E-commerce: 10 produtos mais vendidos em Portugal em 2024

Conheça os 10 produtos mais vendidos online em Portugal em 2024 e tire partido das principais tendências de e-commerce.

E-commerce: 10 produtos mais vendidos em Portugal em 2024

Nos últimos anos, o e-commerce tem tido um crescimento exponencial em Portugal. De acordo com o relatório Statista Consumer Insights de 2024, o volume de negócios aumentou de 4.28 mil milhões de dólares, em 2022, para 4.83 mil milhões de dólares em 2023. O mesmo, reporta ainda que o volume de negócios deve crescer até mais de 7 mil milhões de dólares em 2028.


Os 10 produtos mais vendidos em Portugal

Conheça as categorias de produtos com maior procura no e-commerce português e veja como cada uma oferece uma oportunidade única de negócio.

  1. Vestuário e calçado

    Sem surpresas, o primeiro lugar na lista dos produtos mais vendidos no e-commerce português é ocupado pela categoria de vestuário e calçado. Cerca de 70% das pesquisas online em Portugal são feitas no âmbito destes produtos. O mercado de vestuário em segunda mão também cresceu, seguindo a tendência de consumo sustentável e atraindo mais consumidores para este segmento.

  2. Equipamentos eletrónicos e informáticos

    Os produtos eletrónicos e de informática, como smartphones, computadores e acessórios, representam o segundo maior segmento de vendas online em Portugal. De acordo com o relatório dos CTT, houve uma redução no volume global de compras de equipamentos eletrónicos e informáticos. Apesar disto, o canal específico de compras online teve um crescimento de mais de 5% face ao ano anterior.

  3. Higiene e cosmética

    Atendendo às necessidades básicas e ao desejo de cuidar do seu bem-estar, cerca de 45% dos compradores online adquiriu produtos de higiene e cosmética. Esta é também uma boa opção de negócio, pois tanto serve necessidades recorrentes (higiene), como também atende a necessidades pontuais como, por exemplo, oferecer um presente. Nesta categoria, o bom embalamento e acondicionamento dos produtos assim como a rapidez de entrega são altamente valorizados.

  4. Livros e filmes

    Apesar de se manter como uma das categorias mais populares no ramo das vendas onlines em Portugal, desceu para a quarta posição. De acordo com o estudo da economia digital da Acepi, filmes, séries ou programas de desporto são a categoria mais comprada dentro dos produtos digitais. Com a evolução do mercado, as plataformas digitais têm inovado na oferta de produtos, apresentando promoções e edições limitadas que cativam os amantes da literatura e do cinema. Além disso, a possibilidade de adquirir livros e filmes em formato digital permite que os consumidores tenham acesso instantâneo ao conteúdo que desejam.

  5. Eletrodomésticos

    A tecnologia tem um peso bastante grande na vida dos portugueses. Logo, não será de estranhar que os eletrodomésticos sejam um dos produtos mais comprados. Esta categoria subiu 2 posições nas preferências de compras online e chegou a quinto lugar. Hoje em dia, existe uma necessidade geral de possuir e atualizar os produtos tecnológicos e muitos destes equipamentos precisam de ser renovados com frequência devido a um ciclo de vida que por vezes se pode considerar curto. Ter uma oferta diversificada e facultar uma descrição pormenorizada dos equipamentos acompanhada de boas fotografias é essencial para facilitar o processo de escolha e potenciar a compra.

  6. Utensílios para o lar

    Outra categoria que galopou nas preferências dos consumidores portugueses foi o segmento de utensílios para o lar. Produtos para casa, móveis, utensílios domésticos e artigos de decoração perfazem cerca de 33% das compras online, subindo mais duas posições face ao ano anterior. Apesar do aumento generalizado de compras na categoria e no crescimento do consumo online, as vendas de produtos em segunda mão reduziram quase para metade.

  7. Acessórios de moda

    No universo do e-commerce em Portugal, os acessórios de moda conquistaram um lugar de destaque entre os 10 produtos mais vendidos online em 2024. Este segmento abrange uma ampla gama de produtos, desde lenços, chapéus, óculos de sol e carteiras. É uma categoria de produtos predominantemente feminina, mas com uma tendência crescente nos acessórios masculinos, sobretudo em artigos como pulseiras e anéis. Segundo o CTT e-Commerce Report, mais de 33% dos inquiridos admitiram ter realizado uma compra online, nesta categoria, nos últimos 12 meses.

