No episódio “10 Questões com a Jumpseller” convidamos a Maria João Tomás Grilo, representante da Shiptimize, para falar sobre “Dicas para gerir a Expedição de Encomendas”.
A Shiptimize é uma renomeada plataforma que permite automatizar grande parte do processo de envio de encomendas.
Leia aqui um resumo das respostas a todas as perguntas colocadas e fique a par das mais importantes dicas para gerir e expedir encomendas.
Como é que a expedição de encomendas pode impactar o processo de vendas online?
A expedição de encomendas, assim como a sua devolução, afetam a perceção da qualidade da experiência de compra, e, consequentemente, podem comprometer a conclusão da venda.
Vários estudos realizados ao mercado português, mostram que cerca de 60% do abandono dos carrinhos está relacionado com os envios, nomeadamente devido ao preço, daí a importância de ter preços competitivos; e opções de envio, sendo, nesse sentido, aconselhado ter várias opções, que mostram de forma clara e transparente o preço e tempo de entrega.
Numa compra, o cliente pretende que entrega seja feita:
- O mais rápido possível
- Sem precalços
- Nas melhores condições
- Da maneira que melhor se adeque ao seu padrão de vida
O que é que os clientes portugueses mais valorizam na etapa pós-compra?
Os clientes portugueses e latinos gostam de se sentir acompanhados no processo de compra, pelo que esperam um serviço pós-venda que forneça soluções em tempo útil para possíveis problemas (atrasos, danos,…), pelo que é importante ter:
- Sistema de acompanhamento de encomendas, o qual transmite confiança na entrega.
- Serviço de apoio ao cliente, que ajude a responder a perguntas e resolver problemas.
Como é que os vendedores podem melhorar a sua relação com os clientes durante a fase de expedição de encomendas?
A relação com os clientes pode ser melhorada:
- Proporcionando várias opções de envio - para isso, os vendedores devem escolher uma transportadora que permita a entrega dentro do prazo.
- Dando a conhecer em que fase do envio está a encomenda - os vendedores podem enviar emails em diferentes fases do envio (por exemplo, quando é criada e expedida a encomenda), de forma a ajudar a gerir expectativas e diminuir a ansiedade dos clientes.
Quais são as principais dificuldades ao fazer a expedição de encomendas? Quais as ferramentas para facilitar o processo de expedição de encomendas?
As principais dificuldades sentidas em expedir encomendas passam por:
- Satisfazer diferentes requisitos de expedição, em tempo útil: não existe uma transportadora que seja a melhor para todas as circunstâncias (seja pela morada de destino, características do produto expedido, prazo de entrega desejado), pelo que o mais indicado é trabalhar com várias transportadoras com diferentes níveis de serviço e opções de envio.
- Gestão dos pedidos e logística (sobretudo para lojas com alguma dimensão): sem a ajuda de ferramentas, este processo consome imenso tempo.
Como solução destaca-se o plugin Shiptimize para Jumpseller, o qual permite a ligação das lojas online ao seu backoffice, automatizando o processo de criação de encomendas e permitindo também a ligação a várias transportadoras.
Quais são os aspetos principais a ter em consideração ao escolher uma solução de gestão de encomendas?
Os principais aspetos a ter em consideração na escolha da solução de gestão de encomendas são:
- Adequar transportadoras às características dos produtos e mercados onde vende
- Se vender para fora da UE, conhecer custos de envio e os trâmites de exportação
- Oferecer ao cliente várias opções de envio de forma clara e transparente
- Fazer o acompanhamento das encomendas
- Evitar processos manuais que roubam tempo e podem originar erros na expedição
- Ter um serviço de apoio a cliente sempre disponível e que garanta a boa gestão de incidências junto das diferentes transportadoras
Quais os erros mais comuns ao fazer expedição de encomendas?
Os erros mais comuns ao fazer expedição de encomendas são:
- Dados incorretos do remetente/destinatário (falta de parte da morada essencial, código postal errado…)
- Embalamento e acondicionamento insuficiente e inadequado dos produtos
- Falta de documentação essencial para a realização do envio
No site da Shiptimize, encontra uma área de apoio ao cliente que o ajudará a realizar corretamente um envio, através de dicas de como fazer o embalamento dos produtos, entre outras coisas.
Pode dar-nos algumas dicas para fazer expedição de encomendas?
