No mundo do e-commerce, o marketing omnicanal está cada vez mais frequente. Veremos onde o marketing omnicanal está atualmente no e-commerce e o que pode fazer para começar.
Para começar, o que é omnicanal? Em grande parte devido ao influxo de redes sociais e sites, os clientes agora esperam que as marcas e fornecedores de produtos mantenham uma presença consistente e unificada em todas as suas plataformas.
No e-commerce, o marketing omnicanal está a usar vários canais de marketing para manter pontos de contato com os clientes em cada etapa do processo de compra.
Então, qual a diferença entre omnicanal e diferentes plataformas de marketing? Em teoria, não é nenhuma. Ainda precisa de redes sociais, um site, apoio ao cliente, etc.
No entanto, o omnicanal quebra as barreiras entre os dados, o que significa que o cliente recebe uma experiência perfeita em todos os canais.
Por exemplo, o seu cliente compra através do seu site, fala com o seu chatbot para obter suporte ao cliente e é feito remarketing nas redes sociais após a compra de produtos relevantes.
Não importa o primeiro passo que dê, não deve rejeitar o omnicanal como uma tendência passageira. Provavelmente, os seus concorrentes já estão a explorar estratégias omnicanal e os clientes esperam isso como parte do seu serviço ou oferta de produto.
Vamos ver abaixo alguns dos quatro principais benefícios do omnicanal em cada vertical de e-commerce.
Canais
Na estratégia omnicanal, os canais de venda da sua loja de e-commerce fazem toda a diferença. Com a combinação certa de canais, pode ampliar o alcance do cliente, obter mais reconhecimento da marca e até aumentar a sua receita.
Pense numa estratégia omnicanal como um imóvel físico. Não quer o melhor local, onde pode obter tráfego de consumidores de todos os tipos?
Enquanto está a construir o seu negócio, pergunte-se: onde é minha localização privilegiada? Onde quero atrair novos clientes e onde quero melhorar as relações com os meus atuais clientes?
A próxima etapa seria determinar os canais adequados para si. Vamos ver abaixo alguns esforços comuns do omnicanal
- Loja Online
- Redes Sociais
- Localizações Físicas
- Canais Móveis
- Grossista
- Mercados de E-commerce
Como cada empresa é diferente, os canais que escolhe para otimizar e-commerce omnicanal dependem inteiramente de si. Para ajudá-lo a começar, reflita sobre as perguntas a seguir para determinar se os seus canais atuais precisam ser reexaminados.
- Onde o meu mercado-alvo gasta o seu dinheiro?
- Quais os canais melhores para o meu produto?
- Quais os canais melhores para a minha marca?
- Quais os dispositivos que os meus clientes utilizam?
Além disso, uma estratégia de canal diversificada pode reduzir muito o risco. Manter canais em funcionamento, como o Facebook Messenger - por exemplo - pode permitir que experimente outras estratégias omnicanal, como o Instagram Shopping ou o Mobile Messaging.
Marketing
Infelizmente, se acabou de criar a sua loja, os clientes não encontrarão os seus produtos, a menos que participe de alguma forma de publicidade. Até a gigante do e-commerce, a Amazon, cria anúncios!
Há muito a ser dito sobre como fornecer a mensagem certa no momento certo para o público certo. Uma experiência de marca consistente (ou seja, estratégia omnicanal) pode amplificar os seus esforços de marketing e causar um impacto enorme nas suas vendas.
Se deseja impulsionar o conhecimento ou aumentar as vendas, veja os seguintes recursos de marketing digital para dar início à sua estratégia omnicanal.
-
Google Shopping
Os anúncios do Google Shopping fornecem-lhe uma presença formidável nos resultados de pesquisa e permite-lhe que se baseie nas consultas de pesquisa para anunciar os seus produtos. -
Publicidade de Mercado
Anunciar em mercados como eBay ou Amazon pode oferecer um impulso nas vendas de produtos, pois essas plataformas já capturam a intenção de compra dos visitantes da web. -
Publicidade de Redirecionamento
Ao redirecionar os clientes, apresenta-os com anúncios que fazem referência aos produtos que eles visualizaram. Também pode segmentar novamente os clientes que compraram mercadorias e que podem gostar de produtos semelhantes ou complementares. -
Redes Sociais
Embora as redes sociais sejam importantes para a presença da marca, também é um ótimo canal de publicidade. O Facebook e o Instagram têm incontáveis recursos para publicidade de e-commerce. -
SMS & Email
Se os seus utilizadores optarem por receber mensagens suas, não há forma melhor de se comunicar com eles do que por SMS e e-mail. Essas plataformas oferecem os métodos mais pessoais e direcionados para se conectar com os seus compradores.
Operações
Além de trabalhar com os seus clientes, também deve trabalhar com os seus fornecedores e os seus dados para garantir que a sua informação está o mais atualizada possível. Precisa de relatórios precisos do seu inventário, bem como a capacidade de estar ao corrente de todos os pedidos em aberto.
Uma pilha de tecnologia integrada será a sua principal vantagem sobre os seus concorrentes. Imagine não saber o estado do seu inventário e vender produtos que não tem em stock no momento.
Isso cria um atrito considerável no seu funil de vendas e pode provavelmente fazer com que os clientes nunca mais comprem os seus produtos, fazendo com que contem aos amigos e familiares sobre a experiência negativa.
Cada engrenagem da sua máquina precisa de ser integrada aos seus canais de vendas e marketing e comunicar-se uns com os outros. Lembre-se: omnicanal não é apenas comunicação com os seus clientes, mas também comunicação interna!
Expedição
Se deseja destacar-se no apoio ao cliente, então deve pensar na expedição como uma extensão das suas ofertas de apoio ao cliente! Afinal, remessa e expedição são 50% do negócio de e-commerce.
É necessário dedicar recursos para garantir uma abordagem omnicanal para atendimento quando está a abrir novas linhas de pedido e comunicação.
Se de repente garantiu o dobro de pedidos este mês porque adicionou uma integração omnicanal com o Facebook Messenger, esses números não significarão nada se não conseguir acompanhar os pedidos de envio ou expedição!
Na verdade, uma experiência positiva com envio e expedição é o que faz com que os clientes voltem sempre. Software de envio ou empresas de logística terceirizadas podem ajudar a aliviar parte da carga que vem com o aumento do volume de pedidos.
Estratégia Omnichannel com JivoChat e Jumpseller
Com a aplicação JivoChat do Jumpseller, está a apenas a alguns cliques de executar uma estratégia de marketing omnicanal integrada. O serviço de mensagens omnicanal da JivoChat ajuda-o a conectar-se com os clientes mais rapidamente e em mais aplicações de mensagens, como Facebook, Telegram e Viber.
Para as plataformas que deseja ligar, basta configurar a integração entre o JivoChat e as aplicações à sua escolha. Após configuração, esses serviços sociais serão ativados na sua integração JivoChat.
Assim que a conexão for estabelecida, verá opções para os seus clientes entrarem em contato consigo na rede social ou de comunicação de sua preferência.
Se está apenas a começar com o omnicanal ou quer ficar à frente da concorrência, usar essa integração do JivoChat certamente ajudará a converter mais clientes nos seus canais favoritos!
Precisa de ajuda com a sua estratégia omnicanal? Estamos aqui para ajudá-lo e tornamos isso mais fácil. Comece hoje a vender com o Jumpseller!