geral costuma cuidar e valorizar a sua aparência.
O surgimento de blogueiras, influenciadoras digitais e até mesmo celebridades que fazem publicidades e propagandas sobre maquiagens, produtos para os cabelos e pele, fez com que esse mercado crescesse muito, principalmente entre as mulheres.
Mas muitos homens passaram a cuidar mais de sua aparência e passaram também a adquirir produtos para a barba, cabelo, e até adotaram uma rotina de skincare.
Outro produto muito procurado pelos brasileiros é o perfume. Sejam os importados ou nacionais, a venda desse artigo está sempre em alta.
8. Infoprodutos
Outro ramo que segue valorizado no e-commerce é a comercialização de infoprodutos. Os infoprodutos são produtos digitais como ebooks, audiobooks, videoaulas, podcasts, revistas eletrônicas, cursos online, apostilas digitais, entre outros.
Aqui destacamos os infoprodutos que estão ligados ao e-learning, o aprendizado online e de maneira remota. A internet possibilita que você crie conteúdo e ofereça a um número ilimitado de pessoas do mundo todo, de forma online e autônoma.
Cursos, capacitações e consultorias online ganharam destaque na comparação 2022-2023, que aumentou 18 pontos percentuais, segundo a Ecommerce trends 2024.
9. Produtos para Pets
Hoje em dia está cada vez mais difícil não se deparar com uma petshop por onde quer que você vá. Isso é um reflexo do quanto o mercado voltado para pets e a sua demanda vêm crescendo exponencialmente. E assim como nas lojas físicas, o mercado virtual também segue potente nas vendas desses produtos para o seu bichinho de estimação.
Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro país em faturamento no segmento pet, representando 4,95% do mercado global, atrás somente de EUA e China. Em 2023, a indústria de produtos para animais de estimação encerrou seu faturamento em mais de R$ 40 bilhões.
Importante destacar que mais de 50% das residências brasileiras possuem cães ou gatos, e cerca de 30% deles foram adicionados durante a pandemia.
Invista então em produtos como camas, escovas, brinquedos, acessórios de limpeza, coleiras, roupas para os bichinhos de estimação e faça sua loja decolar em vendas.
10. Produtos Sazonais
Uma particularidade do mercado consumidor brasileiro são os produtos que ficam em alta em determinadas épocas do ano. Seja em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou em feriados religiosos.
Muitas lojas virtuais investem em produtos que todo ano, em determinada data, são muito procurados pelos compradores. O chocolate, por exemplo, é um item que em datas como a Páscoa ou Natal, em razão da brincadeira do amigo oculto ou amigo secreto, vende extremamente bem.
Segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, levantou-se que em 2023 o Natal levaria quase 132,9 milhões de consumidores às compras, o que significaria uma injeção na economia de R$ 74,6 bilhões. Desses quase 133 milhões de consumidores, 50% fariam suas compras pela internet, o que representou 81,4 milhões de consumidores.
Por fim, o Carnaval, a maior festa brasileira, também se mostra uma data de grande impacto. Além de turismo e blocos de rua espalhados pelo país, o cenário varejista, incluindo o e-commerce, também sai ganhando com a folia. A Semrush, espelhando dados de tráfego de fevereiro de 2023, acredita no crescimento de 108% nas buscas na internet por termos relacionados ao Carnaval. Vendas de penteados, maquiagem, unhas, roupas, abadás e, é claro, fantasias de carnaval são uma garantia de sucesso para sua loja online.
Teste do produto
A seleção da mercadoria certa vai assegurar o crescimento das suas vendas e o êxito do seu negócio online. E uma das etapas para a escolha ser bem sucedida é testar o produto antes de lançá-lo na sua loja virtual. Leia o nosso artigo sobre o teste do produto, pesquisa de mercado e como isso é fundamental para garantir um excelente desempenho nas suas vendas.
Integração com o Google
O Google Shopping é uma ferramenta do Google que permite aos consumidores pesquisar por produtos nas lojas online e comparar preços entre diferentes vendedores. Neste artigo separamos as principais tendências para o seu comércio eletrônico, bem como mostramos as vantagens da integração da Jumpseller com o Google.
Como escolher a melhor plataforma para vender online em 2024
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