Dicas sobre como usar o brainstorming com sucesso

Já alguma vez pensou em como poderia melhorar as suas sessões de brainstorming? Nós compilamos uma lista de dicas que podem ajudar a pensar em ideias brilhantes que possam estar na sua mente

Dicas sobre como usar o brainstorming com sucesso

​ Brainstorming é uma técnica muito utilizada para gerar ideias. O seu poder é incomparável em diferentes setores, desde o design de casas a e-commerce. Começaremos com o e-commerce, porque é o que nos é mais familiar e o que pensamos que pode ser mais útil para si.

O e-commerce é uma indústria que depende de brainstorming. Com tantos nichos diferentes, o produto certo e o mercado certo podem fazer uma fortuna. Mas não é tão fácil quanto parece. Embora exija muito trabalho, a ideia certa pode fazer toda a diferença nos seus resultados financeiros. Durante a sua fase inicial de descoberta, é aqui que o brainstorming pode realmente colher frutos.

dicas de brainstorming

Se é um especialista experiente ou está apenas a começar a vender o seu primeiro produto, existem muitos truques e dicas para obter o máximo das suas sessões de brainstorming. Experimentamos alguns e decidimos os que valiam a pena explorar com base nas suas necessidades. Vamos mergulhar abaixo em cada dica!


Comece Com Pesquisa

Embora acredite que começar imediatamente é a melhor estratégia para um brainstorm, é melhor ter alguma ideia de partida. Se faz a gestão de uma loja online de equipamentos desportivos, é melhor permanecer nesse nicho, em vez de expandir para um setor não associado.

Porquê?

Porque provavelmente já tem dados de clientes, experiência e pesquisa nesse campo que podem ajudar a informar as suas decisões e para onde orienta as suas ideias. Se sabe que os seus clientes compram bicicletas, por exemplo, aprofunde-se nos dados por detrás dos comportamentos de compra do seu produto. Os clientes pedem algum recurso específico ou produto complementar, como garrafas de água, pedais ou outros produtos?

Responder a essas perguntas pode ajudar a estabelecer uma base sólida para obter a mentalidade certa para fazer um brainstorming da sua próxima grande ideia.


Crie um Quadro de Brainstorm

As ideias vão surgindo. O que parece ótimo hoje, amanhã pode parecer terrível. Mas, nas fases iniciais, todas as ideias são boas ideias. Com o brainstorming, o objetivo final é gerar o máximo de informações possível e dividir as ideias em algo prático, bem pensado e executável.

Infelizmente, esse processo é difícil de manter na cabeça, por isso é melhor colocá-lo no papel ou em outro meio para manter o controlo das suas ideias e ver os detalhes num nível muito mais alto.

Algumas pessoas gostam de ver fisicamente o desenvolvimento do seu processo de brainstorming. Pode ser um quadro branco (ou vários quadros brancos), notas adesivas ou até mesmo um diário para anotar ideias na hora. Outros preferem uma experiência digital, como Trello, Monday.com, or even a Google Doc. Talvez queira uma abordagem híbrida, e existem muitas aplicações que podem ajudar a traduzir a escrita física num meio digital.


Tarefas de Triagem de Pensamento

Se tiver a sorte de ter uma equipa pequena, parabéns! Pode fazer a sua pesquisa e dividi-la em categorias e ver quais os membros da sua organização podem querer se aprofundar em tópicos adicionais. Se tem um vendedor, ele pode querer analisar como a oferta de um novo produto pode impactar drasticamente as vendas. Por outro lado, se tiver um especialista em marketing, ele pode começar a ver quais oportunidades de SEO estão disponíveis para a nova ideia. Todos esses dados alimentam a sua ideia original, permitindo que seja mais específico nas suas descobertas durante o brainstorming.

Se for um exército, no entanto, isso pode consumir um pouco mais de tempo. Mas, não se preocupe! Ao separar as tarefas em diferentes grupos e ver onde as diferentes ideias surgem, o seu processo de brainstorming só ficará mais fácil com o tempo. Quando começar a desenvolver as suas ideias, começará a ver conexões que talvez não tivesse visto tão facilmente antes!


