Se tem uma ideia de produto fantástica, inovadora e se está pronto para lançá-la para o crescente sucesso do mercado online—ou pensa que sim. Mas como ter a certeza se as pessoas vão mesmo comprar o seu produto? É aqui que o Teste de Produto entra.
1. O que é o teste de produto?
O Teste De Produto é o processo de reunir comentários e opiniões sobre um produto diretamente dos clientes ou de potenciais clientes. Os comentários e opiniões podem ser obtidos através de conversa informal, questionários formais, ou mesmo indiretamente através dos dados dos cliques num anúncio online ou do tráfego para um site.
O Teste De Produto pode acontecer tanto antes ou depois do lançamento oficial, desde da ideia inicial até ao protótipo e até o produto final. No inicio, o teste de produto ajuda as empresas a determinar a viabilidade do produto.
Aproximando-se da versão final para o lançamento, o teste de produto identifica formas de melhoria no que já está feito.
2. Porque é importante o teste de produto?
Durante todo o seu planeamento de negócio e especialmente antes do lançamento, é crucial obter uma perspetiva externa, do seu produto. Além disso, você necessita conhecer o mercado. Caso contrário, o seu negócio online pode falhar, deitando assim abaixo todo o tempo e dinheiro investido nele.
Apesar que possa parecer como muito esforço inicial, planear e procurar informação sobre a tendência do mercado, irá ajudá-lo a economizar muito tempo e dinheiro a longo prazo.
Ainda com dúvidas acerca do teste de produto? Veja o exemplo da Zappos. Que nos dias de hoje, é uma empresa online de sapatos que fatura mais de um bilhão de dólares por ano, mas o sucesso da Zappos não esteve garantido desde do inicio.
Quando Nick Swinmurn começou a empresa em 1999, a ideia de que as pessoas podiam comprar sapatos online era muito duvidosa.
Então, Swinmurn decidiu testar a ideia do seu produto. Em vez de gastar muito dinheiro em stock, Swinmurn foi a lojas locais tirar fotos dos sapatos, e fez o upload das fotos para o site da Zappos.
Quando alguém comprava um par de sapatos através do site, ele voltava à loja para comprá-los a preço de retalho.
Esta estratégia ajudou Swinmurn a provar que as pessoas iriam comprar sapatos online.
Além de testar o seu conceito, Swinmurn também estudou o mercado, a industria, e a concorrência.
Ele percebeu que as pessoas já compravam sapatos por catalogo à taxa de 2 bilhões de dólares por ano, 5% de todas as vendas de calçados.
Ao entrar no crescente mercado online, a Zappos pôde atrair uma grande porção dessas vendas.
A lição da Zappos é que aprender sobre o mercado e testar a sua ideia são ambos essenciais para que a sua empresa prospere de modo eficiente e com orçamento limitado.
Continue a ler para obter dicas de como fazer pesquisas de mercado e ideias para testar os seus produtos.
3. Como testar um produto antes de lançá-lo
Pesquisa De Mercado
À medida que você forma a sua ideia de negócio, reserve um tempo para aprender mais sobre o Mercado para o seu produto. Em particular, entre na mente dos seus clientes, disseque a sua concorrência e fique atualizado sobre as tendências da industria.
Quem são os seus clientes?
Provavelmente você tem uma ideia geral do seu mercado alvo, mas este é a altura para aprofundar ainda mais.
O Google tem vários recursos para ajudar os proprietários de empresas a aprender mais sobre os seus mercados e clientes. Você pode encontrar muitas destas ferramentas reunidas na página do Google de Dados, insights e inspiração. Confira as ferramentas abaixo:
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Insights de Compras - Compare tendências nas categorias de compras com o volume de procura, principais marcas, interesse por localidade, e pesquisas por dispositivo.
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Encontre meu Público - Descubra quais os clientes mais relevantes e valiosos para si no Youtube.
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Pense com o Google - Encontre artigos e dados relacionados com o seu negócio sobre o comportamento do consumidor.