As principais dicas para o embalamento dos produtos são:
- Usar caixas quadradas e resistentes
- No caso de objetos frágeis, fazer o devido acondicionamento com materiais adequados e um posterior embalamento com mais do que uma caixa Se partirem, as transportadoras não se responsabilizam pelo dano se não houver um correto embalamento das mesmas e em caixas próprias para o efeito
- Ter as encomendas prontas para recolha quando solicita este serviço à transportadora Se o estafeta passar para recolher e a encomenda não está pronta, para além de atrasos na entrega, isto poderá originar um encargo extra
- Ter uma embalagem bem definida e conhecer as suas medidas/peso volumétrico para evitar surpresas no preço do envio O preço dos envios depende do peso volumétrico, o qual é calculado tendo em conta a dimensão da embalagem
Quais são as principais tendências para as soluções de gestão de encomendas?
As principais tendências e correspondente impacto para soluções de gestão de encomendas identificadas são:
- Crescente importância de proporcionar várias opções de entrega de produtos, tornando-se importante fornecer soluções de envio de múltiplas transportadores no checkout
- Número crescente de canais de venda online a serem alavancados pelas empresas de comércio eletrónico (marketplaces e múltiplas lojas online, redes sociais…), pelo que os comerciantes devem usar um sistema ou software que lhes permitam centralizar as encomendas de vários canais de venda
Como é que a expedição de encomendas evoluiu ao longo dos últimos 5 anos? Houve alguma mudança em particular que tenha surgido durante o COVID?
A evolução da expedição de encomendas ao longo dos últimos 5 anos caracteriza-se pelas:
- Expectativas dos compradores online serem cada vez maiores no que diz respeito ao envio e entrega dos seus produtos.
- Os consumidores procuram ter controlo sobre quando e onde receber uma encomenda, e por quem a encomenda deve ser entregue Manter-se informados durante todo o processo de envio
O impacto da COVID neste setor levou ao:
- Aumento das expectativas dos compradores
- Forte crescimento das vendas online, que veio para ficar
- Aumento da procura por um tratamento eficiente dos envios de devolução
Como é que a Shiptimize está a trabalhar para responder a estas tendências? Alguma nova funcionalidade está para ser lançada?
A Shiptimize tem trabalhado no sentido de:
- Aumentar de forma constante o número de integrações em lojas e marketplaces.
- Garantir a integração com as principais transportadoras em cada mercado que operam.
Em termos de funcionalidades desenvolvidas com o objetivo de tornar a gestão da logística o mais eficaz possível, reduzindo o tempo gasto na gestão de encomendas, salientam-se:
- Leitor de código de barras
- Atualizações automáticas para plataformas
- Portal de retorno
Estas ajudam a agilizar as comunicações da marca e aumentar o número de pontos de contacto com os clientes durante o trânsito da expedição ( página de rastreio da marca com opções de venda cruzada)
Tendo em conta as respostas às questões acima, é possível sintetizar os aspetos chave para a expedição de encomendas, bem como as recomendações para cada um dos casos:
-
Vender em múltiplos canais de venda online (marketplaces e múltiplas lojas online, redes sociais)
- Ter um sistemas ou software que lhes permitam centralizar as encomendas de vários canais de venda
-
Satisfazer diferentes requisitos de expedição/ Oferecer várias opções de envio que mostram de forma clara e transparente o preço e tempo de entrega
- Trabalhar com várias transportadoras com diferentes níveis de serviço e opções de envio
- Ter preço competitivo
- Ter atenção ao custos de envio e trâmites de exportação
-
Entregar em tempo útil
- Escolher uma transportadora que permita a entrega dentro do prazo, adequada ao tipo de produtos e mercados onde vende
- Fazer o correto embalamento dos produtos, sem erros nos dados do remetente e com a documentação necessária
- Ler sobre o tema (sugestão: site da Shiptimize, na área de apoio ao cliente)
-
Evitar processos manuais que podem ser morosos e originar erros na expedição
- Utilizar plugin Jumpseller, para automatizar o processo de criação de encomendas
-
Fazer o acompanhamento das encomendas
- Envio de emails em diferentes fases do envio (quando é criada e expedida)
-
Ter um serviço de apoio a cliente
- Sempre disponível e que garanta a boa gestão de incidências junto das diferentes transportadoras (ajudando a responder a perguntas e resolver problemas). Leia mais acerca deste tópico aqui.