Centro de Suporte

Multi-Localização de Stock

Nota: Esta funcionalidade está disponível apenas para subscritores do plano Premium e superiores.

A Multi-Localização de Stock é uma funcionalidade que ajuda as empresas a rastrear e gerir os seus produtos em diferentes áreas de armazenamento ou pontos de venda a partir de uma plataforma centralizada. Permite-lhe visualizar os níveis de inventário em todas as localizações num relance e atualizar automaticamente os níveis de stock quando os produtos são movidos, vendidos ou devolvidos.


Como Marcar uma Localização como Origem de Stock

Configurar o seu Inventário Multi-Localização envolve estes passos simples:

  1. Navegue até à secção Localizações (Checkout > Localizações) nas definições.
  2. Clique em ‘Adicionar Localização’ para configurar novas áreas de armazenamento ou selecione uma localização criada anteriormente.
  3. Clique na caixa de seleção “Associar stock de produtos a esta Localização” para ativar esta funcionalidade na localização desejada.
Caixa de Seleção da Funcionalidade

O seu endereço padrão será marcado como origem de stock por defeito, mas para usar esta funcionalidade precisa de marcar mais localizações. Para desbloquear esta funcionalidade, precisa de estar subscrito ao plano Premium ou superior.


Como Alterar o Stock de Produtos

Existem duas formas de alterar o stock de produtos:

  • No Formulário do Produto: Vá à sua lista de produtos (Produtos > Todos os Produtos) e selecione o produto que deseja atualizar. Na secção de stock, pode selecionar a localização onde deseja atualizar o stock do produto. Esta funcionalidade funciona tanto para produtos com variantes como sem variantes:
    • Produtos com Variantes
    **Seletor de Localização de Produtos com variantes**
    • Produtos sem Variantes
    **Seletor de Localização de Produtos sem variantes**
  • Na Lista de Inventário: Navegue até à lista de Inventário (Produtos > Inventário). Use o filtro de localização no topo para selecionar a localização onde deseja atualizar o seu stock.
Seletor de Localizações de Inventário

Como Escolher Qual Stock Atualizar por Defeito

Pode escolher qual stock é atualizado por defeito quando é realizada uma encomenda na sua loja. Para alterar este comportamento, siga estes passos:

  1. Navegue até à lista de localizações (Checkout > Localizações).
  2. Em baixo, encontrará um widget onde pode arrastar as suas localizações de stock e ordenar a lista com base em onde deseja atualizar o seu stock primeiro.
Widget de Stock de Localizações

Stock por localização nos temas

No seu website, é possível mostrar a disponibilidade de stock do produto por diferentes localizações ou o montante exato de stock por localização. Também pode optar por não exibir as localizações sem stock:

  • Botão do website para mostrar o stock do produto
Botão de stock por localização
  • Stock por localização, sem o stock exato
Stock por localização 2
  • Stock por localização, com o stock exato
Stock por localização

Para alterar este comportamento, siga estes passos:

  1. Navegue até ao editor visual (Temas > Editor Visual).
  2. Navegue até às definições do formulário do Produto (Definições do tema > Formulário do produto).
  3. Em baixo, encontrará uma lista de opções que pode escolher para configurar a funcionalidade de stock do seu produto.
    • Definições do editor visual
Definições de stock por localização

Atualizar o stock de múltiplos produtos entre todas as localizações usando csv

Para simplificar a alteração do stock de múltiplos produtos entre múltiplas localizações, pode agora usar o nosso sistema csv. Para isto, só precisa de exportar o seu inventário, alterar o stock no ficheiro csv e importá-lo de volta. Vamos ver como pode fazer isto:

  1. Navegue até à página de inventário na barra lateral da sua página de administração, pode encontrá-la em “Produtos”.

  2. Na barra de navegação, no canto superior direito, pode encontrar 2 botões, um para exportar e outro para importar, clique em exportar.

    Importar exportar 1
  3. Abra este ficheiro usando um software adequado, recomendamos que use o Google Sheets.

  4. Como pode ver na imagem abaixo, cada linha do csv corresponde a um produto ou variante na sua loja, e nas colunas temos Permalink, Nome do Produto, Propriedade de Opção do Produto seguidos por uma coluna para cada uma das localizações na sua loja que contêm stock. Ao contrário do csv de produtos, o csv de inventário só permite alterações de stock, não permite a criação de novos produtos, nem a alteração de outras propriedades dos produtos além do valor do stock. Por esta razão, as três primeiras colunas são usadas para identificar o produto e devem ser deixadas inalteradas. Os valores de stock podem todos ser alterados. Importar exportar 2

  5. Depois de alterar os valores de stock, deve guardar o seu ficheiro como um ficheiro csv com a mesma estrutura que o ficheiro exportado. (Isto deve ser verdade se apenas alterou os valores de stock). Se estiver a usar o Google Sheets, pode obter este ficheiro csv indo a Ficheiro -> Transferir -> Valores separados por vírgulas (.csv)Importar exportar 3

  6. Agora pode voltar à sua página de inventário na barra lateral da página de administração, e no canto superior direito selecionar importar, deve fazer upload ou arrastar o seu novo ficheiro csv editado e carregá-lo. Se o ficheiro tiver uma estrutura incorreta, aparecerá uma mensagem de erro, caso contrário verá uma mensagem de sucesso e o stock será atualizado.


Multi-stock com zonas de envio

Pode escolher qual localização de stock é atualizada por defeito quando é feita uma encomenda na sua loja. Também pode escolher a ordem de prioridade para atualizar o stock quando o endereço de envio de uma encomenda se enquadra nesta zona de envio. Para alterar este comportamento, siga estes passos:

  1. Navegue até à lista de zonas de envio (Checkout > Zonas de Envio).
  2. Selecione a zona de envio que deseja editar.
  3. Em baixo, encontrará um widget onde pode ativar/desativar a localização de stock ou pode arrastar a lista com base em onde deseja atualizar o seu stock primeiro.
Localização de stock de zonas de envio

Se a encomenda for feita para uma localização que não tem uma zona de envio associada, a ordem de prioridade para atualizar o stock será a definida na secção Localizações. Para alterar este comportamento, siga estes passos:

  1. Navegue até à lista de localizações (Checkout > Localizações).
  2. Em baixo, encontrará um widget onde pode arrastar as suas localizações de stock e ordenar a lista com base em onde deseja atualizar o seu stock primeiro.
Widget de Stock de Localizações

API

A documentação da API fornece detalhes abrangentes sobre a gestão de localizações de stock para a sua loja online. Inclui endpoints para listar todas as localizações de stock, recuperar detalhes de uma localização de stock específica, criar novas localizações de stock, atualizar as existentes e eliminar localizações de stock. Consulte a documentação da API.

Se tiver alguma pergunta sobre este ou outros assuntos, não hesite em contactar diretamente a nossa equipa de suporte

Comece a vender connosco!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.