Longe de ser um mau sinal, ter concorrência significa que a sua ideia tem valor comercial. Para si, o ponto chave será diferenciar seus negócios daqueles que já existem.
Para fazer isso, primeiro, tem que entender como os seus concorrentes operam e comunicam com os seus clientes. Onde os seus concorrentes têm visibilidade online? Eles têm o seu próprio site ou eles estão sobretudo ativos nas redes sociais?
Se consegue encontrar comentários sobre a sua concorrência, preste muita atenção ao que as pessoas escrevem, especialmente comentários negativos. Qualquer deficiência da sua concorrência, pode ser uma oportunidade para si.
Tente usar a Pesquisa Preditiva do Google para obter insights da sua concorrência e da industria em geral. Por exemplo, se o seu produto for botas, tentes estas pesquisas:
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Uggs (uma marca concorrente)
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Uggs são
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Boots versus
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Onde comprar botas
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Quanto custa umas botas
Antes de pressionar enter, o Google vai dar 10 pesquisas relacionadas, mostrando o que as pessoas pensam enquanto procuram.
Quais são as tendências da sua industria?
Além do perfil da sua concorrência, continue a sua pesquisa de Mercado para saber o que há de novo na sua industria. Pesquise por novos artigos e visite fóruns online relacionados com o seu produto.
Uma maneira de obter insight das tendências da industria é através da pesquisa por palavras-chave, onde você aprende mais sobre a pesquisa relacionada com o seu produto. Para descobrir mais sobre como as pessoas estão pesquisando, confira as seguintes ferramentas:
- Google Trends - Compare palavras-chave, veja comportamentos de pesquisa nos diferentes países e sub-regiões, veja o interesse ao longo do tempo, procure tópicos e consultas relacionados.
- Planeador De Palavras-Chave Do Google - Veja o volume médio mensal de pesquisas, a quantidade de palavras-chave da concorrência, e o alcance de quantas pessoas estão pagando por clique pelos anúncios da rede de pesquisas do Google. Também compare as palavras-chave e obtenha ideias de pesquisas para termos relacionados.
- Market Samurai - Veja o trafego das palavras-chave, quantidade de concorrentes, e intensões de compra associados às palavras-chave.
Munido com perfis mais específicos dos clientes, informações sobre a sua concorrência, e um entendimento maior da sua industria, você terá em melhor posição para entrar no mercado.
Teste De Produto Baseado Na Ideia Do Projeto
Um negócio online de sucesso começa com uma ideia bem pensada e testada. Primeiro, faça uma análise critica sobre a sua ideia na perspetiva dos seus futuros clientes.
De como irá resolver os problemas e acrescentar valor para os clientes? Ser capaz de descrever a sua ideia e valor de forma concisa. Em seguida, tente as estratégias abaixo para aprimorar sua ideia ainda mais.
Fale com as Pessoas
Parece simples, mas você precisa de falar com outras pessoas sobre a sua ideia. Para fazer a sua ideia a melhor que ela puder ser, você precisa de uma perspetiva de fora. Faça primeiramente em conversas informais com amigos, familiares e conhecidos. Você pode mesmo, se aplicável, enviar por email um sumário escrito breve.
Se puder falar com pessoas do seu mercado alvo, com as pessoas que pensa que serão mais propensas a comprar o seu produto. Se você tiver os recursos, pode tentar reunir um grupo foco, um grupo de pessoas dentro do seu mercado alvo que possam fornecer feedback verbal sobre o seu produto.
Certifique-se de fazer esta pergunta chave: “Se este produto estivesse disponível hoje, você o compraria?”
Você pode ficar surpreendido com a quantidade de pessoas que estão dispostas a gastar dois centavos e os novos insights que elas podem fornecer. Você pode mesmo obter uma ideia para um produto inteiramente novo!