Traga Novas Perspetivas

Se procura ideias fora da caixa, o melhor que pode fazer para dar o pontapé inicial no seu processo criativo é obter as perspetivas de diferentes pessoas sobre a sua ideia. Isso não precisa de ser algo completamente novo. Até mesmo os seus amigos ou familiares podem oferecer ideias que talvez não tenha considerado. A diversidade de experiências traz uma riqueza de ideias e geralmente é o suficiente para levar o seu projeto a novos patamares.

Se preferir manter as suas ideias privadas, tente ir a reuniões on-line ou outros eventos em que o grupo demográfico ou a persona que está a fazer brainstorming está a participar. Pode encontrar algumas pessoas lá e até mesmo conversar com alguém que possa-lhe dar algumas dicas novas sobre a sua pesquisa.


Abstração de Valor

Ao fazer um brainstorming, não está a executar uma ideia. Está a pensar nas possibilidades. É crucial que não se prenda aos detalhes da execução. Ao listar ideias pela primeira vez, deixe-as fluir livremente. Não feche os outros ou os ridicularize as suas ideias, não importa o quão tolas seja. Existem muitos pensamentos, ideias e experiências vividas que informam a ideia que alguém pode finalmente mencionar para o seu produto. Provavelmente há um motivo para o seu pensamento ou o de outra pessoa, mesmo que seja um pouco engraçado, olhe, além disso, para encontrar aquela pepita de ouro de sabedoria que pode fazer a diferença no seu produto.

Além disso, este não é o momento de determinar como e o porquê da execução. Embora o brainstorming seja um assunto sério, não deve deixar o lado comercial atrapalhar as suas ideias. Ainda está a fervilhar as suas ideias e terá muito tempo para explorar a sua fase de implementação mais tarde.


Entre no Clima

Como em qualquer tarefa, é importante estar no espaço certo para agir. Isso não significa apenas agir quando estiver motivado; em vez disso, observe como se sente e faça um check-in antes de começar. Um simples exercício de meditação como respirar, contar ou ficar quieto pode ajudar a dissipar emoções negativas, ou perturbadoras da sua consciência, ficando mais aberto a novas ideias.

Além disso, estudos têm mostrado que pensamos melhor quando estamos livres de todas as restrições: mentais, físicas e emocionais. Não é nenhuma surpresa, então, que deixar de lado os seus potenciais problemas externos sobre as suas sessões de brainstorming pode realmente ter um efeito positivo não apenas na sua geração de ideias, mas também na sua mentalidade. ***

Refine o Seu Pensamento

Eventualmente, assim que esteja acomodado no seu processo, é hora de tomar decisões em relação às suas ideias. Mesmo que esteja determinado nas ideias que vale a pena seguir, não faça julgamentos precipitados. O seu instinto pode estar certo no longo prazo, mas não quer destruir uma ideia fechando-a prematuramente.

Após determinar as ideias que podem realmente durar e impactar positivamente o seu negócio, adote a abordagem de brainstorming para as ideias que chegaram ao topo. Repita todo o processo de brainstorming com essas ideias e veja o que surge. Continue a canalizar e a filtrar as suas ideias com o brainstorming, verá quais os tópicos que fazem sentido seguir para o seu negócio e quais devem ser deixados na de lado - por enquanto, é claro.


Não Faça Muito Brainstorm

Todos nós já nos sentimos culpados por trabalhar até à exaustão. Reserve algum tempo para se afastar da sua ideia e do seu espaço, de modo a obter uma nova perspetiva. Na verdade, existe um subreddit dedicado a “pensamentos no chuveiro” - ideias geradas num ambiente improvável.

Fora das suas sessões dedicadas de brainstorming, descanse bastante, durma e faça exercícios e alimentação adequada. Embora possa não parecer, o brainstorming é um trabalho árduo!

Esperamos que estas dicas de brainstorming sejam úteis para si. Felizmente, não precisa pensar como configurar uma loja online. Comece a vender hoje com a Jumpseller today!

Autor

Matthew Ellis Pritchard

Marketing Digital
Matthew Ellis Pritchard é um profissional de marketing digital, criador de conteúdo e nômade do trabalho remoto. Ele é sensível às tendências de marketing, práticas recomendadas de publicidade e está sempre procurando novas maneiras de otimizar o conteúdo da web.
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