  8. Material de desporto

    Material de desporto é outra categoria que apresenta um aumento na sua preferência online, com mais 1.4% dos inquiridos a confirmar que fizeram compras neste segmento. Tendo em conta que existe uma enorme variedade de modalidades que requerem tanto diferentes tipos de equipamento como de vestuário e calçado, esta pode também ser uma excelente aposta para abrir a sua loja online. Neste caso, trabalhar com marcas e influenciadores pode fazer toda a diferença.

  9. Refeições prontas entregues em casa

    Em 2023, 30% dos inquiridos pelo CTT e-Commerce Report confirmaram ter feito compras online nesta categoria. Apesar do decréscimo pelo segundo ano consecutivo, a encomenda de refeições online para entrega em casa continua a figurar entre os 10 produtos mais vendidos online em Portugal. Além de ser um serviço bastante conveniente, veio permitir o acesso a uma alimentação mais variada - e até mais saudável - dada a oferta de diferentes tipos de cozinha. A rapidez na entrega e o correto acondicionamento e transporte são bastante importantes para o seu negócio ser bem sucedido.

  10. Produtos e acessórios para animais

    A fechar o top 10, uma entrada nova. O segmento de produtos e acessórios para animais tem vindo a conhecer um aumento significativo na sua procura, sobretudo durante o último ano. Esta é uma categoria de produtos em que o serviço de assinatura pode representar uma excelente oportunidade para o seu negócio online. Adicionalmente, é relativamente resistente a recessões, uma vez que os animais de estimação são como membros de família para os consumidores.


A importância da experiência de compra online

A experiência de compra é um fator determinante para a escolha dos consumidores. Segundo o CTT e-Commerce Report, os aspetos que mais influenciam as compras online em Portugal incluem:

  • Facilidade de navegação e checkout: torne o processo de compra simples e intuitivo.
  • Preços competitivos e promoções: ofertas e cupões de desconto podem impulsionar a decisão de compra e aumentar a recorrência.
  • Disponibilidade em dispositivos móveis: com grande parte das compras feitas via smartphone, é essencial que a loja online esteja otimizada para dispositivos móveis.
  • Avaliações de clientes: testemunhos reais ajudam a fortalecer a credibilidade e a confiança do cliente.
  • Entrega rápida e segura: os consumidores esperam um serviço de entrega eficaz e seguro, e valorizam marcas que oferecem uma boa experiência do início ao fim.

Principais tendências de e-commerce em Portugal

De acordo com o European E-Commerce Report 2024, o comércio digital em Portugal continua a expandir-se com força. Em termos de compras online, Portugal registou 55% de e-shoppers em 2023, com uma previsão de 56% para 2024, fortalecendo o mercado online.

As tendências apontam para um setor resiliente e em constante evolução, destacando-se:

  • Preferência por métodos de pagamento digitais: as empresas estão a expandir as opções de pagamento digital, como carteiras móveis, que atraem um público cada vez mais digitalizado.
  • Forte interesse em práticas sustentáveis: os consumidores estão cada vez mais atentos ao uso de embalagens reutilizáveis e interessados em artigos em segunda mão, promovendo um consumo mais consciente e ambientalmente responsável.
  • Valorização de entregas em pontos físicos ou lojas: os compradores procuram praticidade, flexibilidade e rapidez na entrega das encomendas. Por isso, opções pick-up são um fator chave a considerar, sobretudo nas áreas urbanas.

O sul da Europa onde Portugal se localiza, representa cerca de 19% do volume de negócios de e-commerce B2C do continente, dados que refletem um forte potencial de crescimento quer para Portugal quer para os países vizinhos.


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Com o crescimento contínuo do e-commerce em Portugal, apostar em produtos com alta procura e focar-se na experiência do cliente são passos cruciais para o sucesso. Se procura uma forma de empreender e aproveitar todo o potencial do digital, conte com a Jumpseller para apoiar o seu negócio através de uma plataforma all-in-one. Comece hoje o seu teste gratuito e faça crescer o seu negócio online!

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