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Criação de um relatório de pesquisa através do Google Analytics

Já alguma vez se perguntou que tipo de produtos seus clientes procuram quando visitam sua loja? Esse tipo de informação pode ser essencial na tomada de decisões sobre quais produtos deve incorporar no seu inventário para satisfazer os desejos dos seus clientes e obter mais vendas.

Pode obter esse tipo de relatório usando os relatórios de pesquisa do Google Analytics e o Gerenciador de tags do Google. Neste artigo, mostraremos como configurar corretamente as duas ferramentas para obter este relatório na sua loja do Jumpseller.

Para mais informações sobre como operar suas contas, visite: Como usar os produtos do Google com o Jumpseller


1º método (Recomendado) - GA4 Analytics

Através do GA4 (Google Analytics 4) pode facilmente recolher esta informação.

Siga o nosso guia se ainda não o tiver configurado.

Relatório de curto prazo

Comece por ir à plataforma de google analytics > Relatórios > Interação > Eventos.

google analytics relatório


google analytics relatório de interação

Clique em “view_search_results”.

view search results

No campo “nome do parâmetro” clique em “search_term”.

search term parâmetro

Já está! Este relatório exibe os termos de pesquisa e o número de vezes que foram pesquisados apenas nos últimos 30 minutos.

eventos em tempo real

Relatório de longo prazo

De forma a ver um relatório de longo prazo, no seu painel lateral esquerdo clique em “Explorar” > “Em branco”.

explorar

Clique no sinal de “+” na secção “dimensões”, digite “termo de pesquisa”, marque “termo de pesquisa”, digite “nome do evento”, marque “nome do evento” e clique “Importar”.

dimensões dimensão termo de pesquisa parâmetro nome do evento

Agora faça o mesmo na secção “métricas”.

Clique no sinal de “+”, digite “total de utilizadores”, marque “total de utilizadores”, digite “contagem de eventos”, marque “contagem de eventos” e clique “Importar”.

métricas parâmetro total de utilizadores parâmetro contagem de eventos

De seguida, arraste a dimensão “termo de pesquisa” para a secção “linhas” e arraste “total de utilizadores” e “contagem de eventos **” para a secção de “valores**”.

arrastar para colunas

Finalmente, vá à secção de “filtros”, arraste “nome do evento”, selecione o tipo de correspondência como “corresponde exatamente”, digite “view_search_results”, e clique “aplicar”.

filtros resultados

É isso! A partir de agora, pode verificar o número de vezes que cada termo de pesquisa é consultado no seu website, e o número de utilizadores e analisá-lo num intervalo de tempo à sua escolha.

Para alterar o intervalo de tempo, clique na secção da data, selecione o novo intervalo de tempo e clique em “aplicar”.

data

2º método - UA e Google Tag Manager

Nota: O UA (Universal Analytics) vai deixar de funcionar a 1 de julho de 2023. Passe para o GA4 o quanto antes para evitar possíveis perdas de recolha de dados.

Antes de continuar, precisa de se certificar que:

  1. Tem uma conta do Google Analytics conectada à sua loja.
  2. A sua conta do Google Tag Manager está conectada à sua loja.
  3. A sua conta do Google Analytics está conectada à sua conta do Google Tag Manager.

No Gerenciador de tags, precisa de criar duas etiquetas ou tags. Uma que é ativado em visualizações de página simples e que é ativado quando alguém pesquisa um item em sua loja e, em seguida, envia os dados (termo de pesquisa) como uma variável para o Google Analytics.

Este é o seu plano de ação no Gerenciador de tags do Google:

  1. Crie uma tag simple para registrar todas as visualizações das páginas da sua loja. Vamos chamá-la All Views.
  2. Crie uma tag mais complexa, que é acionada quando ocorre uma ação especial. Nesse caso, quando uma página de resultados de pesquisa interna é carregada. Chamaremos essa tag Internal Search Views. Essa tag terá uma variável e um acionador associado a ela.
  3. Crie uma variável JavaScript no Gerenciador de tags do Google para extrair os parâmetros de consulta. Nós chamaremos esta variável Search Query Parameter
  4. Crie o gatilho Internal Search Trigger que será ativado quando uma página de resultados de pesquisa interna for carregada
  5. Adicione a tag Internal Search Views como uma exceção à sua tag de visualização de página normal chamada All Views. Ao fazer isso, a tag regular não exibirá as páginas que são o resultado de uma ação de pesquisa.

