Muitos querem construir a próxima Amazon em um dia. Eles tentam vender uma grande variedade de produtos on-line em diferentes categorias para diferentes tipos de clientes, cada um deles com requisitos e hábitos de compras específicos. Embora isso possa funcionar em alguns casos isolados, é quase impossível conquistar, na maioria das vezes. Custos altos, baixas margens, dificuldades em oferecer uma proposta de valor específico (sendo muito geral com suas ofertas), etc., dificultarão o processo de construção de qualquer tipo de negócio que tente ser muito amplo desde o início. Por exemplo, a Amazon não nasceu como a Amazon que conhecemos hoje. Seu fundador, Jeff Bezos, sempre quis uma loja online que vendesse "todos os produtos do mundo". Ele sabia que era impossível ser esse tipo de negócio desde o começo, porém, ele precisava de um nicho. Um ponto de partida para resolver um problema específico para um público claramente definido. Assim, ele começou vendendo livros on-line e o resto é história.

nicho de mercado

Neste artigo, falaremos sobre nichos e sua importância. Também daremos alguns exemplos de lojas e empresas online que os usaram para iniciar e desenvolver seus negócios.

O que é um nicho?

Nichos de mercado são grupos de pessoas ou empresas que compartilham características semelhantes. Você pode oferecer a eles seus produtos ou serviços porque você sabe que eles têm a necessidade exata ou o problema que seu negócio resolve. Ao gerenciar um nicho de mercado, você oferece uma solução customizada que não está sendo atendida por outros concorrentes. Isto ocorre pois os nichos de mercado são menores e grandes concorrentes visam vender produtos em mercados onde eles podem fazer um crescimento substancial em seus negócios.

Começar a fazer negócios em um nicho de mercado pode estar relacionado ao provérbio: 'melhor ser um grande peixe em uma lagoa pequena do que um peixe pequeno em um oceano'. Significando que, estrategicamente, é melhor ser o ator dominante em um mercado pequeno do que um concorrente pequeno em um altamente competitivo dominado por grandes empresas.

Benefícios de ir atrás de nichos de mercado

  1. Se o seu segmento de negócios estiver bem definido, você pode cobrar melhores preços. Ao se concentrar em um segmento de usuário bem definido, eles estarão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços especificamente projetados para suas necessidades. No começo, a Amazon resolveu um grande problema para seus primeiros usuários. Havia muitos leitores que procuravam um livro específico em muitas lojas de livros diferentes. Não havia um lugar centralizado para verificar o estoque ou procurar um local específico para comprá-lo. A Amazon estava cobrando o mesmo valor ou mais às livrarias tradicionais para resolver esse problema, enquanto também cobrava pelo envio. Esses primeiros usuários estavam dispostos a pagar mais porque esta era uma solução específica projetada para eles. Resolvia seu problema específico.

  2. As grandes empresas estão interessadas em segmentos que lhes dão maior renda. Para muitos, o principal medo de iniciar uma loja online ou qualquer outro negócio on-line está relacionado à concorrência e sua capacidade de tirá-los do mercado num instante. Se você se concentrar em um nicho específico e você fizer isso bem, é muito improvável que um grande concorrente tente roubar seu negócio, não se preocupe. É improvável que isso aconteça por dois motivos: Primeiro, as grandes empresas concorrentes veem esses pequenos nichos como segmentos de mercado fora de sua área de interesse devido ao seu pequeno tamanho em relação ao resto do mercado. Alterar seus processos para vender para um nicho que não melhoraria seus resultados finais de forma substancial não faz sentido para eles. Em segundo lugar, eles não estarão preparados para oferecer serviços personalizados como os seus. Mesmo que eles tentem entrar em seu nicho de mercado, seus clientes mais fiéis notarão que os serviços oferecidos pela concorrência são gerais e não personalizados, como eles precisam.

  3. O marketing e as comunicações são mais eficazes. Conhecer perfeitamente o nicho inicial que você venderia permitirá que você crie um perfil detalhado do cliente, o que deve guiar suas decisões de marketing em geral: Posicionamento, marca, canais de comunicação e preços entre outras coisas. Hoje, a internet permite a criação de uma variedade de canais de comunicação efetivos a baixo custo (redes sociais, serviços de bate-papo, etc.). Isso permitirá que você estabeleça um relacionamento duradouro e confiável com seu nicho.

  4. Um nicho permite que você crie estratégias efetivas de venda. Se você não definiu o tipo de cliente que deseja seguir, perderá muito tempo ao tentar obter novos clientes. Você estará batendo em portas que nunca abrirão. O foco é encontrar as pessoas que podem se relacionar e estão interessadas na mensagem. Investir tempo, dinheiro e esforço em pessoas que não combinam com seu perfil de cliente ideal é muito caro. Muito esforço para resultados ruins. Em vez de pretender chegar a centenas de milhares de clientes potenciais, concentre-se em um grupo muito menor com necessidades específicas para quem seu produto/serviço é necessário.

  5. É mais fácil criar conteúdo se você tiver um blog. O desenvolvimento de conteúdo é fundamental no comércio eletrônico. É uma maneira eficaz de atrair os visitantes com a intenção de comprar a baixo custo. Se são artigos para o seu blog ou qualquer outro meio que você esteja usando para o seu nicho, será muito mais eficaz e simples se você tiver um perfil de cliente específico. Um que pertence ao nicho de mercado. Você deve conhecer seus interesses exatamente e quais os desafios que enfrentam. Esta é a chave para gerar qualquer tipo de conteúdo atraente e relevante para seus clientes.

  6. A taxa de conversão para vendas é maior. Muitas lojas online se concentram em uma métrica principal, com base na quantidade de visitantes diários ou mensais. Esta é uma das chamadas "métricas de vaidade". Milhares de usuários visitando sua loja pode parecer bom, mas isso não significa nada se nenhum deles gerar vendas. Ter um nicho bem definido gerará visitantes para sua loja que terão uma intenção real de comprar. Eles não estão apenas lá pela variedade de produtos que você está oferecendo, mas também porque a solução oferecida é projetada para eles.

Alguns exemplos de nichos

Northtwine

Empresa portuguesa que vende corda. Empresas ou indivíduos que precisam de pequenos volumes de corda podem agora encomendar online com embalagens exclusivas.

Tienda Las Mellizas

Empresa chilena que tem produzido frutas localmente há muitos anos e está focada no crescente mercado de amêndoas para exportação. Eles têm muitos anos de experiência, treinamento na área agrícola e desde 2012 iniciaram o marketing direto e a presença on-line de seus produtos.

Idosos na Colômbia

De acordo com dados do DANE (Departamento Administrativo de Estatística da Colômbia), até o ano de 2016, quase 5,2 milhões de colombianos terão pelo menos 60 anos de idade. As características e necessidades específicas deste segmento tornam-se muito importantes. Na Colômbia, um grande número de pessoas neste segmento tem influência no processo de tomada de decisão ao adquirir produtos para seus netos, já que eles participam ativamente de sua educação.

Alguém disposto a aproveitar a chance

Concentrar-se em nichos é uma das estratégias de comércio eletrônico mais eficazes para iniciar um negócio on-line. Isso permite começar com um tipo de clientes pequeno, bem definido e distinto o que permitirá que sua empresa otimize seus processos e comece com o pé direito. Não pense que, se você começar com um nicho, você não terá a oportunidade de vender para outros no futuro. A estratégia de nicho de mercado é apenas um ponto de partida.