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Construa um negócio do zero

Comece com um nicho de mercado

Muitos querem construir a próxima Amazon num dia. Tentam vender uma grande variedade de produtos online em diferentes categorias para diferentes tipos de clientes, cada um deles com requisitos e hábitos de compras específicos. Embora isso possa funcionar em alguns casos isolados, é quase impossível conquistar, na maioria das vezes. Custos altos, baixas margens, dificuldades em oferecer uma proposta de valor específico (sendo muito geral com as suas ofertas), etc., dificultarão o processo de construção de qualquer tipo de negócio que tente ser muito amplo desde o início. Por exemplo, a Amazon não nasceu como a Amazon que conhecemos hoje. O seu fundador, Jeff Bezos, sempre quis uma loja online que vendesse "todos os produtos do mundo". Ele sabia que era impossível ser esse tipo de negócio desde o início, então, ele precisava de um nicho. Um ponto de partida para resolver um problema específico para um público claramente definido. Assim, ele começou a vender livros online e o resto é história.

nicho de mercado


O que é um nicho?

Nichos de mercado são grupos de pessoas ou empresas que partilham características semelhantes. Pode oferecer-lhe os seus produtos ou serviços porque sabe que eles têm a necessidade exata ou o problema que o seu negócio resolve. Ao gerir um nicho de mercado, oferece uma solução customizada que não está a ser atendida por outros concorrentes. Isto ocorre pois os nichos de mercado são menores e grandes concorrentes visam vender produtos em mercados onde eles podem fazer um crescimento substancial nos seus negócios.

Começar a fazer negócios num nicho de mercado pode estar relacionado com o provérbio: 'é melhor ser um grande peixe numa lagoa pequena do que um peixe pequeno num oceano'. Significa que, estrategicamente, é melhor ser o ator dominante num mercado pequeno do que um concorrente pequeno num mercado altamente competitivo dominado por grandes empresas.


Benefícios de procurar nichos de mercado

  1. Se o seu segmento de negócios estiver bem definido, pode cobrar melhores preços. Ao concentrar-se num segmento de clientes bem definido, estes estarão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços especificamente projetados para as suas necessidades. No início, a Amazon resolveu um grande problema para os seus primeiros usuários. Havia muitos leitores que procuravam um livro específico em muitas lojas de livros diferentes. Não havia um lugar centralizado para verificar o stock ou procurar um local específico para comprá-lo. A Amazon estava a cobrar o mesmo valor ou mais às livrarias tradicionais para resolver esse problema, enquanto também cobrava pelo envio. Esses primeiros utilizadores estavam dispostos a pagar mais porque esta era uma solução específica projetada para eles. Resolvia o seu problema específico.

  2. As grandes empresas estão interessadas em segmentos que lhes dão maior receita. Para muitos, o principal medo de iniciar uma loja online ou qualquer outro negócio online está relacionado com a concorrência e a sua capacidade de tirá-los do mercado num instante. Se se concentrar num nicho específico e fizer isso bem, é muito improvável que um grande concorrente tente roubar o seu negócio, não se preocupe. É improvável que isso aconteça por dois motivos: Primeiro, as grandes empresas concorrentes veem esses pequenos nichos como segmentos de mercado fora da sua área de interesse devido ao seu pequeno tamanho em relação ao resto do mercado. Alterar os seus processos para vender para um nicho que não iria melhorar os seus resultados finais de forma substancial não faz sentido para eles. Em segundo lugar, eles não estarão preparados para oferecer serviços personalizados como os seus. Mesmo que eles tentem entrar no seu nicho de mercado, os seus clientes mais fiéis notarão que os serviços oferecidos pela concorrência são gerais e não personalizados, como eles precisam.

  3. O marketing e as comunicações são mais eficazes. Conhecer perfeitamente o nicho inicial em que vai vender permite que crie um perfil detalhado do cliente, o que deve guiar as suas decisões de marketing em geral: posicionamento, marca, canais de comunicação, preços, entre outras coisas. Hoje, a internet permite a criação de uma variedade de canais de comunicação efetivos a baixo custo (redes sociais, serviços de chat, etc.). Isso permitirá que estabeleça um relacionamento duradouro e confiável com o seu nicho.

  4. Um nicho permite que crie estratégias efetivas de venda. Se não definiu o tipo de cliente que deseja seguir, perderá muito tempo ao tentar obter novos clientes. Estará a bater em portas que nunca abrirão. O foco é encontrar as pessoas que se podem relacionar e estão interessadas na mensagem. Investir tempo, dinheiro e esforço em pessoas que não combinam com o seu perfil de cliente ideal é muito caro. Muito esforço para maus resultados. Em vez de pretender chegar a centenas de milhares de clientes potenciais, concentre-se num grupo muito menor com necessidades específicas para quem o seu produto/serviço é necessário.

  5. É mais fácil criar conteúdo se tiver um blog. O desenvolvimento de conteúdo é fundamental no e-commerce. É uma maneira eficaz de atrair os visitantes com a intenção de comprar a baixo custo. Se são artigos para o seu blog ou qualquer outro meio que esteja a usar para o seu nicho, será muito mais eficaz e simples se tiver um perfil de cliente específico. Um que pertence ao nicho de mercado. Deve conhecer exatamente os seus interesses e quais os desafios que enfrentam. Esta é a chave para gerar qualquer tipo de conteúdo atraente e relevante para os seus clientes.

  6. A taxa de conversão para vendas é maior. Muitas lojas online concentram-se numa métrica principal, com base na quantidade de visitantes diários ou mensais. Esta é uma das chamadas "métricas de vaidade". Milhares de utilizadores a visitar a sua loja pode parecer bom, mas isto não significa nada se nenhum deles gerar vendas. Ter um nicho bem definido gerará visitantes para a sua loja que terão uma intenção real de comprar. Eles não estão apenas lá pela variedade de produtos que está a oferecer, mas também porque a solução oferecida é projetada para eles.


Alguns exemplos de nichos

Northtwine

Empresa portuguesa que vende corda. Empresas ou indivíduos que precisam de pequenos volumes de corda podem agora encomendar online com embalagens exclusivas.

Tienda Las Mellizas

Empresa chilena que tem produzido frutas localmente há muitos anos e está focada no crescente mercado de amêndoas para exportação. Têm muitos anos de experiência, treino na área agrícola e desde 2012 iniciaram o marketing direto e a presença online dos seus produtos.

Idosos na Colômbia

De acordo com dados do DANE (Departamento Administrativo de Estatística da Colômbia), até o ano de 2016, quase 5,2 milhões de colombianos terão pelo menos 60 anos de idade. As características e necessidades específicas deste segmento tornam-se muito importantes. Na Colômbia, um grande número de pessoas neste segmento tem influência no processo de tomada de decisão ao adquirir produtos para os seus netos, já que participam ativamente na sua educação.

Alguém disposto a aproveitar a oportunidade

Concentrar-se em nichos é uma das estratégias de e-commerce mais eficazes para iniciar um negócio online. Isso permite começar com um tipo de clientes pequeno, bem definido e distinto o que permitirá que a sua empresa otimize os seus processos e comece com o pé direito. Não pense que, se começar com um nicho, não terá a oportunidade de vender para outros no futuro. A estratégia de nicho de mercado é apenas um ponto de partida.