Criando uma tag simple para registrar todas as visualizações de página em sua loja

  1. No seu painel principal, vá para o menu à esquerda e selecione Tags.
  2. Crie uma nova tag clicando em New.
  3. Nomeie o rótulo. Sugerimos usar o nome All Views.
  4. Clique no ícone central.
  5. No tipo de etiqueta, selecione Google Analytics - Universal Analytics.
  6. No tipo de etiqueta, selecione Page View e nas configurações do Google Analytics {{Tracking ID}}
  7. Certifique-se de marcar Enable overriding settings in this tag.
google tag manager all view

Criando uma tag especial para registrar apenas pesquisas em sua loja

  1. No painel principal, vá para o menu à esquerda e selecione Tags.
  2. Crie uma nova tag clicando em New.
  3. Nomeie o rótulo. Sugerimos usar o nome Internal Search Views.
  4. Clique no ícone central.
  5. No tipo de etiqueta, selecione Google Analytics - Universal Analytics.
  6. No tipo de etiqueta, selecione Page View e nas configurações do Google Analytics {{Tracking ID}}
  7. Certifique-se de marcar Enable overriding settings in this tag.
  8. Em Mais configurações -> Campos a serem definidos -> + Adicionar campo. Defina o nome do campo como page e o valor como /search?q={{Search Query Parameter}}
google tag manager internal search view

Criando uma Variável

  1. No painel principal, vá para o menu à esquerda e selecione Variables.
  2. Crie uma variável definida pelo usuário clicando em New.
  3. Nomeie a variável. Sugerimos usar o Search Query Parameter.
  4. Clique no ícone central.
  5. Selecione Custom Javascript como o tipo de variável.

    google tag manager create search variable
  6. A variável deve ter um código de script associado. Este é o código que você precisa copiar e colar:

     function () {
       // find and store the path of the current page
       var pagePath = location.pathname;
       // if the path starts with /search/, we know it's an internal SERP
       if (pagePath.indexOf("/search/") === 0) {
         // if the above checks out, let's figure out where the search term begins in the URL. Then, let's use that starting point to pull out the   se  arch term itself.
         var searchString = pagePath.substring(pagePath.lastIndexOf("/") + 1);
         // return what we found to GTM as the value of our variable
         return searchString;
       }
       // if it's not an internal SERP page, return "none"
       else {
         return "none";
       }
     }
    
    
  7. Clique em Gravar
google tag-manager setting-up search variable

Criando um Trigger

  1. No painel principal, vá para o menu à esquerda e selecione Trigger.
  2. Crie um novo acionador clicando em Novo.
  3. Dê um nome ao Trigger. Sugerimos que você use o Internal Search Trigger.
  4. Clique no ícone central.
  5. Selecione Page View como o tipo de trigger.

    google tag manager internal search trigger
  6. Na configuração do acionador, onde diz this trigger fires on, selecione Some page Views.
  7. Em Fire this trigger when an Event occurs and all of these conditions are true, selecione Page Path, comece com /search.
google tag manager setting up internal search trigger

Fazendo uma exceção no Tag All Page Views

Como estamos criando uma tag especial para registrar visitas na página de pesquisa, você deve excluir essas visitas da visualização principal.

Vá para a configuração da sua primeira tag (a tag chamada All Views) e clique em Add Exception.

google tag manager add exception

O painel final de etiquetas deve ficar assim:

google tag manager tags panel

Configurar um relatório de pesquisa do Google Analytics

Na seção “Administrador” do Google Analytics, ative o acompanhamento da pesquisa de sites e atribua ao Google Analytics o parâmetro que você configurou.

  1. Acesse o painel de administração do rtu no Google Analytics.
  2. Na coluna Exibir, clique em Exibir configurações

    google analytics view settings
  3. Na configuração de Configurações de pesquisa de sites, verifique o rastreamento de pesquisa de sites para ON.
  4. Digite q como o parâmetro de pesquisa.
google analytics site search tracking

Pode demorar um pouco (pelo menos 24 horas) para que os dados apareçam no relatório de pesquisa do site (Comportamento -> Pesquisa de sites no Google Analytics)

google analytics search report

Se você tiver mais dúvidas ou quiser mais informações sobre os relatórios de pesquisa do Google Analytics, visite Google Support

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