Está com falta de pessoas para conversar? Aventure-se online e tente realizar uma pesquisa. Você pode espalhar a sua pesquisa pelas redes sociais. Peça aos seus amigos para partilhar de forma a puder alcançar uma audiência mais vasta. Ou, use um serviço pago como o Google Surveys, que lhe permite fazer 10 questões por cada questionário.
Contar os Cliques
Além de conversar com as pessoas, use dados digitais para obter ainda mais feedback.
Você nem precisa ter ainda o seu produto pronto–você só precisa começar com uma presença online.
Configure um site simples que descreva o seu produto. Em seguida, partilhe nas redes sociais. Conte os cliques usando o Google Analytics ou outra ferramenta grátis como o Quantcast.
Além de ver quanto tráfego chega ao seu site, você também poderá saber mais sobre quem está interessado no seu produto.
Quantcast analisa o trafego do seu site ou app e fornece dados demográficos sobre a sua audiência e informações sobre os seus interesses.
Indo mais além, você pode exibir redes sociais e anúncios de pesquisa do Google que direcionam as pessoas para o seu site. Mais uma vez, você poderá monitorizar os cliques e ver quanta atenção a sua ideia está tendo.
Enquanto os anúncios vêm com benefícios como alcançar uma audiência mais vasta e a habilidade de controlar de quanto você pode ou quer investir, esteja ciente de que você precisará de saber como configurar uma campanha de PPC.
Mesmo que ainda não tenha o seu produto pronto, faça emails para notificar quando o produto está disponível ou fazer pré-ordens. Você pode encorajar as pessoas a fazer a pré-ordem através de ofertas especiais.
As pessoas estão a visitar o seu site, a clicar nos seus anúncios, e a submeter os seus emails? Se sim, isso é um bom indicador que a sua ideia tem uma boa hipótese de ter sucesso no mercado. Se não, analise os resultados do seu esforço e reconsidere o seu produto.
Teste De Produto Baseado No Protótipo
Agora que tem mesmo a certeza que tem uma ideia incrível e que fez o seu trabalho de casa no mercado, você está pronto para testar o produto. Ao coletar feedback de potenciais clientes, o teste de produto permite aprimorar a sua ideia, criar diferentes versões do produto, e decidir que versão é a melhor.
Ao contrário da etapa da ideia, a esta altura você já tem um protótipo do seu produto. Se o seu produto é digital, então você já tem uma versão beta da sua app ou site.
Em seguida, convide pessoas para experimentar o seu produto. Seja seletivo quando escolher quem você quer para experimentar o protótipo ou participar no teste beta. Idealmente, esse grupo deve ser do seu público alvo. Se eles gostarem do seu produto, eles poderão recomendá-lo a outros no future.
Em seguida, realize pesquisas pós-uso. Certifique-se de pedir ao seu grupo de teste as suas opiniões sobre como o produto funciona, do que eles pensam sobre o design, e as suas outras sensações sobre o produto.
Teste De Mercado
A última etapa antes do lançamento final é o teste de mercado. Apesar de estar relacionado com o teste de produto, teste de mercado–também conhecido como pré-lançamento–não é o mesmo.
O teste de produto envolve perguntar às pessoas sobre o seu produto.
O teste de mercado é quando você lança o seu produto em uma área limitada por um determinado período de tempo. Com o teste de mercado, você pode aprender como o produto realmente se porta nas vendas.
O seu teste de mercado deve envolver o aspeto principal do seu produto. Uma versão mais complete ou recursos adicionais podem vir mais tarde.
Apesar de não estar a receber feedback direto sobre aspetos específicos do seu produto para melhorar, você pode notar que o seu produto está a ter um desempenho melhor ou pior do que estava à espera. Esta informação irá ajudá-lo a melhorar o seu produto e a sua estratégia de marketing.
Conclusão
Não importa o quão incrível a sua ideia seja, ela precisa de ser polida. Tenha a certeza que testa a sua ideia e o seu produto atual, continuamente usando a informação que reuniu para melhorar o seu negocio. Você ficará feliz quando o esforço extra que dedicou, no início, compensa à medida que sua empresa cresce!