Gestão de Encomendas
Saiba mais sobre o processo de gestão de pedidos na sua loja Jumpseller.
Os gift cards são uma funcionalidade versátil e poderosa para adicionar à sua loja online. Não só oferecem uma opção de compra conveniente para os clientes, como também ajudam a aumentar as vendas, melhorar a fidelização à marca e atrair novos clientes.
Ao oferecer gift cards, está a proporcionar aos clientes a possibilidade de oferecer escolha, permitindo que os destinatários adquiram os produtos que realmente desejam.
Com esta funcionalidade, pode:
Nota: Esta funcionalidade está disponível apenas para lojas com o plano Premium ou superior. Caso pretenda passar para um plano inferior após ter utilizado esta funcionalidade, deve eliminar todos os produtos de gift cards da loja. No entanto, os códigos válidos continuarão ativos e utilizáveis.
Crie um produto de gift card na secção “Todos os produtos”, clicando na seta ao lado do botão “Adicionar Produto”.
Preencha as propriedades do gift card conforme preferir. O campo “Dias até expirar” define o número de dias que o cliente terá após a compra para utilizar o gift card antes que expire.
Escolha uma imagem para o cartão ou mantenha a imagem padrão, se preferir.
Defina o seu stock e guarde. Está feito! Deverá agora ver o gift card no seu Painel de Administração e na sua loja.
Nota: Se pretender que as informações do gift card apareçam nos e-mails de encomenda, deve repor os seguintes modelos: Encomenda Nova, Encomenda Paga, Encomenda Enviada, Encomenda em Preparação e Recolha Disponível.
Em determinadas circunstâncias, poderá precisar de criar um código de gift card diretamente, sem que seja comprado por um cliente.
Para isso, deve ir a “Produtos > Gift Cards” e clicar no botão “Gerar Código”. Depois, deverá especificar o valor e a data de validade, e clicar em “Gerar Código”.
Aparecerá um código no ecrã, copie-o antes de sair da página, pois não será possível recuperá-lo posteriormente.
Os gift cards gerados podem servir como uma alternativa para emitir reembolsos aos seus clientes:
Depois de criar os gift cards, pode utilizá-los em encomendas manuais. Por exemplo, no caso de o cliente que o comprou partilhar consigo o código para o descontar.
Depois de finalizado, pode verificar os detalhes da encomenda.
Como pode ver, pode sempre verificar se foi utilizado um gift card na encomenda, o seu valor e os últimos dígitos, para o identificar na secção de gift cards.
Depois de um cliente comprar um gift card, o e-mail que forneceu receberá uma notificação informando que foi adquirido um gift card, juntamente com o saldo e o código para ser utilizado na loja.
Quando o destinatário do gift card visitar a loja, poderá usá-lo na página de finalização da compra e ver o valor final, descontando o saldo do gift card.
Na página de Gift Cards no Painel de Administração, pode gerir todos os seus gift cards.
Para compreender melhor como estão a ser utilizados, pode:
Também pode desativar um gift card clicando nos 3 pontos ao lado dele. Isto só é possível quando a data de expiração do gift card for >= hoje e o saldo restante for > 0.0.
Aplicações de faturação atualmente adaptadas a Gift Cards:
Se um gift card for utilizado numa compra, ainda não é possível ver o seu desconto refletido nas faturas geradas a partir de aplicações de faturação, com exceção das que já adaptámos:
Estamos a trabalhar para adaptar as restantes aplicações de faturação e a contactar os programadores externos.
Se não usar uma das aplicações de faturação da lista, recomendamos que fature manualmente os gift cards para evitar este problema.
Quais são os temas que suportam esta funcionalidade e o que preciso fazer no meu tema para ver os gift cards?
Os seguintes temas, na sua versão mais recente (especificamente para Checkout v1), suportam esta funcionalidade:
Nota: Para as lojas que utilizam o Checkout v1, os gift cards só funcionam com temas atualizados, pelo que deve assegurar que o seu tema está na versão mais recente. No entanto, com o Checkout v2, dado que utiliza um formulário separado, os gift cards funcionarão independentemente da versão do tema.
Se não for possível atualizar porque ter um tema personalizado, solicite um orçamento à Jumpdesign, pois pode ser necessário realizar alterações de design manuais.
O que acontece quando uma encomenda paga com um gift card é posteriormente marcada como “cancelada” ou “não paga”?
Quaisquer gift cards associados a encomendas que sejam posteriormente marcadas como canceladas ou não pagas após o pagamento, serão anulados. Se a encomenda for marcada novamente como paga, novos gift cards serão gerados e enviados ao cliente.
Porque é que os gift cards não são afetados por promoções?
Os Gift Cards estão excluídos de qualquer tipo de promoção, uma vez que, na prática, um gift card funciona como um produto que gera códigos após a compra. Portanto, qualquer promoção que afete todos os produtos da loja pode impactar no preço de compra do gift card.
Por exemplo, um gift card no valor de 50€ pode ser comprado por 40€ devido a uma promoção, mas poderá ser posteriormente resgatado pelo valor total de 50€.
Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.